Tudo bem, o veganismo é muito extremista, essa lógica deles de que é possível viver sem se utilizar, mesmo que indiretamente, de qualquer vida animal, é hipócrita e ilusória.
Mas, também não entendo essa lógica de vocês de que já que seres morrerão então está justificado o consumo de carne indiscriminado e sem culpa. Tipo, animaizinhos morrerão para sustentar um consumo vegetariano, mas não intencionalmente e nem com o grau de crueldade de uma industrialização da morte. Um bichinho que morreu numa plantação viveu a vida dele naturalmente, e acabou morrendo, infelizmente, para minha alimentação necessária. Agora isso não me parece em nada com situação de animais que tem sua vida para o abate, nascem e morrem confinados, e nas piores situações imagináveis, para sustentar uma industria que lucra com essas vidas e nos impõe culturalmente em forma de desejo a vontade de comer cada vez mais carne e nos isentando de qualquer culpa, pois a culpa diminuiria seus lucros... Aqui há intencionalidade em sua morte, e uma intencionalidade que está ajudando a perpetuar essa industria desgraçada... Enfim, prefiro ao menos fazer aqui o meu consumo consciente de carne, comer o mínimo possível e enriquecer o menos possível esses filhos da puta que poderiam com o dinheiro que ganham em cima de vidas pelo menos serem mais sensíveis e humanizarem ao máximo essa porra toda do processo de criação e abate.
Apesar de que ainda assim, não gostaria de consumir carne, mesmo que todo o processo fosse completamente humanizado. Pela questão ética de uma intencionalidade em se matar, quando pensarmos nos animais que PODEM morrer em plantações essa intencionalidade não existe e isso faz sim diferença. Eu já falei, nós precisamos comer e se alguns animais acabarem morrendo por isso, é uma coisa, agora só porque alguns animais podem morrer eu vou tornar isso uma regra e matar indiscriminadamente para consumo direto destas vidas que optei por matar? Para mim, essa questão da intencionalidade em se matar algo para comer, que no fundo eu não preciso, ainda é uma questão ética importante.
PS: E dizer que só porque somos onívoros precisamos de carne é balela. Muitas pessoas vivem sem uma vida toda e em nada são prejudicadas em sua saúde. E mesmo assim, há suplementação para quem precisar. Ou ainda podemos pensar PELO MENOS em consumir o mínimo possível, pensar que carne então não é prazer é necessidade, somente quando necessário vou utilizar este recurso. Um exemplo disso é Dalai Lama, ele foi vegetariano quase uma vida, líder de uma religião que tem o vegetarianismo em conta como algo positivo, ainda que não seja uma regra, mas ele depois de velho por recomendações médicas começou a comer pequenas porções de carne muito de vez em quando, e diz que não há problema neste consumo quando este é estritamente necessário.
Falando desta questão ética pensei em Kant que diz que não devemos tomar uma vida como meio, mas como fim em si própria. Acho que comer carne indiscriminadamente é tomar a vida desses animais como mero meio para obtenção de prazer desnecessário, neste sentido é completamente anti-ético. A vida do animal deve ser vista como uma finalidade, eles tem o mesmo direito de nós em estarem vivos e não sofrerem desnecessariamente, agora quando é nossa vida ou a deles, quando realmente necessário para nossa saúde, ai podemos fazer um consumo consciente de carne. É muito mais ético. e não entendo como as pessoas não percebem isso.