Vamos começar...
O big bang não é o início do universo. É apenas o início de sua expansão (ele pode sempre ter existido)
A teoria do Big Bang, tenta explicar o desenvolvimento do universo de uma posição onde todas as forças do universo se encontravam em um único ponto que, seguindo o raciocínio, era ínfimo, as vezes dito como se fosse "nada". Mas não pode ser "nada". O que temos que entender é que é impossível fazer conjecturas sobre aspectos físicos do universo quando o momento se aproxima de t=0. É por isso que o Big Bang é usado como inicio, e pela própria definição não pode sempre ter existido, você teria que supor "outra coisa" "antes" dele. Fique a vontade...
M4dM4x, duas perguntas simples então: se tudo o que veio a existir tem uma causa, por que deus não tem?
Com o desenvolvimento do argumento você chega as seguintes conclusões: Para dar inicio a expansão seria necessário alguma causa que estivesse fora do que temos como espaço, tempo, tivesse "força" para desencadear a expansão e, obviamente, sempre tivesse existido. Ela tem que ter essas características e além delas, é precisa supor a seguinte situação: Por ser tudo que existe em determinado momento só pode vir dela a ação de desencadear o universo, não há como ter havido influências externas, sendo assim tal causa tem vontade própria. E sua natureza se igualaria a de uma mente, por ser imaterial.
E por que, tendo o Universo necessariamente uma causa, ela seria o deus cristão?
Mas o argumento não defende esse ponto de vista...
Haveriam simultaneamente n universos e cujo conjunto seria de 'existência perene', isto é, eles "sempre existiram", mudando apenas suas configurações, inclusive quando se 'tocassem'. Neste caso não há necessidade de nenhum ente imaterial-criador.
Já vi sobre teorias assim. Tem alguma evidencia de outras universos? Tem alguma evidencia que podem sempre ter existido?
Preciso saber qual a base para essa teoria.
Neste caso o argumento seria refutado porque a base do argumento cosmológico é a de que um ente imaterial não-local criou o 'material', que na hipótese é todo o conjunto de universos.
Ele não seria refutado por isso. Se eu for por esse caminho vou sair do raciocínio do kalam e vou para uma via mais tomista, e não posso fazer isso agora. Iria virar bagunça, após tentar explicar esse eu vou tentar mostrar dessa forma, ok.
Quando argumentei contra o argumento cosmológico foi apenas para dar uma visão de que para mim, o argumento é falho como argumento estrutural, antes mesmo de estar errado. Ele nem sequer esta errado!
Você não apontou uma caricatura do argumento, não posso considerar que refutou alguma coisa...
Minha resposta para esse "argumento" é: PROVE. Metafísica é apenas masturbação mental. Se existe uma prova de que o universo tenha uma causa e ainda que essa causa é deus, que se coloque uma teoria para ser verificada com hipóteses testáveis.
Qual a PROVA que você quer? Porque se não for por uma via filosófica não dá pra sair do canto. Fica na ignorância. Entenda que se o argumento é dedutivo você tem que atacar as premissas, porque se uma delas for falsa o argumento é falso, se estiverem corretas, não tem jeito: Ele está certo!!!
Bom, não vejo sentido em debates filosóficos em geral. Se o universo tem uma causa, basta você provar que o universo teve uma causa.
[coloque aqui sua teoria sobre a causa do universo]
Ele precisa ter uma causa/inicio, por questão simples dele ter um inicio como o conhecemos (big Bang) e mesmo que houvesse algo antes do big bang não há como supor por nenhuma via racional que houve um tempo infinito anterior a ele. Você sempre terá que racionalizar e utilizar a hipótese da causa primeira.
Moderação, podemos separar a parte dos argumentos cosmológicos do tópico do nascimento do deus judaico-cristão? Tenho mais algumas colocações sobre ele mas não gostaria de desvirtuar o tópico.
De fato as coisas estão sendo misturadas...
Quais são essas premissas e constatações empíricas e filosóficas? Como sabe que elas estão certas?
Ótima pergunta.
É preciso ter os seguintes pontos em mente: Nada vem do nada(isso é filosófico mas também empírico), Não é possível haver infinitudes reais(empírico), o t=0 big bang (só pode se enquadrar em empírico/lógico), daí pra frente é conhecer o que é um argumento dedutivo e metafísica.
Elas estão corretas pois algumas são auto evidentes e outras são exatamente o que temos de conhecimento cientifico até o momento. Se um dia mudarem "tudo" muda.
A primeira parte do argumento é claramente uma indução e todos conhecem a crítica ao indutivo (crítica de Hume e outros) e a solução dada por Popper.
Está errado, o argumento é dedutivo.
Hehe, seria indutivo se fosse ao contrario:
X respira oxigênio.
X é um ser vivo
Todo ser vivo respira oxigênio.
Cometeu esse erro pois não sabe a diferença entre o argumento indutivo e o dedutivo...