Autor Tópico: Arumento que prova a existencia de Deus  (Lida 19050 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Re:Arumento que prova a existencia de Deus
« Resposta #75 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 09:41:57 »
E ai, Azevedo! Blza?  :ok:

Eis o argumento que prova a existência do criador de todas as coisas que existiram, existem e vão existir:
O Universo é todo ordenado lógica e matemáticamente.
O Universo e tudo que está dentro dele é lógico matemático, o universo e tudo que ele contém pode ser reduzido à equações lógico-matemáticas.

A "lógica" e  "matemática" foram entes criados pela mente humana para nos fazer aperceber e melhor compreender o ambiente que nos rodeia.  Eles não são uma “causa” que devemos observar, mas sim o efeito (resultado) que observamos a partir da causa. Se pelas leis do universo 1+1 fosse igual a “3”, estaríamos observando isso desde o começo de nossa existência e isso também nos soaria lógico. A lógica (tal como ferramenta criada pelo homem) também pode apresentar vários furos dependendo do referencial adotado. Dois objetos idênticos em massa podem ter pesos diferentes? Sim, se um está aqui na terra e outro está na Lua. Existe lógica em gostar de sofrer? Sim, se essa pergunta for feita para um masoquista.

Deus criou o universo. O Universo existe, nós existimos, portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus. Nas palavras de galileu: "Matemática é o alfabeto com qual Deus escreveu o Universo".

Essa segunda parte do argumento não se alinha com a primeira. O universo ser “lógico” (?) ou não, independe de um criador. Uma criança de 2 anos (criador) pode pintar um quadro (a criação da criança), fazendo riscos nele de forma desordenada, e portanto, ilógica. Um feto se desenvolve no útero da mãe de forma lógica/natural sem que nenhuma consciência criadora  esteja atuando ali.

Novag, a matemática existe no universo, o universo é ordenado lógica e matemáticamente, o Universo é matemático, e me desculpe, mas você me dizer que "Se pelas leis do universo 1+1 fosse igual a “3” é uma piada... eu não trabalho com achismos, 1+1=2 e ponto final... e se você ACHA que é igual a tres você que deve provar do contrário, ou melhor, voltar pro primário se você acha isso.

Azevedo, leia isso:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u9218.shtml

E pelo jeito voce não entendeu nada do que eu disse. Não "achei" nada. Apenas disse "ses" para demonstrar que a lógica e a matemática não são uma "constante" como muitos rotulam.
Teu argumento, elaborado dessa forma, não prova a existencia de deus algum. Apenas exibe uma opinião particular tua.
Abraços.   :ok:

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 10:13:19 por Novag »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 10:33:27 »
Eis o argumento que prova a existência do criador de todas as coisas que existiram, existem e vão existir:

[1] O Universo é todo ordenado lógica e matemáticamente.
[2] O Universo e tudo que está dentro dele é lógico matemático, o universo e tudo que ele contém pode ser reduzido à equações lógico-matemáticas.
[3] Deus criou o universo. O Universo existe, nós existimos, portanto temos um criador de todas as coisas que é Deus.
Nas palavras de galileu: "Matemática é o alfabeto com qual Deus escreveu o Universo".

Isso não é nem sequer um argumento. [1] e [2] são exatamente a mesma coisa e [3] não segue de [1] e [2]. Tirando todo o blablablá, basicamente tudo o que você disse foi:

"O universo é ordenado. Deus criou o universo."

Engraçado que parece que você tentou usar as premissas do argumento teleológico e emendou com a conclusão do argumento cosmológico, mas não conseguiu usar nem um e nem o outro. De qualquer forma, esses dois argumentos são muito antigos e já foram refutados, reformulados, refutados novamente e continuam aparecendo sem nunca gerarem consenso.

Pois bem:

O Universo Existe, ele foi num momento do passado criado.
O Universo exige uma causa.
Essa causa chamamos de Deus.

Agora sim temos uma versão reconhecível do argumento cosmológico. Mesmo que as duas premissas fossem verdadeiras -- e eu não acho que nenhuma delas seja --, falta provar que essa causa que você chama de Deus seja barbuda, more em cima de uma nuvem e tenha mandado seu filho morrer em uma cruz para nos salvar.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 10:38:46 por uiliníli »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #77 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 10:54:31 »
Novag, a matemática existe no universo, o universo é ordenado lógica e matemáticamente, o Universo é matemático, e me desculpe, mas você me dizer que "Se pelas leis do universo 1+1 fosse igual a “3” é uma piada... eu não trabalho com achismos, 1+1=2 e ponto final... e se você ACHA que é igual a tres você que deve provar do contrário, ou melhor, voltar pro primário se você acha isso.

Você diz que 1 e 1 não pode ser 3 mas chega aqui e manda esta: "O universo é lógico e matemático, logo deus existe". É a mesma coisa.

Você não trabalha com "achismos", mas acreditar em deus é a "aplicação mais pura do pensamento achista", pois não há nenhuma prova de que seu deus existe.
As pessoas acreditam porque querem acreditar, e não porque algo realmente exista.

Você que é graduando de direito, poderia provar num tribunal que deus existe, que provas materiais apresentaria?

Ceticismo é para poucos!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #78 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 11:49:48 »
Errado, tende fazer o caminho inverso. Quando alguém se autoclassifica como profundamente científico, é o mínimo de se esperar que entenda o que é o método científico e falseabilidade. Desde que saiba que as crenças, superstições e dogmas religiosos não podem ser falseáveis, e alguém tão "científico" deveria saber disso, é contraditório e incoerente aceitar que esses preceitos religiosos sejam levados a cabo como uma verdade absoluta ou até mesmo minimamente válidos. É isso o que eu chamo de desonestidade intelectual.

Discordo, Juca. Você está postulando que para o pensamento científico é preciso ser materialista, quando há visões espiritualistas que não impedem o entendimento e aceitação das explicações científicas e exemplos disso. O próprio cristianismo quando visto alegorica e não literalmente é um caso. Mas, novamente, não sei se é o caso do colega.

A desonestidade intelecutal ocorre quando são aceitas crenças que contradizem as explicações científicas, como milagres, por exemplo, no sentido de eventos que violem as leis da física, mas não, por exemplo, no sentido de eventos extremamente raros.

O JohnnyRivers deu um bom exemplo. Por Newton, podemos dizer que é possível ser profundamente religioso e científico, sem que uma coisa impeça a outra. Sua profunda religiosidade não impediu a honestidade na conclusão de suas observações. E temos outros.

Duplipensar, talvez, o que ocorre quando são aceitas tanto as crenças quanto as explicações que as contradizem, só deus sabe como.

A religiosidade/espiritualidade é algo tão particular que não se deve generalizar.

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 11:52:00 por DOUBT »

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 12:30:39 »
E outro aparte, eu nunca disse que a matemática e a lógica era causa, matemática e lógica são efeito... e quem criou a lógica e a matemática? Na minha opinião, Deus.

Como?
Como? você pensa que eu sou o que? Deus? eu sei lá, eu não sei de tudo...
Eu prefiro ficar com Albert Einstein quado ele disse: "A mais bela coisa que podemos vivenciar é o mistério. Ele é fonte de qualquer arte verdadeira e qualquer ciência. Aquele que desconhece esta emoção, aquele que não pára mais para pensar e não se fascina, está como morto: seus olhos estão fechados."

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 12:50:18 »
"Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente." Einstein

"Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos." Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 12:53:34 »

"Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um Espírito sumamente superior ao do homem, e perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos." Einstein

E?
Foto USGS

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #82 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:00:56 »

E?
E.... nada, fiquei com vontade de citar Einstein, só isso.  :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #83 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:11:38 »

Discordo, Juca. Você está postulando que para o pensamento científico é preciso ser materialista, quando há visões espiritualistas que não impedem o entendimento e aceitação das explicações científicas e exemplos disso. O próprio cristianismo quando visto alegorica e não literalmente é um caso. Mas, novamente, não sei se é o caso do colega.

Materialismo/espirualismo, não querem dizer nada para o pensamento científico, e não coloquei as coisas nesses termos alegóricos.

Qualquer religioso pode aceitar o pensamento científico, mesmo porque mais dia menos dia isso se torna inevitável, dado que a religiosidade, as crendices, as superstições ou como você quer chamá-los, a espiritualidade, não passam de fantasias mágicas com explicações sobrenaturais sobre as convenções do dogmatismo religioso, como a salvação ou a criação, que são os dois fundamentais para o cristianismo, sejam eles cristãos de carteirinha ou adaptados ao mundo moderno.

A desonestidade intelecutal ocorre quando são aceitas crenças que contradizem as explicações científicas, como milagres, por exemplo, no sentido de eventos que violem as leis da física, mas não, por exemplo, no sentido de eventos extremamente raros.

Quando alguém diz que deus criou o Universo, é preciso que demonstre como. Não basta dizer que se existe ordem/desordem, matemática/cosmos é porque ele existe. Isso é propriedade do pensamento mágico, onde se aceita os fatos e as teses científicas e tenta preencher as lacunas como os dogmas aprendidos quando criança. Se a pessoa se diz profundamente científica e não entende o que é o método científico, ao mesmo tempo que desfere as tão manjadas e batidas falácias religiosas, é porque ele está num intenso frenesi de masturbação intelectual a fim de encaixar em algum lugar seu pensamento mágico e dogmático. Qualquer fresta ele coloca seu deus, sua criação e sua salvação. Mesmo que diante do contraditório e do incoerente.

O JohnnyRivers deu um bom exemplo. Por Newton, podemos dizer que é possível ser profundamente religioso e científico, sem que uma coisa impeça a outra. Sua profunda religiosidade não impediu a honestidade na conclusão de suas observações. E temos outros.

Duplipensar, talvez, o que ocorre quando são aceitas tanto as crenças quanto as explicações que as contradizem, só deus sabe como.

A religiosidade/espiritualidade é algo tão particular que não se deve generalizar.

Como já foi dito, evocar Newton é só mais uma falácia. Newton não viveu numa época onde já se podia explicar como a vida, a terra, as estrelas, o universo surgiram de modo científico e falseável. O pensamento mágico era uma saída razoável, embora não única, para essas questões, e ainda lhe dava o bônus da salvação.

E também dizer que a espiritualidade é algo particular, soa como quando um crente diz que só quem tem fé pode sentir deus, ou um espírita diz que só quem tem a mediunidade por ver os espíritos, tentado se eximir de provar o que diz. Não, se você afirma, você prova. A espiritualidade é passível das mesmas críticas que qualquer pensamento mágico e religioso o são, quando é inserida nesse contexto.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Argumento que prova a existencia de Deus
« Resposta #84 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:25:15 »

Seja bem vindo Israel!

Essas frases que você citou são mesmo do Einstein? Tem alguma fonte confiável? Mesmo que fosse isso não prova nada, né? Mesmo ele, gênio, também errava. Citar essas frases é um apelo à autoridade.

Abraço.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:32:26 »

E?

Boa idéia!  :ok:

Em carta inédita, Albert Einstein ataca Deus

Uma carta inédita de Albert Einstein datada de 1954, ano anterior ao de sua morte, traz pela primeira vez críticas contundentes do físico à religião. No manuscrito dirigido a seu amigo filósofo Eric Gutkind, que será leiloada hoje em Londres, o autor das teorias da relatividade retrata as práticas religiosas como "infantis".

"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas".

O conteúdo da carta difere de declarações anteriores de Einstein, que, segundo historiadores, nunca havia deixado muito clara a sua visão sobre a religião. Nessa seara, o físico era mais lembrado pela frase "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega".

Na carta a Gutkind, porém, Einstein classifica a crença em Deus como "produto da fraqueza humana", e não poupa nem a religião do povo ao qual pertencia. "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis." Einstein, um sionista que teve papel importante na criação do Estado de Israel, diz a Gutkind que não acredita que os judeus sejam um povo "escolhido".

A carta traz um certo tom de descrença na humanidade e a noção de que o poder corrompe as pessoas. Os judeus, diz, só estariam "protegidos dos piores cânceres por lhes faltar poder".

A casa de leilões Bloomsbury, onde o manuscrito original será vendido, diz estar "100% certa" da autenticidade do documento e que espera conseguir por ele um preço entre US$ 12 mil e US$ 16 mil. O vendedor é um colecionador particular.

Historiadores não costumam retratar Einstein como ateu, mas a imagem pode mudar com a publicação da carta. Sua visão sobre Deus era tida apenas como não-clerical ("Não creio no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal").

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u402056.shtml
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 13:35:25 »

E?

Então tá, vou entrar na brincadeira:

"Eu acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia ordeira do que existe, não em um deus que se preocupa com o destino e as ações dos seres humanos"

"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis."

"Eu não posso conceber um deus que recompense e puna os objetos de sua criação, cujos propósitos sejam sejam modelados pelos nossos próprios -- um deus, em poucas palavras, que não é mais que um reflexo da fragilidade humana. Também não posso acreditar que o indivíduos sobrevive à morte do seu corpo, embora almas fracas se ancorem nesses pensamentos por causa do medo e de egotismos ridículos."

Parece-me que a ideia de um deus pessoal é um conceito antropológico que não posso levar a sério. Eu também não posso imaginar uma vontade ou propósito fora da esfera humana... A ciência foi acusada de dilapidar a moralidade, mas essa acusação é injusta. O comportamento ético de um homem deveria se basear na compaixão, educação e laços e necessidades sociais; nenhuma base religiosa é necessária. O homem estaria, na verdade, num mal caminho se ele tivesse que ser contido pelo medo de punição e esperança de recompensa após a morte."

E a cereja do bolo:

"Foi, evidentemente, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que vem sendo repetida sistematicamente. Eu não acredito em um deus pessoal e eu nunca o neguei, mas expressei isso claramente. Se alguma coisa em mim pode ser chamada de religiosa é a minha admiração irrestrita pela estrutura do mundo, tão longe quanto a ciência pode revelar."

Albert Einstein

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #87 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 15:29:41 »

E?

Então tá, vou entrar na brincadeira:

"Eu acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia ordeira do que existe, não em um deus que se preocupa com o destino e as ações dos seres humanos"

"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis."

"Eu não posso conceber um deus que recompense e puna os objetos de sua criação, cujos propósitos sejam sejam modelados pelos nossos próprios -- um deus, em poucas palavras, que não é mais que um reflexo da fragilidade humana. Também não posso acreditar que o indivíduos sobrevive à morte do seu corpo, embora almas fracas se ancorem nesses pensamentos por causa do medo e de egotismos ridículos."

Parece-me que a ideia de um deus pessoal é um conceito antropológico que não posso levar a sério. Eu também não posso imaginar uma vontade ou propósito fora da esfera humana... A ciência foi acusada de dilapidar a moralidade, mas essa acusação é injusta. O comportamento ético de um homem deveria se basear na compaixão, educação e laços e necessidades sociais; nenhuma base religiosa é necessária. O homem estaria, na verdade, num mal caminho se ele tivesse que ser contido pelo medo de punição e esperança de recompensa após a morte."

E a cereja do bolo:

"Foi, evidentemente, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que vem sendo repetida sistematicamente. Eu não acredito em um deus pessoal e eu nunca o neguei, mas expressei isso claramente. Se alguma coisa em mim pode ser chamada de religiosa é a minha admiração irrestrita pela estrutura do mundo, tão longe quanto a ciência pode revelar."

Albert Einstein
Outra gente, eu já fui ateu, mas depois da minha experiencia transcendental e depois de muita reflexão, na minha humilde opinião, ateísmo é um erro. só isso. mas isso é opinião pessoal de cada um e eu não pretendo evangelizar ou pregar alguma coisa pra ninguém aqui, aqui é um fórum de discussões, e eu vim aqui para isso, para discutir, e nessa parte do fórum é sobre ateismo e agnosticismo e bom, como uma pessoa que tem Deus na minha vida vim só dar meu testemunho sobre por que, na minha opinião, ter um deus ao mesmo tempo, pessoal e impessoal, é muito mais vantagem, e o mundo se revela muito mais belo e sincero do que a visão de mundo de um ateu ou agnóstico. Mas isso é apenas opinião pessoal minha.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 15:57:29 »
Outra gente, eu já fui ateu, mas depois da minha experiencia transcendental e depois de muita reflexão, na minha humilde opinião, ateísmo é um erro. só isso. mas isso é opinião pessoal de cada um e eu não pretendo evangelizar ou pregar alguma coisa pra ninguém aqui, aqui é um fórum de discussões, e eu vim aqui para isso, para discutir, e nessa parte do fórum é sobre ateismo e agnosticismo e bom, como uma pessoa que tem Deus na minha vida vim só dar meu testemunho sobre por que, na minha opinião, ter um deus ao mesmo tempo, pessoal e impessoal, é muito mais vantagem, e o mundo se revela muito mais belo e sincero do que a visão de mundo de um ateu ou agnóstico. Mas isso é apenas opinião pessoal minha.

Ok, mas se você bebe umas cachaças o mundo também fica mais belo e sincero  :lol:

Brincadeiras à parte, concordo que para quem acredita em um deus ou outra divindade qualquer, pode ser que a vida fique mais bela e leve. Mas o fórum é cético, a idéia é convencer com argumentos. O fato de eu querer que deus exista ou me sinta bem pensando que ele existe não prova a existência dele.
"Deus prefere os ateus"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 16:00:41 »
Exatamente! Opinião pessoal.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 17:33:53 »

E porque vc acha que ateu, agnostico, cetico não pode ser feliz sem deus? Só porque vc não foi? Eu mesmo sou mais feliz tendo dúvidas do que quando tinha estas certezas furadas?
Por que vc sabe, né? Não são certezas. Vc apenas acha que Deus existe, lembre-se, não há provas. Filosofar é bonito, mas não  prova nada.

Sobre sua experiência pessoal, conte mais detalhes dessa transcendência toda que vc teve. Acho que isso seria mais interessante do ficar de proselitismo.
 Foi uma visão? Chá de Oaska? Foi salvo de um acidente de carro onde os outros que morreram não eram dignos de serem salvos? Quase morreu, viu um tunel, luz branca e associou isso a Deus? Enfim, conta aí...
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 17:37:28 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 17:57:40 »

E porque vc acha que ateu, agnostico, cetico não pode ser feliz sem deus? Só porque vc não foi? Eu mesmo sou mais feliz tendo dúvidas do que quando tinha estas certezas furadas?
Por que vc sabe, né? Não são certezas. Vc apenas acha que Deus existe, lembre-se, não há provas. Filosofar é bonito, mas não  prova nada.

Sobre sua experiência pessoal, conte mais detalhes dessa transcendência toda que vc teve. Acho que isso seria mais interessante do ficar de proselitismo.
 Foi uma visão? Chá de Oaska? Foi salvo de um acidente de carro onde os outros que morreram não eram dignos de serem salvos? Quase morreu, viu um tunel, luz branca e associou isso a Deus? Enfim, conta aí...

Nunca me senti tão livre e tranquilo quanto no dia em que me dei conta racionalmente de que não existia nenhum deus...
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 19:20:08 »
eu também
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 20:26:14 »
Eu achei um pouco perturbador, friozinho na barriga até. Eventualmente/rapidamente passou e até acho estranho lembrar disso hoje.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #94 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:11:00 »
como uma pessoa que tem Deus na minha vida vim só dar meu testemunho sobre por que, na minha opinião, ter um deus ao mesmo tempo, pessoal e impessoal, é muito mais vantagem, e o mundo se revela muito mais belo e sincero do que a visão de mundo de um ateu ou agnóstico. Mas isso é apenas opinião pessoal minha.
É porque você nunca ouviu falar da inquisição, das cruzadas, da guerra entre religiões na Irlanda, em países africanos onde muçulmanos são mortos por cristãos (e vice e versa).

"Acreditar" em um Deus só trás esse show de horrores, as pessoas tentam converter as outras, dão dízimos numa tentativa ignorante de comprar esse Deus. A grande novidade é: um ser tão poderoso ( e compatível com o universo) não pode ser comprado, e mais, não faria diferença pra esse Deus se acreditamos ou não nele. Porque se um Deus quisesse mesmo esse tipo de coisa, além disso mostrar que ele sofre de carência e histeria extrema, então não haveria ateus e nem diversas religiões.

O argumento de convergência seria um indício da existência de Deus, mas como temos milhares de religiões, esse argumento não existe.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #95 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:20:03 »
Nunca me senti tão livre e tranquilo quanto no dia em que me dei conta racionalmente de que não existia nenhum deus...
É que esse Deus que as religiões inventaram costuma ser um espião de pessoas no banheiro ou fazendo sexo. Uma espécie de vouyer muito esquisito...  :lol:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:20:30 »

É como uma cortina que se abre, e nos mostra como a religião, as crenças nos desalojam de nossa humanidade e nos subjugam sobre uma égide sobrenatural e dogmática.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 21:44:23 »
É que esse Deus que as religiões inventaram costuma ser um espião de pessoas no banheiro ou fazendo sexo. Uma espécie de vouyer muito esquisito...  :lol:

:lol:

É como uma cortina que se abre, e nos mostra como a religião, as crenças nos desalojam de nossa humanidade e nos subjugam sobre uma égide sobrenatural e dogmática.

É isso mesmo...

Na verdade eu já não acreditava há um bom tempo, mas como não parava para pensar no assunto, sentia meio que uma "obrigação" de acreditar em deus  :lol:.. quando finalmente eu parei, pensei no assunto, pesquisei um pouco, e dei conta de que eu já era ateu, só não queria admitir, foi como ver uma coisa óbvia, que sempre esteve na minha cara, e que eu ficava fazendo uma puta ginástica para não ver... foi meio uma coisa tipo "caraca, mas por que afinal de contas eu tenho que acreditar num troço tão absurdo? É óbvio que essa porcariada toda é só fantasia".

Foi como tirar um puta peso das minhas costas.
"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #98 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 22:20:27 »
O exemplo clássico do Newton, que eu utilizei, foi só pra lembrar o Juca de que achar que para ser cientifico ( e contribuir enormemente para a ciência) deve, obrigatoriamente, ser ateu ou puramente cético é besteira e contraproducente. E esta era a insinuação dos argumentos dele.

Qualquer um que for profundamente cientifico não escapa de ter sua própria filosofia, e esta pode se religiosa em algumas das vezes.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 22:49:14 »
O exemplo clássico do Newton, que eu utilizei, foi só pra lembrar o Juca de que achar que para ser cientifico ( e contribuir enormemente para a ciência) deve, obrigatoriamente, ser ateu ou puramente cético é besteira e contraproducente. E esta era a insinuação dos argumentos dele.

Qualquer um que for profundamente cientifico não escapa de ter sua própria filosofia, e esta pode se religiosa em algumas das vezes.

Besteira é o que você acabou de dizer JohnnyRivers. Eu não sou nenhum gênio, físico, ou filósofo, sou uma pessoa comum, e isso é prova de que não se precisa de muito para entender de como a ciência é totalmente incompatível com o pensamento mágico, com as crendices e as superstições e com sobrenaturalidades. Basta pesquisar para saber desse fato. E repito é preciso muito pouco para se chegar a essa conclusão, o problema são as barreiras dogmáticas encarnadas em cada um, se livrar delas é que são elas e isso eu sei que não é fácil.

Da minha parte eu nunca afirmei que para alguém ser ( um grande) cientista ele obrigatoriamente tem que ser ateu ou cético, não precisa. Mas ele estará sendo no mínimo incoerente com aquilo que pratica e o conhecimento que deveria ter sobre a ciência e o que ela siginifica. E eu digo isso como válido para os dias de hoje, na época de Newton, como seu apelo a autoridade insiste em dizer, a ciência não explicava muita coisa, de modo que desalojasse muito fácil o sobrenatural e a fantasia mágica das explicações universais sobre a vida, até mesmo dos grandes pensadores.

Então ser profundamente científico passa sim pelo ceticismo religioso, por causa do princípio da falseabilidade, da refutação. Algum cientista pode eventualmente não se desatar dos dogmas sobrenaturais e ser "espiritualista" e ter sua própria "filosofia", mas isso significa tirar licença do pensamento científico, e ser totalmente contraditório e incoerente com as práticas científicas.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2013, 23:16:39 por _Juca_ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!