Autor Tópico: Petrobrás  (Lida 110729 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #250 Online: 24 de Março de 2014, 16:41:47 »
Não sou do PT, mas conheço algumas pessoas do partido no RN (também do DEM, do PMDB, do PSDB, do PP, do PR...)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Petrobrás
« Resposta #251 Online: 24 de Março de 2014, 16:46:18 »
Estou curiosíssimo para ler as explicações dos petistas e dos demais acólitos do PT neste fórum.

Geralmente quando aparece uma notícia comprometedora desse naipe, temos um intervalo de silêncio que varia de poucos dias até 2 semanas. Nesse intervalo os militantes petistas estão esperando ficar pronta a versão dos cabeças do partido pra depois eles divulgarem-na.

Outra também muito costumeira é deixarem virar a página do tópico, pra fingir que não viram as perguntas. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #252 Online: 24 de Março de 2014, 17:46:06 »
Só acho que devem fazer uma distinção que não está sendo feita: uma coisa é a direção da Petrobrás, outra coisa é o conselho administrativo, que não gerem a empresa.

Da reportagem da Veja desta semana:

Citar
Um indicador infalível de que a coisa não está boa para um político é o fato de ele apanhar até quando faz a coisa certa. Dilma ficou em péssima luz durante toda a semana passada por uma avaliação equivocada de seu comportamento em 2006, quando presidia o conselho de administração da Petrobras e o órgão autorizou por unanimidade a compra de uma refinaria em Pasadena, Texas. O caso, revelado por uma reportagem de VEJA em 2012, tem contornos suspeitos — mas não por causa de Dilma e, tudo indica, até mesmo apesar dela. O episódio ressurgiu no noticiário depois que a presidente respondeu a uma indagação feita pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre seu papel na aprovação do negócio. Dilma convocou Graça Foster, presidente da Petrobras, que já chegou ao Planalto com uma nota explicativa pronta. Dilma considerou o texto vago e protocolar. Rasgou o papel e pôs-se a escrever de próprio punho a resposta.

Pôs um ponto-final e determinou que a nota fosse enviada ao jornal, que a publicou, e, assim, começou um vendaval de versões e interpretações, quase todas contra a presidente.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/a-petrobras-ja-foi-solucao-para-dilma-hoje-e-fonte-de-problemas

continuação da reportagem:

Citar
...
A explicação de Dilma para seu voto favorável à compra da refinaria foi, segundo ela, resultante de omissão ("informações incompletas") e erros ("tecnicamente e juridicamente falho"). Omissão e erros de quem? Da direção executiva da Petrobrás. Para quem não é familiarizado com a estrutura das grandes empresas, não é difícil confundir o papel da direção da companhia e do seu conselho de administração. Os conselheiros não gerem a empresa. Eles aprovam seu plano de investimentos. Depois eles se reúnem para aprovar ou não a direção a fechar negócios de acordo com sua adequação ao plano de investimentos. A compra da refinaria de Pasadena foi autorizada e feita em 2006, antes, portanto, da crise financeira mundial de 2008 e da recessão que se seguiu - circunstância que faria toda a diferença mais tarde. Em 2012, quando VEJA revelou o negócio, as informações obtidas pela revista davam à transação as feições de uma negociata com dinheiro público concretizada com a compra de uma refinaria sucateada por cerca de 1 bilhão de dólares, preço mais de 1000% superior  a seu valor de mercado.
  A mesma reportagem de VEJA mostrou que, para surpresa de muitos, Dilma Rousseff fora a primeira pessoa a levantar suspeitas sobre o negócio. Foi isso que ela tentou explicar na semana passada, no que pareceu a aliados e adversários um "ato de sincericídio". Em sua resposta a O Estado de S. Paulo, depois tornada pública pelo governo, Dilma escreveu: "A aquisição pela Petrobrás de 50% das ações da refinaria de Pasadena foi autorizada pelo conselho de administração, em 3 de fevereiro de 2006, com base em Resumo Executivo elaborado pelo diretor da Área Internacional. Posteriormente, soube-se que tal resumo era técnica e juridicamente falho, pois omitia qualquer referência às cláusulas Marlim e de put option que integravam o contrato e que, se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo conselho".
   Dilma está coberta de razão neste ponto. VEJA ouviu Fabio Barbosa, presidente da Editora Abril, que integrava o conselho de administração da Petrobras quando a compra da refinaria no Texas foi aprovada por unanimidade. Disse Barbosa: "A proposta de compra de Pasadena submetida ao conselho em fevereiro de 2006, do qual  eu fazia parte, estava inteiramente alinhada com o plano estratégico vigente para empresa, e ovalor da operação estava dentro dos parâmetros do mercado, conforme atestou então um grande  banco americano, contratado para esse fim. A operação foi aprovada naquela reunião nos termos do relatório executivo apresentado".
...


A reportagem segue citando outros membros do conselho da Petrobras em 2006, como Jorge Gerdau e Cláudio haddad, do Insper. Lança dúvidas sobre o colocado por Nestor Cerveró  e Sérgio Gabrielle e continua:

Citar
...
Do resumo executivo da direção da Petrobras constam outras informações que, se sabidas antes, teriam poupado Dilma das críticas a respeito do preço inicial pego pelos 50% da refinaria - cerca de 360 milhões de dólares, quando ela não valeria mais de 40 milhões. O documento mostra que, quando se soma o valor de mercado de 40 milhões aos investimentos recentes feitos na refinaria pelo antigo dono e seu estoque de petróleo a ser processado, o total chega quase aos 360 milhões de dólares desembolsados.
  Dilma Rousseff, portantoi, fez a coisa certa nesse caso, como presidente do conselho da Petrobras.
...

Segue informando que, em 2008, um e-mail do procurador da Fazenda Nacional destinado à secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra,  que, por determinação do ministro da Fazenda,  fosse incluída na ata de uma reunião do conselho de administração da Petrobras duas ressalvas sobre a compra da refinaria. Uma advertia que a cláusula Marlim não havia sido "objeto de aprovação" pelo conselho. A segunda destacava que a diretoria executiva havia aberto uma auditoria para identificar responsáveis e apurar prejuízos. Mas não foi feita uma coisa ou outra.

A revista ainda continua dizendo que encontra-se, dentro do PT, "um embate" entre dois movimentos: o "Volta, Lula" e o "Resiste, Dilma". Pessoalmente tendo a concordar com essa visão da revista. Acho que existe um movimento para que o Lula retorne como presidente (e, talvez, o próprio deseje isso, apesar de negar de pé junto) e uma estratégia é minar a Dilma até que Lula se apresente como a única alternativa viável para o PT. Um salvador da pátria. Pessoalmente, prefiro que seja a Dilma ao Lula a candidata e a presidente no próximo mandato (e isso independe de em quem eu vá votar, considerando apenas as pesquisas que dão como certa a eleição dela... ou do Lula).

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #253 Online: 24 de Março de 2014, 17:48:37 »
Essa de que pagaram um preço bem maior por imposição da justiça é balela, queriam oferecer muito mais grana que a refinaria valia bem antes de briga na justiça.

Em 2005 a Astra pagou 42,5 milhões, em 2008 queriam oferecer 788 milhões pela mesma refinaria sendo que já tinham pago 360 milhões por metade dela.





Internamente na estatal.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #254 Online: 24 de Março de 2014, 18:52:50 »
Estou curiosíssimo para ler as explicações dos petistas e dos demais acólitos do PT neste fórum.

"O que importa é que agora os pobres comem mais frango!"

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #255 Online: 24 de Março de 2014, 19:01:31 »
Essa de que pagaram um preço bem maior por imposição da justiça é balela, queriam oferecer muito mais grana que a refinaria valia bem antes de briga na justiça.

Em 2005 a Astra pagou 42,5 milhões, em 2008 queriam oferecer 788 milhões pela mesma refinaria sendo que já tinham pago 360 milhões por metade dela.





Internamente na estatal.

Derfel, vc acha mesmo que é coincidência que todos os negócios da Petrovagabundos na última década tenham dado prejuízos?

Acha coincidência que tenham roubado duas refinarias na Bolívia mandando o exército invadir de um dia para o outro? E acha coincidência que o Lulla tenha aceitado como pagamento pelas refinarias o gás que era produzido nelas mas agora pelo dobro do preço? E acha coincidência que logo depois disso ele tenha enfiado mais de um bilhão de dólares em "investimentos" na Bolívia?

E acha coincidência que o mesmo país que invadiu as refinarias receba bilhões via BNDES?

E acha coincidência que a Venezuela tb receba? E Cuba?

Então ok, o que se pode dizer a respeito?

VC está bancando esse bando de vagabundos.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #256 Online: 24 de Março de 2014, 19:24:36 »
Por exemplo:

Refinaria Abreu Lima no Nordeste, a Petrovagabundos deixou de cobrar o calote dado pelos venezuelanos por não formalizaram um contrato.

O custo da refinaria originalmente de 2,5 bilhões já bate os 20 bilhões.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-abriu-mao-de-cobrar-calote-da-venezuela-em-obras-de-refinaria,1144316,0.htm

Citar
O acordo previa que a Petrobrás teria 60% da Abreu e Lima e a Petróleos de Venezuela SA (PDVSA), 40%. Os aportes de recursos seriam feitos aos poucos e, caso a Venezuela não pagasse a sua parte, a Petrobrás poderia fazer o investimento e cobrar a dívida com juros, ou receber em ações da empresa venezuelana, a preços de mercado. Essas penalidades, no entanto, só valeriam depois de assinado o contrato definitivo, de acionistas. Elas não chegaram a entrar em vigor, já que o contrato não foi assinado.

Os documentos obtidos pelo Estado mostram que a sociedade entre a Petrobrás e PDVSA para construção da refinaria nunca foi assinada. Existe hoje apenas um "contrato de associação", um documento provisório, que apenas prevê, no caso de formalização futura da sociedade, sanções pelo "calote" venezuelano.

Desde 2005, quando esse termo de compromisso foi assinado pelos dois governos, até o ano passado, a Petrobrás tentou receber o dinheiro devido pela PDVSA - sem sucesso. Em outubro do ano passado, quando o investimento na refinaria já chegava aos U$ 18 bilhões, a estatal brasileira desistiu.
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 19:27:32 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #257 Online: 24 de Março de 2014, 19:26:35 »
Como disse, existe uma grande ingerência política na Petrobras e parece que virou um loteamento do PMDB. Acho também que existe, em algumas situações,  uma sobreposição da ideologia sobre o interesse nacional e uma certa ingenuidade ufanista em se colocar o Brasil como uma liderança regional (ou mundial) mais benevolente que os EUA. Um paizão. Mas daí a misturar tudo e juntar tudo no mesmo saco vai uma diferença grande.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #258 Online: 24 de Março de 2014, 19:29:13 »
Nossa senhora, quanto dinheiro suado do povo brasileiro sendo jogado no lixo! Dá até vontade de chorar...

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #259 Online: 24 de Março de 2014, 19:30:02 »
Como disse, existe uma grande ingerência política na Petrobras e parece que virou um loteamento do PMDB. Acho também que existe, em algumas situações,  uma sobreposição da ideologia sobre o interesse nacional e uma certa ingenuidade ufanista em se colocar o Brasil como uma liderança regional (ou mundial) mais benevolente que os EUA. Um paizão. Mas daí a misturar tudo e juntar tudo no mesmo saco vai uma diferença grande.

Para mim é corrupção pura e simples, ladroagem, bandidos saqueando uma empresa pública.

Não é possível que a diretoria de uma empresa de tal porte sempre leve na bunda e não acerte uma, tem esquemas nisso, não é só politicagem.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #260 Online: 24 de Março de 2014, 19:31:16 »
Nossa senhora, quanto dinheiro suado do povo brasileiro sendo jogado no lixo! Dá até vontade de chorar...



Vc não sabe nem da metade, eu acompanho isso tudo desde o começo do governo Lulla.

Não dá para postar tudo que já vi.

Eu sempre fui tomado por radical aqui no CC, disseram que meu ódio era irracional, que é preconceito contra essa turma, adepto da teoria da conspiração toda vez que eu citava o Foro de SP, etc...

E agora acho que vcs tem outra imagem de mim.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #261 Online: 24 de Março de 2014, 19:33:08 »

Para mim é corrupção pura e simples, ladroagem, bandidos saqueando uma empresa pública.

Não é possível que a diretoria de uma empresa de tal porte sempre leve na bunda e não acerte uma, tem esquemas nisso, não é só politicagem.

A CPI não será instalada. A última esperança é o MP.

A PF pode até ter muita gente competente e interessada, mas é mandada pelos políticos.

 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #262 Online: 24 de Março de 2014, 19:36:14 »

Para mim é corrupção pura e simples, ladroagem, bandidos saqueando uma empresa pública.

Não é possível que a diretoria de uma empresa de tal porte sempre leve na bunda e não acerte uma, tem esquemas nisso, não é só politicagem.

A CPI não será instalada. A última esperança é o MP.

A PF pode até ter muita gente competente e interessada, mas é mandada pelos políticos.

 

Pois eu acho que sugarão até o bagaço e deixarão a bomba armada para um futuro próximo.

Eu já disse um monte de vezes que a coisa vai estourar em breve.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Petrobrás
« Resposta #263 Online: 24 de Março de 2014, 20:26:13 »
Citar
Agência de risco Standard & Poor's rebaixa nota do Brasil

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/agencia-de-risco-standard-poors-rebaixa-nota-do-brasil.html

E lá vamos nós ladeira abaixo...

Merecido. Vamos aguardar as desculpas esfarrapadas do governo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #264 Online: 24 de Março de 2014, 20:33:25 »
Foi de BBB para BBB - com tendência a estável. Isso não é ladeira abaixo.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Petrobrás
« Resposta #265 Online: 24 de Março de 2014, 21:17:56 »
Foi de BBB para BBB - com tendência a estável. Isso não é ladeira abaixo.

Ladeira a abaixo, rumo a uma venezuelização se continuar desse jeito. Só não vê quem não quer. A situação percebida pelos indicadores da S&P indica que o quadro econômico piorou, e isso por si já basta para provar a incompetência da equipe econômica do governo.

A temperatura externa caiu mas para os brasileiros a sensação térmica está de matar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #266 Online: 24 de Março de 2014, 22:10:05 »
Foi de BBB para BBB - com tendência a estável. Isso não é ladeira abaixo.

O Derfel devia ser o AGU  :P...
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #267 Online: 24 de Março de 2014, 22:36:00 »
Não é isso. Desceu um ponto, continua com grau de investimento, a instituição sinaliza como estabilidade e dizem que está ladeira abaixo? Ladeira abaixo seria uma queda brusca com tendência negativa. O que ocorreu foi quase uma flutuação.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Petrobrás
« Resposta #268 Online: 24 de Março de 2014, 23:00:17 »
O Brasil desceu um degrau e parece que vai continuar descendo a ladeira se não trocar esse equipe econômica que só faz besteira.


Citar
Motivos do rebaixamento:

Deterioração fiscal. A S&P apontou a piora na situação fiscal, ou seja, nas contas públicas, como um dos principais fatores que levaram ao rebaixamento. A agência já havia feito um alerta em junho de 2013, quando reduziu a perspectiva da nota de estável para negativa, o que ascendeu a luz amarela para a classificação do Brasil. Nos últimos anos, a diferença entre os gastos e a arrecadação do governo ficou cada vez menor. Isso porque o país tem visto um enfraquecimento da atividade econômica, o que provoca desaceleração da arrecadação, mas não reduziu o ritmo de suas despesas.

Perspectiva de baixo crescimento. A trajetória ruim da situação fiscal é reforçada pela perspectiva de baixo crescimento do Brasil para os próximos anos. Desde que assumiu o poder, em 2011, a presidente Dilma Rousseff não viu um crescimento expressivo do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Desde então, a maior marca alcançada foi de 2,7%, no primeiro ano de mandato. A S&P vê ainda uma piora de cenário para os próximos anos: em comparação com o crescimento de 2,3% visto em 2014, a economia brasileira deve expandir apenas 1,8% este ano, 2,0% em 2015 e 2,5%, em 2016. O crescimento baixo mantém um viés negativo sob a situação fiscal do país.

Contabilidade criativa. Um dos pontos apontados pela S&P que provoca piora na perspectiva das contas públicas é a "contabilidade criativa", as manobras usadas pelo governo para tentar cumprir a meta fiscal sem mudar gastos e arrecadação. O governo tem se valido de receitas extraordinárias - como o Refis e o bônus de exploração do campo de Libra, do pré-sal - para engordar os cofres públicos e fechar as contas no azul. "A credibilidade entorno da condução da política fiscal enfraqueceu sistematicamente quando o governo começou a abater gastos e receitas da meta fiscal, além de ter reduzido a meta ao longo do tempo", citou a S&P em nota. Apenas no ano passado, o governo promoveu duas mudanças na meta fiscal, que começou 2013 em 3,1% do PIB, sendo reduzida para 2,3% e, terminou em 1,9% do PIB apenas. A agência lembrou também o uso persistente de bancos públicos - que são financiados pelo Tesouro.

Déficit nas contas externas. Também pesou negativamente na mudança da nota o aumento do déficit nas contas externas do Brasil. Nos últimos anos o país viu a difernça entre a saída e a entrada de dólares do país aumentar, o que mostra vulnerabilidade do país ao setor externo. No ano passado, o déficit nas contas externas cresceu 50%, somando 81,374 bilhões de dólares, patamar recorde.
Além disso, o ritmo de de Investimento Estrangeiro Direto (IED) ter se mantido de forma moderada.

Eleições. Soma-se a esse cenário de baixo crescimento e má gestão das contas públicas, a corrida presidencial deste ano. Normalmente, anos eleitorais não são conhecidos por períodos de fortes ajustes, isso porque reduzir gastos, por exemplo, poderia ter um impacto negativo para o eleitorado. Com isso, a S&P lembra que as eleições de outubro são um fator negativo adicional para a perspectiva da política fiscal brasileira. Fonte: Veja

Ou seja, O Brasil está a um passo da classificação CCC, situação de 6 anos atrás. O governo atual está destruindo o clima de tranquilidade para os investimentos externos, diminuindo a atratividade do Brasil no cenário internacional.
 
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #269 Online: 24 de Março de 2014, 23:08:45 »
Não é isso. Desceu um ponto, continua com grau de investimento, a instituição sinaliza como estabilidade e dizem que está ladeira abaixo? Ladeira abaixo seria uma queda brusca com tendência negativa. O que ocorreu foi quase uma flutuação.

Não. Não é, nem de muito longe, uma flutuação.

Quando a S&P muda a classificação para menos é porque a situação realmente piorou. Basta ver o que ocorreu com o EUA que teve, em 2011, o seu grau rebaixado de AAA para AA+. Pela primeira vez na história.

Isto não significa que eles não errem. Basta ver o caso do banco Lehman Brothers.
« Última modificação: 24 de Março de 2014, 23:11:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #270 Online: 25 de Março de 2014, 01:06:04 »
Aposto que a Bovespa fecha em alta hoje, pois, apesar do rebaixamento da nota refletir um mau momento da economia, a classificação ficou com perspectiva estável e o indíce Bovespa deve continuar sua trajetória de alta dos últimos dias. Veremos mais tarde se falei besteira.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Petrobrás
« Resposta #271 Online: 25 de Março de 2014, 01:37:38 »
Os investidores estrangeiros já estão fora da Bolsa há muito tempo então tanto faz a divulgação da S&P que, alías,  também já era esperada. Portanto nada de novo e nada a ver com essa sequência de altas, que me parece apenas um ajuste.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #272 Online: 25 de Março de 2014, 02:10:03 »
É, parece um ajuste mesmo, mas quis dizer que a notícia não é tão maligna a ponto de assustar tanto o investidor hoje, porque ainda mantém o grau de investimento. Mas como há muita especulação, qualquer coisa pode acontecer, até o investidor estrangeiro continuar voltando pra Bovespa.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Petrobrás
« Resposta #273 Online: 25 de Março de 2014, 08:11:24 »
Para quem tem ações da Petrobras, ainda dá tempo vender tudo1 enquanto ainda vale alguma coisa, porque a ladeira parece que vai ser longa.
A agência de classificação alertou para essa possibilidade há quase um ano atrás e o governo manteve a mesma "derrapagem orçamentária" (usando as palavras da própria agência) desde então.

1 Não tenho nenhum interesse em ações, que fique bem claro. Aliás nunca fiz esse tipo de investimento.

Citar
Agência S&P também rebaixa notas da Petrobras e da Eletrobras
24/03/2014 22h08 - Atualizado em 24/03/2014 22h23
Notas foram revisadas de 'BBB' para 'BBB-', em linha com a nota do país.
Standard & Poor's é a 1ª a rebaixar nota do Brasil desde 2002.

Do G1, em São Paulo

Além da nota do Brasil, a agência de classificação de risco Standard & Poor's também rebaixou os ratings das estatais Petrobras e da Eletrobras, de "BBB" para "BBB-", em linha com a redução da nota de crédito soberano do Brasil.

"Dada nossa expectativa de apoio do governo, nós esperamos que os ratings da Eletrobras e da Petrobras continuem a se mover em linha", explicou a agência de classificação de risco, em comunicado.

A agência rebaixou o rating do Brasil, citando sinais pouco claros da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff, a "derrapagem orçamentária" com a elevação dos gastos públicos e a desaceleração do crescimento do país. Esta é a primeira vez desde 2002 que uma das três principais agências de rating piora a classificação do país.

A S&P também reduziu o rating da mineradora Samarco, controlada por Vale e BHP Billiton, de "BBB" para "BBB-", de BBB+, enquanto reafirmaram a nota em escala nacional em "AAA".

Petrobras e Eletrobras têm enfrentando dificuldade de caixa e vem perdendo valor de mercado nos últimos anos. Analistas tem criticado a excessiva interferência do governo federal nas empresas e o uso das companhias para elevar o nível de investimento no país.





Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Petrobrás
« Resposta #274 Online: 25 de Março de 2014, 08:38:48 »


Queria ver esse chart acompanhado dos países que receberam cada nota.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!