Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20499 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #150 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:13:56 »
O que pretendia não era um discussão sobre os nomes Ateus/Ateistas/Descrentes/Filhas da p*... ENfim, eu queria falar e discutir sobre alguns Ateus/Ateistas/Descretes/[Adicione sua Definição Aqui] se tornam tão, ou até mais, chatos e cegos do que malditos crentes extremistas.

Ateu chato e cego...

Dê um exemplo de uma situação que você percebeu/vivenciou que um ateu pôde ser classificado de chato e cego.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #151 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:15:20 »
O que pretendia não era um discussão sobre os nomes Ateus/Ateistas/Descrentes/Filhas da p*... ENfim, eu queria falar e discutir sobre alguns Ateus/Ateistas/Descretes/[Adicione sua Definição Aqui] se tornam tão, ou até mais, chatos e cegos do que malditos crentes extremistas.

Verdade. Você mencionou isto em sua resposta #76 na pag. 4. Desconsidere minha afirmação sobre o objetivo do tópico.  :)
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #152 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:42:15 »
Lembro que um forista definiu o termo ateísta como ateu ativista. Não sei se ele tem razão, mas se for verdade, então temos uns exemplos de ateístas nestes ultimos posts. Foi só o forista Vento Sul associar a frase de Sagan com um peixe no aquário que...pufff...surgiram estes "ateístas".  :lol:
Entendo eu que a palavra "ateista",e não vejo outra forma de interpretação, refere-se a alguma "coisa" ateu.
Ex: Fórum ateísta...seria um fórum de ateus... Biblioteca ateísta, seria uma biblioteca voltada ao publico ateu...
O "ista" de ateísta tem o mesmo efeito que possui na palavra "armamentista" por exemplo.

Quando alguém tem convicção total sobre alguma coisa (independente de qual seja a base da sua certeza) a tendência a ser cabeça dura persistente, chato insistente etc... é natural. É comum ser chato ao defender idéias com maior intensidade...somente quando se consegue ser minimamente condescendente é que não há a tendencia a "chatisse".

Eu considero chato mesmo (aqui no fórum) são as discussões do tipo:
Pessoa 1 - O céu é azul.
Pessoa 2 - Defina azul.
Pessoa 1 - É uma cor.
Pessoa 2 - Defina cor para você.
Pessoa 1 - Esse não é o foco...
Pessoa 2 - Se não pode definir o que é cor...não pode fazer uma afirmação sobre a cor do céu!

Isso sim é chato...frequente...e normalmente não serve para nada além de fazer o camarada desistir de continuar com a argumentação.

:)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #153 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:21:51 »
Então o que tivemos aqui foram ativistas. E chatos. Quer mais provas Pasteur?  :lol:
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 21:41:53 por JohnnyRivers »

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 30 de Novembro de 2012, 01:00:34 »
Então o que tivemos aqui foram ativistas. E chatos. Quer mais provas Pasteur?  :lol:

Johnny, em um fórum tem de haver debates. Diferente da vida fora da internet onde é difícil ver um ateu "pregando" por aí (eu nunca ví). Já os crentes...

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #155 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:31:12 »
Eu vejo frequentemente mais Ateu pregando do que Crente kkkk

Johnny, em um fórum tem de haver debates. Diferente da vida fora da internet onde é difícil ver um ateu "pregando" por aí (eu nunca ví). Já os crentes...

"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #156 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:44:06 »
Eu vejo frequentemente mais Ateu pregando do que Crente kkkk

Parabéns, você é um cara de sorte! Você vive em uma sociedade que eu desconheço.

Ou você está sendo irônico ou muito "chato". :histeria:

Ou ainda, você está fazendo uma afirmação em um nível de abstração que requer sutileza para compreender. Por exemplo: todo teísta é ateu em relação ao deus alheio; como a maioria dos pregadores são teístas, temos um enorme número de ateus (ao deus alheio) pregando. Muito embora defendam um deus em particular, em detrimento dos demais.

Se for isso, concordo, se não, fico com minha primeira frase.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #157 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:58:42 »
Ué jurubeba, só procurar por imagens e textos ateístas em qualquer lugar pra ver a pregação.
Não acreditar em Deus (ou deuses) é uma coisa, chegar do nada afirmando que não existe é outra coisa. A mesma regra vale pros teístas: acreditar que exista é uma coisa, afirmar que existe é outra coisa.

Debates em fórum quando o assunto é este, aplica-se a afirmação do Pasteur. Mas quando o contexto do assunto não é, desculpe Pasteur, é pregação.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 19:02:27 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 30 de Novembro de 2012, 19:46:33 »
Johnny, não é pregação, ateu não tem que provar nada. Se você vem com uma história mágica aí  é outra história. O ateu só tira onda das fábulas.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #159 Online: 30 de Novembro de 2012, 23:41:45 »
Johnny, não é pregação, ateu não tem que provar nada. Se você vem com uma história mágica aí  é outra história. O ateu só tira onda das fábulas.
Me refiro quando o contexto do assunto não induz a questionamentos teológicos.
Vou fazer o seguinte: vou parar por aqui. Vou concordar com você. Porém, quando eu notar que em outro tópico, além deste aqui, tiver seu assunto desviado para questão teológica por parte dos ateus, irei apontar (em um post) este tópico e exatamente nesta página. Não será necessário fazer isto quando um crente cometer estes "deslizes", porque já sabemos que eles enchem mesmo.

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #160 Online: 01 de Dezembro de 2012, 02:11:23 »
Me refiro quando o contexto do assunto não induz a questionamentos teológicos.
Vou fazer o seguinte: vou parar por aqui. Vou concordar com você. Porém, quando eu notar que em outro tópico, além deste aqui, tiver seu assunto desviado para questão teológica por parte dos ateus, irei apontar (em um post) este tópico e exatamente nesta página. Não será necessário fazer isto quando um crente cometer estes "deslizes", porque já sabemos que eles enchem mesmo.

Johnny,

Eu não consideraria o fórum como um bom exemplo...
Tente observar do seguinte modo...não é incomum ver um (digamos assim) crente pregando a palavra...isso é relativamente normal e relativamente aceito na sociedade...
É muito pouco frequente ver um ateu sequer dizendo abertamente que é ateu...

No fórum a coisa é diferente, podemos fazer esse tipo de afirmação com liberdade...

Sei que muitos vão dizer que se pode afirmar o que bem entender(ou que fazem isso)...mas na prática não é assim.
Eu não posso colocar no facebook(se eu tivesse um...hehehe) que sou ateu fazer apologia a ideias ateístas. PQ isso pode ser considerado um desvio psicológico pelo meu empregador, ou por alguém que está me avaliando para uma vaga.
Compreenda que fora do fórum, somos minoria absoluta e o preconceito é MUITO maior que qualquer outro tipo de preconceito comum...(Pesquisas já foram feitas nesse sentido...negros, gays, mulheres, etc... todos são considerados mais confiáveis do que um ateu)   

Por esse ponto de vista...acho que fora de locais como este fórum, muito raramente praticam a tal "pegação"!
Talvez, até por isso, aqui você veja isso com mais frequência.

• Nível 14
  • *
« Resposta #161 Online: 01 de Dezembro de 2012, 10:24:18 »
The Lucks, o fato de você n ter facebook explica alguma coisa. Tem páginas Ateus no facebook que parecem que querem fazer um inquisição as avessas e queimar todos os que creem em algum deus...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 01 de Dezembro de 2012, 10:36:07 »
The Lucks, o fato de você n ter facebook explica alguma coisa. Tem páginas Ateus no facebook que parecem que querem fazer um inquisição as avessas e queimar todos os que creem em algum deus...

Exemplo de uma situação?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #163 Online: 01 de Dezembro de 2012, 12:42:07 »

Veja bem...não deve ser impossível encontrar um grupo que gosta de comer criancinhas(no sentido alimentar)..hehehe
É obvio que existem ateus de todos os tipos...afinal, existem pessoas de todos os tipos...

Mas já recebeu a visita de um ateu no seu portão, com um folheto e muita falação para te convencer daquilo que ele NÃO acredita?
Embora exista...quantas vezes você já viu um adesivo "Sou feliz por ser ateu" em um carro?
Claro que tem ateu maluco...mas vou palpitar que tem menos ateu desse tipo do que igreja evangélica por aí...

• Nível 14
  • *
« Resposta #164 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:32:18 »

Veja bem...não deve ser impossível encontrar um grupo que gosta de comer criancinhas(no sentido alimentar)..hehehe
É obvio que existem ateus de todos os tipos...afinal, existem pessoas de todos os tipos...

Mas já recebeu a visita de um ateu no seu portão, com um folheto e muita falação para te convencer daquilo que ele NÃO acredita?
Embora exista...quantas vezes você já viu um adesivo "Sou feliz por ser ateu" em um carro?
Claro que tem ateu maluco...mas vou palpitar que tem menos ateu desse tipo do que igreja evangélica por aí...

Mas a população geral tem menos Ateus... Enfim, alguns ateus acham que se acabar a religião o mundo fica perfeito, o que é ridiculo...

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:49:30 »
Filósofo Superficial, eu sei que você não responde algumas perguntas, mas vou fazer mais uma:

você tem trauma de ateu?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #166 Online: 01 de Dezembro de 2012, 18:39:38 »
Não tem para onde aumentar.
Sério Cientista? Poderes políticos nas mãos erradas podem ser um problema não acha?
Exatamente! São mesmo! Está vendo? Você sabe tão bem quanto eu.

Como, por exemplo, o ilusório considerado maior poder político numa pseudodemocracia (única que há, em possibilidade de fato): o voto, o sufrágio (da maioria), que deve terminar por decidir tudo o mais. Por isso, vivemos nisso que aí está: um mundo fundamentalmente, politicamente inclusive, pro-fuuuuuuuuundamente religioso, um mundo de crentes. Eles são os donos. A sorte dos descrentes *de hoje* é que neste mesmo mundo *real* vale é aquilo que aqui, por exemplo, é doutrinariamente descartado como evidência anedótica, muitíssimas vezes usado mesmo é como recurso desonesto quando o indivíduo sabe por si mesmo que certa coisa é fato, mas obstina em exigir o seguimento da liturgia. O 'povão', tão inculto ou doutrinado quanto seja, sabe que existe um conflito insofismável entre a coisa chamada "ciência" e a coisa chamada religião, crença. Sabe, ademais, de tudo quanto o que recebe dessa "ciência" que, se antes era demoníaca, hoje é boa pra caramba à beça. Ficam tranquilos em concluir que "eles não acreditam mas a inteligência deles para fazer tudo isso foi meu deus que deu" e "tem uns dos nossos no meio também, não estamos de fora assim" (afinal, acreditar...  é para crente mesmo).

Assim, o pobre pseudodescrente fica feliz com esse fundo, essa tela em branco para serem pintadas todas as cores da religiosidade humana a que chamam laicismo. O laicismo não é feito para descrentes, o é para crentes. Os ditos ateus são incluídos como uma variante de crentes apenas, nada mais. Bom, eu não sou tolo para cair na ideia de que isso é bom para mim. Não existe laicismo, só sincretismo politicamente mediado e pouco me importa quantas religiões convivem pacificamente, inclusa a dos ateístas ou não. Não tenho interesse em me fazer representar. Sou um descrente total. Não tem lugar nesse mundo para mim, em termos reivindicatórios (haja vista às reações a mim aqui mesmo -- um 'ambiente cético'). Faço só o melhor que posso por mim mesmo para sobreviver nesse mundo de crentes.

Os descrentes é que têm que se adaptar.

...
...

Edito para adicionar que "mãos erradas" é um conceito que fica unica e exclusivamente a encargo do forista Lucas Andarilhodocéu. Não o endosso.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, 18:42:54 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #167 Online: 01 de Dezembro de 2012, 18:59:54 »
HEY! Cientista, desculpe por não ter lhe dado atenção antes, foquei em outro ponto.

Vou focar nas perguntas

"Você acredita que não existe quem nunca tenha tido questionamentos como os que os crentes têm?"
Ah, não, eu não dou palpite em relação as pessoas, mas, nunca me referi a um deus dos crentes, os deuses Judaico Cristões já se provaram inexistentes, mas como disse, existe diversas possibilidades para diversos tipos de deuses. As possibilidades são infintas para a Não existencia e para a Existencia.
Se é para fazer comentários espúrios, vou dar uma contribuiçãozinha:

Eu não dou palpite com relação a deuses. Sei que não existem e não faz sentido me desgastar com isso. Mas sempre me refiro a deuses dos crentes, porque não sei de deuses de descrentes. Possibilidades para invenção de fantasias são diversíssimas, mas não devem ser infinitas, porque o número de configurações possíveis da máquina cognitiva é limitado.

Agora, quanto à pergunta que fiz, faço o seguinte: de conta que está respondida e não se arrasta mais isso.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #168 Online: 02 de Dezembro de 2012, 01:33:08 »
Mas a população geral tem menos Ateus...

Se considerar a proporção...ainda assim....é proporcionalmente difícil encontrar um Ateu chato ao ponto de pregar ideias ateistas - se é que esse grifo faz sentido! kkk - até mesmo pelo conceito padrão de que ateu é um "anti-cristo sanguinário".

Enfim, alguns ateus acham que se acabar a religião o mundo fica perfeito, o que é ridiculo...

Algum X acham Y.   -&gt; aplica-se a praticamente qualquer coisa...(Exemplo legal: Alguns "padres" acham "meninos atraentes".)
Mas...em geral...o ateu gostaria que todos fossem realmente livres (e não doutrinados) para tirarem suas conclusões com base em bases mais solidas do que as normalmente utilizadas para a doutrinação.
E isso independe de que o resultado seja "melhor" ou "pior", embora julgue que liberdade/próprias conclusões são positivos!

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 02 de Dezembro de 2012, 10:11:31 »

Talvez a pregação de cunho ateu não seja comum no Brasil por causa da baixa proporção de ateus  por aqui, mas em outros lugares não é bem assim:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaticano-critica-campanha-deus-nao-existe-na-europa,353021,0.htm
http://blogdofavre.ig.com.br/2009/01/onibus-com-slogan-ateu-sao-proibidos-de-circular-na-italia/

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #170 Online: 03 de Dezembro de 2012, 01:02:58 »
Inté que concordo com o forista Zóio, mesmo os ateus insistentes não são religiosos, realmente são só insistentes...

Eu acho que todos ateu não acredita em deuses, é ateu e pronto, se ele tenta convencer alguém disso, ele não é religioso não. Então Ateismo não se torna uma religião, se alguns ateus veiculam a não existência de deus(es), é um erro pois um ateu no máximo deve dizer que não acredita, mesmo assim a diferença é que religioso se submete, teme e segue a porra do deus, santo e outras fantasias, além de participar de geralmente de "palestras" sobre as obras divinas do seu deus. Não acho que quem diz ser dono da verdade é um religioso. É só isso, um teimoso. Então se um ateu diz erroneamente que deus não existe, ele não é um religioso, ele só está convencido em sua teimosia e mesmo que tente convencer um crente, ele não está convertendo a pessoa, pois se ela lhe der ouvidos não precisará fazer nada,  apenas não acreditar que tal fantasia existe.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #171 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:29:53 »

Talvez a pregação de cunho ateu não seja comum no Brasil por causa da baixa proporção de ateus  por aqui, mas em outros lugares não é bem assim:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaticano-critica-campanha-deus-nao-existe-na-europa,353021,0.htm
http://blogdofavre.ig.com.br/2009/01/onibus-com-slogan-ateu-sao-proibidos-de-circular-na-italia/

Prefejo respostas assim:

Citação de: Fundamentalista Convicto
Você está errado Derfel. Isso não é pregação. É só uma forma de expressão e....

- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:50:38 »
Você está errado Derfel. Isso não é pregação. É só uma forma de expressão e....você não vê os ateus baterem de porta em porta aos domingos pela manhã tentando salvar a sua alma. Quer dizer salvar a sua vida...
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 12:55:12 por Pasteur »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:39:59 »

Prefejo respostas assim:

Citação de: Fundamentalista Convicto
Você está errado Derfel. Isso não é pregação. É só uma forma de expressão e....

O caso da propaganda no ônibus londrino NÃO É pregação. Tanto é que ela afirma que "provavelmente deus não existe..." o que é bem diferente de "deus não existe com toda a certeza".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:48:29 »
Ué jurubeba, só procurar por imagens e textos ateístas em qualquer lugar pra ver a pregação.
Não acreditar em Deus (ou deuses) é uma coisa, chegar do nada afirmando que não existe é outra coisa. A mesma regra vale pros teístas: acreditar que exista é uma coisa, afirmar que existe é outra coisa.
[...]

Um ateu cético, com base na Ciência, não afirma "eu não acredito em deus". Ele afirmará que "não há nenhuma evidência empírica que demonstre a existência de deus e por isto esta hipótese não é considerada seriamente até o momento". Ou seja, é um "ateu fraco" apresentando a sua opinião.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!