Autor Tópico: Arumento que prova a existencia de Deus  (Lida 19047 vezes)

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
Arumento que prova a existencia de Deus
« Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:43:10 »
Eis o argumento que prova a existência do criador de todas as coisas que existiram, existem e vão existir:

O Universo é todo ordenado lógica e matemáticamente.
O Universo e tudo que está dentro dele é lógico matemático, o universo e tudo que ele contém pode ser reduzido à equações lógico-matemáticas.
Deus criou o universo. O Universo existe, nós existimos, portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus.
Nas palavras de galileu: "Matemática é o alfabeto com qual Deus escreveu o Universo".

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Arumento que prova a existencia de Deus
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:12:18 »
Caro Israel,

Bem vindo ao FCC.

Mesmo não discordando de você, ainda vejo como um argumento bem raso.
Eu não usaria as palavras "lógica" e "matematicamente" para descrever o universo. São frutos da mente humana. O termo que cairia bem aqui seria algo como "eventos fisicos". E as equações são somente uma maneira para melhor interpretarmos tudo que é referente a este universo.

Existem vários tópicos que lidam sobre este assunto. O ultimo é o do Big Bang:
../forum/topic=27319.0.html

Aproveite para conhecer mais o fórum e se possivel, passe no tópico de apresentações.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 13:14:57 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:32:50 »
Eis o argumento que prova a existência do criador de todas as coisas que existiram, existem e vão existir:

O Universo e tudo que está dentro dele é lógico matemático, o universo e tudo que ele contém pode ser reduzido à equações lógico-matemáticas.
Deus criou o universo. O Universo existe, nós existimos, portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus.
Nas palavras de galileu: "Matemática é o alfabeto com qual Deus escreveu o Universo".

Versão Alternativa

Eis a prova que o Universo veio do acaso.
O universo é um entre milhares do multi verso.
O universo tem medidas matemáticas exatas, dentro das milhares possibilidades.
O multiverso é infinito, logo, todas as possibilidades vão ocorrer, independente de quão minima forem as chances, num espaço de tempo infinito, quem sabe, inexistente, todas as possibilidades vão ocorrer. Sendo nós uma das possibilidades, aqui estamos, os filhos do acaso. Me parafraseando: "As possibilidades são infinitas, o universo é naturalmente criativo e ilimitado". (Invetado dia 31/01/2013 as 13:29)

Versão alucinogena:

O universo, será mesmo que ele existe?
O universo, não seria ele um sonho coletivo, uma alucinação?
Nossos sonhos criaram um universo para vivenciarmos, e como ele não existe de verdade, e nada é como acreditamos, tudo, sendo uma alucinação, não vou me extender nesse ponto.

Existem muitas outras alternativas. Cada um tem a liberdade de escolher a sua, mas, por favor, não empurre seu raciocinio a outros.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:43:21 »
O  fato do meu argumento ser "raso" é exatamente essa a intenção: simples, elegante e de fácil entendimento.
A questão é a seguinte, meu argumento é válido? Se sim, não sei qual o motivo da discussão.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:49:56 »
O  fato do meu argumento ser "raso" é exatamente essa a intenção: simples, elegante e de fácil entendimento.
A questão é a seguinte, meu argumento é válido? Se sim, não sei qual o motivo da discussão.

Se fosse, tambem seria valido o argumento do Filosofo Superficial, portanto...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:53:13 »

É valido, o que não significa que seja verdade, isso tornar UMA possibilidade, que são infinitas.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:54:54 »

No fundo, Deus existe porque Galileu disse...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:05:19 »
Voce pode afirmar  isso? Sabemos que o universo "obedece" a certas leis físicas, pelo menos até onde pudemos observar. Organizado de forma lógica para quem? esse conceito é antropocentrista.

o universo e tudo que ele contém pode ser reduzido à equações lógico-matemáticas.
  Certeza? Como se pode comprovar isso?

Deus criou o universo.
Porque? O universo pode ter sempre existido, ou então foi vomitado pelo deus Mbumbo quando seu irmão lhe deu uma bebida amarga... Para esse argumento ser válido há que se provar a existencia desse deus.

O Universo existe, nós existimos, portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus.
Eu poderia formular uma sentença parecida: Ervilhas existem, potanto temos que ter um criador para elas, logo Mendel existe e é deus... Porque temos que ter um criador? o que comprova que tudo tem que ter um criador.  E se assim fosse, quem criou deus?

Nas palavras de Dart Vader: " Luke, I´m your father"... Isso não acrescenta nem endossa coisa alguma.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:27:59 »

Não, não é válido. É incoerente.

1 - Não víncula a causa da existência do universo com a existência de Deus.
2 - Não víncula diretamente e logicamente Deus com o universo. Apenas existe uma conclusão tirada do nada.
3 - Não víncula todas as leis universais com um criador e nem com algum ser que rege as mesmas.

Qualquer ateu meia-boca de facebook modelaria seu argumento dessa forma:
O Universo existe, nós existimos, portanto não existe Deus.
Nas palavras de Dawkins: "Deus é uma ilusão!".

E seria tão coerente quanto o seu.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2013, 14:55:32 »
"Caro Israel,

Bem vindo ao FCC.

Mesmo não discordando de você, ainda vejo como um argumento bem raso."

JohnnyRivers
Bom, quem não discorda concorda, e agora você diz que não é valido, então porque não discordou antes?
Das duas uma, ou eu to errado e você tá certo ou eu to certo e você tá errado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:01:34 »
"Caro Israel,

Bem vindo ao FCC.

JohnnyRivers
Bom, quem não discorda concorda, e agora você diz que não é valido, então porque não discordou antes?
Ordenando logicamente, voce está errado...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:08:16 »
Entre eu concordar/discordar de sua idéia principal e o seu argumento ser válido aqui no FCC existe uma grande diferença.

- Skid Row

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:12:56 »
A pergunta é, minha conclusão é válida? Sim ou não.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:14:30 »
A pergunta é, minha conclusão é válida? Sim ou não.

Não, conforme demosntrado no post do Jonny

Não, não é válido. É incoerente.

1 - Não víncula a causa da existência do universo com a existência de Deus.
2 - Não víncula diretamente e logicamente Deus com o universo. Apenas existe uma conclusão tirada do nada.
3 - Não víncula todas as leis universais com um criador e nem com algum ser que rege as mesmas.

e no meu.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:18:18 »
Não.

Eu me tornaria ateu na hora se esse fosse o melhor argumento.  :lol:

Mas reinterando: visite outros tópicos e conheça um pouco mais o conteúdo do Fórum. Da para aprender bastante aqui.

- Skid Row

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:28:47 »
Pois bem:

O Universo Existe, ele foi num momento do passado criado.
O Universo exige uma causa.
Essa causa chamamos de Deus.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:34:06 »

Porque? Ele pode ter sempre existido. Como voce pode argumentar que o universo foi criado?

Não, não exige. O universo não foi criado para o ser humano. Prove ou apresente algum argumento que sustente a idéia de que o universo tem que ter uma causa.

Errado! Religiosos chamam de deus, indus acham que foram deuses (plural). Se o universo tivesse tido uma causa, porque seria essa causa um deus? O universo pode ter surgido de uma "flutuação" quantica ao acaso, ou sempre ter existido.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:41:53 »
"Caro Israel,

Bem vindo ao FCC.

JohnnyRivers

Ele não discorda, porque o JohnnyRivers é teísta, acredita em um criador. Porém, como disse, não concorda com os argumentos utilizados. Na verdade, seus argumentos são mais consistentes se considerar a hipótese da não existência de um criador:

Pelo contrário, o Universo não é ordenado lógica e matematicamente, caso contrário a matéria seria distribuída de uma forma ordenada, porém temos galáxias de diversos formatos, colisões entre elas, aglomerados, grandes vazios e por aí vai. Agora, claro, ele segue um conjunto fundamental de forças, o que é de se esperar em algo como uma reação autocontida.
Equações expressão um modelo que é uma aproximação da Natureza, mas, como disse acima, era o que se esperar em um Universo autorreativo com base nas forças fundamentais (Gravidade, Nuclear Fraca, Nuclear Forte e Eletromagnetismo).
Deus criou o universo.
Aqui você já parte de uma conclusão, uma petição de princípio, sem nem ao menos vincular às suas afirmativas anteriores. Na verdade, o ilógico me parece muito mais uma "evidência" de um Criador que a lógica, porque se algo foge do esperado pode (pode, talvez) ser resultado de uma intervenção de um ser senciente.

O Universo existe, nós existimos,
ok, provavelmente sim.
portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus.
Essa conclusão é que não faz sentido com a afirmação anterior. É como dizer "As mãos existem, temos mãos, logo todos tocam violão".
O problema em se querer ser poético e metafórico em Ciências...

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:47:07 »
1- Porque? Ele pode ter sempre existido. Como voce pode argumentar que o universo foi criado?

A Teoria do Big Bang está aí para provar que sim, o Universo teve um começo, todas as observações estão aí, o afastamento das galáxias, a radiação cósmica de fundo etc etc.

2 - Não, não exige. O universo não foi criado para o ser humano. Prove ou apresente algum argumento que sustente a idéia de que o universo tem que ter uma causa.

Novamente, o universo começou, teve uma causa, o Big Bang novamente está aí para provar que ele teve um início.

3- Errado! Religiosos chamam de deus, indus acham que foram deuses (plural). Se o universo tivesse tido uma causa, porque seria essa causa um deus? O universo pode ter surgido de uma "flutuação" quantica ao acaso, ou sempre ter existido.

Big Bang, ele teve um começo... e quem deu inicio a ideia foi Georges-Henri Édouard Lemaître, um padre... e não é que ele está certo?
Aqui vai um pensamento: os teólogos vêem deus no início das coisas, os físicos, nos resultados.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:49:39 »
E depois deste post do Contini:

Bem vindo ao Fórum Cético Israel.   

Tenha cuidado com nosso dragão invisivel na garagem, ele pode morder :lol:

Há teorias que o universo tenha surgido do nada, também há outras de multiversos, etc.

Judeus acham que Javé (YHVH) criou tudo e criou algumas leis adicionais. Mulçulmanos, Alá. Já para os cristãos, tudo que Jesus disse ta valendo. E nem foi refultado Odin e Zeus ainda...embora estejam fora de moda.

Você tem todo o direito de acreditar em qualquer teoria. Mas para divulga-la mundo afora, é necessário que elas sejam verificadas e comprovadas. Não basta serem lógicas, porque não as isentam de questionamentos.

- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:49:43 »
Pois bem:

Como dito, ele pode ser eterno e sempre ter existido, pode ser um Universo oscilatório, com seguidos começos e fins (não vou falar sobre branas, cordas, hiperespaço, flutuação quântica, partículas virtuais e outras coisas para não complicar a questão).
Pode também nunca ter tido uma causa, como no caso de um universo eterno ou em um oscilatório, ou a causa pode ter sido natural.
Se quiser chamar uma flutuação quântica de Deus, é uma opção sua. Porém pensarmos em Deus como causa nos apresenta dois problemas: o primeiro é: qual a causa de Deus? E a segunda é: se é eterno e temos o conhecimento da idade do Universo, por que ele esperou um tempo infinito para criá-lo?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:50:40 »
1- Porque? Ele pode ter sempre existido. Como voce pode argumentar que o universo foi criado?

A Teoria do Big Bang está aí para provar que sim, o Universo teve um começo, todas as observações estão aí, o afastamento das galáxias, a radiação cósmica de fundo etc etc.

2 - Não, não exige. O universo não foi criado para o ser humano. Prove ou apresente algum argumento que sustente a idéia de que o universo tem que ter uma causa.

Novamente, o universo começou, teve uma causa, o Big Bang novamente está aí para provar que ele teve um início.

3- Errado! Religiosos chamam de deus, indus acham que foram deuses (plural). Se o universo tivesse tido uma causa, porque seria essa causa um deus? O universo pode ter surgido de uma "flutuação" quantica ao acaso, ou sempre ter existido.

Big Bang, ele teve um começo... e quem deu inicio a ideia foi Georges-Henri Édouard Lemaître, um padre... e não é que ele está certo?
Aqui vai um pensamento: os teólogos vêem deus no início das coisas, os físicos, nos resultados.

Por favor, defina o que para você seria o Big Bang.

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2013, 15:58:03 »
Por favor, defina o que para você seria o Big Bang.
A expansão do espaço-tempo.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:00:12 »
...

Mias uns posts e vai começar a citação de versiculos da Bíblia pra provar que deus existe.
Ceticismo é para poucos!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:02:36 »
Errado, a teoria do big bang diz que em um determinado momento, a uns 14 bilhões de anos atras, houve uma rápida expansão de uma singularidade, resultando do universo que conhecemos hoje... Mas não diz que o universo começou ali, apenas que ele mudou de "forma". O universo pode ser oscilatório, como lembrou o Derfel.

~
  Errado pelo motivo exposto anteriormente

Errado pelo exposto acima.

Aqui vai um pensamento: os teólogos vêem deus no início das coisas, os físicos, nos resultados.]
Aqui vai outro: "O homem precisa de religião, como um peixe precisa de bicicleta"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!