Talvez a verdade (o fato) de que as religiões são baseadas em mitos, medo da morte e wishful thinking, ou há alguma evidência em contrário? Por mais que se creia que o dragão está ali, não quer dizer que é verdade que ele esteja.
*hipótese
Vamos fingir então que
Eu concordo com o homemcinza, isso é tudo verdade. A religião é sim baseada em mitos, medo da morte e wishful thinking. No entanto isso não quer dizer que ela seja falsa, afinal é plenamente possível se acreditar nas coisas certas pelos motivos errados.
Preciso mesmo demonstrar a diferença entre hipótese e verdade?
Porque as pessoas se mostram tão racionais para umas coisas e irracionais para outras? Conseguem distinguir o que é hipotese e realidade num nivel teórico mas não conseguem aplicar isto a realidade. É o wishful thinking. È mais forte do que a razão.
Além da hipotese e da verdade, existe:
a realidade.E na
realidade, tangivel, pessoas não voam, não curam os outros com o toque, mares não se abrem, alienigenas não raptam pessoas, Papai noel não desce pela lareira.
Na
realidade, as pessoas sofrem de delusões, de "querer acreditar", de recordações implantadas, fantasias, "sonhos reais", devaneios e tudo mais, fugindo da realidade. Não há uma prova de Deus, não uma prova de existencia de ets, espiritos e tudo mais. Num tribunal, no nivel da realidade, quem dissesse que Deus não existe ganharia a causa.
Esta hipotese da não existência é bem apoiada pois é uma ocorrencia frequente na história do homem, temos vários exemplos. Nós criamos os mitos a todo instante. As histórias que lemos sobre figuras importantes estão todas fantasiadas pois a realidade é chata, entediante. Nós queremos o mito.
Não sei se vc é cristão ou não, mas eu gostaria de questionar a quem é:
Se jesus fosse apenas um rabi na palestina que foi bom, pregou coisas boas (é claro, nós sabemos que não foi bem isso) mas não teve superpoderes, não operou milagres e nem foi filho direto de Deus, os cristãos ainda acreditariam nele, seguiriam ele? Ele teria durado tanto tempo?
E no mais, nós podemos discutir isso aqui anos e anos, não vai mudar o fato, real, tangivel, de que não existe nenhuma prova e a cada descoberta arqueologica as mentiras e contradições vão sendo reveladas.
Então não adianta espernear.
Show me the proof!