Em contrapartida, poderiamos discutir todo o processo "ético" (segundo nova definição dada pelos vegetarianos) das lavouras. Somente com o objetivo de traçar um comparativo para analisarmos este outro argumento tosco: "salvar o planeta".
Por favor, o que é ética para você? Dei uma conferida aqui nos dicionários de Filosofia e não parece que minha visão do que seja ética esteja errada. Defina ética, segundo sua visão.
Para mim, é bem simples, se você está conduzindo um carro que perdeu o freio, e precisa optar pela vida de um ser humano ou de uma vaca, qual escolherá?
Se ainda, neste mesmo carro precisar escolher entre a vida de uma vaca ou de um camundongo, qual será?
E entre um camundongo e um mosquito?
E, agora para fechar, e entre uma Vaca e um pé de alface?
Obviamente que se você quiser ser justo pode colocar outras questões na conta. A vaca é uma vida, o pé de alface degradou um espacinho do solo, pode ter causado a morte de alguns insetos ou bichinhos menores, enfim, pode por tudo isso na conta e me responda com sinceridade qual escolheria.
Sim, reafirmo, é mais ético ser vegano do que vegetariano, e é mais ético ser vegetariano do que carnívoro. Porque na conta da ética, como busca de fundamento moral, várias coisas contam, como por exemplo a intencionalidade do ato. Se mato um ser superior como uma vaca para comer estou fazendo isso com uma intenção que não existe quando analisamos os insetos que morrem por conta de um pé de alface. Assim como não posso me culpar pelas formigas que morrer esmagadas ao meu caminhar. O que já é diferente de eu esmagar uma de propósito sim.
Eu PRECISO ME ALIMENTAR e isso causará inevitavelmente a morte de outros seres que DEVERÃO ser tomados como meios para minha sub-existência. Ai eu só tenho uma saída, que não tem nada de hipócrita, é me tornar cada vez mais consciente para tentar escolher me alimentar daquilo que cause menor dor e sofrimento possível.
Se vocês realmente vão querer argumentar com este pressuposto de que a vida de um boi ou de um alface tem o mesmo valor moral e ético. Então, pra mim, vocês estão confundindo o que significaria ética.