Autor Tópico: Ateismo Religioso  (Lida 20498 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ateismo Religioso
« Resposta #125 Online: 28 de Novembro de 2012, 17:42:51 »
Um Deus bom não mandaria passar a fio de espada crianças de peito e nem rasgar a barriga de mulheres grávidas. E nem faria uma aposta com seu inimigo pra testar a fidelidade de alguém (a história de Jó).

Bíblico.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #126 Online: 28 de Novembro de 2012, 17:50:28 »
Como assim Bíblico? Vai usar a tática do "fora de contexto"?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:13:30 »
Um Deus bom não mandaria passar a fio de espada crianças de peito e nem rasgar a barriga de mulheres grávidas. E nem faria uma aposta com seu inimigo pra testar a fidelidade de alguém (a história de Jó).

[modo crente on]

Deus tem seus motivos. E quem é você para ousar questionar o comportamento de Deus?

[modo crente off]
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #128 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:21:39 »
[modo_crente_on]

Voce está se esquecendo que aquele era o tempo da Lei, se as pessoas fossem más deus matava mesmo. Mas hoje estamos no tempo da Graça.

[modo_crente_off]

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #129 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:37:11 »
[modo_crente_on]

Sua interpretação está fora de contexto.

[modo_crente_off]

Adoro essa.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:37:36 »
[modo_crente_on]

Voce está se esquecendo que aquele era o tempo da Lei, se as pessoas fossem más deus matava mesmo. Mas hoje estamos no tempo da desGraça.

[modo_crente_off]

O "crente" só errou na parte destacada em negrito.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:40:35 »
[modo_crente_on]

Voce está se esquecendo que aquele era o tempo da Lei, se as pessoas fossem más deus matava mesmo. Mas hoje estamos no tempo da desGraça.

[modo_crente_off]

Outro erro: um crente jamais escreveria deus com d minúsculo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #132 Online: 28 de Novembro de 2012, 22:23:14 »
Como assim Bíblico? Vai usar a tática do "fora de contexto"?

A Bíblia é metafórica em minha humilde opinião. Ou fábulas, na opinião da maioria dos céticos deste fórum.

O principio básico do Deus judaico-cristão que abordei inicialmente é aqueles 3 que o The Lucks citou: onipresença, benevolência e onipotência e com interpretações limitadas pelo paradoxo de Epicuro. Somente extremistas interpretam de forma mais criativa e que transpassa estes limites (crentes, por exemplo).
Portanto, acho irrelevante uma discussão com base num livro que não é aceito como documento válido aqui no FCC.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #133 Online: 28 de Novembro de 2012, 22:23:52 »
[modo_crente_on]

[modo_crente_off]

Outro erro: um crente jamais escreveria deus com d minúsculo.
:P

- Skid Row

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #134 Online: 28 de Novembro de 2012, 23:28:48 »
O principio básico do Deus judaico-cristão que abordei inicialmente é aqueles 3 que o The Lucks citou: onipresença, benevolência e onipotência e com interpretações limitadas pelo paradoxo de Epicuro.
Por isso o The Lucks e o Filosofo Superficial chegaram ao consenso de que o Deus Judaico-Cristão não existe.

E você deu uma resposta que levava a outro tópico e lá no outro tópico pôs um link que levava a outro. Ou seja, não disse nada, e só fez eu clicar em links que davam em lugar nenhum.

Portanto, acho irrelevante uma discussão com base num livro que não é aceito como documento válido aqui no FCC.
Mesmo assim, se fosse, a própria Bíblia mostra incoerências do comportamento onisciente, onipresente e onipotente de Deus.

"Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,

Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei."

Gênesis 18:20-21

Quem desce a algum lugar é porque não estava lá. E se não estava lá é porque não é onipresente.

Quem vai saber de alguma coisa (tomar conhecimento) é porque não sabia antes. E quem vai ver se alguma coisa aconteceu é porque tem dúvidas e também não tem conhecimento dessa coisa.  Portanto Deus não é onisciente, de acordo com a Bíblia.

A Bíblia e seu Deus antropomórfico.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #135 Online: 28 de Novembro de 2012, 23:42:32 »
O principio básico do Deus judaico-cristão que abordei inicialmente é aqueles 3 que o The Lucks citou: onipresença, benevolência e onipotência e com interpretações limitadas pelo paradoxo de Epicuro.
Por isso o The Lucks e o Filosofo Superficial chegaram ao consenso de que o Deus Judaico-Cristão não existe.

E você deu uma resposta que levava a outro tópico e lá no outro tópico pôs um link que levava a outro. Ou seja, não disse nada, e só fez eu clicar em links que davam em lugar nenhum.

Não é só clicar e clicar, tem que ler também o debate desenrolado lá. Eu deixei bem na página onde ele tem seu inicio.

Mesmo assim, se fosse, a própria Bíblia mostra incoerências do comportamento onisciente, onipresente e onipotente de Deus.

"Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,

Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei."

Gênesis 18:20-21

Quem desce a algum lugar é porque não estava lá. E se não estava lá é porque não é onipresente.

Quem vai saber de alguma coisa (tomar conhecimento) é porque não sabia antes. E quem vai ver se alguma coisa aconteceu é porque tem dúvidas e também não tem conhecimento dessa coisa.  Portanto Deus não é onisciente, de acordo com a Bíblia.

A Bíblia e seu Deus antropomórfico.

Já passei as posturas referente a isto. Se prefere manter suas afirmações através deste livro, tenho que avisar que aplica-se o "2 pesos e 2 medidas": Se quando um crente usa a bíblia pra argumentar é falácia e/ou prosetilismo, então a mesma definição deveria ser aplicado a outros que se baseiam somente nisto para argumentar contra.

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #136 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:06:16 »
O amigo "JohnnyRivers" usa por pratica direcionar os assuntos a outros tópicos ou citar que tal assunto já foi discutido anteriormente...mesmo que nem sempre eu fique de acordo, entendo a intenção do rapaz é boa! Talvez eu apenas não esteja tão ligado nos tópicos quanto ele...e posso notar que ele acompanha os tópico integralmente!

Voltando ao assunto do momento...

Impossível usar um mínimo da razão e conseguir encontrar um sentido minimamente lógico na bíblia.
Pode considerar o sentido literal, metáforas, histórias para boi dormir, o que quiser...ainda assim não faz sentido...
Com sem número de absurdos que lá estão escritos é inacreditável que ela ainda seja a base de qualquer coisa...é absurdamente inacreditável para mim que ela seja a base de uma "coisa" tão importante e gigante quanto é....

A única maneira que um "crente" tem de "acreditar na bíblia" é ter medo de questionar, suprimir seu raciocínio lógico, fingir que não estão lá as partes mais absurdas, distorcer as partes "um pouco" absurdas e repetir insistentemente o pouco que faz sentido....(geralmente coisas obvias como não matarás são as partes que fazem sentido)

Pode parecer radicalismo...mas não é um livro digno de ser respeitado em termos de "conteúdo", muito embora mereça TOTAL respeitos em termos históricos!

"Para quem não quer ver...os absurdos não estão lá!"

Se quando um crente usa a bíblia pra argumentar é falácia e/ou prosetilismo, então a mesma definição deveria ser aplicado a outros que se baseiam somente nisto para argumentar contra.
Não trata-se da mesma coisa...
O Crente usa a bíblia de maneira que seu conteúdo seja verdade inquestionável...
Usar afirmações contraditórias do mesmo livro para justificar que seu conteúdo é questionável é algo muito (muito mesmo) diferente.

Aliás...essa é a única utilidade real que eu conheço para o que está escrito na bíblia.
:)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #137 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:09:06 »
O amigo "JohnnyRivers" usa por pratica direcionar os assuntos a outros tópicos ou citar que tal assunto já foi discutido anteriormente...mesmo que nem sempre eu fique de acordo, entendo a intenção do rapaz é boa! Talvez eu apenas não esteja tão ligado nos tópicos quanto ele...e posso notar que ele acompanha os tópico integralmente!

Voltando ao assunto do momento...

Impossível usar um mínimo da razão e conseguir encontrar um sentido minimamente lógico na bíblia.
Pode considerar o sentido literal, metáforas, histórias para boi dormir, o que quiser...ainda assim não faz sentido...
Com sem número de absurdos que lá estão escritos é inacreditável que ela ainda seja a base de qualquer coisa...é absurdamente inacreditável para mim que ela seja a base de uma "coisa" tão importante e gigante quanto é....

A única maneira que um "crente" tem de "acreditar na bíblia" é ter medo de questionar, suprimir seu raciocínio lógico, fingir que não estão lá as partes mais absurdas, distorcer as partes "um pouco" absurdas e repetir insistentemente o pouco que faz sentido....(geralmente coisas obvias como não matarás são as partes que fazem sentido)

Pode parecer radicalismo...mas não é um livro digno de ser respeitado em termos de "conteúdo", muito embora mereça TOTAL respeitos em termos históricos!

"Para quem não quer ver...os absurdos não estão lá!"

Se quando um crente usa a bíblia pra argumentar é falácia e/ou prosetilismo, então a mesma definição deveria ser aplicado a outros que se baseiam somente nisto para argumentar contra.
Não trata-se da mesma coisa...
O Crente usa a bíblia de maneira que seu conteúdo seja verdade inquestionável...
Usar afirmações contraditórias do mesmo livro para justificar que seu conteúdo é questionável é algo muito (muito mesmo) diferente.

Aliás...essa é a única utilidade real que eu conheço para o que está escrito na bíblia.

Não é não.

Este livro foi inserido por vocês mesmo no debate para apontar suas verdades inquestionáveis. Daí a semelhança.

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #138 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:31:57 »
Não é não.

Este livro foi inserido por vocês mesmo no debate para apontar suas verdades inquestionáveis. Daí a semelhança.

Jonny...vou citar um exemplo para ficar BEM claro:

Quando alguém diz: O versículo "10-3" diz que "X=2". Como a bíblia é inquestionável...x é mesmo igual a 2.
** Isso não é válido...pois, além daqueles que acreditam nesse livro, o fato de estar escrito lá não "prova" nada!

Quando alguém diz: o Versículo "10-3" diz que "X=2" e o versículo "32-4" diz que "X = 6", portanto a bíblia não define o real valor de X"
** Isso é inquestionável...pois o livro faz duas afirmações incompatíveis, portanto, no mínimo uma das duas afirmações são falsas, considerando que não sabemos qual é a afirmação correta e qual é a errada não podemos usar nenhuma das duas para definir o valor de X.

Simples...e não tendencioso!

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #139 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:42:37 »
Não é não.

Jonny...vou citar um exemplo para ficar BEM claro:

Quando alguém diz: O versículo "10-3" diz que "X=2". Como a bíblia é inquestionável...x é mesmo igual a 2.
** Isso não é válido...pois, além daqueles que acreditam nesse livro, o fato de estar escrito lá não "prova" nada!

Quando alguém diz: o Versículo "10-3" diz que "X=2" e o versículo "32-4" diz que "X = 6", portanto a bíblia não define o real valor de X"
** Isso é inquestionável...pois o livro faz duas afirmações incompatíveis, portanto, no mínimo uma das duas afirmações são falsas, considerando que não sabemos qual é a afirmação correta e qual é a errada não podemos usar nenhuma das duas para definir o valor de X.

Simples...e não tendencioso!

Perceba:

- Demonstrei que sua afirmação e a do Filosofo Superficial eram fracas. Vocês inseriram a biblia.
- Argumentei que a Biblia é levada ao pé da letra só por extremistas. Vocês continuaram com a biblia.
- Argumentei que vocês estão usando de falácias e prosetilismo. Você continuou com a Biblia.

Agora digo que as tradições teístas judaico-cristãs não se baseiam somente na bíblia. Sendo que as cristãs tem bastante pontos diferentes da judaicas. Vai continuar a Bíblia em seus argumentos?

E meu ponto de vista é puramente cético aqui. Não abordarei a questão da existência ou não de Deus (ou deus, se assim preferirem) e nem a validade ou invalidade de qualquer crença. Só estou analisando a fraquesa de seus argumentos.

« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 00:44:41 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #140 Online: 29 de Novembro de 2012, 01:18:20 »
- Demonstrei que sua afirmação e a do Filosofo Superficial eram fracas. Vocês inseriram a biblia.
Onde fez isso? Disse que ela só invalida um tipo de afirmação...o que é fato e já estava escrito no meu texto. Mas só posso criticar o que está minimamente definido - aliás , era essa a mensagem principal do post.

- Argumentei que a Biblia é levada ao pé da letra só por extremistas. Vocês continuaram com a biblia.
Pode levar da maneira que quiser..e ela não vai fazer sentido mesmo assim...
De qualquer maneira...isso é uma afirmação que não valida ou invalida nada do que foi dito anteriormente.

- Argumentei que vocês estão usando de falácias e prosetilismo. Você continuou com a Biblia.
Pois é...e eu te mostrei qual é a diferença entre o que é chamado de prosetilismo e o que fizemos ao usar as informações da bíblia para questioná-la. Eu afirmei que é diferente, você não concordou, e eu insistí através de um exemplo.
Se não te convencí...posso apenas continuar ou desistir....(não costumo desistir muito fácil)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 29 de Novembro de 2012, 02:33:40 »
Fabi,

Deus é onisciente, onipresente e onipotente por definição. São coisas que não se discutem, você deve aceitar ou não. E é exatamente essa atitude que caracteriza um crente.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #142 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:37:25 »
Onde fez isso? Disse que ela só invalida um tipo de afirmação...o que é fato e já estava escrito no meu texto. Mas só posso criticar o que está minimamente definido - aliás , era essa a mensagem principal do post.

Pode levar da maneira que quiser..e ela não vai fazer sentido mesmo assim...
De qualquer maneira...isso é uma afirmação que não valida ou invalida nada do que foi dito anteriormente.

Pois é...e eu te mostrei qual é a diferença entre o que é chamado de prosetilismo e o que fizemos ao usar as informações da bíblia para questioná-la. Eu afirmei que é diferente, você não concordou, e eu insistí através de um exemplo.
Se não te convencí...posso apenas continuar ou desistir....(não costumo desistir muito fácil)

Está a pegar um livro e pregar uma afirmação em cima dele. E só dele. E só vocês que o introduziram numa discussão sem pessoas que o defendam. Isso não é ceticismo. Isso é prosetilismo.

Talvez num fórum ateu seus argumentos sejam relevantes. Porém, aqui não é um fórum ateu. Entenda a diferença. Aquilo que se afirma por aqui, é aquilo que deve ser muito bem fundamentado. Para sua opinião acerca da não existênca de Deus (ou deus), concerteza irá encontrar argumentos muito melhores que estes apresentados por você, e pela Fabi, aqui neste fórum.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 10:02:17 por JohnnyRivers »

- Skid Row

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #143 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:51:21 »

Passando de tangente pelo tema central do debate, mas tentando trazer apenas umas das muitas explicações que eu posso enxergar sobre essa antiga "dominação" que a bíblia tem sobre os crentes, vejo aquele ajuntamento de estórias e mitos assim:

1 - foram escritos, na maior parte das vezes, na 2ª pessoa do plural (incomum na linguagem de hoje) e que, de certa forma, atribui um caráter mais austero a quem fala, dificultando até um pouco a compreensão, quando flexiona os verbos nessa pessoa;
2 - constante uso de palavras arcaicas e completamente fora de uso, também contribuindo para que não se tenha uma boa compreensão do texto (seria proposital?);
3 - quantidade muito grande de contos (livro de fulano, de cicrano, antigo testamento, êxodo de um povo, atos, profetas, etc...;
4 - descrição genealógica extensa, confusa e desnecessária;
5 - um festival de incoerências e não correspondência entre os diversos "autores", com narrativas bem diferentes entre si para um mesmo fato; e
6 - uma colcha de retalhos que proporcionaria cansativa investigação a alguém, de conhecimento mediano ou inferior, se propusesse a estudar com mais profundidade.

Tudo isso contribui para afastar a grande massa do que realmente ocorre de inconsistência naquele texto. E o caráter superior, austero e ameaçador de alguma autoridade divina faz o resto. E, assim, temos a grande manada na palma da mão, todos facilmente controlados, a partir de um texto hermético para essa grande massa ignara.

Muito conveniente essa bíblia, do jeito que é e da maneira que está.
Eis alguns dos motivos de ter sucesso tão longevo.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #144 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:02:11 »

Passando de tangente pelo tema central do debate, mas tentando trazer apenas umas das muitas explicações que eu posso enxergar sobre essa antiga "dominação" que a bíblia tem sobre os crentes, vejo aquele ajuntamento de estórias e mitos assim:

1 - foram escritos, na maior parte das vezes, na 2ª pessoa do plural (incomum na linguagem de hoje) e que, de certa forma, atribui um caráter mais austero a quem fala, dificultando até um pouco a compreensão, quando flexiona os verbos nessa pessoa;
2 - constante uso de palavras arcaicas e completamente fora de uso, também contribuindo para que não se tenha uma boa compreensão do texto (seria proposital?);
3 - quantidade muito grande de contos (livro de fulano, de cicrano, antigo testamento, êxodo de um povo, atos, profetas, etc...;
4 - descrição genealógica extensa, confusa e desnecessária;
5 - um festival de incoerências e não correspondência entre os diversos "autores", com narrativas bem diferentes entre si para um mesmo fato; e
6 - uma colcha de retalhos que proporcionaria cansativa investigação a alguém, de conhecimento mediano ou inferior, se propusesse a estudar com mais profundidade.

Tudo isso contribui para afastar a grande massa do que realmente ocorre de inconsistência naquele texto. E o caráter superior, austero e ameaçador de alguma autoridade divina faz o resto. E, assim, temos a grande manada na palma da mão, todos facilmente controlados, a partir de um texto hermético para essa grande massa ignara.

Muito conveniente essa bíblia, do jeito que é e da maneira que está.
Eis alguns dos motivos de ter sucesso tão longevo.
Para discutir sobre a biblia, existem tópicos especificos como este: ../forum/topic=2755.1600.html#msg656106

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #145 Online: 29 de Novembro de 2012, 10:01:15 »
Jonny...

Infelizmente você se pegou no lance da bíblia e parou aí...não se preocupou em criticar ou questionar as afirmações...simplesmente tá invalidando a afrimação da galera com base numa "interpretação SUA" do que seria prosetilismo.
Se você ler a minha mensagem lá do começo com calma...vai ver que citei as características do deus "padrão" na nossa cultura (Brasil)...ainda assim, dexei claro que é impossível questionar todas as possibilidades de deus, e por isso, preciso de algumas de suas qualidades para poder avaliar com base nelas a possibilidade da sua existência.

Já que parece que você não quer vai entender a diferença entre usar um livro como prova de algo fora dele e usar as informações dele como prova de que as afirmações dele são contraditórias....o que posso fazer é tentar retomar o princípio da coisa...

Quando eu entrei no assunto o ponto era esse:
Ausência da evidência: Impossibilidade de analisar um possível objeto de estudo por não saber se o mesmo existe, ou qual forma possui.
Evidência da ausência: O objeto de estudo, já conhecido e analisado anteriormente, não está presente no ambiente amostral.

Para ficar bem claro...EU CONCORDEI com isso...e citei as características do deus bíblico apenas para determinar que esse podemos derrubar, pois tem características contraditórias....um deus 100% abstrato não pode ser questionado...
Dái pra frente foi você que colocou alternativas ao deus judaico-cristão na história, afinal, o abjetivo não era discutir sobre se deus existe...foi apenas um exemplo para ilustrar porque a SUA afirmação É verdadeira (sobre evidencia/ausência).

Já que até agora eu não conseguí entender exatamente o que você quer discutir:

* Qual é o assunto de seu interesse nessa discussão?
   - Se ausência da evidência é evidência de ausência?
   - Se deus existe/não existe?
   - Se a bíblia é fato/é baboseira/deve ser interpretado da forma mais conveniente?
   - Se existe vida fora do planeta?
   - O que é prosetilismo?

Vamos lá...defina o objeto da discussão segundo o seu ponto-de-vista...talvez nós apenas não estejamos nos entendendo sobre o assunto central da discussão!

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #146 Online: 29 de Novembro de 2012, 10:36:21 »

* Qual é o assunto de seu interesse nessa discussão?
   - Se ausência da evidência é evidência de ausência?
   - Se deus existe/não existe?
   - Se a bíblia é fato/é baboseira/deve ser interpretado da forma mais conveniente?
   - Se existe vida fora do planeta?
   - O que é prosetilismo?

Vamos lá...defina o objeto da discussão segundo o seu ponto-de-vista...talvez nós apenas não estejamos nos entendendo sobre o assunto central da discussão!

O objetivo pricipal do tópico é a discussão de uma possível diferença sobre Ateísta e Ateus.
A frase de Sagan foi inserida fora de contexto e com interpretação equivocada, na qual eu abordei acerca da interpretação e o forista Gaúcho acerca do contexto.

A partir disto, a discussão permaneceu fora de contexto nestas citações abaixo:

Mas basta colocar as características do deus que você quer procurar evidências que pronto....conhecemos um pouco sobre ele (é bom, é onipresente, é perfeito, etc...) já podemos apontar as evidências da ausência.
Referente a parte em negrito, eu apontei um tópico que contém uma discussão a respeito disto e contradizendo sua afirmação.

Exato, nessa analogia você descarta a existência do DEUS JUDAICO-CRISTÃO, mas, essa não é a única suposição para um deus, certo? Existem infinitas possibilidades! INFINITAS, das mais absurdas, até as de senso comum, e até onde imagino, as de senso comum geralmente são as menos provaveis.
Aqui o Filósofo chutou o balde e partiu logo para a crença de origens judaicas-cristãs. Generalizando. A contradição para esta afirmação esta no mesmo link, no mesmo tópico e com mesma discussão na qual eu apontei.

Depois disto, outro chute no balde. Desta vez da Fabi:

Na qual eu apontei que esta afirmação baseiava-se na biblia. A discussão começou a ficar longe demais do objetivo principal.

A partir daí, você quis se prender ao questionamento da biblia. Embora eu já havia afirmado que isto era altamente desnecessário.

No meio disto tudo, primeiro apontei que vocês estavam usando de falácias

1. Falácia

S.f. Engano, ilusão, sofisma. / Filosofia.
Argumento capcioso que induz a erro.
http://www.dicionarioinformal.com.br/fal%C3%A1cia/

E isto estava levando ao prosetilismo.

1. Proselitismo

O proselitismo é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, idéia ou religião (proselitismo religioso).
http://www.dicionarioinformal.com.br/proselitismo/

- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #147 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:40:50 »
O objetivo pricipal do tópico é a discussão de uma possível diferença sobre Ateísta e Ateus.

Então do seu post enorme acima a parte objetiva é essa? É sobre isso que deseja discutir...certo?

Então....a lá JohnnyRivers, que gosta tanto de dizer que já se discutiu isso em outro tópico...de uma lida no tópico ../forum/topic=1154.0.html onde de saída já temos um texto bastante esclarecedor!  :wink:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #148 Online: 29 de Novembro de 2012, 14:25:02 »

Então do seu post enorme acima a parte objetiva é essa? É sobre isso que deseja discutir...certo?

Então....a lá JohnnyRivers, que gosta tanto de dizer que já se discutiu isso em outro tópico...de uma lida no tópico ../forum/topic=1154.0.html onde de saída já temos um texto bastante esclarecedor!  :wink:

Você realmente está com dificuldades de interpretação.

Os pontos de vistas aqui referem-se apena sobre a possível existência da diferença dos termos e seu link pode contribuir ou não (vai depender de opiniões dos demais foristas para chegarmos a esta conclusão), pois o outro tópico tem como assunto principal apenas sobre os fundamentos do ateísmo. Dê uma lida no conteúdo deste tópico que estamos desde o seu inicio.

A parte objetiva não é do meu post enorme. Pertence ao tópico..

E eu aponto outros tópicos por questões de ordem, para não fugir da questão principal com debates que já tiveram ocorrências em outros tópicos especifícos, nas quais os pontos abordados já foram contraditos e/ou refultados. E as suas afirmações (sua, do filósofo e da Fabi) além de possuirem fundamentos rasos, já possuem contradições e em nada contribuem com o tópico. 

Lembro que um forista definiu o termo ateísta como ateu ativista. Não sei se ele tem razão, mas se for verdade, então temos uns exemplos de ateístas nestes ultimos posts. Foi só o forista Vento Sul associar a frase de Sagan com um peixe no aquário que...pufff...surgiram estes "ateístas".  :lol:

- Skid Row

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #149 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:51:56 »
O que pretendia não era um discussão sobre os nomes Ateus/Ateistas/Descrentes/Filhas da p*... ENfim, eu queria falar e discutir sobre alguns Ateus/Ateistas/Descretes/[Adicione sua Definição Aqui] se tornam tão, ou até mais, chatos e cegos do que malditos crentes extremistas.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!