Para quem quiser ver a sequencia de fotos com militares venezuelanos queimando as urnas no dia seguinte à votação:
http://blogcasamata.blogspot.com.br/2009/02/crime-eleitoral-urnas-queimadas-na.html
As fotos mostram urnas sendo queimadas realmente, mas a data e as circunstancias em que isso aconteceram não são fatos, é um relato sem nenhuma confirmação.
A eleição na Venezuela teve vários observadores internacionais, nenhum apontou pra fraude. É claro que os perdedores sempre vão reclamar, isso acontece em qualquer jogo de futebol.
E diga-me por que você acredita em "observadores" internacionais? Quem são eles? Eles ficam fiscalizando os funcionários do governo enquanto contam os votos? Quantos deles há?
E favor citar fontes.
Não acredito piamente, mas se tratando de evidencias, é uma mais sólida que fotos de internet sem fonte.
http://en.wikipedia.org/wiki/Venezuelan_presidential_election,_2006
Mas vc sabe que ele ( O Chapolim Colorado) barrou a posse dos opositores eleitos por três meses após a data da posse?
E sabe que ele mudou as regras eleitorais poucos dias antes das eleições?
E sabe que ele tinha três horas de televisão contra três minutos do adversário?
E que mesmo assim houve ocasiões em que ele mandou interromper o programa do Capriles?
Dá mesmo para confiar em resultados obtidos nessas condições?
Barrar a oposição de tomar posse é um crime, mudar as regras antes da eleição depende da legislação local, mas nada diisso importa, os dois casos foram na eleição do Chaves, a eleição do Maduro é outra. É dessa que estamos falando.
Lembro que publicaram essa denúncia logo após a eleição, não lembro a data mas realmente foi um dia após a votação.
Ok, Barata, entendo seu ponto, não foi na eleição do Maduro.
Só que o Maduro encontrou caminho aberto para usar as mesmas regras que o Chapolim Colorado aprovou para ele mesmo se beneficiar.
O Maduro não criou regras que tornassem as eleições mais justas mas ele usou as mesmas que Finado criou para si próprio.
Seria mais ou menos como um presidente brasileiro mudar as regras na véspera de uma eleição para se beneficiar, depois dizer que a eleição foi justa.
Está dentro da lei? Ok, eu sou o presidente e tenho maioria nas votações, aprovo leis eleitorais que me beneficiam e depois digo que foi vontade da maioria da população, o que esqueço de dizer foi que mudei as regras do jogo nos estados onde eu perderia pelas regras antigas.
Realmente não levo muito a séria essas eleições.
Tb dizem que Cuba tem eleições livres, Fidel era candidato único de um partido único com um número certo de vagas para o número exato de candidatos, todos governistas... isso pode ser chamado de eleição?
Não? Mas está dentro das leis cubanas, não está?