Impossível usar um mínimo da razão e conseguir encontrar um sentido minimamente lógico na bíblia.
Pode considerar o sentido literal, metáforas, histórias para boi dormir, o que quiser...ainda assim não faz sentido...
Com sem número de absurdos que lá estão escritos é inacreditável que ela ainda seja a base de qualquer coisa...é absurdamente inacreditável para mim que ela seja a base de uma "coisa" tão importante e gigante quanto é....
Passando de tangente pelo tema central do debate, mas tentando trazer apenas umas das muitas explicações que eu posso enxergar sobre essa antiga "dominação" que a bíblia tem sobre os crentes, vejo aquele ajuntamento de estórias e mitos assim:
1 - foram escritos, na maior parte das vezes, na 2ª pessoa do plural (incomum na linguagem de hoje) e que, de certa forma, atribui um caráter mais austero a quem fala, dificultando até um pouco a compreensão, quando flexiona os verbos nessa pessoa;
2 - constante uso de palavras arcaicas e completamente fora de uso, também contribuindo para que não se tenha uma boa compreensão do texto (seria proposital?);
3 - quantidade muito grande de contos (livro de fulano, de cicrano, antigo testamento, êxodo de um povo, atos, profetas, etc...;
4 - descrição genealógica extensa, confusa e desnecessária;
5 - um festival de incoerências e não correspondência entre os diversos "autores", com narrativas bem diferentes entre si para um mesmo fato; e
6 - uma colcha de retalhos que proporcionaria cansativa investigação a alguém, de conhecimento mediano ou inferior, se propusesse a estudar com mais profundidade.
Tudo isso contribui para afastar a grande massa do que realmente ocorre de inconsistência naquele texto. E o caráter superior, austero e ameaçador de alguma autoridade divina faz o resto. E, assim, temos a grande manada na palma da mão, todos facilmente controlados, a partir de um texto hermético para essa grande massa ignara.
Muito conveniente essa bíblia, do jeito que é e da maneira que está.
Eis alguns dos motivos de ter sucesso tão longevo.