Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20497 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #100 Online: 26 de Novembro de 2012, 12:05:43 »
Algumas ressalvas:

Dizer que o indivíduo nasce ateu é uma enorme puxada de brasa para a sardinha dos ateus. O indivíduo nasce "coisa alguma". Não faz sentido dizer que nasce ateu porque ser ateu é uma convicção intelectual voluntária. Se fosse assim não seria absurdo afirmar que os elefantes também nascem ateus.

Também não vejo relação direta e obrigatória entre crença em deus e religiosidade. Pode ser ateu e religioso como todos aqueles que não crêem em um deus superior mas professam uma religiosidade fundamentada em deuses astronautas que são superiores porque detêm tecnologias avançadas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #101 Online: 26 de Novembro de 2012, 12:24:20 »
Algumas ressalvas:

Dizer que o indivíduo nasce ateu é uma enorme puxada de brasa para a sardinha dos ateus. O indivíduo nasce "coisa alguma". Não faz sentido dizer que nasce ateu porque ser ateu é uma convicção intelectual voluntária. Se fosse assim não seria absurdo afirmar que os elefantes também nascem ateus.
Utilizei o termo incorreto, concordo.

Também não vejo relação direta e obrigatória entre crença em deus e religiosidade. Pode ser ateu e religioso como todos aqueles que não crêem em um deus superior mas professam uma religiosidade fundamentada em deuses astronautas que são superiores porque detêm tecnologias avançadas.
Concordo com a primeira alegação, discordo da segunda, pois nesse caso a religião é igual a todas as outras.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #102 Online: 26 de Novembro de 2012, 16:11:07 »

Eu acho que todos ateu não acredita em deuses, é ateu e pronto, se ele tenta convencer alguém disso, ele não é religioso não. Então Ateismo não se torna uma religião, se alguns ateus veiculam a não existência de deus(es), é um erro pois um ateu no máximo deve dizer que não acredita, mesmo assim a diferença é que religioso se submete, teme e segue a porra do deus, santo e outras fantasias, além de participar de geralmente de "palestras" sobre as obras divinas do seu deus. Não acho que quem diz ser dono da verdade é um religioso. É só isso, um teimoso. Então se um ateu diz erroneamente que deus não existe, ele não é um religioso, ele só está convencido em sua teimosia e mesmo que tente convencer um crente, ele não está convertendo a pessoa, pois se ela lhe der ouvidos não precisará fazer nada,  apenas não acreditar que tal fantasia existe.

Quanto a essa frase:

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."

E daí, ateu não acredita em deus(es) e a ausência dessa evidência, é fundamental para isso, não atestamos a dúvida como verdade, pois isto sim é ser religioso.

Gnomos que me perdoem  :hihi:
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 16:13:40 por Zóio de Vidro »
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #103 Online: 26 de Novembro de 2012, 19:33:30 »

Eu acho que todos ateu não acredita em deuses, é ateu e pronto, se ele tenta convencer alguém disso, ele não é religioso não. Então Ateismo não se torna uma religião, se alguns ateus veiculam a não existência de deus(es), é um erro pois um ateu no máximo deve dizer que não acredita, mesmo assim a diferença é que religioso se submete, teme e segue a porra do deus, santo e outras fantasias, além de participar de geralmente de "palestras" sobre as obras divinas do seu deus. Não acho que quem diz ser dono da verdade é um religioso. É só isso, um teimoso. Então se um ateu diz erroneamente que deus não existe, ele não é um religioso, ele só está convencido em sua teimosia e mesmo que tente convencer um crente, ele não está convertendo a pessoa, pois se ela lhe der ouvidos não precisará fazer nada,  apenas não acreditar que tal fantasia existe.

Quanto a essa frase:

E daí, ateu não acredita em deus(es) e a ausência dessa evidência, é fundamental para isso, não atestamos a dúvida como verdade, pois isto sim é ser religioso.

Gnomos que me perdoem  :hihi:

Sim, sim, eu uso o termo "Ateista Religioso" pra ironizar o fato do cara ter se tornado tão chato quanto os crentes tem a habilidade de ser...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #104 Online: 26 de Novembro de 2012, 23:33:46 »
O problema de não erguer a bandeira do ateísmo e se encolher no prórprio mundo do "Não acredito em deus e não vou espalhar isso" é que o outro lado, o lado do "Eu acredito em deus e preciso convencer todo mundo disso" vai aumentar e te engolir.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #105 Online: 27 de Novembro de 2012, 00:50:24 »
"Aumentar e engolir"??? Já engoliu! Não tem para onde aumentar.

O problema de tantos que se dizem ateus, racionais, descrentes ou o que for é que são tão incapazes quanto quaisquer outros crentes de reconhecer e aceitar realidades simples, claras e fundamentais como a de que

este      é      um      mundo     de      crentes. É deles/desses.

É um mundo de crentes, construído e sustentado, em sua modernidade científico-tecnológica, por descrentes, mas, um mundo de crentes.

Os descrentes é que têm que se adaptar.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 27 de Novembro de 2012, 02:30:15 »
Observe isto, por favor, Canopus. Dirijo-me a você, aqui, e não ao Filósofo superficial porque aqui ele não me respondeu, como você não me respondeu lá, já que há certa conexão entre o que vou dizer aqui e o que se passa lá, no outro tópico.

Foquemos na questão crucial que pus para o Filósofo superficial, que deve se constituir num sério problema para ele que acusa tão "repugnante característica" dogmática de uma espécie de objetividade negacionista fanática que teria quem "ACREDITA QUE **NÃO** EXISTE(M) UM OU MAIS DEUSES" imaginado(s) por outrem: "Você acredita que não existe quem nunca tenha tido questionamentos como os que os crentes têm?" Foi o principal que perguntei.

Ele pressupõe que uma proposta dele tem que ser a de todos os outros, mesmo propondo-a sem apresentar qualquer evidência física. Acredita que deve ser respeitada como potencial "verdade/realidade" simplesmente porque ele a propõe. O que está na base desse comportamento instintivo é a crença adjunta, extra, de que todos devem perscrutar a "realidade" da mesma maneira que ele.

E há uma crença a mais ainda numa simetria cujo questionamento jamais sequer lhes ocorre, tão convencidos de que todos têm uma perspectiva fundamental da realidade no mesmo molde. Trata-se da simetria (*que não existe*) entre propor a existência de alguma entidade mágica, como uma divindade, e a negação de reconhecimento a tal proposta. Não é possível negar reconhecimento a uma proposta antes de a mesma ser feita. Logo, não é possível "acreditar que não existam deuses", sim-ples-men-te. Eu não posso, do nada, crer que não existe algo que nunca imaginei. É preciso ser imaginado primeiro. E quando não sou eu quem imagina uma determinada fantasia, tudo o que posso fazer é *não acreditar* quando outrem a propõem. Tal coisa, verifico ser impensável, totalmente inconcebível para um pensador mágico. Mas, neste caso, em que lençóis pode ele se encontrar ao ter que responder se ele apenas "não acredita" que tal pensador existe ou, se, por outra, movido por 'dogmas não científicos', ele, resolutamente, "acredita que" tal tipo de pensador não existe. Eu perguntei. Cadê a resposta?

Só há um tipo de dogmatismo, um tipo de fanatismo, o da ideia de que existem princípios mágicos. É impossível haver dogmatismo na descrença total, quando não se acredita em mais nada, nem na própria existência mais que fisicamente maquinal sem emergências transcendentes. Ateístas atuantes praticantes são crentes porque acreditam em coisas mágicas, mesmo que não sejam os exatos deuses dos crentes convencionais. Acreditam em princípios universais de características humano-humanísticas, por exemplo, como a moralidade. Coisas belas pelas quais "vale a pena lutar". Eu não acredito que haja nada belo por que lutar. Luto por simples sobrevivência instintiva. Regras morais são simples estipulações, guiadas, construídas, claro, pelas características comportamentais da máquina humana fundadas em sua estrutura física em interação com o meio, nada mais. Se isto é ainda relativamente complexo demais para ser algoritimicamente analisado com recursos de que dispomos, não torna automaticamente corretas/aceitáveis outras tentativas de análise.

Disto resulta que quaisquer "estudos" "humanos" não valem de nada para mim. Nenhum deles deixa de corroborar ou evidencia contrariação efetiva a tudo o que se pode concluir pela perspectiva que expus acima. Todos me "servem", apenas, para recomprovar o óbvio. E partem da premissa, que não acato, de que existe uma 'propriedade' mágica chamada 'humanidade' nas máquinas humanas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 27 de Novembro de 2012, 03:01:24 »
E sim, parte da evolução, especialmente a que animais se adaptam em relação ao meio é fato. Mas a teoria é bem estranha... De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...

Talvez a estranheza se deva apenas a estar pegando pontos muito distantes da "arvore" e comparando-os diretamente. Experimente comecar com seres unicelulares para seres unicelulares comunais com "especializacoes" que se assemelham a diferenciacao celular em multicelulares, entao para seres multicelulares simples e praticamente sem diferenciacao celular, e entao ir gradualmente seguindo pela taxonomia e notando como a organizacao sempre se modifica gradualmente, eventualmente ligando o microbio ao elefante atraves de numerosos estagios intermediarios. E nao apenas intermediarios "fosseis", que embora possam ser interessantes, acabam nem sendo exatamente pecas fundamentais para visualizar o quebra-cabecas.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #108 Online: 27 de Novembro de 2012, 09:08:36 »

Então peguemos um pequeno aquário de vidro com água límpida, alguém diz que ali tem um peixe, então procuramos o tal peixe minuciosamente, nada encontrado. Então quer dizer que pela frase acima, pode ter um peixe dentro desse aquário? Ah sei um peixe mágico invisível! :chorao:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #109 Online: 27 de Novembro de 2012, 09:52:44 »

Então peguemos um pequeno aquário de vidro com água límpida, alguém diz que ali tem um peixe, então procuramos o tal peixe minuciosamente, nada encontrado. Então quer dizer que pela frase acima, pode ter um peixe dentro desse aquário? Ah sei um peixe mágico invisível! :chorao:

Já existem estudos sobre a propriedade física de um peixe? Sabemos distinguir quando há e quando não há um peixe num aquário porque na certa, sabemos como o é. Tente outra analogia.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #110 Online: 27 de Novembro de 2012, 10:05:13 »

Já existem estudos sobre a propriedade física de um peixe? Sabemos distinguir quando há e quando não há um peixe num aquário porque na certa, sabemos como o é. Tente outra analogia.
Então a frase devia ser  "Nem sempre a ausência da evidência, significa evidência da ausência" do jeito que  foi formulada, é fácil provar ao contrário. Enfim se não temos a evidência, fica a dúvida, e quem acredita que exista tal é muito pelo acreditar baseada em especulações ou projeções.
.
.

.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 27 de Novembro de 2012, 10:21:57 »

Então a frase devia ser  "Nem sempre a ausência da evidência, significa evidência da ausência" do jeito que  foi formulada, é fácil provar ao contrário. Enfim se não temos a evidência, fica a dúvida, e quem acredita que exista tal é muito pelo acreditar baseada em especulações ou projeções.

Porque mudaria?

Ausência da evidência: Impossibilidade de analisar um possível objeto de estudo por não saber se o mesmo existe, ou qual forma possui.
Evidência da ausência: O objeto de estudo, já conhecido e analisado anteriormente, não está presente no ambiente amostral.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #112 Online: 27 de Novembro de 2012, 11:17:55 »

Porque mudaria?

Ausência da evidência: Impossibilidade de analisar um possível objeto de estudo por não saber se o mesmo existe, ou qual forma possui.
Evidência da ausência: O objeto de estudo, já conhecido e analisado anteriormente, não está presente no ambiente amostral.
Prá mim deu na mesma,
se Evidência da ausência, o objeto de estudo, é conhecido e não está presente na amostragem???? Então o caso do peixe serve muito bem. Temos a evidência da ausência.

mas deixa eu ver se entendi

No aquário tem um Humkishape (sei lá que é isso) então não achamos evidência desse objeto, mas não podemos afirmar que ele não se encontra ali, pois desconhecemos o tal objeto, e suas propriedades?

No caso de Deus, temos a ausência da evidência, mas não temos então a evidência da ausência, pois não conhecemos o objeto em estudo.
.
.

.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #113 Online: 27 de Novembro de 2012, 11:28:01 »

Prá mim deu na mesma,
se Evidência da ausência, o objeto de estudo, é conhecido e não está presente na amostragem???? Então o caso do peixe serve muito bem. Temos a evidência da ausência.

mas deixa eu ver se entendi

No aquário tem um Humkishape (sei lá que é isso) então não achamos evidência desse objeto, mas não podemos afirmar que ele não se encontra ali, pois desconhecemos o tal objeto, e suas propriedades?

No caso de Deus, temos a ausência da evidência, mas não temos então a evidência da ausência, pois não conhecemos o objeto em estudo.

Tire seu peixinho da história. Já mostrei que é uma analogia inviável.

Vamos as comparações:

Você pode afirmar que qualquer coisa esteja dentro do aquário. Mas por qual motivo não estaria fora dele? Por qual motivo chegou a esta denominação "Humkishape"? Por qual motivo você escolheu o aquário como ambiente?

E no daso de Deus, é isso mesmo que você disse. É nisso que se baseia a crença.
Cuidado com a diferença entre crença e afirmação.

- Skid Row

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #114 Online: 27 de Novembro de 2012, 12:54:33 »
O Sagan falou essa frase em um contexto totalmente diferente, não tendo absolutamente nada a ver com a existência de deus(es).
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #115 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:12:18 »
O Sagan falou essa frase em um contexto totalmente diferente, não tendo absolutamente nada a ver com a existência de deus(es).
E?

O Vento Sul que chegou nesta comparação. Mas veja o debate desde o inicio.

- Skid Row

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #116 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:17:52 »
E?

E que não faz sentido ficar debatendo a existência de deus(es) usando a frase do Sagan.

Ele se referia a ausência de evidência de vida fora da Terra. Ora, vida é algo que sabemos que existe, então faz sentido afirmar que a falta de evidências para vida longe daqui, não seja evidência de que a mesma não exista.

Você não pode aplicar isso em uma discussão sobre deus(es), pois é algo que nem ao menos se sabe se existe. Em um exemplo mais extremo, vocês estão quase fazendo da frase de Sagan um espantalho, pois ao expandi-la a algo imaginário, eu posso bater nela falando o mesmo sobre duendes, gnomos, Fadas azuis das colinas do Sul, etc.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #117 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:27:10 »
E?

E que não faz sentido ficar debatendo a existência de deus(es) usando a frase do Sagan.

Ele se referia a ausência de evidência de vida fora da Terra. Ora, vida é algo que sabemos que existe, então faz sentido afirmar que a falta de evidências para vida longe daqui, não seja evidência de que a mesma não exista.

Você não pode aplicar isso em uma discussão sobre deus(es), pois é algo que nem ao menos se sabe se existe. Em um exemplo mais extremo, vocês estão quase fazendo da frase de Sagan um espantalho, pois ao expandi-la a algo imaginário, eu posso bater nela falando o mesmo sobre duendes, gnomos, Fadas azuis das colinas do Sul, etc.

Tudo tem seu limite...
Mas, se você leu as postagens anteriores às suas, me limitei a rebater o peixe do Vento Sul. Do nada surgiu um tal de "Humkishape", Deus...e não sei onde isso vai parar. :lol:

De qualquer modo, sugiro a leitura do tópico para analisar o porque da discussão ter chegado neste ponto. Fazendo sentido ou não.

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #118 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:51:48 »

Ok...Acho que todos podem concordar com isso....

Mas basta colocar as características do deus que você quer procurar evidências que pronto....conhecemos um pouco sobre ele (é bom, é onipresente, é perfeito, etc...) já podemos apontar as evidências da ausência.
Sendo assim, essa frase só se aplicaria a possibilidade da existência de um deus totalmente abstrato! Coloque características nele e vamos encontrar as evidências (ou não) a partir daí! (E posso apostar que daí em diante as coisas ficam complicadas para deus.)

É por isso que a frase se aplica a vida extraterrestre....não temos como definir as características de todos os inimagináveis tipos de vida que poderiam existir, logo, fica complicado fazer afirmações....isso é também o princípio do deus das lacunas...assim que se prova que tal deus é impossível...uma pequena mudança em suas características o arrastam para um "terreno não explorado" e assim...a possibilidade de existir um deus (totalmente abstrato) permanece.

É realmente impossível encontrar evidências de que qualquer das infinitas possibilidades de deus exista...do mesmo modo que é impossível provar que as infinitas possibilidades de vida extraterrestre existam!
Mas se a vida existir...(eu julgo que existe) ainda vamos achar evidencias disso...já sobre deus....sei não...
:)

• Nível 14
  • *
« Resposta #119 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:53:52 »
Mas basta colocar as características do deus que você quer procurar evidências que pronto....conhecemos um pouco sobre ele (é bom, é onipresente, é perfeito, etc...) já podemos apontar as evidências da ausência.

Exato, nessa analogia você descarta a existência do DEUS JUDAICO-CRISTÃO, mas, essa não é a única suposição para um deus, certo? Existem infinitas possibilidades! INFINITAS, das mais absurdas, até as de senso comum, e até onde imagino, as de senso comum geralmente são as menos provaveis.

HEY! Cientista, desculpe por não ter lhe dado atenção antes, foquei em outro ponto.

Vou focar nas perguntas

"Você acredita que não existe quem nunca tenha tido questionamentos como os que os crentes têm?"
Ah, não, eu não dou palpite em relação as pessoas, mas, nunca me referi a um deus dos crentes, os deuses Judaico Cristões já se provaram inexistentes, mas como disse, existe diversas possibilidades para diversos tipos de deuses. As possibilidades são infintas para a Não existencia e para a Existencia.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #120 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:12:32 »

Exato, nessa analogia você descarta a existência do DEUS JUDAICO-CRISTÃO, mas, essa não é a única suposição para um deus, certo? Existem infinitas possibilidades! INFINITAS, das mais absurdas, até as de senso comum, e até onde imagino, as de senso comum geralmente são as menos provaveis.

Não é totalmente por aí. Se vocês estão se referindo as limitações do Dilema de Epícuro, isso já foi debatido em outro tópico. Do ponto de vista cético.
../forum/topic=26788.25.html
Cuidado com o prosetilismo ateu. Sem querer, poderão ignorar o ceticismo e cair na falácia .
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 22:16:44 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #121 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:21:59 »
Não tem para onde aumentar.
Sério Cientista? Poderes políticos nas mãos erradas podem ser um problema não acha?

Os descrentes é que têm que se adaptar.

...

• Nível 14
  • *
« Resposta #122 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:41:03 »
Não é totalmente por aí. Se vocês estão se referindo as limitações do Dilema de Epícuro, isso já foi debatido em outro tópico. Do ponto de vista cético.

Não tem nada a ver com isso, não estou dizendo que existem divindades, mas, ressaltando as possibilidades de tal. Eu acho  divertido especular sofre coisas do genero, da pra criar umas histórias bem engraçadas...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #123 Online: 28 de Novembro de 2012, 13:39:19 »

Não tem nada a ver com isso, não estou dizendo que existem divindades, mas, ressaltando as possibilidades de tal. Eu acho  divertido especular sofre coisas do genero, da pra criar umas histórias bem engraçadas...

Acho que me entendeu errado.
As afirmações iniciadas pelo The Lucks e aceitas por você é que já foram discutidas.
Não estou me referindo a "existência ou não". Me refiro somente aos motivos  levantados.
Mais especificamente neste ponto:

Exato, nessa analogia você descarta a existência do DEUS JUDAICO-CRISTÃO...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 13:44:13 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #124 Online: 28 de Novembro de 2012, 17:29:11 »
Um Deus bom não mandaria passar a fio de espada crianças de peito e nem rasgar a barriga de mulheres grávidas. E nem faria uma aposta com seu inimigo pra testar a fidelidade de alguém (a história de Jó).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!