Boa noite pessoal, e vamos por partes.
Primeiro... calma gente, que não vai dar nó na minha cabeça não. Eu sei o que é panteísmo e eu não sou panteísta pelo simples fato de que para mim o Universo é uma coisa distinta de Deus, é sua criação e não o próprio.
Segunda, eu de religião sou de berço espírita, mas hoje em dia procuro deus em todas as religiões, e sempre acho parte do divino em cada uma que eu estudo. E bem lembrado, ser espiritualista, ser de uma religião não é impedimento para ser cientista.
Sim, eu conheço física quântica e na verdade, na minha opinião, o aparente problema em conciliar a física quantica com a relatividade geral, ou seja, o mundo do muito grande e imutável com o do muito pequeno e imprevisível é uma questão de ponto de vista, desta forma: não somos ao mesmo tempo minúsculos diante do universo mas gigantes perante os insetos? não somos ao mesmo tempo titica de nada e os maiores gigantes da terra. Pois bem, e o homem não é isso? um minísculo e um gigante ao mesmo tempo? pois bem, quando olhamos para o Universo do muito grande pela astronomia e cosmologia vemos a relatividade em ação, o universo do ímutável, e quando olhamos para o universo do muito pequeno vemos a física quantica em ação e sua impresivibilidade. E nós vivemos no meio disso, entre o imutável e o imprevisível.
E falando em Newton... pois bem, já que estamos falando em grandezas eu digo que Newton é genial, afinal, entre o Universo do muito grande e o do muito pequeno vivemos no meio termo, no qual se aplicam as leis de newton, que são imutáveis, e que para nós em nosso tamanho funciona perfeitamente. É só uma questão de ligar os pontos >>> Relatividade, voltando para Leis de Newton e terminando na física quantica... e vice-versa.