Olá caros foristas.
Trabalhei um curto espaço de tempo como operador em uma corretora de valores. Sempre gostei de bolsa de valores e, principalmente, me interessava por derivativos.
Li as postagens do tópico e gostaria de acrescentar minha opinião sobre alguns pontos. Acredito que mais importante do que fazer análises técnicas é entender o mercado. Ou pelo menos tentar... Como foi dito, é impossível prever o futuro, mas é importante conhecer a empresa na qual você vai investir e se informar sobre política, economia e tudo que possa influenciar na cotação da ação da sua empresa.
Eu, particularmente, prefiro a visão de que investimento em ações é de longo prazo. Não gosto de investimento de curto prazo e alto risco. Na experiência que eu tive percebi que na maioria das vezes eles são feitos sem nenhuma base sólida, ou seja, é pura aposta. Até entendo que alguns estão lá com esse objetivo, mas não adiante se enganar acreditando que está vendo o que ninguém vê. Se pensar isso, vai se ferrar com certeza.
Como disse, minha experiência nesse meio foi curta. A filosofia de trabalho que as corretoras empregam é, óbvio, de giro. Conheci bons corretores, que se preocupavam com a carteiros dos clientes, mas as ordens de cima eram bem diferentes, todos os dias tinha um leque de "operações certas" para indicarmos. Acabou que as perspectivas me decepcionaram bastante e pulei fora. Além disso, investir com o dinheiro dos outros é duro...