Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.
Ninguém opta por se matar.
O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.
Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.
A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.
O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.
Bom, não discordarei porque na verdade eu não sei exatamente o que leva a isso...
Bem, imagine que vc tem um problema qualquer seja com família, com amigos, com pessoas que vc ama. Imagine que vc começa a buscar qualquer atividade que o faça "fugir" ou entender desse problema. Um dia seus pais acham que vc está estranho e resolvem pedir ajuda a um médico que diz que vc está depressivo. Vc começa a usar antidepressivos e vira uma espécie de zumbi, de bom humor na maior parte do tempo. O tempo passa e vc percebe precisa mudar de remédio, pq nao estão fazendo o mesmo efeito. E fica nessa de ir ao psiquiatra de tempos em tempos para usar antidepressivos diferentes. Vc acaba percebendo que o que o remédio faz é iludir sua cabeça, sua vida está uma merda, mas vc sente uma leve euforia. Vc tem conscieência disso e descobre que se tornou um viciado em antidepressivos. Passa a tomar todo tipo de drogas piscoativas que funcionam melhjor que os antidepressivos. Vc vira alcoolatra e experimenta todo tipo de droga que imaginar. E nesse tempo vc se toca que nunca se achou na vida. Vc faz medicina pq seus pais querem. Vc era católico, vira evangélico, depois muçulmano, budista, harekrishna, crê no fim do mundo, qualquer coisa, na esperança de ter um mínimo de paz. Só que não tem. Imagine que vc vive isso durante dez anos, onde cada dia parece uma eternidade.
É como uma prisão, só que na mente. Então um belo dia, vc tem uma alucinação qualquer. Vc vê nuvens negras no horizonte, bota isso no facebook, mas ninguém dá bola, ninguém se toca. Enfim, as nuvens negras chegam até vc.