Dominação não se dá apenas territorial, mas também econômica, cultural e política. Roma ameaçava pelo seu gigantismo não somente os povos conquistados, mas também os circunvizinhos, como germânicos e pictos.
Compreendo o Bolsonaro na mesma ótica. Ele também é um anacronismo. Mas hoje acho o discurso do Bolsonaro mais perigoso. Não por ser de direita, mas por ser de uma direita que praticamente prega uma volta à ditadura.
Um peso duas medidas. O texto que foi grafado aqui também é tão leproso quanto a fala do bolsonaro, tão ditatorial quanto, mas como dá uma roupagem de esquerda latino americana, você pode ter gostado. Mas se analisar friamente, verá que é a mesma porcaria e tão ruim quanto.
Não é um peso e duas medidas. No próprio texto publicado aqui, o PT assume um compromisso com a democracia. Pode até apoiar países que são uma ditadura ou estejam já no caminho de uma (mas seja por afinidades ideológicas, econômicas, políticas ou por pragmatismo, qualquer país de qualquer partido apoia ou possui relações com estados que possuem um governo diferente do que deseja para si), mas não se compromete em estabelecer uma ditadura aqui.
Cara, olhe as ações, não o que se diz. O PT é um partido hipócrita.
Se alguém apóia países anti-democráticos, idolatras idiotas anti-democráticos e mais, mal consegue esconder seu viés anti-democrático, isso quer dizer que é um partido anti-democrático.
O Bolsonaro é apenas mais honesto em sua finalidade. O PT é pior, porque é mais corrupto, tão autoritário quanto bolsonaro, mas é dissimulado.
E veja, isso é um fato.
Significa que o PT deseja sair do poder? Claro que não. Qualquer partido político possui um projeto de poder em que se vê eternizado no comando central. Você espera realmente que algum partido político permaneça uma temporada no poder e de repente pare e diga: "Ei! Já ficamos muito tempo por aqui. Vamos sair e dar lugar a outro para estimular a alternância de poder." Isso é surreal.
A diferença é se um partido está disposto a desviar bilhões e instrumentalizar as instituições para garantir seu projeto de poder. Nisso o PT é imbatível.
Por outro lado, o Bolsonaro não apoia uma distante ditadura exterior, mas assumindo um compromisso democrático interno. Ele endossa, apoia e é admirador de uma ditadura que ocorreu aqui mesmo (e não me admiraria que apoiasse algo nesse sentido hoje). Então são posicionamentos diferentes. Hoje, mais uma vez, hoje considero o discurso do Bolsonaro mais pernicioso.
Muitos membros do PT não só apoiam ditaduras mas como de fato tentaram implementar uma ditadura.
E não confunda o que o PT diz com o que ele quer e escreve.
Se existe alguma inveja, dentro dos setores de esquerda, seria daqueles países que servem de modelo, como europeus, principalmente escandinavos, não acha? Pessoalmente tenho "injeva" da Noruega ou da Finlândia, mas não dos EUA, ainda que ache que seja um país, em certa medida, muito parecido com o Brasil (e também muito diferente) e que deve ser admnirado também.
Acho que não entendeu. A esquerda latino americana não tem a finlandia como paradigma. Quem eles adoram? Fidel!! Veja por exemplo membros do seu partido, como o Padilha. O cara é tão idiota que ele não tem coragem de afirmar que cuba é uma ditadura. O PT está abarrotado desse tipo de infelizes.
A esquerda, hoje, no Brasil, tem como exemplo a esquerda europeia e a social democracia e estado de bem-estar social. Existe uma admiração em certos meios pelo Fidel, mas veem ele como uma espécie de heroi romântico (não que o seja). Porém ninguém quer que aqui se transforme em uma ditadura cubana (e ditadura é como é tratada em muitos meios). Claro, existem grupos radicais que querem uma revolução do campesinato ou algo assim, mas são grupos de alas mais radicais do PT ou de outros partidos e movimentos de extrema esquerda.
Não, a esquerda idiota latino americana, que o PT faz parte, tem o Fidel e Chaves como ídolos.
E esse tipo de esquerda, a do PT, quer o que? Dinheiro.
Claro que quer dinheiro. Eu quero dinheiro. Todo mundo quer dinheiro. É a base do sistema capitalista. Mas quer também que essa riqueza seja melhor distribuída, o que é bem diferente de nivelar todos em um mesmo nível. Qual o país menos desigual hoje no mundo? O Japão. E ninguém pode dizer que se trata de um país comunista comedor de criancinhas. É essa igualdade na distribuição de renda que se busca, o que muda é a forma como obtê-la.
Não, você pode querer dinheiro, você não precisa roubar. O PT está lá para roubar, principalmente. E isso é fato.
Prova? Não precisa, virtualmente toda a cúpula é sabidamente bandida e a maior parte dos membros do partido estão esperando a sua boquinha, por isso que os roubos saem da escala dos milhões para os bilhões, porque há muitas bocas para alimentar.
Um partido político representa uma ideia, conceitos, ideologias políticas. Apesar de formado por pessoas, não se resume a elas. O fato da cúpula (ou ao menos parte dela) ter se corrompido e sido presa, não significa que TODOS ou membros do partido sejam corruptos (e nem a maior parte).
Se um partido, instituição, é majoritariamente corrupta, defende como nenhum outro seus corruptos, ela é o que ela é, não o que ela quer que os outros pensem.
A coréia do norte, segundo eles, defendem o povo.. veja só como são as coisas.
Os petistas querem se infiltrar para tirar vantagem do estado, como o vice presidente da câmara dizia, obter a tal da "independência financeira", como fez Lulinha, Polocci, Dirceu e tantos outros.
Claro que existem políticos do PT que querem se infiltrar para tirar vantagem do Estado... e também do PSDB, do DEM, do PTB, do PR, do PDT... Mas não significa que TODOS sejam assim, ainda que quanto maior e mais poderoso seja o partido, maior a probabilidade que isso ocorra.
Mensalão, e a passagem da corrupção dos milhões para os bilhões mostram que o PT não é como os outros.
Então sim, têm inveja de quem é bem sucedido e querem virar o jogo na marra. Nem que para isso destrua o país como estão fazendo, só cegos não vêem.
Isso não é inveja. Em nenhum momento você descreve algo que possa ser considerado como inveja.
Eles querem o que sua capacidade não lhe permite. Muito dinheiro. Não podem ir para a propriedade privada e ganhar dinheiro. Palloci não é Meirelles nem Fraga. Ou ele rouba no governo, ou não é nada.