Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20493 vezes)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Ateismo Religioso
« Online: 15 de Outubro de 2012, 11:50:36 »
Não estou certo em relação a qual tópico este artigo pertence, mas, acredito ser um questão que está difamando os reais ateus, e até agnosticos.
Vejo uma onda de Ateistas (com o "ISTA" de crença, no final) com a mesma atitude de religiosos fanáticos, pregando fielmente que NÃO HÁ a existência de um deus, pregando que a evolução é fato, pregando que não há nada relacionado com espiritualidade, e de que não há vida após a morte (apesar de existir pesquisas cientificas sérias em relação a tal)...
Enfim, eles pregam seus dogmas baseados no Darwinismo sem provas para o que falam, assim como religiosos, especialmente no debate em relação a um deus, não há nada provando que exista, mas, como próprio Carl Sagan disse:

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."

Seguindo essa premissa, nenhum Ateista, com ISTA de crença, tem autoridade para afirmar que não há um deus, ou que não há nada como alma, espirito, e que a paranormanidade é coisa de charlatões.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2012, 12:02:22 »
Ser ateista (com o "ISTA" de crença, no final) é a ultima moda no facebook.

Ta tão cheio de pseudo-ateus que ando até sentindo falta dos crentes fanaticos lá.  :biglol:

Seguir a doutrina de que não exista um Deus, ou não seguir religião, é uma coisa. Pregar isso publicamente é outra coisa.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2012, 12:34:06 »
Não estou certo em relação a qual tópico este artigo pertence, mas, acredito ser um questão que está difamando os reais ateus, e até agnosticos.
Vejo uma onda de Ateistas (com o "ISTA" de crença, no final) com a mesma atitude de religiosos fanáticos, pregando fielmente que NÃO HÁ a existência de um deus, pregando que a evolução é fato, pregando que não há nada relacionado com espiritualidade, e de que não há vida após a morte (apesar de existir pesquisas cientificas sérias em relação a tal)...
Enfim, eles pregam seus dogmas baseados no Darwinismo sem provas para o que falam, assim como religiosos, especialmente no debate em relação a um deus, não há nada provando que exista, mas, como próprio Carl Sagan disse:

Seguindo essa premissa, nenhum Ateista, com ISTA de crença, tem autoridade para afirmar que não há um deus, ou que não há nada como alma, espirito, e que a paranormanidade é coisa de charlatões.

Evolução é um fato. E eu adoraria ver uma pesquisa séria sobre vida após a morte e sobre a alma.

EDIT: e as pessoas poderiam parar de usar a frase de Sagan totalmente fora do contexto em que foi dita  :sleepy:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 12:37:29 por Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2012, 12:46:25 »

Evolução é um fato. E eu adoraria ver uma pesquisa séria sobre vida após a morte e sobre a alma.

EDIT: e as pessoas poderiam parar de usar a frase de Sagan totalmente fora do contexto em que foi dita  :sleepy:

Pesquise sobre Sonia Rinaldi e sua pesquisa, ela é uma cientistia que vem a 20 anos pesquisando sobre vida após a morte e reuniu provas bastante interessantes... E sim, parte da evolução, especialmente a que animais se adaptam em relação ao meio é fato. Mas a teoria é bem estranha... De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:11:57 »
... nenhum Ateista, com ISTA de crença, tem autoridade para afirmar que não há um deus, ou que não há nada como alma, espirito, e que a paranormanidade é coisa de charlatões.

...e também não tem autoridade para afirmar que não existe papai noel, saci-pererê, fada madrinha e duendes.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:19:14 »
Porra bixo, Sonia Rinaldi!? É por estas e muitas outras que não dá para levar a sério espírito, alma, imortalidade..... :no:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:19:39 »

Pesquise sobre Sonia Rinaldi e sua pesquisa, ela é uma cientistia que vem a 20 anos pesquisando sobre vida após a morte e reuniu provas bastante interessantes... E sim, parte da evolução, especialmente a que animais se adaptam em relação ao meio é fato. Mas a teoria é bem estranha... De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...

Pesquisando sobre ela no Google, na primeira página, os links são:

Instituto de Pesquisa Avançada em Transcomunicação
PartidaeChegada.com
Sobrenatural.org
ForumEspirita.net
Uranianos.Wordpress.com

Você poderia me mostrar um trabalho dela indexado em uma revistá científica séria?

E sobre a teoria da evolução, sua frase "[...]de uma célula para um elefante[...]" demonstra um claro e ingênuo desconhecimento da mesma.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2012, 13:22:57 »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:16:42 »
Citação de: Filosofo Superficial
...e reuniu provas bastante interessantes...

Filosofo, a Sonia me parece uma impostora, estou torcendo para estar enganado, mas estou aguardando a veracidade dessas "provas" em alguma publicação científica séria e sua aprovação pela comunidade científica.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:39:01 »
Filosofo, a Sonia me parece uma impostora, estou torcendo para estar enganado, mas estou aguardando a veracidade dessas "provas" em alguma publicação científica séria e sua aprovação pela comunidade científica.

Também tive a curiosidade de conhecer um pouco mais de Sônia Rinaldi. Acabei encontrando uma entrevista dela ao Jô Soares. A entrevista, em três partes, está cheia de pérolas que caberiam muito bem no tópico Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso? E Jô Soares aproveita bem. Na entrevista, Sônia fala em:

1 - As entidades utilizam ação direta no "hardware" do computador para produzir sons, sem o uso de microfone.
2 - Essas entidades procuram "canais" em idioma português; para outros idiomas, são outros "canais". E Jô perguntou: E os poliglotas?
3 - Um áudio passado de trás para frente revela uma voz misteriosa com sotaque de português de Portugal.
4 - Lá do outro lado também tem tecnologia bem avançada, para ter acesso ao nosso mundo através de áudio. Também fazem uso de muitas ferramentas.
5 - Alguém que morre e que tinha sofrido uma traqueotomia, chega do outro lado com a mesma voz de quem passou por traqueostomia. E Jô perguntou: E quem perdeu a perna?
6 - As entidades se aproveitam de distorções como a microfonia para passar mensagens.
7 - Quando se morre aqui, passa-se para outra dimensão e se instala numa "estação transmissora", para poder enviar mensagens para quem ficou aqui.

É um rol de bobagens... Comprovação científica? Estudo sério?
Passou longe...
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:45:48 »

Também tive a curiosidade de conhecer um pouco mais de Sônia Rinaldi. Acabei encontrando uma entrevista dela ao Jô Soares. A entrevista, em três partes, está cheia de pérolas que caberiam muito bem no tópico Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso? E Jô Soares aproveita bem. Na entrevista, Sônia fala em:

1 - As entidades utilizam ação direta no "hardware" do computador para produzir sons, sem o uso de microfone.
2 - Essas entidades procuram "canais" em idioma português; para outros idiomas, são outros "canais". E Jô perguntou: E os poliglotas?
3 - Um áudio passado de trás para frente revela uma voz misteriosa com sotaque de português de Portugal.
4 - Lá do outro lado também tem tecnologia bem avançada, para ter acesso ao nosso mundo através de áudio. Também fazem uso de muitas ferramentas.
5 - Alguém que morre e que tinha sofrido uma traqueotomia, chega do outro lado com a mesma voz de quem passou por traqueostomia. E Jô perguntou: E quem perdeu a perna?
6 - As entidades se aproveitam de distorções como a microfonia para passar mensagens.
7 - Quando se morre aqui, passa-se para outra dimensão e se instala numa "estação transmissora", para poder enviar mensagens para quem ficou aqui.

Passou longe...

Um estudo sério eu acho que é, ninguem estuda por 20 anos um tema, e cria uma tese de doutorado em pesquisas "de bobeira"... Mas se é o que ela quer provar é verdade, eu não sei, mas você levantou questou interessantes.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:47:00 »
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1242

Pela matéria apontada pelo forista, pude perceber que trata-se de uma tese de mestrado iniciada em 2009.
De lá para cá já se vão mais de 3 anos...

Em que será que deu essa tese?
O nosso colega Filosofo Superficial poderia atualizar a informação?
Qual o resultado dos "altos estudos" de Sônia naquela tese?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:05:19 »

Passou longe...

Um estudo sério eu acho que é, ninguem estuda por 20 anos um tema, e cria uma tese de doutorado em pesquisas "de bobeira"... Mas se é o que ela quer provar é verdade, eu não sei, mas você levantou questou interessantes.
O fato de ela levar a sério não faz o assunto ser sério... E sim, tem gente que "estuda" bullshits por mais de 20 anos.  Se for ciencia de verdade, a "tese" dela poderá ser testada e comprovada pela comunidade científica. Mas se a tal tese seguir a "linha de raciocínio" dela na entrevista com o Jô, cheia de afirmações e nenhuma evidencia ou explicação dos supostos mecanismos de atuação, ela não tem a mínima chance!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:25:20 »
Até agora não achei nenhuma fonte "fiável", mas a maioria das opiniões (de sites sensacionalistas, óbvio) é de que NÃO se trata de vozes de pessoas mortas, e sim vozes misteriosas. Parece que esse negócio de "Transcomunicação Instrumental" já data no inicio do século 20. Pode ser que essa Sonia Rinaldi deu uma visão mais "Espirita" a isto (mas ela também não foi a primeira nisto também).

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:29:13 »
Sou engenheiro de telecom e fui radioamador... No meu meio raramente alguem leva isso a sério. Concenso geral: Ruido branco + "pareidolia" auditiva...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:48:49 »

Também tive a curiosidade de conhecer um pouco mais de Sônia Rinaldi. Acabei encontrando uma entrevista dela ao Jô Soares....

Mas o programa do Jô já se mostrou vulnerável a estes tipos de falsidades.

Quem não se lembra deste fato:

http://epoca.globo.com/edic/20000814/soci9a.htm

Na época, assisti as duas entrevistas da qual a matéria se refere,e foi extremamente convincente.  :biglol: :biglol:

- Skid Row

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:34:45 »

Passou longe...

A mulher estuda o negócio há 20 anos e tudo o que ela tem de publicação "séria" é uma reportagem dizendo que vai fazer sua tese de doutorado sobre isso? Mesmo?

Poderíamos começar procurando artigos aqui, para início de conversa: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:36:19 »
A mulher estuda o negócio há 20 anos e tudo o que ela tem de publicação "séria" é uma reportagem dizendo que vai fazer sua tese de doutorado sobre isso? Mesmo?

Doutorado, não! Mestrado ainda...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:47:51 »

Doutorado, não! Mestrado ainda...

Ela tem curriculum na Plataforma Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489671T2

Aliás, todos os projetos delas estão aí. Caso alguém for argumentar a favor das afirmações dela, é sensato fazer em cima destes projetos. Quaisquer outros "por fora", são passiveis de serem "meros sensacionalismos".
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, 16:53:40 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:53:43 »
Pesquise sobre Sonia Rinaldi e sua pesquisa, ela é uma cientistia que vem a 20 anos pesquisando sobre vida após a morte e reuniu provas bastante interessantes...
A Sonia é figurinha carimbada nessa seara.  Ela é uma das Diretoras do tal IPATI, só dar uma olhada no site.
Tem lá provas incontestes da transcomunicação http://www.ipati.org/boletins_new/ptbr31_arquivos/ptbr31.html e fotos de quem está do outro lado no Banco de Falecidos http://www.ipati.org/dados.html
Artigos que é bom, nada.

E sim, parte da evolução, especialmente a que animais se adaptam em relação ao meio é fato.
Como assim?

Mas a teoria é bem estranha...
Algumas Teorias são contra-intuitivas (Lamark é muito mais palatável) mas não siginificam estarem acuradas ou não

De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...
De onde você tirou que o Elefante veio de um organismo unicelular que fazia fotossíntese?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2012, 16:55:29 »

Também tive a curiosidade de conhecer um pouco mais de Sônia Rinaldi. Acabei encontrando uma entrevista dela ao Jô Soares....

Mas o programa do Jô já se mostrou vulnerável a estes tipos de falsidades.

Quem não se lembra deste fato:

http://epoca.globo.com/edic/20000814/soci9a.htm

Na época, assisti as duas entrevistas da qual a matéria se refere,e foi extremamente convincente.  :biglol: :biglol:

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!!! Como é fácil ludibriar as pessoas! É só deixar a barba crescer, se vestir a caráter e sair falando que ouviu um anjo, teve uma visão e pronto: é só esperar o rebanho! :quase-anjo:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2012, 19:48:10 »
De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...

A estranheza costuma existir quando não se conhece os processos de replicação imperfeita associados às vicissitudes de seleção estatística (não que o conhecimento dos processos básicos explicitem a especiação, mas ô, como ajudam!). A evolução é um fato tanto quanto a gravidade. O plano da discussão acadêmica séria está em um outro âmbito. As teorias que dão conta do fenômeno (objetivamente factual) é que pelejam por um sistema explicativo mais abrangente.

As tentativas supostamente sérias de combater a evolução em seu princípio forte (Michael Behe e Cia.) são explicitamente tendenciosas para um objetivo essencialmente ad hoc. O sujeito vai lá, descreve minuciosamente uma estrutura que se desconhece sua posição na escala de vantagem para o indivíduo (e nem isso é verdade), e com isso se desbanca a evolução natural. É epistemologicamente simplesmente infantil.

Mas voltando ao tópico:
... nenhum Ateista, com ISTA de crença, tem autoridade para afirmar que não há um deus, ou que não há nada como alma, espirito, e que a paranormanidade é coisa de charlatões.

Isso até parece coerente em um primeiro momento, mas o problema é que as coisas não se dão pela "autoridade" de quem afirma. Isso é uma falácia básica. Mas entendo que muitos "ateistas" realmente têm um conhecimento muito limitado de muita coisa para bradarem peremptoriamente muita coisa que bradam. E concordo que isso está, em muitos, muito mais como ideologia encabrestada do que efetivamente uma posição devidamente pensada e, quiçá, potencialmente defensável com um mínimo de coerência.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2012, 22:26:29 »
[...]
Pesquise sobre Sonia Rinaldi e sua pesquisa, ela é uma cientistia que vem a 20 anos pesquisando sobre vida após a morte e reuniu provas bastante interessantes...
[...]

Seja bem vindo Filosofo Superficial.

Embora não seja nem a minha especialidade e nem, sequer, a minha área de interesse, pelo que eu averiguei as pesquisas desta senhora são sistematicamente desprezadas. Nem mesmo os espíritas levam-na a sério.

E sim, parte da evolução, especialmente a que animais se adaptam em relação ao meio é fato.

E qual é a parte da TE que não é "fato"?

Mas a teoria é bem estranha... De uma celula unicelular que faz fotocintese para um Elefante... É meio estranho...

Eu entendo que o seu texto ficou truncado porque certamente você não quis escrever que da evolução de um organismo unicelular fotossintetizador saiu, no passo seguinte, um elefante.

Eu acho que você quis escrever que "é muito intrigante e emocionante que organismos unicelulares fotossintetizadores e elefantes tenham um ancestral comum, logo após o surgimento da vida".
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2012, 03:26:06 »
Quando o ex-playboy João Flávio Lemos de Morais diz que recebe mensagens de Elvis Presley através dos filmes do rei do rock dizem que ele é maluco mas quando a Sonia Rinaldi sintoniza uma rádio entre duas estações para receber mensagens de espíritos dizem que ela é cientista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2012, 03:37:28 »

Você já ouviu falar no Prêmio Ig Nobel?

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Ig_Nobel_Prize_winners
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!