Eu acho que não há muita probabilidade de problemas dessa especie hoje em dia, mas se houver alguma coisa acho que partiria mais da China. Em primeiro lugar a China tem a bomba atômica, em segundo está investindo em pesquisa e investigação, o que o mundo islâmico não faz, e sobretudo tem coisas a ser imitadas, tem coisas que pessoas serias do ocidente julgam imitáveis (e eu não digo o comunismo, porque na prática eles não são mais comunistas) e não como aqueles pobres coitados dos islâmicos que só atraem os 10% mais estranhos da população do ocidente, os mais de personalidade fanática entre os ex-comunistas, ex-nazistas, ex-fundamentalistas cristãos, esses tipos que sempre vão apoiar alguma coisa estranha.
No que poderia ser visto como um lado bom deles, islâmicos, aparentemente ter mais coesão social menos anomia, se sabe que é uma mentira, um auto-engano vendo o comportamento de seus imigrantes no ocidente. Não é como os chineses, que quando imigrantes no ocidente agem mesmo melhor do que a média da população do ocidente e não pior como no caso dos imigrantes islâmicos, isso é, isso mostra que sua coesão é real, não é uma coisa farsesca e mentirosa como no caso dos islâmicos, isso pode atrair muita gente querendo mais coesão social e menos anomia no ocidente mas que percebem que com os islâmicos não dá para haver isso, pois são uma farsa, o que já não acontece com os chineses, em que eles são mais coesos e com menos anomia mesmo (apesar das loucuras do maoismo, mas isso já passou e foi por causa de uma ideologia ruim e que em todo lugar que foi tentado não deu certo).
Mas talvez a China continental acabe ficando como Taiwan ou pelo menos como Cingapura e com isso, pode ficar sem seus lados ruins ou pelo menos diminui-los mas continuar com os bons.