Autor Tópico: Ser Vegano É Bom Para O Planeta?  (Lida 10336 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ser Vegano É Bom Para O Planeta?
« Resposta #100 Online: 22 de Dezembro de 2012, 22:52:01 »
Prefiro a opinião do homem do carandiru, o Dr. Drauzio Varella :lol:

A MALFALADA CARNE
Quantas vezes deixei de comer carne porque diziam que era um veneno para o coração! Mais grave, como a maioria dos médicos, durante 20 anos recomendei que meus pacientes fizessem o mesmo, porque os estudos pareciam dar suporte a esse tipo de orientação. O tempo encarregou-se de demonstrar, no entanto, que estávamos errados.

Em outras palavras: até hoje a ciência não conseguiu provar que dietas ricas em gordura animal provoquem ataque cardíaco ou encurtem a duração da vida. Quem foge de um churrasco como o diabo da cruz para poupar o coração pode estar fazendo sacrifício inútil.

A política de convencer a população a cortar carne vermelha da dieta, adotada há 30 anos por diversos países, inclusive pelo Brasil, precisa ser revista. Não apenas por falta de comprovação de suas vantagens, mas pela possibilidade de causar o estrago dos tiros que saem pela culatra: contribuir para engordar a população, como os dados epidemiológicos recentes parecem demonstrar.

Depois da Segunda Guerra, os norte-americanos ficaram surpresos com a alta incidência de infartos em homens de meia-idade e em mulheres na menopausa. Qual seria a explicação para esses casos? Certamente algo que o homem moderno andava fazendo de errado, pensaram logo.

Nos anos 1960, a contracultura atribuía à vida urbana os males que afligiam a humanidade. Muitos pregavam a alimentação vegetariana (sem defensivos químicos, é claro) como essencial à saúde plena. Nessa época, a ciência já havia demonstrado que:

1) a causa do infarto é a obstrução das artérias que irrigam o músculo cardíaco (coronárias), por placas que contêm colesterol;

2) o colesterol possui duas frações: uma delas protetora, outra potencialmente perigosa: o “bom”, ou HDL, e o “mau”, ou LDL;

3) gorduras saturadas, como as contidas na carne vermelha, no leite, nos queijos e nas frituras, provocam aumento do LDL, o colesterol “ruim”. Cortá-las da dieta faz o colesterol cair. Pouco, porém, não mais do que 10%;

4) cerca de metade dos ataques cardíacos ocorrem em pessoas com colesterol normal;

5) o risco de infarto não é o mesmo em todos os países. Finlandeses e escoceses, por exemplo, correm risco maior. Por causa da gordura na dieta, concluíram todos, sem lembrar que, entre os povos do Mediterrâneo, o consumo de gordura animal aumentou nos últimos 30 anos, enquanto a mortalidade por infarto diminuiu proporcionalmente.

Na década de 1980, um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a colestiramina, um dos primeiros medicamentos capazes de reduzir os níveis de colesterol, quando administrado a homens com LDL muito alto, reduzia em 1,6% o número de ataques cardíacos e em 0,4% a mortalidade.

Estavam reunidos os ingredientes para a confusão geral que viria em seguida: se um remédio que abaixa o colesterol reduz a prevalência de ataque cardíaco e se dieta pobre em gordura diminui pelo menos um pouco os níveis de colesterol, então cortar gordura da dieta só pode ser bom para o coração!

Parece lógico, mas não é. Para comprovar que a ação de uma droga tem efeito idêntico ao da retirada de um item da dieta, seria necessário um estudo com centenas de milhares de participantes seguidos por décadas, com rigor. Estima-se que um trabalho desses custasse US$ 1 bilhão, quantia que ninguém teve coragem de investir.

Apesar da inexistência desse estudo decisivo, as autoridades médicas americanas decidiram recomendar à população que reduzisse drasticamente o consumo de gordura animal. Se não fizesse bem para o coração, pelo menos ajudaria a emagrecer, imaginavam: a carne é mais calórica. Realmente, um grama de gordura produz nove calorias, contra quatro produzidas por um grama de açúcar ou de proteína.

A repercussão desse tema na mídia foi tão grande que o colesterol entrou para o repertório popular. Muitos países adotaram a moda americana: cortar gordura animal da dieta de todos, até de crianças pequenas! A oferta de alimentos com baixos teores gordurosos explodiu. Passados trinta anos, o que aconteceu?

Descontadas as pessoas que, por razões genéticas, apresentam LDL muito elevado e, de fato, correm um pouco mais de risco de ataque cardíaco mesmo com aumentos pequenos nesses valores – e por isso precisam comer menos gordura animal -, para as demais, a grande maioria da população, nenhum dos estudos realizados para provar que a ingestão de carne interfere na longevidade teve êxito.

Alguma coisa temos de comer, não é lógico? Se não for carne, será o quê? Como não é fácil substituir o bife do almoço por uma saladinha, sem carne atacamos pães, arroz, macarrão e doces, alimentos ricos em carboidratos, menos calóricos do que a carne, é verdade, mas devorados em quantidades muito maiores, compulsivamente muitas vezes, como se faz com bolos, sanduíches e chocolates.

O caso americano é didático: em 1980, cerca de 40% das calorias ingeridas na dieta vinham da gordura animal. Depois de 20 anos de campanha feroz contra a carne, reduziu-se esse número para 34% no ano 2000. Pela lógica, as pessoas deveriam ter emagrecido, já que cortaram um alimento altamente calórico! O que aconteceu? Em 1980, a obesidade afligia 14% dos americanos, hoje ultrapassou 22%.

Engordar piora o perfil lipídico, aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes, de ter pressão alta e de levar vida sedentária. Esses, sim, são fatores que provocam risco de ataques cardíacos, de derrames cerebrais e de morte precoce.

Com exceção da citada minoria de pessoas com níveis muito elevados de LDL, prometer saúde e longevidade a todos os que deixarem de comer carne, sem evidência científica de que isso seja possível, é apenas um dogma. Está na hora de abandoná-lo.
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/a-malfalada-carne/
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #101 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:32:10 »
Uma dieta vegetariana balanceada é equivalente a uma dieta onívera balanceada em individuos saudáveis, a dieta vegana extrita sem suplementação comprovadamente é ruim
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #102 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:44:45 »
Vocês se apegam ao menos importa no argumento e eu tinha deixado claro que esse era só um dado, pouco importam esses estudos, porque vai ter gente dos dois lados defendendo sua dieta... Assim como vai ter gente dizendo que o consumo animal fode o planeta e gente dizendo que não comer animais é que fode o planeta, e nós chegamos a onde com isso? Já disse enquanto se discutia se a sociedade podia ou não sobreviver sem escravos eles estavam lá escravizados...

PS: E mesmo que assumamos que vegetariano é tudo doente e vai morrer mais cedo, ainda que estudos mostrem que vivem mais, porque necessariamente é um direito moral aumentar nossa expectativa de vida as custas de vida alheia?

Por que eu quero viver mais as custas da vida e da dor de outros seres, se eu posso passar bem, ou pelo menos, passar bem mais ou menos, se preferirem, sem carne?
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #103 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:49:25 »
Vocês se apegam ao menos importa no argumento e eu tinha deixado claro que esse era só um dado, pouco importam esses estudos, porque vai ter gente dos dois lados defendendo sua dieta... Assim como vai ter gente dizendo que o consumo animal fode o planeta e gente dizendo que não comer animais é que fode o planeta, e nós chegamos a onde com isso? Já disse enquanto se discutia se a sociedade podia ou não sobreviver sem escravos eles estavam lá escravizados...

PS: E mesmo que assumamos que vegetariano é tudo doente e vai morrer mais cedo, ainda que estudos mostrem que vivem mais, porque necessariamente é um direito moral aumentar nossa expectativa de vida as custas de vida alheia?

Por que eu quero viver mais as custas da vida e da dor de outros seres, se eu posso passar bem, ou pelo menos, passar bem mais ou menos, se preferirem, sem carne?

Calma, isso nem é 10% de nossa chatice.  :lol:

Pra aumentar ainda mais o nível dela, vem duas perguntas diretas: O que é vida? E qual o parâmetro que os vegetarianos usam para dizer que umas podem ser dispensáveis, e outras não?

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #104 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:50:07 »
Vocês se apegam ao menos importa no argumento e eu tinha deixado claro que esse era só um dado, pouco importam esses estudos, porque vai ter gente dos dois lados defendendo sua dieta...

Se não importam os estudos porquê posta-los?
Se estudos científicos não servem de parâmetros para nos auxiliar na "melhor" dieta, qual critério usaremos de parâmetro?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:52:50 »
[...]

Se você quer viver sem que isto custe a vida de outros seres, há apenas duas alternativas: Ou faz fotossíntese ou se alimenta de compostos minerais diretamente das rochas e do solo.

Do contrário, a sua existência sempre custará a vida de um ente biológico, seja ele vegetal ou animal.
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #106 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:55:12 »
[...]

Se você quer viver sem que isto custe a vida de outros seres, há apenas duas alternativas: Ou faz fotossíntese ou se alimenta de compostos minerais diretamente das rochas e do solo.

Do contrário, a sua existência sempre custará a vida de um ente biológico, seja ele vegetal ou animal.
Fora que praticamente todo o consumo atual da nossa sociedade apresenta a morte de seres vivos em alguma etapa do processo criador.  Mesmo o computador que eu uso foi fabricado graças ao sacrificio de vegetais e animais para alimentar mão de obra chinesa...

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #107 Online: 22 de Dezembro de 2012, 23:59:31 »
[...]

Vocês só pegam os argumentos que lhes interessam, eu já falei sobre isso.

... devemos questionar: nossa ética deve ser estendida aos animais? Animais enquanto seres sencientes como nós que também sofrem não devem ter sua vida poupada ao máximo, pelo menos até onde não escape de nosso controle? Não posso controlar as formigas que esmago, ok, mas posso controlar o bife no meu prato e se a ética da vida humana for estendida aos animais todos concordam que assassinar um ser e involuntariamente ou assinar 10 seres e ainda deliberadamente faz toda a diferença.

Então por esse ponto de vista não importa muito se alguns animais que não temos como salvar continuarão morrendo, se não temos o que fazer quanto a esses, não temos o que fazer, pronto. Agora importa saber se continuaremos ou não assassinando deliberadamente e por puro prazer muitos outros que não precisariam ter esse destino. Então insisto, o importante é determinar o valor ético da vida animal, para vermos depois até onde conseguiremos manter essas vidas. As que não conseguirmos manter, não temos culpa, logo não é nossa responsabilidade ética, as demais passam a ser.
O, Death
O, Death

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 23 de Dezembro de 2012, 00:06:32 »
[...]

Vocês só pegam os argumentos que lhes interessam, eu já falei sobre isso.

... devemos questionar: nossa ética deve ser estendida aos animais? Animais enquanto seres sencientes como nós que também sofrem não devem ter sua vida poupada ao máximo, pelo menos até onde não escape de nosso controle? Não posso controlar as formigas que esmago, ok, mas posso controlar o bife no meu prato e se a ética da vida humana for estendida aos animais todos concordam que assassinar um ser e involuntariamente ou assinar 10 seres e ainda deliberadamente faz toda a diferença.

Então por esse ponto de vista não importa muito se alguns animais que não temos como salvar continuarão morrendo, se não temos o que fazer quanto a esses, não temos o que fazer, pronto. Agora importa saber se continuaremos ou não assassinando deliberadamente e por puro prazer muitos outros que não precisariam ter esse destino. Então insisto, o importante é determinar o valor ético da vida animal, para vermos depois até onde conseguiremos manter essas vidas. As que não conseguirmos manter, não temos culpa, logo não é nossa responsabilidade ética, as demais passam a ser.

Se você lesse todas as minhas postagens, perceberia que eu também tenho preocupações éticas com os seres vivos. Eis uma para refrescar a sua memória:

Nós somos biologicamente onívoros, de tal modo que a carne faz parte da nossa alimentação. Ponto.

Mas a minha principal preocupação é sobre como tratamos os animais domesticados que nos servem de refeição. Será que a ética nada tem a dizer sobre o tratamento dado a animais que, por exemplo, vivem em estado de ultraconfinamento? Ou sobre a forma como estes animais são abatidos? Ponto final.

Então pare de se fazer de 'vítima argumentativa'.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #109 Online: 23 de Dezembro de 2012, 00:11:58 »
Se você lesse todas as minhas postagens, perceberia que eu também tenho preocupações éticas com os seres vivos. Eis uma para refrescar a sua memória:

Nós somos biologicamente onívoros, de tal modo que a carne faz parte da nossa alimentação. Ponto.

Mas a minha principal preocupação é sobre como tratamos os animais domesticados que nos servem de refeição. Será que a ética nada tem a dizer sobre o tratamento dado a animais que, por exemplo, vivem em estado de ultraconfinamento? Ou sobre a forma como estes animais são abatidos? Ponto final.

E eu lembro de concordado com isto também. O ponto da discussão é: somos nós, frequentadores de churrascos, menos éticos do quem faz toda a despesa do mês numa feira livre?

- Skid Row

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #110 Online: 23 de Dezembro de 2012, 00:18:53 »
Por dentro eu sou uma mulher, eu sempre me faço de vitima, faz parte do papel  :lol:

E eu lembro de concordado com isto também. O ponto da discussão é: somos nós, frequentadores de churrascos, menos éticos do quem faz toda a despesa do mês numa feira livre?

Na questão animal, sim. Não existe um ser ético em todos os âmbitos. Você pode ser ético no trabalho e não ser nas suas relações afetivas, enfim... Então neste ponto, para mim, que inclusive já assumi que como carne vez por outra, comer menos é carne é mais ética.
O, Death
O, Death

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 23 de Dezembro de 2012, 17:26:13 »
(...)
O objetivo do filme é alertar e levantar algumas questões como “Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz?”.

A discussão sobre o veganismo (não comer nada de produtos animais) e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne.
(...)

Enquanto causa de sofrimento à muitos animais, o dilema ético me incomoda. Descartado o sofrimento, somente a morte talvez me incomode: não tenho opinião formada, sequer minha sensibilidade se perturba com tanto. Contudo, o benefício declarado ao meio ambiente não me convence. O vídeo é altamente tendencioso. Apresenta números de forma absoluta e os arremeça no carrinho de um indivíduo como se fosse o pobre responsável por toda aquela soma. Chama convenientemente tudo de custos, despesas, degradação, poluição. Mas é só isso mesmo? Pois suspeito que muito dali decorra, antes, desse nosso tantão de bocas. Alguém tem certeza que outras fontes seriam mais benéficas e causariam menos danos ao ambiente?

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #112 Online: 23 de Dezembro de 2012, 20:08:20 »
Eu acredito que já existe um senso comum aqui que, quando necessário para a saúde, o consumo de carne é eticamente aceitável.
A questão seria, então: o consumo "recreacional" de carne é eticamente aceitável?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #113 Online: 23 de Dezembro de 2012, 20:45:19 »
Amanhã tem churrasco de natal: costelinha de porco e vazio.

No churrasco de ano novo, vai ser picanha e costela.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #114 Online: 23 de Dezembro de 2012, 21:37:37 »
Amanhã tem churrasco de natal: costelinha de porco e vazio.

No churrasco de ano novo, vai ser picanha e costela.

:lol:

Vazio é a falta de alguma coisa ou a presença de alguma carne que desconheço?  :?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #115 Online: 24 de Dezembro de 2012, 11:05:37 »
Não dá para ficarmos pensando questões éticas importantes com suposições de que se parássemos de comer carne aconteceria isso ou aquilo, iria morrer mais ou menos, adiantaria ou não adiantaria para uma melhora da vida animal.

Não só dá como deve. Não há como pensar questões éticas sem pesar as possíveis consequências. Exemplos de atos impensados motivados por boas inteções que foram desastrosos não faltam. Destes, o inferno está cheio!  :wink:

E como não pensar se parar de comer carne adiantaria ou não para uma melhora na vida animal se a questão é justamente essa?  :hein: 

Aparentemente, é isso que os vegans fazem, porque se pensassem, voltariam a comer - tanto do ponto de vista nutricional quanto ético, pois continuariam buscando soluções em vez de fingir que a encontraram na paz de suas consciências achando-se melhores que os outros. Tudo é vaidade!  :P
Não, isso não importa, porque não passa de suposição. Você tem como provar? Então enquanto ficamos supondo não estamos questionando o que devemos questionar: nossa ética deve ser estendida aos animais? Animais enquanto seres sencientes como nós que também sofrem não devem ter sua vida poupada ao máximo, pelo menos até onde não escape de nosso controle? Não posso controlar as formigas que esmago, ok, mas posso controlar o bife no meu prato e se a ética da vida humana for estendida aos animais todos concordam que assassinar um ser e involuntariamente ou assinar 10 seres e ainda deliberadamente faz toda a diferença.

Sequer considerei a morte acidental de seres vivos no processo, imaginei que soubesse, mas somente a intencional. Não matamos apenas os seres que comemos, suponho que saiba, mas também e deliberadamente todos aqueles ameaçam a produção de alimentos. É provável, talvez não queira saber, que matemos mais para comer mato do que para comer carne.

Então, assim, embora, a princípio, pareça uma questão ética, talez seja apenas uma questão de critérios.

Se a preocupação vai somente até onde a empatia alcansa, por exemplo, o bife no nosso prato, o objetivo é um e seu efeito tal, mas se objetivo for outro, por exemplo, dizimar a menor quantidade possível de vidas, o efeito pode ser até o oposto, mais bifes no prato.

Então fica a critério de cada um. E quem tem que provar o que diz, no caso, é quem está afirmando que o seu critério é mais ético, melhor para a vida, o planeta e tal.     

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 24 de Dezembro de 2012, 23:09:46 »
Eu não sou nenhum rábido anti-carne achando que deva ser evitada a todo custo para saúde, mas esse texto do Dráuzio Varela me pareceu estranho. Lembra aqueles textos pró-livre mercado que fazem uma seleção bem cuidadosa na literatura científica para suportar o que defendem, sendo que esse "cuidado" é focado apenas em escolher a conclusão, e não procedimentos. A crítica aos procedimentos se inventa depois.

Existe algum estudo mostrando o contrário? Algo como entupirem cobaias animais de metabolismo suficientemente próximo ao nosso com carne de outros animais, rica em gordura saturada, e se verificar que não afeta em nada em comparação com uma dieta com menos gordura saturada? E há algum mecanismo teórico de como isso estaria ocorrendo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 24 de Dezembro de 2012, 23:16:33 »
Procurando pelo assunto, me parece que o que mais se encontra são "alternativos" defendendo que gordura saturada não é nada demais, seja alternativos para os quais o alternativismo é o principal foco (Mercola) ou aqueles para os quais o tema é só parte da questão de livre-mercado (Lew Rockwell foundation).

Não que tudo que eles falarem vá estar errado, mas aciona todos alarmes céticos, meio como ler sobre o assunto de um criacionista dizendo que a gordura saturada faz parte do projeto inteligente e é por isso que Jeová preferia os sacrifícios animais do que as oferendas vegetais.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #118 Online: 25 de Dezembro de 2012, 19:46:06 »
Quem conseguiu passar o Natal sem carne da um gritooo!!!!  :P
O, Death
O, Death

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #119 Online: 25 de Dezembro de 2012, 19:47:38 »
Não, eu não consegui  :histeria: :histeria: Na minha família não tem como, ao menos nessas reuniões eu não aguento,  tudo tem carne, não dá...
O, Death
O, Death

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #120 Online: 26 de Dezembro de 2012, 11:55:18 »
Este foi o meu 18o. Natal sem carne: uma delícia!
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:37:08 »
Este foi o meu 18o. Natal sem carne: uma delícia!

Eu comi carne porque é uma tradição na casa de meus pais.

Se não tivesse, não "morreria" de desgosto.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 26 de Dezembro de 2012, 20:30:42 »
Eu conseguiria viver sem carne de boa. Mas queijo? Não, uma vida sem queijo é horrível demais para eu sequer imaginar.

Se é bom para o planeta ser vegano? Por tudo o que já li, eu creio que sim, o vegano tem uma pegada de carbono menor do que a do carnívoro, a produção de carne é pouco eficiente energeticamente, polui os solos, os rios, o ar, põe pressão sobre áreas de mata nativa, etc.

Mas também não precisa ser uma questão de 8 ou 80, é possível chegar num meio-termo que não force ninguém a abandonar de vez a sua picanha se as pessoas simplesmente se conscientizassem de diminuir o consumo de carne. Essa história de comer um bife todos os dias é algo relativamente novo na nossa sociedade, é consequência do aumento do poder aquisitivo da população - um fenômeno que está acontecendo agora na Índia e na China, inclusive, e que foi um dos responsáveis pela inflação nos preços dos alimentos alguns anos atrás. Comer carne em dias alternados ou só nos fins de semana não vai matar ninguém.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #123 Online: 26 de Dezembro de 2012, 21:08:59 »
Eu nem consigo imaginar uma refeição sem carne. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 27 de Dezembro de 2012, 06:59:14 »
Eu nem consigo imaginar uma refeição sem carne. :P

2
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!