Autor Tópico: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico  (Lida 33275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #100 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:16:19 »
Citar
To cansada de gente que eu já pedi desculpas me humilhei, me afastei, tentei agradar e simplesmente ainda me tratam como se eu tivesse matado Deus.

Típico de adolescentes sem maturidade para ter amor próprio. Iria passar junto com o passar dos anos. Se correr atrás de quem não te trata bem fosse motivo para suicídio, nossa espécie acabaria em um geração.

Citar
Estou cansada de gente que simplesmente me exclui de suas vidas ao saber que sou ATEIA sem conhecer o meu caráter.


Por quê? Ganha você, que já se livra de uma falsa amizade logo cedo. Quem iria querer ser amigo de alguém que se importaria mais com sua religião do que com a pessoa que você é. Motivo para comemorar, não para se suicidar.

Citar
Estou cansada de ter de rir enquanto estou louca para chorar. Estou cansada de homens burros que querem me chamar para sair para lugares escrotos pensando apenas em foder comigo em vez de apreciar o carinho que posso dar.

Mimimi, homens só querem sexo e não tem sentimentos. Típico de guriazinha sem noção da vida. Existem muitos caras legais por aí, que apreciariam a pessoa que você é e tudo que você pode dar (e não só a perereca). Se só encontrou cafajeste, talvez devesse simplesmente ser mais seletiva na hora de escolher.

E, obviamente, desilusões amorosas não são motivos para suicídio.

Citar
Estou cansada de ouvir críticas de todos os tipos sobre sociedade, política, religião e a puta kil paril e ninguém ter a merda da coragem para ir as ruas, aos palcos, aos céus para gritar e protestar.

As pessoas não querem protestar? Ó céus! E agora? Puta coisa emo. Não é motivo para se suicidar, nem deveria ser motivo para a mínima incomodação.

Citar
Estou cansada de querer fazer uma boa ação e não aparecer nem meia dúzia de infelizes para ajudar mas falar que é bom fala muito.

Mas faça-me o favor...

Citar
Estou cansada de viver em um país onde os jovens só pensam em namoro, sexo, crepúsculo, fodem suas mentes com bobagens e baladinhas estúpidas enquanto os céus estão quase desabando em nossas cabeças com a situação no planeta.

Claro, porque em outros países, os jovens são todos conscientes socialmente de seus papéis no mundo, sempre contribuindo para o bem estar da sociedade e do pais onde vivem. Mas porra?! São jovens, caramba! Eles devem pensar em namoro, sexo e cre...tá, crepúsculo pode ser ruim, mas e daí? Vai se matar porque todos os jovens do mundo não são como você acha que deveriam ser? Que babaquice.

Se tivesse fazendo mais sexo e namorando, não teria tempo pra ficar pensando nessas besteiras.

Citar
Eu to cansada de dar opiniões escrever textos longos e críticas e ver isso no perfil de outros também e ver que somente 3,4, 6 curtiram enquanto qualquer imagem que aparece nudez, cu e etc ter mais de 27, 30, 200 curtidas.

Pronto, agora as curtidas de algo no FB também cansam a menina.

"Buaaaaaa, ninguém curtiu minha reflexão profunda da hipermodernidade sobre os males dos jovens que só querem saber de sexo". PQP, hein?!

Citar
Estou cansada de ver gente prestando mais atenção em futebol do que no mundo.

Futebol é o que há.  :lol:

Citar
Estou cansada do individualismo, estou casada da falta de humanidade, estou cansada da hipocrisia.

Ninguém gosta de nada disso, mas ninguém em sã consciência se mata por causa disso. Se algumas pessoas são hipócritas, sem humanidade, foda-se elas, viva sua vida, se cerque de pessoas de bem (que são a maioria), e seja feliz.

Citar
Estou cansada de ser julgada, criticada ou vista com suspeita por ser BISSEXUAL.


Mas essa guria morava em um convento? E, caramba, se as pessoas te olham assim quando fica falando que gosta de pinto e colar o velcro, seria sensato guardar isso pra ti até conhecer bem a outra pessoa e saber que ela não vai reagir mal. Eu, quando conheço alguém, não me apresento com um "Olá, meu nome é Diego, e sou ateu". Evita desgastes desnecessário e não incomoda nem um pouco.

Novamente, não é motivo para se matar.

Citar
Estou cansada de pessoas que viram 3 ou 4 coisas sobre a minha vida e já ter uma ideia formada a meu respeito.


Fodam-se essas pessoas. Sinal de imaturidade ficar se incomodando com que pessoas que você nem mesmo gosta e nem conhece direito pensam sobre você.

Citar
Estou cansada de ver meu nome circular em certas bocas, como osso em boca de cachorro e estes porcos nem sabem de fato quem eu sou.

Vide acima.

Citar
Estou cansada de ser humilhada, espezinhada, criticada e vítima de preconceito por ser BIPOLAR.

Então não seja. Manda tomar no cu, arranca os cabelos, tira essa pessoa da tua vida. É algo simples. Se és humilhada constantemente, é porque não faz nada a respeito.

Citar
Estou cansada de gente que diz que meus medos são paranoias, que minhas desconfianças são perseguição e que meu comportamento são mecanismos de defesa.

De novo, dando valor para a opinião dos outros e deixando isso incomodar profundamente.

Citar
Estou cansada de ter de falar tudo certo enquanto quero foder tudo de palavrão.

E o que te impede? Um feitiço? Uma doença rara?

Citar
Estou cansada de ter de esconder que maconha é uma beleza e que quem não fumou deveria estar fazendo isso.

 :stunned:

Citar
Estou cansada de certos otários que todo raio de vez puxa conversa comigo para falar sobre as mesmas coisas que eu não quero saber nem um pouco.

Pobre criatura! Pessoas começam conversas que ela não se interessa! Alguém salve esta menina deste inferno!!

Citar
Estou cansada de otakusessuais que vivem achando que sou algum tipo de gata selvagem do sexo e me torram o saco.


Bom, se não és, já passou pela cabeça falar isso para quem tem essa visão errada? Se são pessoas que você nem se importa/conhece, já pensou em não se importar com essa besteira? Genial, não?

Citar
Estou cansada de ter o face cheio de gente que vira a cara quando me vê na rua.


Na próxima atualização eles irão colocar a opção de poder excluir pessoas dos nossos faces. Aguenta até lá!

Citar
Estou cansada de fazer amizades com gente que em questão de duas semanas me esquece completamente e são incapazes de perdoar.


LOL... foda-se, caramba! Que diferença faz na tua vida se tu conheceu alguém hoje e em duas semanas a pessoa não lembra de ti? PQP, é muita frescura... e se não perdoam, paciência. Se você tentou, e não fez nada imperdoável, você não pode obrigar a pessoa a te perdoar. Bola pra frente.

Citar
Estou cansada de gente querendo que eu seja perfeita. Estou cansada de gente que desconfia de mim por eu ter falhado (como todo humano) uma vez.

E aposto que essas pessoas horríveis, para piorar, ainda estão no teu face, e você nem ao menos pode excluí-las. Foda. Força.

Citar
Estou cansada de gente que não dá valor as coisas que eu faço.


E por mais que tu tente se afastar, elas sempre estão com você, né? Porque eu tenho certeza que tu tentou se afastar destas pessoas...

Citar
Estou cansada de ser enquadrada em estereótipos.


Eu sou gaúcho. I feel your pain, bro.   :(

Citar
Estou cansada de receber críticas.


Se forem  construtivas, aproveite-as. Se forem destrutivas, mande tomar no cu. Pois é, eu sei, fácil, não?

Citar
Estou cansada desta sociedade de merdas, hipócritas, passivos que tomam no cu e não fazem nada.

Foda-se. Isso não é motivo para se importar o suficiente para se matar. A sociedade é passiva e toma no cu? Pô, que merda, deveria ser diferente, agora deixa eu ir ali e aproveitar a única vida que eu tenho para viver (e por ser atéia, deveria saber disso melhor do que ninguém).

Se matar porque a sociedade toma no cu? Porra. É como se importar com as borboletas azuis do Paquistão, que estão quase em extinção. Muito emo.

Citar
Estou cansada desta cidade de merda onde só tem gente burra, inútil e sem vontade de melhorar.

E tem a esperta aí, que se matou por estes motivos estúpidos.

Citar
Estou cansada de correr atrás de quem quer mais que eu me exploda.


Caralho, de novo?! Se valorize, mulher! Puta falta de maturidade, pqp...

Parece aquelas adolescentes que enchem o facebook de indiretas pro rapaz que não está nem aí pra elas. Que coisa mais besta.

Citar
Estou cansada de tudo que me prende, de todas as amarras, de todos os conceitos, de todos os preconceitos, de todos os otários, de todos os merdinhas da bunda suja e principalmente estou cansada de viver.


Se tudo que te cansa me cansasse, eu também estaria cansado pra caralho...

Citar
E para uns e outros, querem saber pq não estou nem namorando e nunca me vêem na rua? Pq prefiro quando as pessoas não estão por perto. Comigo eu nunca me sinto só. Gosto de estar comigo mesma. Sou a melhor forma de entretenimento que posso encontrar.

E acabou se matando? Não devia ser assim uma tão boa companhia não... :P

Citar
E pra fechar com chave de ouro.... Não me acho nem melhor nem pior que ninguém... apenas IGUAL.

Aqui eu concordo. És exatamente igual a todos os adolescentes do mundo, com todas as imaturidades e pensamentos bestas da idade. Uma pena que as circunstâncias e o cansaço excessivo tenham levado a um fim desses.

Um adolescente criticando outro. E como na maioria das vezes, são sempre análises frias e sem compaixão.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #101 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:19:35 »
Li em algum lugar que a tal moça sofria de transtorno bipolar. Isso significa que o suicídio não tenha sido uma decisão "em sã consciência". No caso do transtorno bipolar a tendência a suicídio é alta pois, durante a fase de depressão, o paciente contempla a ideia de suicidio, mas está deprimido e falta-lhe "ânimo". Dias depois, pode entrar em fase de mania e o "ânimo" aparecer, sem que a ideia do suicidio tenha sido deixada de lado. Aí ele vai lá e consuma o ato.

O cérebro pode ficar doente como qualquer outra parte do corpo. O problema é que os sintomas são comportamentais e há muita dificuldade de alguém "de fora" entender que nem todas as atitudes são realizadas sob as mesmas condições de juízo.

Dizer portanto, que um bipolar é "imbecil" por ter se matado não é muito diferente de dizer que um portador de mal de Parkinson é um imbecil por ter derrubado um copo.

 :ok:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #102 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:19:47 »
É claro que ela tinha depressão! Você acha que um adolescente de 17 anos comete suicídio por que motivo? Porque deliberou racionalmente e criou uma nova escola de filosofia niilista irrefutável?

Tá bom. Todos os adolescentes do mundo que se suicidam são depressivos. Esta é a única e exclusiva razão para todos os suicídios já cometidos e que virão a ser cometidos por adolescentes. ::)

Citar
Uma vergonha sua análise do depoimento da suicida. Mas quero te dar o parabéns: aquele provavelmente foi o ponto mais baixo que você já chegou na vida, então daqui pra frente você só tem a progredir.

Eu achei a análise bacana. Cada motivo de reclamação que ela escreveu na carta foram coisas extremamente fúteis e superficiais. Era mais simples ter escrito "Estou com depressão. Fui".  Não ficaria com essa impressão emo que ela passou com a carta infantil.

E Uili, isso aqui não é o ensino médio, você precisa fazer melhor se quer tentar ofender alguém. Essa pseudorevolta não vai te levar a lugar nenhum.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #103 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:23:27 »
Mais importante do que refutar ou responder um texto desses (na realidade, qualquer um) é tentar entender o que o motivou, Gaúcho. Temos que fazer mais do que só apontar falácias. ;)
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #104 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:27:08 »
Era uma adolescente com problemas psiquiátricos. Sofreu por conta das atitudes da família, é claro. O que eu não acho certo é torná-la uma mártir por conta do seu ateísmo e de suas atitudes aparentemente politizadas. O preconceito matou na mesma medida em que uma vítima de bullying se mata. Todos estão aproveitando para atacar a religião, como os ateus adoram fazer, mas eu acho que o buraco é BEM mais embaixo. Há religiosos preconceituosos e há religiosos moralmente fantásticos. O problema é como a pessoa absorve essas influências. Bom, a não ser que haja indicações explícitas de que o fiel deve ser preconceituoso e pregar o ódio.

Nem de longe transmite uma imagem de martirização. A não ser que inventem um termo como "martirização moral", o que já é um certo exagero.

É um caso trágico a se pensar. E não somente ao ateísmo, mas a todos os assuntos nos quais podemos ser conservadores (uso o "podemos" porque todos nós temos a probabilidade de sermos conservadores em diversos assuntos).
Algumas pessoas podem ser mais, digamos, sensíveis que as outras quando tem suas opiniões e gostos oprimidos e/ou ridicularizados pela maioria (ou pela sociedade). No caso de pessoas que tendem a depressão, o resultado pode ser este...infelizmente.

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #105 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:32:51 »
Então... A partir de uma leitura do perfil que fizeram de homenagem, cheguei a essa conclusão, JohnnyRivers. Estão louvando o seu caráter, seu engajamento, seus textos - o que não é ruim, mas da maneira que está acontecendo me parece algo muito próximo da martirização. Ela morreu por causa de seu ateísmo e de suas opiniões maduras e inteligentes. É assim que consegui interpretar alguns dos comentários que li.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #106 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:34:18 »
Mais importante do que refutar ou responder um texto desses (na realidade, qualquer um) é tentar entender o que o motivou, Gaúcho. Temos que fazer mais do que só apontar falácias. ;)

Concordo. Eu não sabia que ela tinha depressão quando "respondi" a carta, então por mais que esta seja mesmo infantil e fútil, não deve o assim ser considerada perante uma pessoa com depressão. Eu até respondi logo depois, na outra página.

No caso, o motivo do suicídio dela não foi as baboseiras escritas na carta, mas simplesmente sua doença.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #107 Online: 04 de Janeiro de 2013, 15:38:21 »
:ok: Sim. Pelo visto a situação era barra pesada. Bipolaridade com quadros de depressão pode ser muito perigosa - e foi. O ateísmo não foi a causa da morte, mas sim a falta de tratamento. Mas nem todos estão pensando nessa direção no Facebook... :|
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #108 Online: 04 de Janeiro de 2013, 16:03:44 »
Citação de: Roberta B.
  Estou cansada de ser humilhada, espezinhada, criticada e vítima de preconceito por ser BIPOLAR. Estou cansada de gente que diz que meus medos são paranoias, que minhas desconfianças são perseguição e que meu comportamento são mecanismos de defesa.

https://www.facebook.com/robertabaetahomenagem

Imaginem que poderia ser muito bem um ex-forista nosso, que conhecemos muito bem.

Offline Lucks

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • <no comments>
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #109 Online: 04 de Janeiro de 2013, 16:36:31 »
:ok: Sim. Pelo visto a situação era barra pesada. Bipolaridade com quadros de depressão pode ser muito perigosa - e foi. O ateísmo não foi a causa da morte, mas sim a falta de tratamento. Mas nem todos estão pensando nessa direção no Facebook... :|

Desculpe...a sua frase me parece ter duas possíveis interpretações:
1 - A falta de tratamento foi a causa da morte, nada relacionado ao ateísmo.
2 - O Ateísmo foi a causa da falta de tratamento que resultou na morte.

Independente da sua resposta, entendo que faltou a família apoiar essa garota e ajudá-la a vencer seus medos de adolescente "quase" adulta.
Ela passou por uma fase que todos passamos, mas a sua família preferiu achar que ela tinha incorporado o satanás ao invés de tentar compreender e ajudar nos REAIS problemas dela.
É complicado julgar a família (já que estamos palpitando de longe) mas é certo que ela precisava da ajuda de alguém e não teve esse apoio - seja qual for o motivo!)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, 20:30:28 por Lucks »
:)

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #110 Online: 04 de Janeiro de 2013, 18:50:17 »
Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.

Ninguém opta por se matar.

O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.

Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.

A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.

O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #111 Online: 04 de Janeiro de 2013, 18:56:08 »
A menina de 16 anos escreveu uma carta onde ela acerta o nariz na cabeça como falam os Yankes. 99% das pessoas não percebem o que ela percebeu.

Nós vivemos em uma distopia nesse momento, o triste é que distopia para ser tratada como tal tem que ter "televisões que te vigiam" e máscaras-gaiólas com ratazanas ferozes presas em nossos rostos. A gente fala da Coreia do Norte e da China como se fossemos civilizados.




Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #112 Online: 04 de Janeiro de 2013, 21:33:21 »
Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.

Ninguém opta por se matar.

O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.

Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.

A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.

O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.

Bom, não discordarei porque na verdade eu não sei exatamente o que leva a isso...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #113 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:23:24 »
Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.

Ninguém opta por se matar.

O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.

Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.

A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.

O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.

Bom, não discordarei porque na verdade eu não sei exatamente o que leva a isso...

Bem, imagine que vc tem um problema qualquer seja com família, com amigos, com pessoas que vc ama. Imagine que vc começa a buscar qualquer atividade que o faça "fugir" ou entender desse problema. Um dia seus pais acham que vc está estranho e resolvem pedir ajuda a um médico que diz que vc está depressivo. Vc começa a usar antidepressivos e vira uma espécie de zumbi, de bom humor na maior parte do tempo. O tempo passa e vc percebe precisa mudar de remédio, pq nao estão fazendo o mesmo efeito. E fica nessa de ir ao psiquiatra de tempos em tempos para usar antidepressivos diferentes. Vc acaba percebendo que o que o remédio faz é iludir sua cabeça, sua vida está uma merda, mas vc sente uma leve euforia. Vc tem conscieência disso e descobre que se tornou um viciado em antidepressivos. Passa a tomar todo tipo de drogas piscoativas que funcionam melhjor que os antidepressivos. Vc vira alcoolatra e experimenta todo tipo de droga que imaginar. E nesse tempo vc se toca que nunca se achou na vida. Vc faz medicina pq seus pais querem. Vc era católico, vira evangélico, depois muçulmano, budista, harekrishna, crê no fim do mundo, qualquer coisa, na esperança de ter um mínimo de paz. Só que não tem. Imagine que vc vive isso durante dez anos, onde cada dia parece uma eternidade.

É como uma prisão, só que na mente.

Então um belo dia, vc tem uma alucinação qualquer. Vc vê nuvens negras no horizonte, bota isso no facebook, mas ninguém dá bola, ninguém se toca. Enfim, as nuvens negras chegam até vc.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #114 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:28:20 »
Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.

Ninguém opta por se matar.

O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.

Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.

A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.

O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.

Bom, não discordarei porque na verdade eu não sei exatamente o que leva a isso...

Bem, imagine que vc tem um problema qualquer seja com família, com amigos, com pessoas que vc ama. Imagine que vc começa a buscar qualquer atividade que o faça "fugir" ou entender desse problema. Um dia seus pais acham que vc está estranho e resolvem pedir ajuda a um médico que diz que vc está depressivo. Vc começa a usar antidepressivos e vira uma espécie de zumbi, de bom humor na maior parte do tempo. O tempo passa e vc percebe precisa mudar de remédio, pq nao estão fazendo o mesmo efeito. E fica nessa de ir ao psiquiatra de tempos em tempos para usar antidepressivos diferentes. Vc acaba percebendo que o que o remédio faz é iludir sua cabeça, sua vida está uma merda, mas vc sente uma leve euforia. Vc tem conscieência disso e descobre que se tornou um viciado em antidepressivos. Passa a tomar todo tipo de drogas piscoativas que funcionam melhjor que os antidepressivos. Vc vira alcoolatra e experimenta todo tipo de droga que imaginar. E nesse tempo vc se toca que nunca se achou na vida. Vc faz medicina pq seus pais querem. Vc era católico, vira evangélico, depois muçulmano, budista, harekrishna, crê no fim do mundo, qualquer coisa, na esperança de ter um mínimo de paz. Só que não tem. Imagine que vc vive isso durante dez anos, onde cada dia parece uma eternidade.

É como uma prisão, só que na mente.

Então um belo dia, vc tem uma alucinação qualquer. Vc vê nuvens negras no horizonte, bota isso no facebook, mas ninguém dá bola, ninguém se toca. Enfim, as nuvens negras chegam até vc.

Cara, seu texto foi incrivel! Explicou seu ponto de  forma excelente e de forma poetica!
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #115 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:30:30 »
Mais importante do que refutar ou responder um texto desses (na realidade, qualquer um) é tentar entender o que o motivou, Gaúcho. Temos que fazer mais do que só apontar falácias. ;)

Concordo. Eu não sabia que ela tinha depressão quando "respondi" a carta, então por mais que esta seja mesmo infantil e fútil, não deve o assim ser considerada perante uma pessoa com depressão. Eu até respondi logo depois, na outra página.

No caso, o motivo do suicídio dela não foi as baboseiras escritas na carta, mas simplesmente sua doença.

Então escreva uma carta se desculpando  :P  que nós te perdoamos  :P 

Nunca imaginei ler uma carta-resposta a um suicida escrita por um ateu.  :huh:

Offline Filosofo Superficial

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 340
  • Só vemos o que queremos ver
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #116 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:44:24 »
Citar
To cansada de gente que eu já pedi desculpas me humilhei, me afastei, tentei agradar e simplesmente ainda me tratam como se eu tivesse matado Deus.

Típico de adolescentes sem maturidade para ter amor próprio. Iria passar junto com o passar dos anos. Se correr atrás de quem não te trata bem fosse motivo para suicídio, nossa espécie acabaria em um geração.

Citar
Estou cansada de gente que simplesmente me exclui de suas vidas ao saber que sou ATEIA sem conhecer o meu caráter.


Por quê? Ganha você, que já se livra de uma falsa amizade logo cedo. Quem iria querer ser amigo de alguém que se importaria mais com sua religião do que com a pessoa que você é. Motivo para comemorar, não para se suicidar.

Citar
Estou cansada de ter de rir enquanto estou louca para chorar. Estou cansada de homens burros que querem me chamar para sair para lugares escrotos pensando apenas em foder comigo em vez de apreciar o carinho que posso dar.

Mimimi, homens só querem sexo e não tem sentimentos. Típico de guriazinha sem noção da vida. Existem muitos caras legais por aí, que apreciariam a pessoa que você é e tudo que você pode dar (e não só a perereca). Se só encontrou cafajeste, talvez devesse simplesmente ser mais seletiva na hora de escolher.

E, obviamente, desilusões amorosas não são motivos para suicídio.

Citar
Estou cansada de ouvir críticas de todos os tipos sobre sociedade, política, religião e a puta kil paril e ninguém ter a merda da coragem para ir as ruas, aos palcos, aos céus para gritar e protestar.

As pessoas não querem protestar? Ó céus! E agora? Puta coisa emo. Não é motivo para se suicidar, nem deveria ser motivo para a mínima incomodação.

Citar
Estou cansada de querer fazer uma boa ação e não aparecer nem meia dúzia de infelizes para ajudar mas falar que é bom fala muito.

Mas faça-me o favor...

Citar
Estou cansada de viver em um país onde os jovens só pensam em namoro, sexo, crepúsculo, fodem suas mentes com bobagens e baladinhas estúpidas enquanto os céus estão quase desabando em nossas cabeças com a situação no planeta.

Claro, porque em outros países, os jovens são todos conscientes socialmente de seus papéis no mundo, sempre contribuindo para o bem estar da sociedade e do pais onde vivem. Mas porra?! São jovens, caramba! Eles devem pensar em namoro, sexo e cre...tá, crepúsculo pode ser ruim, mas e daí? Vai se matar porque todos os jovens do mundo não são como você acha que deveriam ser? Que babaquice.

Se tivesse fazendo mais sexo e namorando, não teria tempo pra ficar pensando nessas besteiras.

Citar
Eu to cansada de dar opiniões escrever textos longos e críticas e ver isso no perfil de outros também e ver que somente 3,4, 6 curtiram enquanto qualquer imagem que aparece nudez, cu e etc ter mais de 27, 30, 200 curtidas.

Pronto, agora as curtidas de algo no FB também cansam a menina.

"Buaaaaaa, ninguém curtiu minha reflexão profunda da hipermodernidade sobre os males dos jovens que só querem saber de sexo". PQP, hein?!

Citar
Estou cansada de ver gente prestando mais atenção em futebol do que no mundo.

Futebol é o que há.  :lol:

Citar
Estou cansada do individualismo, estou casada da falta de humanidade, estou cansada da hipocrisia.

Ninguém gosta de nada disso, mas ninguém em sã consciência se mata por causa disso. Se algumas pessoas são hipócritas, sem humanidade, foda-se elas, viva sua vida, se cerque de pessoas de bem (que são a maioria), e seja feliz.

Citar
Estou cansada de ser julgada, criticada ou vista com suspeita por ser BISSEXUAL.


Mas essa guria morava em um convento? E, caramba, se as pessoas te olham assim quando fica falando que gosta de pinto e colar o velcro, seria sensato guardar isso pra ti até conhecer bem a outra pessoa e saber que ela não vai reagir mal. Eu, quando conheço alguém, não me apresento com um "Olá, meu nome é Diego, e sou ateu". Evita desgastes desnecessário e não incomoda nem um pouco.

Novamente, não é motivo para se matar.

Citar
Estou cansada de pessoas que viram 3 ou 4 coisas sobre a minha vida e já ter uma ideia formada a meu respeito.


Fodam-se essas pessoas. Sinal de imaturidade ficar se incomodando com que pessoas que você nem mesmo gosta e nem conhece direito pensam sobre você.

Citar
Estou cansada de ver meu nome circular em certas bocas, como osso em boca de cachorro e estes porcos nem sabem de fato quem eu sou.

Vide acima.

Citar
Estou cansada de ser humilhada, espezinhada, criticada e vítima de preconceito por ser BIPOLAR.

Então não seja. Manda tomar no cu, arranca os cabelos, tira essa pessoa da tua vida. É algo simples. Se és humilhada constantemente, é porque não faz nada a respeito.

Citar
Estou cansada de gente que diz que meus medos são paranoias, que minhas desconfianças são perseguição e que meu comportamento são mecanismos de defesa.

De novo, dando valor para a opinião dos outros e deixando isso incomodar profundamente.

Citar
Estou cansada de ter de falar tudo certo enquanto quero foder tudo de palavrão.

E o que te impede? Um feitiço? Uma doença rara?

Citar
Estou cansada de ter de esconder que maconha é uma beleza e que quem não fumou deveria estar fazendo isso.

 :stunned:

Citar
Estou cansada de certos otários que todo raio de vez puxa conversa comigo para falar sobre as mesmas coisas que eu não quero saber nem um pouco.

Pobre criatura! Pessoas começam conversas que ela não se interessa! Alguém salve esta menina deste inferno!!

Citar
Estou cansada de otakusessuais que vivem achando que sou algum tipo de gata selvagem do sexo e me torram o saco.


Bom, se não és, já passou pela cabeça falar isso para quem tem essa visão errada? Se são pessoas que você nem se importa/conhece, já pensou em não se importar com essa besteira? Genial, não?

Citar
Estou cansada de ter o face cheio de gente que vira a cara quando me vê na rua.


Na próxima atualização eles irão colocar a opção de poder excluir pessoas dos nossos faces. Aguenta até lá!

Citar
Estou cansada de fazer amizades com gente que em questão de duas semanas me esquece completamente e são incapazes de perdoar.


LOL... foda-se, caramba! Que diferença faz na tua vida se tu conheceu alguém hoje e em duas semanas a pessoa não lembra de ti? PQP, é muita frescura... e se não perdoam, paciência. Se você tentou, e não fez nada imperdoável, você não pode obrigar a pessoa a te perdoar. Bola pra frente.

Citar
Estou cansada de gente querendo que eu seja perfeita. Estou cansada de gente que desconfia de mim por eu ter falhado (como todo humano) uma vez.

E aposto que essas pessoas horríveis, para piorar, ainda estão no teu face, e você nem ao menos pode excluí-las. Foda. Força.

Citar
Estou cansada de gente que não dá valor as coisas que eu faço.


E por mais que tu tente se afastar, elas sempre estão com você, né? Porque eu tenho certeza que tu tentou se afastar destas pessoas...

Citar
Estou cansada de ser enquadrada em estereótipos.


Eu sou gaúcho. I feel your pain, bro.   :(

Citar
Estou cansada de receber críticas.


Se forem  construtivas, aproveite-as. Se forem destrutivas, mande tomar no cu. Pois é, eu sei, fácil, não?

Citar
Estou cansada desta sociedade de merdas, hipócritas, passivos que tomam no cu e não fazem nada.

Foda-se. Isso não é motivo para se importar o suficiente para se matar. A sociedade é passiva e toma no cu? Pô, que merda, deveria ser diferente, agora deixa eu ir ali e aproveitar a única vida que eu tenho para viver (e por ser atéia, deveria saber disso melhor do que ninguém).

Se matar porque a sociedade toma no cu? Porra. É como se importar com as borboletas azuis do Paquistão, que estão quase em extinção. Muito emo.

Citar
Estou cansada desta cidade de merda onde só tem gente burra, inútil e sem vontade de melhorar.

E tem a esperta aí, que se matou por estes motivos estúpidos.

Citar
Estou cansada de correr atrás de quem quer mais que eu me exploda.


Caralho, de novo?! Se valorize, mulher! Puta falta de maturidade, pqp...

Parece aquelas adolescentes que enchem o facebook de indiretas pro rapaz que não está nem aí pra elas. Que coisa mais besta.

Citar
Estou cansada de tudo que me prende, de todas as amarras, de todos os conceitos, de todos os preconceitos, de todos os otários, de todos os merdinhas da bunda suja e principalmente estou cansada de viver.


Se tudo que te cansa me cansasse, eu também estaria cansado pra caralho...

Citar
E para uns e outros, querem saber pq não estou nem namorando e nunca me vêem na rua? Pq prefiro quando as pessoas não estão por perto. Comigo eu nunca me sinto só. Gosto de estar comigo mesma. Sou a melhor forma de entretenimento que posso encontrar.

E acabou se matando? Não devia ser assim uma tão boa companhia não... :P

Citar
E pra fechar com chave de ouro.... Não me acho nem melhor nem pior que ninguém... apenas IGUAL.

Aqui eu concordo. És exatamente igual a todos os adolescentes do mundo, com todas as imaturidades e pensamentos bestas da idade. Uma pena que as circunstâncias e o cansaço excessivo tenham levado a um fim desses.

Salve a falta de empatia do texto, o que você diz poderia fazer a garota mudar de opinião, mas não havia ninguem para mostrar isso a ela, não havia ninguem para conversar com ela e mostrar pra ela que o sofrimento dela podia ser em parte irracional, e que ela não deveria ser precipitada, não havia nenhum apoio emocional, ela se sentia isolada. Como todo adolescente (e muitos adultos) ela tinha  dificuldade com as emoções, poucas pessoas desenvolvem inteligencia emocional, principalmente por isso nem ser divulgado, e como faltava inteligencia emocional interna e apoio emocional externo, os problemas começam a se tornar monstros, assombrações mentais, começam a se tornar maior do que são. Emoções são mais rápidas e poderosas que a pensamento cognitivo, quando se trata de problemas emocionais, inteligencia cognitiva pouco importa, no máximo completa, o que importa verdadeiramente é a inteligencia emocional.

"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #117 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:47:24 »
Cara, seu texto foi incrivel! Explicou seu ponto de  forma excelente e de forma poetica!

Obrigado.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #118 Online: 04 de Janeiro de 2013, 22:56:29 »
Com a exposição dos ultimo pontos de vistas, da pra tirar algumas hipóteses:

1) Este suicídio teve como plano de fundo a intolerância entre crenças e incredulidades, mas poderia ter sido outros planos de fundos;

2) Está muito longe de ser "imbecilidade", pois pode ter sido influenciado por fatores independentes da vontade humana;

3) Não é uma martirização, tendo em vista que não foi um ato direto de opressão;

4) Poderia ter sido evitado com um pouco de ajuda partindo de pais e amigos;

5) "O que leva uma pessoa a esta atitude drástica" é um bom assunto a ser discutido.

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline homemcinza

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 912
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #119 Online: 04 de Janeiro de 2013, 23:19:32 »
Acredito que o maior problema que a arrastou pra isso foi a bipolaridade, pois tirando isso, quem já não se questionou e se indignou como ela. Se não fosse a doença, seria mais uma adolescente com crise de identidade que logo iria achar um namoradinho, um emprego bacana e esquecer essa coisa de ateísmo.

Se não há ninguém aqui que seja bipolar jamais saberá como ela se sentia. Quem já viveu ou vive com alguém bipolar sabe como é aturar os altos e baixos (mais baixo do que vc esta imaginando)...

Conheço bipolares que se fecham e não buscam ajuda, outros que não desejam ajuda de forma alguma, outros que preferem não falar com outros bipolares com os mesmos problemas (tipo os A.A.s), para não se sentirem piores. Enfim não existe um padrão de bipolaridade. É algo que o cidadão vai arrastar pro resto da vida e no máximo controlar um pouco. Sumir, jamais. É como a compulsão a bebida, drogas e bla bla bla...

Mas é isso ai...mais combustivel para os religiosos falarem sobre os maleficios da falta de religiosidade nas pessoas...
Ceticismo é para poucos!

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #120 Online: 05 de Janeiro de 2013, 01:18:34 »
Mais importante do que refutar ou responder um texto desses (na realidade, qualquer um) é tentar entender o que o motivou, Gaúcho. Temos que fazer mais do que só apontar falácias. ;)

Concordo. Eu não sabia que ela tinha depressão quando "respondi" a carta, então por mais que esta seja mesmo infantil e fútil, não deve o assim ser considerada perante uma pessoa com depressão. Eu até respondi logo depois, na outra página.

No caso, o motivo do suicídio dela não foi as baboseiras escritas na carta, mas simplesmente sua doença.

Então escreva uma carta se desculpando  :P  que nós te perdoamos  :P 

Nunca imaginei ler uma carta-resposta a um suicida escrita por um ateu.  :huh:

Vou levar no centro espírita mais próximo e mandar psicografar. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #121 Online: 05 de Janeiro de 2013, 11:44:15 »
Sei lá...nunca vi sentido em se suicidar e nem sei exatamente o que leva a isso. Mas não coloco no rol das "imbecilidades" humanas. É uma opção própria não querer viver por algum motivo.

Ninguém opta por se matar.

O suicida procura desesperadamente por ajuda, dá sinais que tem coisa errada na vida dele procurando ajuda de gente que está próxima a ele, simula o suicídio, "pratica" o suicídio e ai sim se mata.

Quem faz isso, excetuando-se imagino, aqueles que fazem por impulso, faz porque toda a vida dele "conspirou" para que ele chegasse àquele ponto.

A carta da menina é de um desespero só. Na certa não foi o único sinal.

O suicídio é um ato IRRACIONALMENTE muito bem racionalizado.

Bom, não discordarei porque na verdade eu não sei exatamente o que leva a isso...

Bem, imagine que vc tem um problema qualquer seja com família, com amigos, com pessoas que vc ama. Imagine que vc começa a buscar qualquer atividade que o faça "fugir" ou entender desse problema. Um dia seus pais acham que vc está estranho e resolvem pedir ajuda a um médico que diz que vc está depressivo. Vc começa a usar antidepressivos e vira uma espécie de zumbi, de bom humor na maior parte do tempo. O tempo passa e vc percebe precisa mudar de remédio, pq nao estão fazendo o mesmo efeito. E fica nessa de ir ao psiquiatra de tempos em tempos para usar antidepressivos diferentes. Vc acaba percebendo que o que o remédio faz é iludir sua cabeça, sua vida está uma merda, mas vc sente uma leve euforia. Vc tem conscieência disso e descobre que se tornou um viciado em antidepressivos. Passa a tomar todo tipo de drogas piscoativas que funcionam melhjor que os antidepressivos. Vc vira alcoolatra e experimenta todo tipo de droga que imaginar. E nesse tempo vc se toca que nunca se achou na vida. Vc faz medicina pq seus pais querem. Vc era católico, vira evangélico, depois muçulmano, budista, harekrishna, crê no fim do mundo, qualquer coisa, na esperança de ter um mínimo de paz. Só que não tem. Imagine que vc vive isso durante dez anos, onde cada dia parece uma eternidade.

É como uma prisão, só que na mente.

Então um belo dia, vc tem uma alucinação qualquer. Vc vê nuvens negras no horizonte, bota isso no facebook, mas ninguém dá bola, ninguém se toca. Enfim, as nuvens negras chegam até vc.

Muito bom o exemplo.

Eu, pela minha experiência, acho que tirando casos muito específicos, o uso de antidepressivos é um absurdo.


Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #122 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:05:31 »
Será que ninguém opta por se matar?
Não haveria o momento, não de desespero, mas de completa falta de perspectiva e motivação? Ou seria isto apenas doença?

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #123 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:29:48 »
Será que ninguém opta por se matar?
Não haveria o momento, não de desespero, mas de completa falta de perspectiva e motivação? Ou seria isto apenas doença?

Optam sim. Tanto que há clínicas especializadas nisso em algumas partes do mundo.

O caso mais comum de suicídio voluntário e decidido sob completo domínio das faculdades mentais é de gente idosa e portadora de doenças crônicas incuráveis, como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.

Um caso recente, que eu me lembre, é de um compositor inglês que passou anos cuidando da esposa que tinha uma doença degenerativa que a deixou cega e paralítica. Anos depois, ele próprio contraiu a doença e os dois decidiram que não tinham por que continuar vivendo assim. Contataram uma dessas clínicas de suicídio e, um ano depois, se suicidaram.

O procedimento dessas clínicas é  bastante pragmático: existem várias condições para atestar a sanidade psicológica/psiquiátrica do paciente, ele é acompanhado por especialistas em saúde mental por mais de um ano, faz um depoimento por escrito e em vídeo, repete o procedimento seis meses depois para garantir que não é um desejo passageiro e , se não me engano, o procedimento é agendado para vários meses depois da atestação da validade da decisão.

Ó http://en.wikipedia.org/wiki/Assisted_suicide
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #124 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:37:33 »
Será que ninguém opta por se matar?
Não haveria o momento, não de desespero, mas de completa falta de perspectiva e motivação? Ou seria isto apenas doença?

Os filósofos estoicos defendiam o suicídio em certas situações, e muitos deles de fato se suicidaram, inclusive Zeno e Cleantes, os dois primeiros líderes da escola. Sêneca, que também cometeu suicídio, escreveu que essa poderia ser uma postura de autonomia: nenhum homem livre precisava suportar as dores do corpo ou da escravidão, se pudesse morder sua língua ou bater a cabeça contra uma parede e sangrar até morrer. Os budistas também toleram o suicídio em caso de doenças insuportáveis.

Eu acredito que o suicídio pode ser racional, e que ele é um direito humano fundamental até, mesmo quando não é praticado por motivos racionais -- ninguém pode dizer a outra pessoa que o seu sofrimento é ilusório, só ela mesma sabe o quanto sofre e o quanto é capaz de suportar. Mas por em sua natureza o suicídio ser irreversível, ele só pode ser o último dos últimos recursos, então é moralmente aceitável intervir quando o suicida não procurou todo tipo de ajuda disponível para resolver seus problemas.

O caso mais comum de suicídio voluntário e decidido sob completo domínio das faculdades mentais é de gente idosa e portadora de doenças crônicas incuráveis, como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.

Eu cometeria suicídio nessas circunstâncias.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!