Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20501 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #200 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:03:32 »
Não não.

Pregação é perjorativo se usadas para ateus ou de outras religiões. Já havia pesquisado. Só pode ser corretamente usada se direcionada a cristãos. Acho que militância é mais viavel.

A resposta a seguir valerá se você não foi irônico em sua mensagem supra.

A palavra pregação não é pejorativa para mim, desde que feita em ambiente adequado, ou seja, em locais de culto e de encontro de pessoas que creem naquilo que está sendo 'pregado'. Acho que ela é totalmente imprópria se realizada em um ambiente cético e ou científico.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:05:29 »
à propósito, se não é pregação, é o quê?
Só discordaram e disseram que não é. Mas não definiram o que é. Aí fica dificil....

E até tentei ajudar:

Prefejo respostas assim:

Citação de: Fundamentalista Convicto
Você está errado Derfel. Isso não é pregação. É só uma forma de expressão e....

O caso da propaganda no ônibus londrino NÃO É pregação. Tanto é que ela afirma que "provavelmente deus não existe..." o que é bem diferente de "deus não existe com toda a certeza".

No meu entender a explicação era óbvia. A frase no ônibus londrino lembra que a existência de deus não passa de uma conjectura sem alicerce algum na realidade empírica, sobrevivendo apenas no mundo da 'razão', não sem antes de fazer o uso de uma grande quantidade de petições de princípio. E, repare, que eu não estou me referindo ao deus judaico-cristão descrito nas escrituras destas religiões e sim ao deus metafísico de Aristóteles e da Escolástica.
E, no entanto, faz parte da realidade concreta de qualquer crente.

E?
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #202 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:07:45 »
Para mim soa mais como um "convite à reflexão".

Mas eu posso ser considerado um suspeito.

Suspeito, com certeza. Como atéia, por mais que me pareça óbvio e melhor pensar da forma que a frase propõe, procuro imaginar se fosse o contrário "Possivelmente Deus existe. Então se preocupe com a sua vida eterna.". Pareceria pregação e seria um tanto ridículo, não?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:20:35 »
Para mim soa mais como um "convite à reflexão".

Mas eu posso ser considerado um suspeito.
Suspeito, com certeza.

Não precisava ser tão franca.  :biglol:

Como atéia, por mais que me pareça óbvio e melhor pensar da forma que a frase propõe, procuro imaginar se fosse o contrário "Possivelmente Deus existe. Então se preocupe com a sua vida eterna.". Pareceria pregação e seria um tanto ridículo, não?

Do ponto de vista teórico, eu concordo.

Mas na prática, não, porque somente seriam iguais se ambos estivessem em condições equivalentes perante a sociedade, o que está longe, muito longe, de ser alcançado. Se é que será alcançado. Ou seja, o ateísmo como "forma de pensamento e de ação" está localizado em alguns redutos mais intelectualizados e não tem a mesma força que o teísmo.

Agora, se alguem acha que o ato de se manifestar contra um sistema que lhe oprime direta e indiretamente por causa de uma posição intelectual é uma "pregação" ou um "ato de beligerância", eu sinto muito, então eu sou um "pregador" e um "belicoso".
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #204 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:25:48 »
Não não.

Pregação é perjorativo se usadas para ateus ou de outras religiões. Já havia pesquisado. Só pode ser corretamente usada se direcionada a cristãos. Acho que militância é mais viavel.

A resposta a seguir valerá se você não foi irônico em sua mensagem supra.

A palavra pregação não é pejorativa para mim, desde que feita em ambiente adequado, ou seja, em locais de culto e de encontro de pessoas que creem naquilo que está sendo 'pregado'. Acho que ela é totalmente imprópria se realizada em um ambiente cético e ou científico.
Não fui irônico.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:33:56 »

E, no entanto, faz parte da realidade concreta de qualquer crente.

E?

Para um crente, Deus, Paraíso, Inferno, Redenção e Condenação são coisas muito concretas e fazem parte do seu dia-a-dia. Quando se publica um slogan como o dos ônibus londrinos não se trata apenas de um convite à reflexão, mas  um antagonismo a todo um sistema de crenças dessa pessoa. Primeiro tenta levar dúvida à sua Visão de Mundo e depois faz um convite que vai contra o que ele acredita com o objetivo disso levar a um repensar de valores. Para mim, isso é pregação.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:38:45 »
Agora, se alguem acha que o ato de se manifestar contra um sistema que lhe oprime direta e indiretamente por causa de uma posição intelectual é uma "pregação" ou um "ato de beligerância", eu sinto muito, então eu sou um "pregador" e um "belicoso".
Não, Geo, não há nenhum problema em se manifestar contra o sistema. Pelo contrário, isso é desejável. O problema reside quando se quer que os outros compartilhem um ponto de vista único, não respeitando os diferentes modos pensar das pessoas. E não, você não é um pregador, pelo menos se mostrou como tal nesse espaço de discussão (ou em algum momento tentou impor suas crenças em outras pessoas?)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:50:15 »
Não, Geo, não há nenhum problema em se manifestar contra o sistema. Pelo contrário, isso é desejável. O problema reside quando se quer que os outros compartilhem um ponto de vista único, não respeitando os diferentes modos pensar das pessoas. E não, você não é um pregador, pelo menos se mostrou como tal nesse espaço de discussão (ou em algum momento tentou impor suas crenças em outras pessoas?)

Caro Derfel.

No caso do ônibus londrino, eu vejo uma distinção clara entre ele e o ato de crentes baterem à sua porta ou de crentes que "torcem o nariz" ao saberem que você é um ateu.

Eu preciso sair agora. Continuo respondendo mais tarde.

Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #208 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:51:19 »

Exato.  :ok:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:55:56 »
No caso do ônibus londrino, eu vejo uma distinção clara entre ele e o ato de crentes baterem à sua porta ou de crentes que "torcem o nariz" ao saberem que você é um ateu.

Se livrar de uma faixa de ônibus é bem mais fácil do que se livrar de um chato batendo a sua porta.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #210 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:58:25 »
Caro Derfel.

Eu preciso sair agora. Continuo respondendo mais tarde.

Também vejo uma distinção clara, muitos crentes extrapolam os limites da boa educação e do bom senso. Mas isso não muda o fato das campanhas dos ônibus penderem para a pregação.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #211 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:02:24 »
Se livrar de uma faixa de ônibus é bem mais fácil do que se livrar de um chato batendo a sua porta.

Isso é o cúmulo. Digo que sou atéia e, se houver insistência, simplesmente fecho a porta (ou desligo o telefone) na cara do cidadão. Felizmente, quase nunca acontece.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:04:59 »

Isso é o cúmulo. Digo que sou atéia e, se houver insistência, simplesmente fecho a porta (ou desligo o telefone) na cara do cidadão. Felizmente, quase nunca acontece.

Dá vontade de falar que eu sou o demônio encarnado.  :diabo:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #213 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:10:31 »

Embora eu seja teísta, compartilho deste sentimento. Afinal, chego a pensar que minha rua seja roteiro obrigatório para todo missionário mórmom americano.  :lol:

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #214 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:17:17 »

Então, da próxima vez, fale.  :)

Só não digo nada assim porque tenho preguiça deles. Nem esboço uma reação, pareço apática e entendiada.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:17:42 »

Êpa, andei comendo algumas palavras ao digitar. :hihi:

Reescrevendo:
E não, você não é um pregador, pelo menos nunca se mostrou como tal nesse espaço de discussão (ou em algum momento tentou impor suas crenças em outras pessoas?)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:20:27 »

Se disser, vão querer te exorcizar. Eu escuto pacientemente, agradeço e deu um adeus. :)

Edit: E ainda ganho uma revistinha. :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:15:40 »
Uma vez por um desses fóruns alguém disse qualquer coisa sobre tentar aplicar uma técnica que havia usado para se livrar de vendedores; consistia em inicialmente fingir entusiasmo com a coisa apresentada mas então quando o vendedor tenta fechar o negócio, mudar totalmente. "Nah, não quero." Total indiferença, contra todas as expectativas. Fico com pena mesmo do vendedor, só de imaginar. Mas não dos TJs. :biglol:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #218 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:50:49 »
E escutar toda a ladainha? Haja paciência.  :sleepy:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!