E mesmo com massacres e porte de armas de fácil acesso, morrem muito mais pessoas no Brasil que nos EUA.
Eu já esperava que alguem fizesse um comentário desse tipo.
O Brasil ( a AL, por sinal) tem uma taxa de homicídios e violência que não se compara com lugar nenhum do mundo. Os países em guerra são mais seguros que o Brasil. Os atos bárbaros cometidos pelos muçulmanos radicais são fichinha perto de coisas que acontecem por aqui.
Cada lugar violento tem suas causas individuais. E nunca é uma só causa, não é a pobreza, o islamismo, o porte de armas proibido ou permitido.
Cada lugar violento tem o ser humano, que é violento por natureza, usando como desculpa os motivos de cada lugar para dar vazão aos seus instintos.
Disso eu não tenho dúvida... mas convenhamos que é diferente. No Brasil existe um banditismo institucionalizado e uma violência urbana exacerbada (não exclusivo daqui, naturalmente), mas não temos este tipo de incursão armada nas escolas, fora uma ou duas exceções que confirmam a regra. Existe um descontrole com estas coisas por lá.
E como deus não anda querendo salvar crianças ultimamente, penso que eles têm um problema sério para atacar.
O que mais impressiona é que esses massacres seguem um padrão incrível, todos eles (exceto talvez o massacre do cinema com o neurocientista) têm um roteiro básico, o que muda é o lugar do massacre. O cara solitário entra em um lugar onde ele tinha vínculo e era considerado "meio estranho", mata todo mundo que ele consegue aleatoriamente e depois se mata.
Parece novela da Globo, sempre a mesma merda mas com nomes e lugares diferentes.
Na China os psicopatas que entram em escolas com facas parecem seguir um padrão também.