Eu conseguiria viver sem carne de boa. Mas queijo? Não, uma vida sem queijo é horrível demais para eu sequer imaginar.
Se decretassem o fim do consumo de carne, eu teria que me adaptar, mas não consigo imaginar a vida sem tudo o que o leite, ovos e carnes, inclusive frutos do mar, proporcionam.
Se é bom para o planeta ser vegano? Por tudo o que já li, eu creio que sim, o vegano tem uma pegada de carbono menor do que a do carnívoro, a produção de carne é pouco eficiente energeticamente, polui os solos, os rios, o ar, põe pressão sobre áreas de mata nativa, etc.
Eu tenho a impressão oposta, por tudo que já li. Em pequena escala até concordo, mas numa escala mundial não sou tão otimista. Os argumentos contrários parecem mais convicentes.
Mas também não precisa ser uma questão de 8 ou 80, é possível chegar num meio-termo que não force ninguém a abandonar de vez a sua picanha se as pessoas simplesmente se conscientizassem de diminuir o consumo de carne. Essa história de comer um bife todos os dias é algo relativamente novo na nossa sociedade, é consequência do aumento do poder aquisitivo da população - um fenômeno que está acontecendo agora na Índia e na China, inclusive, e que foi um dos responsáveis pela inflação nos preços dos alimentos alguns anos atrás. Comer carne em dias alternados ou só nos fins de semana não vai matar ninguém.
O meio-termo parece a melhor opção até para a saúde, não só do planeta. Ao menos é o que se recomenda. Pode ser o ideal, exceto talvez do ponto de vista do criador.