http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/08/lucro-do-itau-sobe-para-r-59-bilhoes-no-2-trimestre-de-2015.html
Não dá pra entender esses "investidores"...
O lucro sobe e o valor das ações do Itaú caem...
Pode ser que os dividendos das ações do Itaú não sejam tão bons. Além disso, uma minoria da movimentação em bolsa é feita por princípios fundamentalistas (em que se olha quão "lucrativa" é a empresa e a possibilidade do negócio "crescer"). A maior parte da movimentação é especulativa (em que se tenta prever ou forçar o mercado a algum rumo) e analítica (em que se olha as tendências dos preços das ações em si, sem se importar com o contexto: são apenas números que sobem e descem de acordo com o mercado). Além disso, juro alto tira dinheiro dos investimentos mais arriscados e manda pras rendas fixas. Isso pode diminuir a lucratividade do banco. Tem também o fato de que a percepção da economia brasileira vai de mal a pior. Dólar sobe, bolsa cai.
Se você quiser usar princípios fundamentalistas pra analisar isso, pense que com o aumento da inflação o poder de compra diminui, ou seja, o valor do dinheiro diminui. E dinheiro é o que banco tem. Além disso, a redução da previsão de crescimento indica um arrefecimento da economia, menos dinheiro
gira e é no dinheiro
em movimento que o banco ganha.
Mas eu duvido que os investidores que venderam Itaú e forçaram o preço pra baixo o tenham feito porque "não queriam mais ser donos de um pedacinho da empresa cujo lucro aumentou". Eles fizeram isso porque vendendo as ações ganhariam dinheiro (ou deixariam de perder).
Para você ter uma ideia: você pode comprar e vender boi, café, soja, milho, petróleo etc. na BM&F sentado na cadeira em que você está agora. Desses todos o ÚNICO que você precisa vender antes do dia 14 é a soja. Se você tiver contratos de soja na sua mão no dia 14, no dia 16 vai aparecer um caminhão de soja pra descartar na porta da sua casa. Do resto, você pode ter quantas
arroba de boi você quiser, você pode nunca na sua vida escutar um mugido. A mesma coisa vale pras ações: são papeis cujo preço sobe e desce de acordo com quem quer comprar e vender. As razões porque eles sobem e descem? Não importa.