Autor Tópico: O que é o ceticismo?  (Lida 17676 vezes)

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
Re:O que é o ceticismo?
« Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:23:12 »
Me diz você se ela existe, como ela é, como a encontramos? Eu não sei.
Realmente procurou?
Dependendo do ponto tratado você tem um tipo de percepção de verdade. Mas a definição que toca mais no tópico é simples:
A verdade é uma alegação sobre a realidade. Mas se você nega a objetividade da realidade, o que definiria como sendo verdade?
Se você afirmar que estão errados você já está fazendo uma afirmação de verdade e portanto se equivaleu a eles.
Para negar/afirmar, basta ver de onde saem os pressupostos e de que forma devem ser validados. Ai você nega/afirma ou suspende o julgamento. Mas para quem não crê na realidade...

"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:36:19 »
Me diz você se ela existe, como ela é, como a encontramos? Eu não sei.
Realmente procurou?
Dependendo do ponto tratado você tem um tipo de percepção de verdade. Mas a definição que toca mais no tópico é simples:
A verdade é uma alegação sobre a realidade. Mas se você nega a objetividade da realidade, o que definiria como sendo verdade?
Se você afirmar que estão errados você já está fazendo uma afirmação de verdade e portanto se equivaleu a eles.
Para negar/afirmar, basta ver de onde saem os pressupostos e de que forma devem ser validados. Ai você nega/afirma ou suspende o julgamento. Mas para quem não crê na realidade...

Olhe a parte que grifei no seu texto, realmente você acertou num ponto a verdade é afirmação de realidade e eu duvido, nem nego, nem afirmo, a realidade, porque sou cético filosoficamente falando. Se você CRÊ nesse realidade como colocou ali, então você não é cético?

Todas as suas afirmações de verdade já partem de uma CRENÇA, um pressuposto a priori que não pode ser negado, de que a Realidade existe e pode ser alcançado por métodos racionais e empíricos. E ai, o que te difere de um crente, vocês só tomam pressupostos a priori diferentes... Eles tomam a intuição como fonte de verdade, e você a razão e a realidade, também a priori como fonte de verdade...

PS: Cade a falseabilidade da própria noção de verdade e de realidade? Se eu tiro essa noção de realidade, todo o modelo científico cai por terra...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 22:40:11 por AleYsatis »
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2012, 22:48:27 »
EU não vou me involver na discussão previamente feita (por hora) mas vou deixar minha definição de Cético, que muito difere da Wikipedia (site muito confiavel).

Um cético não é alguem que não acredita nas coisas, para mim, um cético é alguem que foi capaz de se abrir as possibilidades, que, quando apresentado a uma ideia que pode parecer absurda não zomba nem nega ela sem antes QUESTIONAR, para mim, é nisso que se baseia o ceticismo, QUESTIONAR.

"O que, isso pode se real?"
"Eu poderia experimentar isso?"
"Poderia ser explicado pela ciência? Ou ainda não foi investigado? Ou se encaixa em filosofia"...

Enfim, após os questionamentos feitos ele teria sua opinião sobre a ideia/teoria, e essa opinião pode ser qualquer coisa, desde, "A ideia é absurda, verdadeiramente falsa", até "é uma questão complexa, mas que não me atrai, por isso não vou discutir nem me preocupar com ela", ou ainda mesmo adicionar a ideia a seu pacote de crenças e ideias.

Um cético verdadeiro, precisa, antes de começar a questionar, limpar a mente dos paradigmas e pensamentos pré-condicionados, pois isso atrapalha a mente e nos faz perder o foco, é preciso analisar as questões como se fossem possibilidades neutras, ou o mais perto disso, antes de tirar conclusões.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:03:05 »
Olhe a parte que grifei no seu texto, realmente você acertou num ponto a verdade é afirmação de realidade e eu duvido, nem nego, nem afirmo, a realidade, porque sou cético filosoficamente falando. Se você CRÊ nesse realidade como colocou ali, então você não é cético?
Não é "Eu" dizendo, é raciocínio filosófico básico, partindo do pressuposta da existência de realidade.
Você dúvida? Você até agora nem mostrou ser cético, nem teve nada de filosófico no que disse. Partindo de uma ideia pessoal afirma que não temos uma "verdade com "V" maiúsculo" não definiu até agora o que seria isso. Até o momento ó que disse é que para ser verdade ela deveria estar nos seus critérios de verdade com "v" maiúsculo. O que seria isso mesmo?
Todas as suas afirmações de verdade já partem de uma CRENÇA, um pressuposto a priori que não pode ser negado, de que a Realidade existe e pode ser alcançado por métodos racionais e empíricos. E ai, o que te difere de um crente, vocês só tomam pressupostos a priori diferentes... Eles tomam a intuição como fonte de verdade, e você a razão e a realidade, também a priori como fonte de verdade...
1º todos temos crenças...não "viaje" e acredita que está fora dessa.
Pode ser negado sim...Mas não houve quem fizesse isso até hoje.
Nossa, pois é, e eu que pensava que a diferença está no objeto da crença, como ela se sustenta. Mas para VOCÊ: Se individuo X crê em "y", independente do que se trata é crença então é tudo igual...
PS: Cade a falseabilidade da própria noção de verdade e de realidade? Se eu tiro essa noção de realidade, todo o modelo científico cai por terra...
Da onde você tirou qualquer necessidade de submissão a "falseabilidade" da noção de realidade?
E você tiraria a noção de realidade baseado em quê? De novo esse "E se"...
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:27:25 »
Não é "Eu" dizendo, é raciocínio filosófico básico, partindo do pressuposta da existência de realidade.
Você dúvida? Você até agora nem mostrou ser cético, nem teve nada de filosófico no que disse. Partindo de uma ideia pessoal afirma que não temos uma "verdade com "V" maiúsculo" não definiu até agora o que seria isso. Até o momento ó que disse é que para ser verdade ela deveria estar nos seus critérios de verdade com "v" maiúsculo. O que seria isso mesmo?
1º todos temos crenças...não "viaje" e acredita que está fora dessa.
Pode ser negado sim...Mas não houve quem fizesse isso até hoje.
Nossa, pois é, e eu que pensava que a diferença está no objeto da crença, como ela se sustenta. Mas para VOCÊ: Se individuo X crê em "y", independente do que se trata é crença então é tudo igual...
Da onde você tirou qualquer necessidade de submissão a "falseabilidade" da noção de realidade?
E você tiraria a noção de realidade baseado em quê? De novo esse "E se"...
Ah sim que todo mundo tem crenças eu concordo plenamente. As pessoas que se dizem ateus radicais é que negam por exemplo que sua descrença é um crença dente outras. Sabe aquela história mais ou menos assim: "dizer que ateu precisa de fé é como dizer que careca é core de cabelo". Como você mesmo disse ai minha descrença em algo, na verdade, na realidade, em deus, já é uma crença porque já é afirmação de verdade, ainda que pela sua negação. E voltamos a verdade...  :biglol:

Veja, isso aqui tudo é pra gente pensar junto só, a questão da verdade, pra mim é fascinante devia ser mais pensada... Quanto mais a gente vai pensando, no meu ver, mais vamos nos dando conta de que é um conceito difícil de mais, obscuro e que em ultima instancia todos nós, como você disse estamos partindo de crenças pessoais... E é, concordo plenamente com você.  :hihi: E acho que é por isso que essa é discussão pertinente num fórum de céticos e ateus, porque vejo que muitos são mais crentes e xiitas que a maioria dos crentes. A realidade, se existe, é complexa de mais para nos apegarmos a uma certeza e carregá-la pela vida sem grande investigação da mesma.
O, Death
O, Death

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:39:59 »
E acho que é por isso que essa é discussão pertinente num fórum de céticos e ateus, porque vejo que muitos são mais crentes e xiitas que a maioria dos crentes. A realidade, se existe, é complexa de mais para nos apegarmos a uma certeza e carregá-la pela vida sem grande investigação da mesma.
Sim, concordamos com muitas coisas. Mas se você vem com uma "dúvida" sobre algo e quer raciocinar em conjunto tem que fazer a coisa de forma coerente. Nessa conversa toda como conseguimos sair do ponto inicial :lol:

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2012, 00:03:54 »
E acho que é por isso que essa é discussão pertinente num fórum de céticos e ateus, porque vejo que muitos são mais crentes e xiitas que a maioria dos crentes. A realidade, se existe, é complexa de mais para nos apegarmos a uma certeza e carregá-la pela vida sem grande investigação da mesma.
Sim, concordamos com muitas coisas. Mas se você vem com uma "dúvida" sobre algo e quer raciocinar em conjunto tem que fazer a coisa de forma coerente. Nessa conversa toda como conseguimos sair do ponto inicial :lol:
um dos grandes problemas do debate de ideias, as pessoas estão posicionadas em pontos vista e premissas diferentes. Pra mim estou sendo tão coerente quanto possível e vocês é que não. Se pedir coerência do outro é pedir pra ele partir dos mesmo pressupostos que você então você já matou o pensamento dele. Uma discussão se dá justamente por isso, senão não há dialética (que é uma oposição de OPOSTOS e não de iguais, para que dali surjam ideias novas que não eram nem as de um nem as de outro) senão só há reforçamento de ideias.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 00:06:29 por AleYsatis »
O, Death
O, Death

Offline Espíritos Nunca Mais

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Dezembro de 2012, 19:01:18 »
De que forma o cético comemora o Natal ?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #33 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:26:12 »
Depende de qual religião ele segue (ou não segue).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #34 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:32:17 »

Ou se pega folga no feriado e tem grana pra viajar, ou fazer churras... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:38:28 »

No meu caso, faço a ceia com os meus pais, minha esposa e o meu filho. Meus pais são religiosos, a minha esposa é agnóstica e eu sou ateu, então, há muito tempo a ceia de Natal é uma tradição sem qualquer conotação religiosa mas, acima de tudo, é um momento de confraternização com a minha família.
Foto USGS

• Nível 12
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:39:19 »
Um cético religioso é cético ?

• Nível 12
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:41:09 »

Mas no dia de Natal, em frente a família, amigos e parentes, ele promulga a oração, mesmo sabendo do aspecto ceticista, o qual faz o cético, julgar o cristianismo?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:47:40 »
Pra qualquer ateu que não seja um chato-pela-saco-mala-sem-alça, é um dia para reunir a família, confraternizar e respeitar a crença alheia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:49:49 »

Mas no dia de Natal, em frente a família, amigos e parentes, ele promulga a oração, mesmo sabendo do aspecto ceticista, o qual faz o cético, julgar o cristianismo?
Se o indivíduo é cético em relação ao cristianismo provavelmente não fará nenhuma oração.

Ceticismo não é sinônimo de ateísmo.
Uma pessoa pode ser cética em relação a diversas coisas( terapias alternativas , manifestações mediúnicas , visitas de ET's) e ainda assim ter uma crença religiosa para a qual "suspende" seu ceticismo.
Porém você não encontrará céticos entre os que adotam uma postura literalista da sua crença religiosa. Um cético que segue uma religião é mais frequentemente um deista.

E ateus podem não ser céticos: não acreditar na existẽncia de deuses não é incompativel com acreditar em homeopatia , atividade paranormal e etc..

Pra qualquer ateu que não seja um chato-pela-saco-mala-sem-alça, é um dia para reunir a família, confraternizar e respeitar a crença alheia.

Correto!
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

• Nível 12
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:50:20 »

No meu caso, faço a ceia com os meus pais, minha esposa e o meu filho. Meus pais são religiosos, a minha esposa é agnóstica e eu sou ateu, então, há muito tempo a ceia de Natal é uma tradição sem qualquer conotação religiosa mas, acima de tudo, é um momento de confraternização com a minha família.

Mas mantendo essa tradição, na mesma data, não estaria promovendo o entendimento aos outros que comemora o dia, mesmo não tendo qualquer conotação religiosa, o Natal?

Ja pensei isso, mas observei que mesmo esse argumento, outros tem argumentos que reunião em família desde tipo na mesma data, seria uma promoção da família reunida. O que é comum se dizer ser o significado do Natal. Ai vem associações do tipo: você ainda cre, incredulo, etc, etc.

Ainda que conheço muitas famílias que comemoram a data uma semana antes ou uma semana depois para não associar-se nem com a data, para não terem a impressão de que estão, mesmo mantendo seu sentido de credo, dá a entender que comemoram como outras o significado do Natal no mesmo dia.   

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:57:17 »
Mas mantendo essa tradição, na mesma data, não estaria promovendo o entendimento aos outros que comemora o dia, mesmo não tendo qualquer conotação religiosa, o Natal?

Ja pensei isso, mas observei que mesmo esse argumento, outros tem argumentos que reunião em família desde tipo na mesma data, seria uma promoção da família reunida. O que é comum se dizer ser o significado do Natal. Ai vem associações do tipo: você ainda cre, incredulo, etc, etc.

Ainda que conheço muitas famílias que comemoram a data uma semana antes ou uma semana depois para não associar-se nem com a data, para não terem a impressão de que estão, mesmo mantendo seu sentido de credo, dá a entender que comemoram como outras o significado do Natal no mesmo dia.   

A figura mitológica que predomina na casa dos meus pais é a do Papai Noel estilizado pela Coca-Cola, ultrapassando os personagens cristãos do presépio. Então há uma subversão no sentido religioso da celebração, mesmo que involuntária.

Por fim, cabe lembrar que a ceia é feita na casa dos meus pais e, assim sendo, eu devo respeita-los tanto pelo espaço ser deles como pelo fato de serem meus genitores, mesmo que implique em participar de um evento cujo nome é da tradição cristã.
Foto USGS

• Nível 12
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2012, 22:58:05 »

Quanto ao respeito alheio concordo, em vista de que religião não cria senso moral. Mas, que o ateu perante o religioso em datas como Natal, deixa um clima diferente no lugar, deixa. É sempre motivo para sempre determinadas questões sejam feitas, em prol de um sentido a retomar a "ovelha" desgarrada do rebanho.

Ateu fica tranquilo em meio a comemoração, mas o religioso não. O que acontece? É como o político que não convenceu o eleitor a garantir o voto para si?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:03:08 »
Quanto ao respeito alheio concordo, em vista de que religião não cria senso moral. Mas, que o ateu perante o religioso em datas como Natal, deixa um clima diferente no lugar, deixa. É sempre motivo para sempre determinadas questões sejam feitas, em prol de um sentido a retomar a "ovelha" desgarrada do rebanho.
[...]

Ano retrasado passamos (eu, esposa e filho) na casa da minha sogra antes de ir para a ceia de Natal na casa de meus pais, e quase toda a família dela estava reunida (cerca de 50 pessoas). Nos poucos minutos que ficamos lá, as pessoas fizeram uma oração católica (o "pai-nosso") e simplesmente ficamos calados em um canto observando.
Foto USGS

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:03:51 »

Se o indivíduo é cético em relação ao cristianismo provavelmente não fará nenhuma oração.

Ceticismo não é sinônimo de ateísmo.
Uma pessoa pode ser cética em relação a diversas coisas( terapias alternativas , manifestações mediúnicas , visitas de ET's) e ainda assim ter uma crença religiosa para a qual "suspende" seu ceticismo.
Porém você não encontrará céticos entre os que adotam uma postura literalista da sua crença religiosa. Um cético que segue uma religião é mais frequentemente um deista.

E ateus podem não ser céticos: não acreditar na existẽncia de deuses não é incompativel com acreditar em homeopatia , atividade paranormal e etc..

Correto!

Já li debates quanto ao ceticismo sendo tendenciado a um ateísmo e vice versa. Casos interessantes!

http://ateus.net/forum/topic/8752-ceticismo-conduz-ao-ateismo-em-todos-os-casos/

O cético só acredita vendo com aval da ciência.
O ateu não acredita em deuses mas no fundo é um cético também.

• Nível 12
  • *
« Resposta #45 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:11:37 »

A figura mitológica que predomina na casa dos meus pais é a do Papai Noel estilizado pela Coca-Cola, ultrapassando os personagens cristãos do presépio. Então há uma subversão no sentido religioso da celebração, mesmo que involuntária.

Por fim, cabe lembrar que a ceia é feita na casa dos meus pais e, assim sendo, eu devo respeita-los tanto pelo espaço ser deles como pelo fato de serem meus genitores, mesmo que implique em participar de um evento cujo nome é da tradição cristã.

É, deveras, as empresas não respeitando o estado laico. Para captalizar, vale tudo, até deixar o preceito de que exista pessoas que não acreditem e que gostaria de ser respeitadas quanto sua rotina. Seria correto afirmar que a religião, quanto ao credo, manda no estado? Induz ao marketing?

Um exemplo de não laicidade -> feature=player_embedded

Esse estado, esta parecendo cristão.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #46 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:13:35 »
Aqui em casa, apesar sermos todos cristãos, nem temos muitos costumes de orações, montar presépios ou qualquer tipo de adoração.
Procuramos fazer uma ceia, trocamos alguns presentes, ligamos para familiares ausentes, visitamos amigos e tals.
Achamos que o Natal ganhou muito sentido comercial para ser levado ao pé da letra.
No ultimo, fomos a praia. E choveu todos os dias....

Ah é, sempre tem aquela discussão de que "peru não é o correto e blablabla, o certo é porco e blablabla"....

Mas é isso: confraternização familiar é o esquema do natal na prática mesmo. Sendo cético, ateu, agnóstico, extremista religioso e tals...
Não vejo, no Brasil, outra data que incentive isto...

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:15:00 »
[...]
Seria correto afirmar que a religião, quanto ao credo, manda no estado? Induz ao marketing?
[...]

Mandar eu diria que não, mas que tem fortíssima influência, não há como negar.
Foto USGS

• Nível 12
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:19:12 »
Não vejo, no Brasil, outra data que incentive isto...
Falta as pessoas ligarem umas para outras e criarem as próprias datas, encontros e afins. Questão de iniciativa!

• Nível 12
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:33:49 »
[...]
Seria correto afirmar que a religião, quanto ao credo, manda no estado? Induz ao marketing?
[...]
Mandar eu diria que não, mas que tem fortíssima influência, não há como negar.

Faz o país todo parar, não produz. Ta mandando né?

* Sexta feira da Paixão - 6 de abril - Brasil para!
* Corpos Christi (facultativo) - 7 de junho - Brasil para!
* Dia de nossa senhora aparecida - 12 de outubro - Brasil para!
* Finados - 2 de novembro - Brasil para!
* Natal - 25 de dezembro - Brasil para!

= 5 dias o qual é destinado ao país, Brasil, parar de produzir! Me recordo que o ódio do estrangeiro, quando é feriado no Brasil, é salientado que a bolsa de valores, que necessita fazer transações e negócios, não tem a colaboração de muitas empresas estrangeiras que tem filiais no Brasil. Para quem conheçe um pouco de contabilidade e administração, sabe que toda venda é emissão de NF, recolhimento de impostos e contabilidade feita. Se tem ações na bolsa, 1 dia que o país para, é transações a menos que se fez. Para o executivo é perda! Portanto, religião, induz o país a não produzir!

O que também é condição a pensar, é que o estado não é bem laico, mas sim tendencioso a esconder uma admiração ao catolicismo, que promove ordem a não se traballhar nem produzir tais dias. Ao meu ver, religião estaria mandando!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 23:44:49 por Espíritos Nunca Mais »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!