Esse é um tema que rende assuntos equivalentes ao número de páginas de uma biblia para muito mais...
Estava lendo aqui uma revista "Caminho espiritual (
www.rcespiritismo.com.br) sobre toda essa "ciência" bem como experimentos relatados. Pessoas relatam até mesmo encontros no plano astral sendo que, retornando ao corpo físico, se encontram e trocam informações, cujos dados batem com o que conversaram durante o experimento.
Não sei se são mentiras ou apenas coincidências , uma vez que experimentos não confirmados quando de volta ao plano físico simplesmente não são relatados.
Esse cara aqui (
www.facebook.com/saulocalderon) parece ser um mestre nessa área...
Particularmente, devo confessar que já pratiquei esse tipo de coisa , sendo que em minha vida toda tive três experiencias de desdobramento astral (vamos dizer assim) que nunca esqueci.
Foi durante um tempo que pratiquei gnose (morte do ego somado com sexo sem orgasmo para encher o corpo de energia) por 8 meses.
Em todas as experiencias que tive (projeção astral) não consegui, depois de voltar ao corpo físico, achar qualquer similaridade com o plano "espiritual" que estava [Coisas como ver uma pedra na calçada de casa quando em espírito para depois me certificar de que realmente ela estava lá quando em corpo físico].
Digo que esse tipo de experiencia REALMENTE passa a impressão de estarmos saindo do corpo físico. O nivel de consciencia é maior do que a consciencia de um sonho comum, nos passando uma verdadeira sensação de realidade.
Evidentemente não quero afirmar que o espirito ou consciencia sai do corpo, mas sim que, durante o sono, pode ocorrer algum tipo de avaria cerebral, fruto de exercicios mentais somados com o poder da sugestão, ou mesmo algum acidente [ partindo para uma experiencia quase morte - EQM] que desencadeie esse fenômeno. Tem até um vídeozinho bem legal que aborda parcialmente esse assunto sobre o ponto de vista cético.
Acredito que o profeta que escreveu o apocalipse da bíblia (bem como outros "santos" de outras religiões) tenha passado por algo parecido; sendo esses tipos de experiencias um fator a mais para a criação de tantas religiões existentes hoje em dia.