Autor Tópico: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico  (Lida 33276 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico
« Resposta #125 Online: 06 de Janeiro de 2013, 13:03:53 »
Fora o suicídio tem valores diferentes de acordo com a cultura e o tempo. O suicídio no Japão já foi muito mais comum e até incentivado em certos casos, hoje a causa dos suicídios e o modo como sao vistos mudaram bastante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 06 de Janeiro de 2013, 13:08:55 »
Fora o suicídio tem valores diferentes de acordo com a cultura e o tempo. O suicídio no Japão já foi muito mais comum e até incentivado em certos casos, hoje a causa dos suicídios e o modo como sao vistos mudaram bastante.

Muitos ainda recorrem à floresta de Aokigahara.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 06 de Janeiro de 2013, 16:53:49 »
Acho que muitas dessas teorizações/explicações sobre suicídio que colocam aqui e por aí em situações dessas são simplesmente inventadas, hipóteses pessoais, nada mais cuidadosamente/cientificamente elaborado.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #128 Online: 08 de Janeiro de 2013, 13:39:32 »
Acho que muitas dessas teorizações/explicações sobre suicídio que colocam aqui e por aí em situações dessas são simplesmente inventadas, hipóteses pessoais, nada mais cuidadosamente/cientificamente elaborado.

O suicídio é a solução final, pelo menos para quem o pratica.
O problema é que a solução de uns são o incômodos de outros...
Não há estudos relevantes sobre o tema, as publicações são recheadas de apelo pessoal.
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 08 de Janeiro de 2013, 14:50:59 »
Acho que não, deve haver pilhas e pilhas de estudos relativamente bons, ou que não fogem do nível de estudos de psiquiatria e psicologia em geral. Mas nas discussões em fóruns e comentários de blog o que vai predominar são interpretações pessoais com no máximo uma ou outra pitada de informação proveniente de estudos que viram numa reportagem, mas daí vão achar que sabem de uma espécie de "explicação geral" científica para um assunto muito mais abrangete/complexo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #130 Online: 12 de Janeiro de 2013, 14:00:54 »
Tem imbecil pra tudo, Correio. Você, por exemplo, demonstrou ser um grandessíssimo imbecil.

Cartão, uili.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #131 Online: 12 de Janeiro de 2013, 14:44:54 »

Sim, mas por motivos diferentes dos samurais, antes era pra recuperar a honra perdida, hoje em dia a maioria é depressão, inadequação, etc, etc, etc.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #132 Online: 12 de Janeiro de 2013, 15:00:59 »

Sim, mas por motivos diferentes dos samurais, antes era pra recuperar a honra perdida, hoje em dia a maioria é depressão, inadequação, etc, etc, etc.....

Tem um documentário:

<a href="http://www.youtube.com/v/4FDSdg09df8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/4FDSdg09df8</a>
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #133 Online: 12 de Janeiro de 2013, 15:21:58 »
Tem até agência de viagem nos EUA que oferece uma visita ao parque.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 12 de Janeiro de 2013, 18:44:19 »
Era uma adolescente com problemas psiquiátricos. Sofreu por conta das atitudes da família, é claro. O que eu não acho certo é torná-la uma mártir por conta do seu ateísmo e de suas atitudes aparentemente politizadas. O preconceito matou na mesma medida em que uma vítima de bullying se mata. Todos estão aproveitando para atacar a religião, como os ateus adoram fazer, mas eu acho que o buraco é BEM mais embaixo. Há religiosos preconceituosos e há religiosos moralmente fantásticos. O problema é como a pessoa absorve essas influências. Bom, a não ser que haja indicações explícitas de que o fiel deve ser preconceituoso e pregar o ódio.

Não acompanhei o caso, nem tenho interesse, não sei quantificar o quanto preconceito ao ateísmo foi um fator muito significativo ou se poderia ter acontecido o mesmo com alguém muito mais "normal" (tendo a pensar que sim), mas me parece que é algo que alguns ateus até no fundo gostaram, justamente por terem uma mártir. Algo um pouco parecido aconteceu com a morte do Steve Jobs, que correram para dizer que "morreu por causa da medicina alternativa".

Uma coisa que acho que também deveriam considerar é o quanto o"culto" de auto-vitimização pode contribuir com essas coisas, em vez de preconceito propriamente dito.

Na maior parte do tempo o preconceito, especialmente contra os ateus, não é algo muito direto, e acaba sendo uma questão de escolha focar a atenção nisso em vez de em outras coisas, sobre tudo mais que existe na vida além de "não crer em deuses". Não deve faltar textos por aí de ateus se lamuriando do terrível preconceito que sofrem e blablablá. Mas deve ser apenas um em cem que tenta passar uma perspectiva mais saudável de que não é o fim do mundo, que não crer em deuses é só um aspecto insignificante da sua identidade, e que não crer em deuses não interfere com a vasta maior parte de tudo mais que existe na vida.

Certamente as coisas serão mais difíceis para ateus militantes/"politizados" que fazem questão de manifestar seu ateísmo aos quatro ventos, do que àqueles que não dão mais importância a isso do que dão a não acreditar em astrologia ou em Saci (apesar de freqüentemente usarem essa comparação). Para adolescentes especificamente, ainda dependentes dos pais, isso pode fazer toda a diferença entre uma convivência saudável nesses anos, e algo mais traumático, conflitos e sofrimento desnecessários, evitáveis com um pouco de diplomacia, em vez de militância. Ou até mesmo ficar "no armário", simplesmente, já que não é uma dificuldade muito maior do que ter que participar de certas formalidades no trabalho e na escola. Claro, você pode escolher se revoltar contra isso também, ser um punk anti-conformista e revoltado por causa de trajes formais, horários rígidos, e uniformes. Não acho que vai trazer benefício algum, exceto a vendedores de artigos e acessórios punks.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #135 Online: 12 de Janeiro de 2013, 19:57:42 »
Eu sou ateu declarado em uma das instituições mais religiosas do país e um "não enche meu saco" costuma resolver desde sempre.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #136 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:17:13 »
Eu sou ateu declarado em uma das instituições mais religiosas do país e um "não enche meu saco" costuma resolver desde sempre.

Mas você é homem feito e é esclarecido. Ela era uma menina sem muita experiência de vida.

http://www.bulevoador.com.br/2013/01/sobre-falhas-catastroficas-roberta-baeta/

A menina, apesar do estilo de redação característico de adolescentes, se mostrou mais madura que 95% das pessoas que eu tive a oportunidade de conviver nessa vida.

Eu me identifiquei um pouco com ela. Passei por problemas semelhantes. Eu tô aqui por sorte e não pelo apoio dos que devereiam ter me apoiado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #137 Online: 13 de Janeiro de 2013, 13:05:45 »

Mas você é homem feito e é esclarecido. Ela era uma menina sem muita experiência de vida.

http://www.bulevoador.com.br/2013/01/sobre-falhas-catastroficas-roberta-baeta/

A menina, apesar do estilo de redação característico de adolescentes, se mostrou mais madura que 95% das pessoas que eu tive a oportunidade de conviver nessa vida.

Eu me identifiquei um pouco com ela. Passei por problemas semelhantes. Eu tô aqui por sorte e não pelo apoio dos que devereiam ter me apoiado.

O que ela tem disponível hoje para apoio e esclarecimento é 100% mais do que muitos aqui tinham quando da idade dela. E não é como se ela não tivesse conhecimento destas ferramentas.

Outra, os grupos pró-ateísmo estão usando a imagem dela como a de uma mártir, quando entre eles mesmos existe uma discussão sobre a honestidade intelectual de se colar mensagens de meses atrás onde ela havia acabado de brigar com a mãe como se tivessem ocorrido imediatamente antes de ela praticar o auto-extermínio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:58:51 »
Essa dificuldade de “fidelizar um fiel”, ao gerir a igreja como um modelo de negócio, obriga as neopentecostais a uma disputa de mercado cada vez mais agressiva e também a buscar fatias ainda inexploradas.

Acabei pensando... os evangélicos são meio como cristianismo open-source, e o catolicismo é cristianismo propriedade intelectual.

Ou talvez ambos sejam open-source... só que o catolicismo é só mais como o debian, enquanto os outros são toda a multitude de distribuições... e a IURD é o Ubuntu...

Religião que é propriedade intelectual talvez seja mais o caso da cientologia...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #139 Online: 15 de Janeiro de 2013, 15:16:43 »
Essa dificuldade de “fidelizar um fiel”, ao gerir a igreja como um modelo de negócio, obriga as neopentecostais a uma disputa de mercado cada vez mais agressiva e também a buscar fatias ainda inexploradas.

Acabei pensando... os evangélicos são meio como cristianismo open-source, e o catolicismo é cristianismo propriedade intelectual.

E Lutero uma espécie de Linus Torvalds...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:26:54 »
[...]
Outra, os grupos pró-ateísmo estão usando a imagem dela como a de uma mártir,

O que é, no meu entender, um erro porque o ateísmo não precisa de 'mártires', muito menos de um que era uma adolescente com problemas pessoais.

quando entre eles mesmos existe uma discussão sobre a honestidade intelectual de se colar mensagens de meses atrás onde ela havia acabado de brigar com a mãe como se tivessem ocorrido imediatamente antes de ela praticar o auto-extermínio.

Excluindo a morte da menina (que é um fato trágico sob qualquer perspectiva), esta atitude é o ponto mais negativo para os ateus nesta discussão, pois passa uma mensagem de engodo e manipulação que são muito comuns nos movimentos teístas, em especial para os cristãos católicos, sempre ávidos em criar 'mártires da fé'.
Foto USGS

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #142 Online: 18 de Janeiro de 2013, 13:33:26 »

Foi bem isso comigo...
No inicio a tentativa de conversão, desistiram e passaram a fase das piadinhas.
Depois de alguns anos passam a não tocar no assunto mais comigo!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 13:36:29 por pqdrochabm »
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 22 de Janeiro de 2013, 19:15:10 »
Já que estávamos falando de suicídio e sobre se ele pode ser racional ou não, ontem foi confirmado que o ator Walmor Chagas, ator, ateu, encontrado morto sexta-feira passada em seu sítio, cometeu suicídio.

A principal hipótese é que o suicídio tenha sido motivado pelos problemas de saúde que limitaram seus movimentos nos últimos anos. De acordo com o delegado Marcelino, o ator também sofria de solidão. A advogada da família, Maria Dalva Coppola, confirmou as dificuldades de locomoção e visão enfrentadas por Walmor.
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/confirmado-suicidio-de-walmor-chagas-policia-agora-investiga-as-causas

Se essa hipótese é verdadeira eu respeito enormemente a decisão do ator e creio que eu faria a mesma coisa em seu lugar.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #144 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 18:10:10 »
Voce votaria em um...

Negro? 84% - Sim
Mulher? - 57% - Sim
Homossexual? - 32% - Sim
Ateu? 13% - Sim

Vá de retro, ateu!!!  :diabo:

http://veja.abril.com.br/261207/p_070.shtml#quadro1

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #145 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 01:11:29 »
O que me preocupa mesmo nem é o preconceito com ateus, mas sim o crescimento do número de evangélicos.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 03:15:24 »
O que me preocupa mesmo nem é o preconceito com ateus, mas sim o crescimento do número de evangélicos.

2

Apesar das safadezas explícitas que fortalecem cada vez mais as igrejas e de todas as contradições intrínsecas ao culto.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline R0d

• Nível 00
  • *
« Resposta #147 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 04:44:57 »
É, o problema é que o protestantismo que cresce no país é dos chamados evangélicos, que tem muitas dificuldades em lider com a cultura 'secular', como eles dizem.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #148 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 08:45:49 »

2

Apesar das safadezas explícitas que fortalecem cada vez mais as igrejas e de todas as contradições intrínsecas ao culto.

Não vejo muita diferença entre evangélicos e católicos nesse tema.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #149 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 09:09:56 »

2

Não vejo muita diferença entre evangélicos e católicos nesse tema.

Compare proporcionalmente a quantidade de políticos pastores e políticos padres hoje no Congresso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!