Existe um monte de teorias teológicas sobre o problema do mal e eu acho que a discussão vai tomar um outro rumo se formos discuti-las, até porque eu pessoalmente concordo com você que são racionalizações ad hoc. Acontece que isso não refuta Deus.
Eu estava discutindo com um amigo no Facebook ontem mesmo e ele me disse o seguinte: se a gente descobrir uma criatura com aparência humana, que chupa sangue, dorme em um caixão, se transforma em morcego, mas que reflete no espelho e não tem aversão a alho, ela ainda é um vampiro? Eu acredito que isso ainda é um vampiro, nós apenas descobrimos que algumas coisas que acreditávamos sobre eles não eram verdade.
Da mesma forma, aqui você está refutando uma característica especial de uma das concepções que existem de Deus, mas isso poderia significar somente que o que se imaginava sobre ele não era verdade. Se Deus criou o universo, mas ele nunca mandou um filho morrer para nos salvar e nem é super-bonzinho, ele não é Deus ainda? Claro que um cristão fundamentalista que crê que a Bíblia é 100% verídica não vai aceitar reconhecer que seu conhecimento sobre Deus estava errado, apesar das evidências -- e por um bom motivo nós achamos que essas pessoas são idiotas. Mas é muito fácil ser ateu discutindo apenas com idiotas. Acontece que existem deístas e teólogos inteligentes com ideias mais interessantes e que vão dizer para você simplesmente que Deus não é onibenevolente ou não é onipotente, ou que ele não dá a mínima.