Autor Tópico: Petrobrás  (Lida 110797 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Petrobrás
« Resposta #1950 Online: 18 de Março de 2015, 09:45:36 »
Mas que grande merda: http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/03/10/toffoli-vai-presidir-julgamentos-da-lava-jato/

A pizzaria está completa.

Tenhamos medo, muito medo...

http://www.oantagonista.com/posts/gilmar-mendes-de-garantista-a-garantidor-da-impunidade
Sim, é para ter medo, segundo o próprio Gilmar Mendes: investigação da Petrobras é enredo incompleto. "Fala-se da participação de partidos políticos, e de membros de partidos, mas não se fala de nenhuma autoridade governamental que tenha determinado que esta prática se fizesse", disse ex-presidente do STF em evento em Goiás.

É inacreditável que o cavalheiro tenha escrito isto.

O que é que ele queria? Que a toda a cúpula tivesse feito um congresso público e lavrado uma declaração em cartório ordenando a implementação do esquema de corrupção que beneficiou TODO o PT?
Por quê? Pelo seu "tom" (ou é impressão minha?) penso que desconheço alguma informação importante. Não me parece que ele esteja se referindo à cúpula nos seus comentários, principalmente nos últimos parágrafos do texto.  :hein:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1951 Online: 18 de Março de 2015, 10:29:19 »
Mas que grande merda: http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/03/10/toffoli-vai-presidir-julgamentos-da-lava-jato/

http://www.oantagonista.com/posts/gilmar-mendes-de-garantista-a-garantidor-da-impunidade
Sim, é para ter medo, segundo o próprio Gilmar Mendes: investigação da Petrobras é enredo incompleto. "Fala-se da participação de partidos políticos, e de membros de partidos, mas não se fala de nenhuma autoridade governamental que tenha determinado que esta prática se fizesse", disse ex-presidente do STF em evento em Goiás.

O que é que ele queria? Que a toda a cúpula tivesse feito um congresso público e lavrado uma declaração em cartório ordenando a implementação do esquema de corrupção que beneficiou TODO o PT?
Por quê? Pelo seu "tom" (ou é impressão minha?) penso que desconheço alguma informação importante. Não me parece que ele esteja se referindo à cúpula nos seus comentários, principalmente nos últimos parágrafos do texto.  :hein:

Eu me referia ao senhor Gilmar Mendes, caro Doubt.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1952 Online: 18 de Março de 2015, 10:54:13 »

Eu também, Geo. Ao seu aparente tom a Gilmar Mendes. A crítica dele, obviamente, não foi dirigida aos investigados, mas aos investigadores. Ou assim me parece. À lista de Janot. À falta falta de menção a nomes do alto escalão, citados nos depoimentos já publicados. É o que diz o texto, não? Enfim, poderia me elucidar? Confesso que não estou conseguindo entender.   :vergonha:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1953 Online: 18 de Março de 2015, 11:12:11 »

A PF não tem tido sucesso em conseguir implicar os maiores nomes. É claro que eles participaram, mas se os envolvidos testemunham (que são o unico meio de prova ligando os grandes ao esquema, aparentemente) não os implicam e assumem a responsabilidade integralsobre os fatos, não existe manobra jurídica para implicá-los.

Mesmo a teoria do domínio do fato aqui não se sustenta se o responsável direto tinha plenos poderes e autonomia pra praticar os atos de corrupção e os assume em sua integralidade.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1954 Online: 18 de Março de 2015, 11:34:51 »

A PF não tem tido sucesso em conseguir implicar os maiores nomes. É claro que eles participaram, mas se os envolvidos testemunham (que são o unico meio de prova ligando os grandes ao esquema, aparentemente) não os implicam e assumem a responsabilidade integralsobre os fatos, não existe manobra jurídica para implicá-los.

Mesmo a teoria do domínio do fato aqui não se sustenta se o responsável direto tinha plenos poderes e autonomia pra praticar os atos de corrupção e os assume em sua integralidade.

Então temos que esperar mais personagens abrirem a boca na delação premiada.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1955 Online: 18 de Março de 2015, 11:43:12 »

Não. A PF vai ter que tirar a bunda do lugar e começar a trabalhar para arranjar provas. Não dá pra esperar ad eternum com o instituto da prisão preventiva esperando a boa vontade de vagabundo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1956 Online: 18 de Março de 2015, 11:43:45 »

Eu também, Geo. Ao seu aparente tom a Gilmar Mendes. A crítica dele, obviamente, não foi dirigida aos investigados, mas aos investigadores. Ou assim me parece. À lista de Janot. À falta falta de menção a nomes do alto escalão, citados nos depoimentos já publicados. É o que diz o texto, não? Enfim, poderia me elucidar? Confesso que não estou conseguindo entender.   :vergonha:

Não se envergonhe.

Talvez eu não tenha sido claro.

Pelo link indicado, há uma crítica ao Gilmar Mendes porque ele aparentemente censura os responsáveis pela parte jurídica da 'Operação Lava a Jato' por causa da tênue linha entre prisão preventiva e a (suposta) penalização antecipada, conforme esta citação

Citação de: Gilmar Mendes

"A mim me parece que estamos nos aproximando do limite em que a prisão preventiva se torna eventualmente antecipação de execução"

Fonte

Ao menos foi o que eu entendi.
Foto USGS

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1957 Online: 18 de Março de 2015, 11:49:58 »

Não. A PF vai ter que tirar a bunda do lugar e começar a trabalhar para arranjar provas. Não dá pra esperar ad eternum com o instituto da prisão preventiva esperando a boa vontade de vagabundo.

Certo. É que pra alguns desses vagabundos a coisa tá feia e se não caguetarem logo vão bancar o Marcos Valério.

Mas você não acha que a PF tá fazendo a parte dela? Você não acha que tem bastante coisa já apurada, provada etc.?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1958 Online: 18 de Março de 2015, 14:34:17 »

Certo. É que pra alguns desses vagabundos a coisa tá feia e se não caguetarem logo vão bancar o Marcos Valério.

Mas você não acha que a PF tá fazendo a parte dela? Você não acha que tem bastante coisa já apurada, provada etc.?

Se tivesse, eles já teriam o suficiente pra não precisar mais da preventiva. Se ainda há ameaça que essas pessoas possam atrapalhar as investigações, ainda há provas que não foram produzidas nos autos do inquérito.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1959 Online: 18 de Março de 2015, 15:45:35 »

Não se envergonhe.

Talvez eu não tenha sido claro.

Pelo link indicado, há uma crítica ao Gilmar Mendes porque ele aparentemente censura os responsáveis pela parte jurídica da 'Operação Lava a Jato' por causa da tênue linha entre prisão preventiva e a (suposta) penalização antecipada, conforme esta citação

Citação de: Gilmar Mendes

"A mim me parece que estamos nos aproximando do limite em que a prisão preventiva se torna eventualmente antecipação de execução"

Fonte

Ao menos foi o que eu entendi.

Por sua resposta, suponho que você não viu que eu postei um segundo link em confronto/questionamento ao primeiro. Se for o caso, vai AQUI novamente:

Por isso a crítica do Mainard, que costumo levar em consideração, dessa vez, me pareceu injustificada.

Na verdade, fiz uma leitura oposta a dele. Apesar das críticas, Gilmar Mendes votou pela negação do habeas corpus. Li na crítica dele um alerta: "peguem logo os grandes antes que sejamos obrigados a soltar os pequenos". Ingenuidade minha, talvez. :/

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1960 Online: 18 de Março de 2015, 17:28:02 »

Se tivesse, eles já teriam o suficiente pra não precisar mais da preventiva. Se ainda há ameaça que essas pessoas possam atrapalhar as investigações, ainda há provas que não foram produzidas nos autos do inquérito.

Então, é que essa operação é uma bola de neve.

Sobre a prisão preventiva, ela pode ser decretada ininterruptamente sempre que necessária?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1961 Online: 18 de Março de 2015, 18:47:57 »

Sobre a prisão preventiva, ela pode ser decretada ininterruptamente sempre que necessária?

Sim, enquanto houver necessidade. Mas ela é excepcional, só em condições muito específicas, justamente pra evitar que o sujeito cumpra pena antes de ser condenado. Esses 6 meses que eles estão presos já vão ser descontados em caso de condenação.

Então, se eles forem condenados a, digamos, 6 anos, precisariam cumprir 1/6 pra progressão. Neste caso, por já terem cumprido 6 meses, só ficariam 6 meses no semi-aberto antes de progredirem pro aberto.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1962 Online: 18 de Março de 2015, 20:01:03 »

Sim, enquanto houver necessidade. Mas ela é excepcional, só em condições muito específicas, justamente pra evitar que o sujeito cumpra pena antes de ser condenado. Esses 6 meses que eles estão presos já vão ser descontados em caso de condenação.

Então, se eles forem condenados a, digamos, 6 anos, precisariam cumprir 1/6 pra progressão. Neste caso, por já terem cumprido 6 meses, só ficariam 6 meses no semi-aberto antes de progredirem pro aberto.

Então que ele já vá adiantando o cumprimento da própria pena, pois se não caguetar serão 30 anos de cumprimento integral.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1963 Online: 01 de Abril de 2015, 08:04:02 »
10 verdades inconvenientes sobre a gasolina no Brasil
Otário A. Anonymous 31 de março de 2015   comentários

A seguir algumas verdades inconvenientes sobre a gasolina, o petróleo e a Petrobras no Brasil:

1 - Vender gasolina é ilegal

Sabia que, no Brasil, vender gasolina é ilegal?! Pois é, acredite se quiser, os postos de gasolina no Brasil só podem vender gasolina comum misturada com álcool anidro (27%), já na gasolina premium esta mistura cai para "apenas" 25%. Caso o dono de um posto queira vender gasolina 100% pura (ou seja, sem a adição do etanol) ele poderá ser preso por adulteração de combustível, onde a pena prevista é a detenção de 1 (um) a 5 (cinco) anos (Lei 8.176/91).

2 - Pague 2 e leve 1

Sabia que a carga tributária incidente na gasolina chega a 53% (somando-se o PIS, COFINS, CIDE, ICMS e todos os demais impostos na cadeia produtiva)? (Fonte: Fiep) Pois é, quando você enche o tanque do seu carro, mais da metade fica com o governo. Mas de acordo com a Petrobras (governo), que leva em consideração apenas os valores do PIS, CONFINS, CIDE e ICMS, este valor é de "apenas" 38%, em média.

3 - Proibido veículos leves a diesel

Sabia que, no Brasil, os carros de passeio (leves) a diesel são proibidos desde a década de 70 (portaria MIC nº. 346, de 19 de novembro de 1976)?! Pois é, somos o único país do mundo a proibir a comercialização de veículos de passageiros a diesel. Enquanto isso, na Argentina, 40% da frota é movida a diesel, e na Europa, mais de 50% dos veículos de passeio utilizam este óleo combustível, afinal, o diesel é mais barato que a gasolina e seus motores chegam a ser até 30% mais econômicos que os motores a gasolina.

4 - Preço da gasolina nos EUA

Sabia que nos EUA, país dos "porcos capitalistas", o preço da gasolina não apenas caiu, mas voltou ao patamar de dez anos atrás?! Pois é, em compensação, no Brasil, onde basicamente toda a exploração, refino e distribuição é feita pela Petrobras, a estatal dos brasileiros (que ama os pobres, ama o país, etc...), o preço da gasolina está no maior patamar da história do real.

<a href="https://www.youtube.com/v/9E5ul2z_CTo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9E5ul2z_CTo</a>

5 - Petróleo pesado vs leve

Sabia que os países árabes (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kwait e Emirados Árabes Unidos), não apenas possuem as maiores reservas de petróleo do mundo como possuem um custo baixíssimo de prospecção? Além disso, o petróleo deles é predominantemente do tipo leve - cujo custo de transformação em gasolina é muito menor. Já o petróleo brasileiro é do tipo pesado - bom apenas para fazer asfalto ou combustível de máquinas. Pois é, nosso petróleo nunca será competitivo no cenário mundial, a não ser que haja um colapso na produção mundial no curtíssimo prazo, o que nem as mentes mais pessimistas e alarmistas são capazes de imaginar.

Mapa dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014).

6 - producao-de-petroleo6 - Xisto Betuminoso

Sabia que os EUA estão sentados numa das maiores reservas de xisto betuminoso do mundo?! Pois é, o combustível produzido a partir do xisto betuminoso já é uma realidade por lá, e fala-se que, já em 2015, a produção norte americana vai ultrapassar a da Arábia Saudita e da Rússia. Os americanos, maiores consumidores do combustível fóssil do mundo, já estão pensando até em exportar petróleo! O xisto betuminoso já se tornou um verdadeiro pesadelo para os Xeques (aliás, este é um dos principais motivos que estão fazendo com que o preço do barril do petróleo no mercado internacional tenha caído tanto).

Imagem/Reprodução/Ricardo Setti

7 -  Brasil auto-suficiente #SQN

Sabia que a maior parte da gasolina produzida no Brasil é proveniente do petróleo importado e não do petróleo extraído no país?! Pois é, não somos e nunca fomos auto-suficientes no petróleo (apesar do governo adorar dizer o contrário)! Não foi à toa que, em um dos últimos pronunciamentos da ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, feito em janeiro de 2015, ela disse que a estatal diminuiria ao "mínimo necessário" a exploração de petróleo. A primeira vista pode parecer uma medida de economia - já que extrair petróleo é caro, mas como a Petrobras iria produzir gasolina sem petróleo?
- Simples, importando! Como sempre fez.

8 - O petróleo é nosso

Sabia que não precisamos da Petrobras para dizermos que "o petróleo é nosso"?! Pois é, o petróleo pertence à União e não à Petrobras. Aliás, todos os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são considerados bens de propriedade da União, independentemente de quem os explore (Art. 176 da Constituição Brasileira). Portanto, dizer que "salvar a Petrobras é salvar o petróleo brasileiro" é uma grandessíssima mentira, criada pelos parasitas que estão mamando nas tetas desta estatal! Deixem esta merda quebrar, outras empresas, mais modernas, eficientes e honestas, surgirão no lugar dela.

9 - Petrobras baixou o preço da gasolina... no Paraguai

Sabia que a Petrobras baixou o preço da gasolina no Paraguai?! Pois é, enquanto os otários brasileiros pagam em média R$3,32 pelo litro da gasolina, os paraguaios pagam cerca de 4.290 guaranis (pela mesma gasolina produzida no Brasil), ou cerca de R$2,86 (de acordo com a cotação do Banco Central de 31/03/2015). E o mais inacreditável é que a própria Petrobras admite que as reduções são possíveis porque o mercado de distribuição de combustíveis no Paraguai é livre e desregulado. Ou seja, se não tivéssemos o governo brasileiro controlando e colocando a mão em tudo o que nos cerca, teríamos preços muito mais justos hoje.

<a href="https://www.youtube.com/v/CTw_67WZQAw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/CTw_67WZQAw</a>

10 - Adeus pré-sal

Sabia que com o preço do barril do petróleo abaixo dos 60 dólares, o pré-sal torna-se inviável?! Pois é, e atualmente o preço do barril do petróleo (WTC) está girando na casa dos 48 dólares, ou seja, adeus ao mundo encantado dos royalties, adeus a salvação para educação e saúde brasileira, adeus ao milagre do pré-sal!

<a href="https://www.youtube.com/v/uk8FQoR5QrE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/uk8FQoR5QrE</a>

Abraços,

Otário Anonymous

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1964 Online: 01 de Abril de 2015, 10:00:58 »

Será que os investigadores da PF  vão trabalhar  com afinco suficiente e vão conseguir provas contra o Poderoso Chefão e o fenômeno ?

Ou que mais provavelmente não vão conseguir nada de efetivo que possam levá-los aos bancos dos réus e fazê los serem efetivamente condenados?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1965 Online: 02 de Abril de 2015, 09:42:20 »
A Petrobras pegou um empréstimo de USD 3,5 bilhões com a China e vai ter que reservar parte da produção de petróleo para pagá-lo.

http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-fecha-emprestimo-de-us-35-bilhoes-com-banco-chines-15752009

Se o PT não tivesse financiado obras em tantos países pelo mundo, muitos deles ditaduras, talvez este empréstimo não fosse necessário.
Idem idem se não tivessem enterrado bilhões em obras superfaturadas, algumas delas canceladas depois de muito dinheiro gasto.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1966 Online: 02 de Abril de 2015, 10:13:28 »
A Petrobras pegou um empréstimo de USD 3,5 bilhões com a China e vai ter que reservar parte da produção de petróleo para pagá-lo.

http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-fecha-emprestimo-de-us-35-bilhoes-com-banco-chines-15752009

Se o PT não tivesse financiado obras em tantos países pelo mundo, muitos deles ditaduras, talvez este empréstimo não fosse necessário.
Idem idem se não tivessem enterrado bilhões em obras superfaturadas, algumas delas canceladas depois de muito dinheiro gasto.

Se não tivessem financiado tantas obras não teriam como lavar dinheiro do Petrolão.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1967 Online: 06 de Maio de 2015, 19:24:54 »
Só gostaria que o Juca me explicasse como uma empresa tão boa quanto a Petrobrás caiu da 12ª para a 120ª posição das maiores empresas do mundo.

Já expliquei, é até muito simples. Básico mesmo.

http://www.oantagonista.com/posts/o-vexame-da-petrobras-no-ranking-da-forbes

Só atualizando o ranking....

É muito simples mesmo. Graças à corrupção divulgada pela Lava Jato e à ingerência governamental.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 19:38:44 por O Grande Capanga »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1968 Online: 06 de Maio de 2015, 19:31:59 »
essa é uma das passagens antológicas.. muito simples mesmo.. :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1969 Online: 06 de Maio de 2015, 19:53:37 »
O Juca não dá uma dentro!

Quando ele vai se convencer que esse saco é furado?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #1970 Online: 06 de Maio de 2015, 19:57:54 »
O Juca não dá uma dentro!

Quando ele vai se convencer que esse saco é furado?

É tipo isto: ../forum/topic=27579.3100.html#msg847576

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1971 Online: 06 de Maio de 2015, 22:09:01 »
O Juca tá se tornando a versão do CC de um certo indivíduo do Realidade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1972 Online: 06 de Maio de 2015, 22:13:13 »
Debatam o assunto e não foristas, o próximo que fizer leva cartão.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1973 Online: 09 de Maio de 2015, 18:15:01 »
Viram essa?

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/audio-mostra-divisao-em-conselho-da-petrobras-sobre-afilhado-de-renan/

Áudio com uma reunião da Petrofraude onde diretores relutam em afastar um dos mensaleiros, Graça Foster e o Margarina defendem o cara enquanto outros querem o afastamento.

Tem esse trecho aqui:

Um conselheiro cobrou a diretoria da Petrobrás sobre não haver um contrato formal entre a Petrobrás, o governo federal e a ANP para perfuração dos poços de Franco e Libra "Como é que pode fazer uma coisa de 600 milhões sem respaldo contratual, gente?

Graça Foster, com a ajuda de um técnico da empresa, repondeu que o governo tinha pressa na perfuração dos poços e que não haveria tempo hábil para formalização de um contrato

PQP, os caras gastam 600 milhões sem nem mesmo ter um contrato por escrito e ainda aparece petista falando dos contratos do FHC.

Acho que nem firma de fundo de quintal é administrada como a Petrofraude é, só falta mesmo fazerem uma suruba com prostitutas sobre a mesa reunião dos diretores pois o resto já fizeram.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #1974 Online: 12 de Junho de 2015, 23:39:49 »
Nova megarreserva de petróleo é descoberta na Bacia de Santos

Uma megarreserva de petróleo em águas profundas, no pré-sal da Bacia de Santos, foi descoberta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A área, localizada no litoral de São Paulo, tem características e volume similares às da principal área produtora no País, o campo de Lula, que possui reserva provada de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo. A agência cogitou incluir a área, que está fora da região regulada pelo modelo de partilha, no próximo leilão de concessões, que acontecerá no dia 7 de outubro, mas a ideia foi vetada pelo governo federal.
O tamanho exato da nova área ainda não está definido, uma vez que ainda não foram feitas perfurações exploratórias no local, apenas estudos sísmicos. Fonte do alto escalão do governo informou que os estudos realizados até agora indicam uma reserva de "grande dimensão", mas, como não foram perfurados poços, ainda não é possível dimensionar as reservas.

O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi a primeira grande reserva descoberta nas águas profundas. O campo está em produção desde 2010 — dois anos após a declaração de comercialidade. Atualmente, é o principal campo produtor do pré-sal no País, responsável por 44,7% de todo o volume extraído dessa região, segundo dados de abril.

Apesar de a acumulação de óleo estar abaixo da camada de sal, em águas profundas, a área fica fora do polígono do pré-sal — região entre os Estados de Espírito Santo e Santa Catarina. Por lei, o petróleo descoberto em águas profundas nesse limite geográfico só pode ser explorado pelo modelo de partilha. Por essa legislação, a Petrobras é obrigatoriamente operadora única e integrante do consórcio com pelo menos 30% do investimento necessário ao desenvolvimento da área.

Da mesma forma, a União deveria ser sócia na área, por meio da Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA), e receber uma parcela do óleo produzido, garantindo mais receitas ao Tesouro Nacional do que com os leilões de concessão, de áreas localizadas fora do polígono do pré-sal. A legislação de partilha foi aprovada em 2009 para regular a exploração das áreas do pré-sal.

A ANP propôs a inclusão da área na 13ª Rodada de Licitações, que acontecerá no dia 7 de outubro. Nesse dia, os blocos licitados serão regulados pelo regime de concessão, no qual os ganhos da União se restringirão ao bônus pago no leilão pelas petroleiras e às participações governamentais, como os royalties. Avisada da grande descoberta, entretanto, a presidente Dilma Rousseff teria resolvido guardar a informação, como um trunfo para o futuro, segundo fonte próxima à negociação, informou Agência Estado.

http://br.sputniknews.com/brasil/20150612/1291187.html#ixzz3cuEJcyo6
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!