Autor Tópico: Ser Vegano É Bom Para O Planeta?  (Lida 10332 vezes)

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
Ser Vegano É Bom Para O Planeta?
« Online: 20 de Dezembro de 2012, 06:26:34 »
Vídeo a Engrenagem: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KmIprNpcd94

A Engrenagem é um filme produzido pelo Insituto Nina Rosa que coloca em pauta uma polêmica questão: deixar de comer produtos animais é bom para o planeta? A Engrenagem garante que sim.

Numa linguagem descontraída, inspirada no filme A História das Coisas, A Engrenagem tem a participação voluntária da modelo e apresentadora Ellen Jabour e do ator Eduardo Pires, ambos vegetarianos.

O objetivo do filme é alertar e levantar algumas questões como “Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz?”.

A discussão sobre o veganismo (não comer nada de produtos animais) e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne.

Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. É isso que diz o filme.

Vale assistir, mesmo que você não seja vegetariano.

http://www.oajundiai.com.br/vida/saude/ser-vegano-e-bom-para-o-planeta-veja-isso
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Ser Vegano É Bom Para O Planeta?
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2012, 07:25:21 »
[...]
Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. É isso que diz o filme.
[...]

Se tudo o que os vegans e congêneres consumirem de vegetais for por meio do extrativismo, eu até posso começar a considerar a proposição.

Do contrário...
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2012, 08:39:49 »
Sou vegetariano há 18 anos, por motivos filosóficos e não me arrependo. Pretendo continuar a sê-lo até o fim dos meus dias. Não como carne de espécie alguma, nem derivados. Não tomo leite e evito bebidas lácteas, como o iogurte. Até gosto de ovos, mas evito. Mas não dá para não consumir estes dois alimentos de origem animal, mesmo que indiretamente, se eles estão presentes em massas, bolos e doces, que são coisas que adoro.

Quanto ao veganismo, considero muito radical, e eu não gosto de radicalismos.

Segundo Buda, a sabedoria consiste em trilhar o caminho do meio, e não os extremos.

Não quero dizer com isto que apóio a crueldade e o exagero na obtenção do leite e ovos, e muito menos na obtenção de couro e pele de animais através do morticínio.

Mas, por favor, sem radicalismos!
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2012, 08:47:45 »
Contribuo com o equilibrio ecológico fazendo meu papel na cadeia alimentar.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2012, 08:59:12 »
Eu também não sou Vegano. Alias nem vegetariano gosto muito de me declarar já que vez por outra eu como carne. Geralmente fico meses sem comer, mas daí um dia me da vontade e acabo comendo um presunto, ou se vou num churrasco acabo beliscando uns pedacinhos de carne, sem culpa.

Na verdade eu adoro carne, evito comer por questões de consciência, mas não sou extremista não. Só gostei do vídeo e acho que esse tipo de iniciativa é bem importante. Um pouco mais de consciência não faz mal a ninguém, e infelizmente as pessoas não costumam se preocupar com o que acontece para que os produtos que consomem cheguem até elas. Nem nos impactos que esse consumo causa. Isso é um problema.

Por trás de tudo o que consumimos há sempre uma indústria de exploração generalizada, desde matérias primas, de mão de obra, vidas animais e até de pessoas; sempre há alguém lucrando, sempre há alguém sendo explorado, há inclusive sempre alguém controlando nossos desejos para nos fazer querer consumir aquilo que consumimos. Enfim, pensar um pouco nestas estruturas que dominam nossos desejo e vontades e nos fazem consumir sem pensar é sempre bom. Não que eu esteja fora destes sistemas, mas estar sempre o mais consciente possível dele, me parece a melhor saída para ao menos realizar um consumo mais consciente e também se responsabilizar um pouco por toda essa estrutura que estamos ajudando a perpetuar.
O, Death
O, Death

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2012, 09:07:25 »
Por questões culturais mesmo eu sei que é complicado deixar de comer carne, mas também não se sensibilizar nem um pouco com a causa animal, para mim, denota algum problema ético ou de uma falta de consciência do que se está a fazer quando se consome carne.

WHY Vegetarian WARNING GRAPHIC TRUTH Factory Farm MEAT:

feature=share
O, Death
O, Death

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2012, 09:21:18 »
[...]
Por trás de tudo o que consumimos há sempre uma indústria de exploração generalizada, desde matérias primas, de mão de obra, vidas animais e até de pessoas; sempre há alguém lucrando,
[...]

Por isso mesmo que faço meu papel. Afinal, fui criado desde pequeno no meio do comércio varejista de carnes. Foi o ganha pão da meus pais (e ainda é). 
A única coisa que sou contra, neste meio carnívoro de ganhar a vida, são os negócios clandestinos que colocam carnes de péssima qualidade no mercado pela metade do preço, "maquiadas" com corantes proibidos e que podem trazer problemas de saúde.

Ontem mesmo eu estava conversando com uns amigos sobre este Vegano. O interessante foi a conclusão de que todos os conhecidos que aderiram acabaram não aguentando por muito tempo.
Já vegetarianos, conheços uns ferrenhos que não pensam em abandonar de jeito nenhum.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2012, 09:39:00 »
[...]
Por trás de tudo o que consumimos há sempre uma indústria de exploração generalizada, desde matérias primas, de mão de obra, vidas animais e até de pessoas; sempre há alguém lucrando,
[...]

Por isso mesmo que faço meu papel. Afinal, fui criado desde pequeno no meio do comércio varejista de carnes. Foi o ganha pão da meus pais (e ainda é). 
A única coisa que sou contra, neste meio carnívoro de ganhar a vida, são os negócios clandestinos que colocam carnes de péssima qualidade no mercado pela metade do preço, "maquiadas" com corantes proibidos e que podem trazer problemas de saúde.

Ontem mesmo eu estava conversando com uns amigos sobre este Vegano. O interessante foi a conclusão de que todos os conhecidos que aderiram acabaram não aguentando por muito tempo.
Já vegetarianos, conheços uns ferrenhos que não pensam em abandonar de jeito nenhum.
Bem, parabéns pelos negócios, de verdade. Mas eu, sinceramente, não queria ganhar a vida em cima de vidas humanas (como um milico) ou mesmo de vidas animais, como este ramo que vocês seguem. Sinceramente, prefiro ser um professor de Filosofia fudido e mal pago, morar em kit alugada, andar de bicicleta veia, mas ter a consciência o mais limpa possível, o que já é difícil... Pra mim, pelo menos...
O, Death
O, Death

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:58:26 »
Eu acho ser vegetario e vegan uma atitude louvavel, o problema que muitos tentam justificar com isso com besteiras. "O Ser humano é um animal herbivoror"- NÃO, NÃO É. "Se todos fossem vegans a fome na áfrica acabaria" - Arram, sim, claro.

Tem um tal de Gary Yourlosvky (ou algo do genêro), ele faz palestra defendendo o vegetarianismo, que tem tantos argumentos boms e verdadeiros que ele poderia usar para defender ele, e apesar disso, ele usa MUITAS mentiras, se um biologo fosse na palestra dele, a seção de perguntas ia ser uma humilhação do tanto de besteira que ele fala.

MAS, como digo, é um opção que considero "louvavel", você é Vegetáriano? Parabens...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:30:48 »
Rá, no tempo em que eu trabalhava com frutos do mar, costuma usar alguns ingredientes para recuperar, principalmente o camarão, do adiantado estado de putrefação. O bixinho já vinha saturado com sulfito de sódio, acrescentava então peróxido de hidrogênio para eliminar odor e sabor inapropriados e também tripolifosfato seguido de "banho" para aumentar o peso. Ah, e carne de siri era apenas cação "mijado" e/ou carne de arraia. Graças a Odin, nosso comércio faliu  :lol:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:44:22 »
Ser vegano é uma posição hipócrita.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:49:01 »
Rá, no tempo em que eu trabalhava com frutos do mar, costuma usar alguns ingredientes para recuperar, principalmente o camarão, do adiantado estado de putrefação. O bixinho já vinha saturado com sulfito de sódio, acrescentava então peróxido de hidrogênio para eliminar odor e sabor inapropriados e também tripolifosfato seguido de "banho" para aumentar o peso. Ah, e carne de siri era apenas cação "mijado" e/ou carne de arraia. Graças a Odin, nosso comércio faliu  :lol:

:o
Irei olhar as peixarias com outros olhos agora  :lol:

Bem, parabéns pelos negócios, de verdade. Mas eu, sinceramente, não queria ganhar a vida em cima de vidas humanas (como um milico) ou mesmo de vidas animais, como este ramo que vocês seguem. Sinceramente, prefiro ser um professor de Filosofia fudido e mal pago, morar em kit alugada, andar de bicicleta veia, mas ter a consciência o mais limpa possível, o que já é difícil... Pra mim, pelo menos...

Então, não comemos carne de vaca (porque é ruim mesmo) e evitamos ao máximo a carne de porco (2 motivos: receio bobo de ingerir bicho-do-porco acidentalmente e base familiar católica). Só boi, frango e peixe. 

Só acho estranho os veganos não ter dó de matar vegetais pra comer  :(

- Skid Row

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:51:58 »
Só acho estranho os veganos não ter dó de matar vegetais pra comer  :(

Eu já acho estranho os vegans não terem dó de matar vários animaizinhos para comer seus vegetais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:04:08 »
Ser vegano é uma posição hipócrita.
2...  é quase um tipo de religião.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:11:31 »
Em última instância os veganos também são forçados a traçar uma linha divisória arbritária entre quem deve ou não ser morto, no estágio atual acho que são os ditos "senescentes" - já vi há algum tempo que não comiam os que não tinham "face".
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:53:17 »
Legal a sua postura, AleY!

:ok:

Há vários argumentos para sermos vegetarianos, um deles é o fato de a carne permanecer vermelhinha e "saudável" nas vitrines dos açougues por um longo período. Ora, bastam alguns minutos de um homem morto para sua carne ficar roxa - como pode aquela carne no açougue permanecer vermelha???

Deixar de comer carne e se alimentar de vegetais e cereais é uma postura ética. Não sou do tipo que come muitos vegetais, prefiro legumes, frutas e cereais.

"Ah, mas você está MATANDO o vegetal para comê-lo!"

Mesmo sendo uma forma de vida, NÃO DÁ para comparar a vida do vegetal com a do animal. É preferível MIL VEZES "matar" um vegetal para comê-lo do que matar um animal.

Se pensarmos em preservar a vida do inseto e do vegetal, nem estradas construiríamos.

(Ainda assim, não suporto ver árvores sendo cortadas...)
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:32:50 »
Tá... É ético não matar boizinhos, mas roedores pode?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:42:09 »

E insetos, que competem comendo as plantas, tão apreciadas pelos éticos vegans, podem morrer?
"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:44:29 »
Há vários argumentos para sermos vegetarianos, um deles é o fato de a carne permanecer vermelhinha e "saudável" nas vitrines dos açougues por um longo período. Ora, bastam alguns minutos de um homem morto para sua carne ficar roxa - como pode aquela carne no açougue permanecer vermelha???

Não entendi?!
A menos que desconheça o processos desde o abate, estocagem em frigoríficos (deviamente regulares) e distribuição em estabelecimentos comerciais.

Corantes são proibidos.

Deixar de comer carne e se alimentar de vegetais e cereais é uma postura ética. Não sou do tipo que come muitos vegetais, prefiro legumes, frutas e cereais.

Que é um modo alimentar alternativo interessante, não discordo. Mas postura ética?! Ética?! Deram novo sentido para esta palavra agora?!

- Skid Row

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:00:43 »
Perdoai-os, ó Senhor da Picanha com 2 dedos de gordura, eles não sabem o que dizem.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:10:09 »

E insetos, que competem comendo as plantas, tão apreciadas pelos éticos vegans, podem morrer?

Acho esses argumentos anti-vegetarianismo extremamente toscos. Em geral todo mundo tem maiores considerações para animais "mais avançados" do que para minhocas, vermes, insetos ou, em menor grau, mesmo roedores (o que dá material para um outro debate inteiro). Ao mesmo tempo tem as considerações práticas. Isso só faz algum sentido se estiver se tentando passar uma noção totalmente hippie-budista-fantasiosa de que nenhum animal é morto e tudo é uma maravilha. Mas se não se tem essa noção, mas apenas de que se deixa de dar incentivo econômico ao abate de animais "superiores", o argumento não vale de nada.

Não sou vegetariano/vegano/nem gosto muito de salada.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:17:29 »
Em contrapartida, poderiamos discutir todo o processo "ético" (segundo nova definição dada pelos vegetarianos) das lavouras. Somente com o objetivo de traçar um comparativo para analisarmos este outro argumento tosco: "salvar o planeta".

- Skid Row

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2012, 16:00:31 »
Acho esses argumentos anti-vegetarianismo extremamente toscos. Em geral todo mundo tem maiores considerações para animais "mais avançados" do que para minhocas, vermes, insetos ou, em menor grau, mesmo roedores (o que dá material para um outro debate inteiro). Ao mesmo tempo tem as considerações práticas. Isso só faz algum sentido se estiver se tentando passar uma noção totalmente hippie-budista-fantasiosa de que nenhum animal é morto e tudo é uma maravilha. Mas se não se tem essa noção, mas apenas de que se deixa de dar incentivo econômico ao abate de animais "superiores", o argumento não vale de nada.

Não é um argumento anti-vegetariano. É um argumento anti-vegano. Que, supostamente, se recusam a usar qualquer produto de origem animal ou que tenha implicado no uso de animais e não comem nem mel para não causar sofrimentos às abelhas. Ou seja, a tese da "maior consideração pelos animais mais avançados" não se aplica aqui.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2012, 16:10:33 »

Não é um argumento anti-vegetariano. É um argumento anti-vegano. Que, supostamente, se recusam a usar qualquer produto de origem animal ou que tenha implicado no uso de animais e não comem nem mel para não causar sofrimentos às abelhas. Ou seja, a tese da "maior consideração pelos animais mais avançados" não se aplica aqui.

É exatamente isso. Quem afirma ou deixa nas entrelinhas que "toda vida animal é sagrada" são os veganos.

Perdoai-os, ó Senhor da Picanha com 2 dedos de gordura, eles não sabem o que dizem.

E louvado seja seu santo nome para todo o sempre! :louva:
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 16:13:44 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2012, 16:14:06 »

É exatamente isso. Quem afirma ou deixa nas entrelinhas que "toda vida animal é sagrada" são os veganos.

Imagino como devem ficar paranóicos quando vão comer qualquer coisa até "suspostamente" se adaptarem por completo.

- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!