Autor Tópico: Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam  (Lida 16968 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #50 Online: 30 de Março de 2013, 10:20:46 »
Citar
Se me lembro bem, as partículas mais fundamentais "surgem" através de interações entre as forças fundamentais. Elas estão continuamente se transformando em matéria e energia. Físicos do fórum, por favor, corrijam esta besteira que eu falei
Elas surgem do nada?! Se não isso que disse em nada é relevante..

Vc não entendeu. Elas não surgem do nada (favor notar as aspas), elas se transformam de energia para matéria e vice-versa, conforme vão interagindo com outras partículas elementares e as forças fundamentais (na verdade, o Modelo Padrão mostra que as Forças Nuclear Fraca e Forte estão associadas a algumas partículas).

Citar
Citar
Como o tempo só passou a existir depois da expansão, pode-se dizer que essas forças estavam eternamente interagindo.
Não tem como elas terem estado eternamente interagindo. Não tem como ter havido um passado infinito/eterno antes do que temos hoje. Pois o hoje necessariamente nunca "chegaria".(trigésima vez que digo isso...)

Vou ser mais claro. O que quis dizer é que, assumindo que as partículas que possuem massa passam a adquirir massa a a partir da interação com energia, no mínimo é aceitável filosofar que no momento que o Universo começou a se expandir, já havia alguma forma de energia. Não há como dizer como era, a Ciência não tem como explicar isso, então vamos para a filosofia.

Eu estou postulando que essa forma de Energia era (ou é, se ainda existir) diferente de tudo que a Ciência conhece hoje e portanto pode perfeitamente ter estado sempre ali, concentrada naquele ponto onde o Universo começou. Alguma dificuldade em aceitar isso?

E quando vc afirma "Não tem como elas terem estado eternamente interagindo.", vc está impondo sua interpretação. Entenda que quando falo "eternamente" não estou associando ao "tempo" conforme nós o conhecemos hj, é apenas um recurso de linguagem, limitado como pode ver.

Sendo assim, eu poderia até extrapolar, filosoficamente que essa minha forma estranha de Energia seria atemporal, até o momento que o Universo começa a se expandir, por que não?

Citar
Citar
Blz. Como vc sustenta a premissa 1 sob a ótica de fenômenos estocásticos? Ou então, como sustenta essa premissa tendo como fato a Evolução?
O que é um fenômeno estocástico? O que a evolução tem para refutar essa premissa, afinal?

Quando vc diz que algo tem uma causa, implica em um fenômeno determinístico, significa que é possível explicar e compreender as razões pelas quais passou a existir, quer dizer que vc pode recriar ou prever o mesmo fenômeno.

Já que está com preguiça de pesquisar, vou explicar de forma beeeemm resumida: entenda por estocástico como aleatório, caótico, extremamente sensível as condições iniciais. Ok? Filosoficamente, claro, tente sustentar a premissa 1 sob está ótica.

Filosoficamente, explique a causa da Evolução existir. Em outras palavras, explique através da premissa 1, os mecanismos da Evolução e a consequente diversidade de tantos seres vivos.

Citar
Citar
Sinceramente, peço que se explique sobre esse raciocínio, pois não vejo lógica nenhuma aí.
Não sei exatamente o que você não entendeu!
Na citação deixo claro que SE o argumento dissesse TUDO TEM CAUSA eu necessariamente teria que ter um causa pra tudo, inclusive a causa primaria de tudo, o que seria ilógico. Mas não é isso que o argumento diz.

Entendam se o problema é a premissa
1 - Tudo que vem a existir tem causa
Você tem que supor que para haver alguma existência com começo sem causa ela precisaria vir do NADA. Se preferem crer nisso realmente não tem como dizer nada. Afinal acreditam em algo ilógico por definição...

Só consegui entender isso que vc quis dizer através do texto do Russel, que Agnóstico até respondeu de forma resumida. Vc se expressa mal :P.

Pois bem, pergunto então, o que seria pra vc essa existência sem começo e sem causa? Deus? Por que não poderia ser a forma de energia que expus logo acima?
« Última modificação: 30 de Março de 2013, 10:31:54 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #51 Online: 30 de Março de 2013, 10:26:19 »
Citar
"Tudo o que vem a existir tem causas naturais".

Ahaha.. essa é realmente muito boa. Quer dizer, encontre uma sentença lógica e depois pense que vai provar algo apenas com ela!! Essa mata ou rivaliza com a debatida aqui até então.

Angelo deu uma olhada no raciocínio do Russel com uma visão de que, inclusive pela estrutura lógica, o argumento está errado?

Agnóstico, meu objetivo é apenas demonstrar que usando exatamente o mesmo raciocínio do argumento debatido aqui você descarta origens sobrenaturais para o Universo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #52 Online: 30 de Março de 2013, 11:02:50 »
Ângelo não fui irônico. Achei sua tirada genial.  É uma maneira de bater o argumento cosmológico com outro cosmológico, só que ateu.  Achei fabuloso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #53 Online: 30 de Março de 2013, 11:09:37 »
:ok:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline M4dM4x

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #54 Online: 30 de Março de 2013, 12:07:25 »
Mas a filosofia é a religião. Seu argumento de causa primeiro e a estratégia de usar "tudo que vem a existir" é apenas um disfarce para colocar seu deus no meio.
Não tenho como discutir com alguém que nega a primeira premissa. Você está sendo intelectualmente desonesto, só para não acompanhar o raciocínio. Mesmo eu já tendo defendido a premissa...
Você pode até tentar encaixar uma causa necessária. O que não pode fazer é extrapolar isso para algo imaterial/espacial e que tem vontade própria. Ou seja, que age por meios sobrenaturais. Isso é petição de princípio. Você simplesmente pulou de um raciocínio de uma seqüência de causa e efeito, para atribuir propriedades a uma entidade que de nenhuma forma advém desse raciocínio.
É só ler o que já digitei antes...
Tal causa, não pode ter sido causada, LOGO SEMPRE EXISTIU!
Tal causa está fora do mundo material/espacial/temporal, afinal ela que causou esse mundo, LOGO É IMATERIAL/NÃO ESPACIAL/ATEMPORAL.
Tal causa de existência eterna não pode ter sido "influenciada" por nada externo, afinal não existe além dela, LOGO VEIO DELA A VONTADE DE CAUSAR O UNIVERSO, ENTÃO TEM VONTADE.
Pode ser, mas também posso argumentar dizendo que da mesma forma, que a existência de uma interferência sobrenatural não se encaixa em qualquer evidência que temos hoje, nem forçando a barra.
Não preciso de evidência HOJE, a questão é outra.
Ou utilizando uma adaptação do argumento central, "Tudo o que vem a existir tem causas naturais". Logo, se o Universo tem uma causa, essa deve ser natural e não sobrenatural. Isso é suportado por todas as evidências e observações do comportamento da natureza que se fez até agora, por que deveria ser diferente em t=0?
Ângelo não fui irônico. Achei sua tirada genial.  É uma maneira de bater o argumento cosmológico com outro cosmológico, só que ateu.  Achei fabuloso.
Nossa, depois dessa parece que pensaram: "Pronto venci o debate!!!"
Mas sua adaptação é irracional. Tão simples perceber.
Para a causa da existência do universo ser natural você teria que mostrar como é possível uma causa natural existir ANTES DO PRÓPRIO MUNDO NATURAL EXISTIR. É fabuloso mesmo!!!

Ainda mais quando existem dezenas de modelos matemáticos para uma origem natural do Universo (por exemplo, universos oscilantes, multiversos, universo ekpyrótico, entre outros).
Esse tipo de proposição precisa de evidências naturais/físicas para poder ser levado a sério. Fique a vontade...
Citar
Se, mesmo com o estágio embrionário que temos ainda do estudo dos momentos iniciais do Big Bang eixstem tantas alternativas de modelos físicos que originariam o cenário atual, sem necessidade de recorrer a uma causa atemporal, inteligente e sobrenatural, então não há a menor necessidade de postular essa causa, que não encontra respaldo em nada já observado e experimentado.
A coisa é simples: Com o que temos hoje não é possível que o universo tenha sempre existido. Mesmo que tenha ocorrido algo antes do Big Bang(não dá nem pra considerar) a situação permanece.
Se ela sempre existiu, ela tem (tinha?) propriedades físicas que simplesmente desconhecemos.
O resumo do seu texto é esse: PREFIRO CRER, MESMO SEM EVIDÊNCIA, QUE DEVE EXISTIR ALGUMA PROPRIEDADE FÍSICA QUE EXPLIQUE ISSO. ISSO SIM É FÉ.
Citar
A 'origem' desta singularidade é o escopo de várias hipóteses e teorias científicas e que incluem a das Supercordas, M e Corda Cósmica em diversos modelos que podem ser de um Universo (sim, soa estranho a expressão "um universo") oscilante ou cíclico ou até mesmo de multiversos. Nenhum deles viola parâmetros teóricos bem estabelecidos e nem os seus efeitos observados e ou medidos, como a expansão métrica do espaço.
Nem importa se existem outros universos. E para que essas teorias possam abalar esse argumento elas teriam que apontar evidências (nesse caso empíricas) do nosso universo eterno incausado. Tem isso aí?

Citar
A nossa contagem de tempo começa na expansão do espaço-tempo mas o fato é que sabemos que havia algo material mesmo que um infinitésimo antes do início da formação do (deste?) Universo, o que invalida a afirmação que o Universo foi "criado" a partir do Big Bang
.
Repito, por mas estranho que seja, não tem como o que você diz que existia antes do universo "ser material". Completo com o que já disse antes também, não tem como sempre ter estado lá.
Citar
Resumindo. O conhecimento cosmológico é incipiente mesmo para a fração observável e verificável do (deste?) Universo. E é ainda menor para possíveis eventos no contexto da singularidade-mor.
Resumindo: O conhecimento que precisamos para para chegar a causa incausada, empíricas e filosóficas nós já temos. Mas se quer ficar nessa de "Ainda não dá pra saber" fique a vontade. Só repito, não é racional.

Citar
Pois deveria saber, visto que VOCÊ, meu jovem, é o especialista em filosofia por aqui. Ainda mais porque fica claro o porquê que houve a mudança de premissa (de "tudo que existe tem uma causa" para "tudo que veio a existir tem uma causa"), pois se fosse mantida a proposição original, não haveria como manter lógica e metafisicamente uma "causa incausada" e o argumento estaria arruinado.
E? Ora o argumento que defendo aqui é lógico e racional, não me importo com outro. Não tenho que falar nada de outro argumento.

Citar
Não, não precisa se você considerar que o que é 'material' é eterno, ou seja, sempre existiu, seja neste referencial temporal, seja em qualquer outro.

Lógica estranha.
Mesmo que matéria seja eterna a questão não muda nada, sem falar que ela pode ser eterno hoje, após Big Bang, mas não antes dele.
Mesmo que houvesse outro tempo, a questão permanece.
Engraçado ver os que se dizem céticos tentando demonstrar que é possível algo vir do nada, só para não acompanhar o argumento.

Você não consegue ir adiante do conceito de 'causalidade' e com isto não entende que embora seja racional e lógico, o argumento cosmológico NÃO É necessariamente uma descrição da realidade.

Citar
Você (e os demais metafísicos) está "deduzindo" que existe um ente imaterial mas não pode demonstrar isto além da esfera racional-lógica.
Pedir que eu demonstre um ser que por definição é imaterial e atemporal no nosso tempo e espaço pode né?! Se não não vale...

Citar
Ou seja, você não pode afirmar que isto seja parte da realidade objetiva.
Posso, pois o argumento usa do nosso conhecimento da realidade para chegar até as conclusões metafísicas. Realidade objetiva não é o que vejo e toco, é o que é indiferente minha percepção.
 
Citar
Por outro lado, os materialistas e os cientificistas não podem descartar a hipótese da 'causa incausada' enquanto não tiverem um conhecimento positivo e pleno da realidade.
Como cientista ele não diz nada. Não faz parte do escopo dele.

Vc não entendeu. Elas não surgem do nada (favor notar as aspas), elas se transformam de energia para matéria e vice-versa, conforme vão interagindo com outras partículas elementares e as forças fundamentais (na verdade, o Modelo Padrão mostra que as Forças Nuclear Fraca e Forte estão associadas a algumas partículas).
Pois é, para interagir elas precisam já estar existindo. Sei onde quer chegar, mas você se perdeu em uma questão básica: As reações físicas gastam e geram energia, mas não podem fazer isso sobre si mesmas eternamente. Entropia.

Citar
...já havia alguma forma de energia. Não há como dizer como era, a Ciência não tem como explicar isso, então vamos para a filosofia.
A ciência não pode nem dizer que era energia ou qualquer coisa parecida...
Citar
Eu estou postulando que essa forma de Energia era (ou é, se ainda existir) diferente de tudo que a Ciência conhece hoje e portanto pode perfeitamente ter estado sempre ali, concentrada naquele ponto onde o Universo começou. Alguma dificuldade em aceitar isso?
Você não está filosofando, pois não tem qualquer evidência/argumento para acreditar que havia uma energia ali e etc...
Citar
E quando vc afirma "Não tem como elas terem estado eternamente interagindo.", vc está impondo sua interpretação. Entenda que quando falo "eternamente" não estou associando ao "tempo" conforme nós o conhecemos hj, é apenas um recurso de linguagem, limitado como pode ver.
Você está viajando demais, perceba que quando digo que não pode sempre ter estado ai, digo isso pois:
Não temos evidência nenhuma disso.
Não é possível que algo alcance o momento "agora" tendo um "passado" eterno.

Citar
Sendo assim, eu poderia até extrapolar, filosoficamente que essa minha forma estranha de Energia seria atemporal, até o momento que o Universo começa a se expandir, por que não?
Nossa, que viajem. Veja que se a energia que fala for a que conhecemos ela simplesmente não pode existir e se existisse não teria as propriedades necessárias. Se ela tiver as propriedades necessárias ela não é energia ela seria a causa primaria. Mas você pode chamar de energia se te faz sentir melhor. Só não faz sentido.

Citar
Já que está com preguiça de pesquisar, vou explicar de forma beeeemm resumida: entenda por estocástico como aleatório, caótico, extremamente sensível as condições iniciais. Ok? Filosoficamente, claro, tente sustentar a premissa 1 sob está ótica.
Em um estado de caos total mesmo em nosso universo algo ocorrendo, sem aparente explicação, não tira a propriedade de que ele simplesmente não pode ter vindo do nada. Você não pode dizer que o nada é caótico, aleatório e etc. A simples tentativa de passar qualquer descrição/propriedade/característica faz com que deixe de ser nada para ser "alguma coisa".

Citar
Filosoficamente, explique a causa da Evolução existir. Em outras palavras, explique através da premissa 1, os mecanismos da Evolução e a consequente diversidade de tantos seres vivos.
Que pergunta é essa? O máximo que isso teria haver com o debate seria:
Se chegamos a causa primaria de tudo, por tabela chegamos a causa da evolução, e de qualquer outra coisa que exista no universo.
Agora se quer detalhamento sobre evolução tem que pesquisar sobre teoria evolutiva.

Citar
Se esse Deus não mudou nem muda,... mas criou o Universo..., o que só se poderia "explicar" pelo facto de Nele algo ter mudado... o imutável nada gera nem nada cria... caso contrário, algo evoluiu Nele, algo se modificou...
Ele é imutável na sua "natureza" de causa primeira. Se considera como "mudar" ato da causa, então tá.

Citar
O Deus mutável só pode ser a Totalidade do que existiu, existe e existirá e não uma entidade separada cujo humor vai mudando e "resolve" criar, destruir, manter... a seu bel-prazer. Deus é a Natureza e nada é permanente exceto o facto de que sempre houve e haverá Algo e nunca houve ou haverá Nada.
Não sei se tem humor...
Mas para dizer que a causa é a "totalidade do que existiu" precisa de mais do que opinião pessoal.
Citar
Algo já existia "antes" deste Universo e o gerou de alguma forma...
Pois é né.

« Última modificação: 30 de Março de 2013, 13:20:51 por M4dM4x »
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #55 Online: 30 de Março de 2013, 12:22:51 »
Vou solicitar a você, caro forista M4d M4x, que use os quotes para identificar os diversos foristas que estão interagindo com você.
Foto USGS

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #56 Online: 30 de Março de 2013, 13:39:39 »
Eu acho que qualquer um que chame o Geo de "jovem" precisa urgentemente mudar seus conceitos.
 Max, o Geo esteve na hora do Bigbang, ele é testemunha ocular  :histeria:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline M4dM4x

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #57 Online: 30 de Março de 2013, 13:44:11 »
Citar
Eu acho que qualquer um que chame o Geo de "jovem" precisa urgentemente mudar seus conceitos.
 Max, o Geo esteve na hora do Bigbang, ele é testemunha ocular
É uma expressão, não precisa ser alguém de pouca idade. Haha isso explica ele falar tanto do "antes do Big Bang". Ele viu^^
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #58 Online: 30 de Março de 2013, 13:57:18 »
Eu acho que qualquer um que chame o Geo de "jovem" precisa urgentemente mudar seus conceitos.
 Max, o Geo esteve na hora do Bigbang, ele é testemunha ocular  :histeria:

O Geo é a causa incausada???  :susto:
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #59 Online: 30 de Março de 2013, 14:35:14 »
Citar
Você pode até tentar encaixar uma causa necessária. O que não pode fazer é extrapolar isso para algo imaterial/espacial e que tem vontade própria. Ou seja, que age por meios sobrenaturais. Isso é petição de princípio. Você simplesmente pulou de um raciocínio de uma seqüência de causa e efeito, para atribuir propriedades a uma entidade que de nenhuma forma advém desse raciocínio.
É só ler o que já digitei antes...
Tal causa, não pode ter sido causada, LOGO SEMPRE EXISTIU!

O mesmo pode ser dito para a singularidade-mor.


Tal causa está fora do mundo material/espacial/temporal, afinal ela que causou esse mundo, LOGO É IMATERIAL/NÃO ESPACIAL/ATEMPORAL.

Não. Esta é apenas uma conclusão que segue preceitos metafísicos, como é o caso das categorias.

O efeito será o mesmo se a 'causa incausada' for material respondendo a leis físicas desconhecidas.


Tal causa de existência eterna não pode ter sido "influenciada" por nada externo, afinal não existe além dela, LOGO VEIO DELA A VONTADE DE CAUSAR O UNIVERSO, ENTÃO TEM VONTADE.

Aqui há uma petição de princípio, pois não há como afirmar que "não existe além dela", porque poderiam existir duas ou mais "causas eternas". Do contrário, me apresente uma objeção que não seja metafísica.


Citar
"Tudo o que vem a existir tem causas naturais". Logo, se o Universo tem uma causa, essa deve ser natural e não sobrenatural. Isso é suportado por todas as evidências e observações do comportamento da natureza que se fez até agora, por que deveria ser diferente em t=0?
Ahaha.. essa é realmente muito boa. Quer dizer, encontre uma sentença lógica e depois pense que vai provar algo apenas com ela!! Essa mata ou rivaliza com a debatida aqui até então.

Você também não 'provou' nada até agora.


Citar
Ângelo não fui irônico. Achei sua tirada genial.  É uma maneira de bater o argumento cosmológico com outro cosmológico, só que ateu.  Achei fabuloso.
Nossa, depois dessa parece que pensaram: "Pronto venci o debate!!!"
Mas sua adaptação é irracional. Tão simples perceber.
Para a causa da existência do universo ser natural você teria que mostrar como é possível uma causa natural existir ANTES DO PRÓPRIO MUNDO NATURAL EXISTIR. É fabuloso mesmo!!!

Meu caro aluno de filosofia, você sabe tão bem quanto eu que para refutar plenamente a hipótese supra, seria necessário um conhecimento positivo e pleno de toda a Natureza.


Citar
Ainda mais quando existem dezenas de modelos matemáticos para uma origem natural do Universo (por exemplo, universos oscilantes, multiversos, universo ekpyrótico, entre outros).
Esse tipo de proposição precisa de evidências naturais/físicas para poder ser levado a sério. Fique a vontade...

Então devemos descartar todas as possibilidades teóricas, que são interpretações dos modelos matemáticos de teorias já bem consolidadas, somente porque ainda não apresentam nenhum elemento conclusivo?

Imagino você fazendo uma análise metafísica (sic) da teoria original do Big Bang, que apresentava uma série de lacunas. Não se sabia explicar porque não foram criados muitos monopolos e nem porque a matéria e a radiação de fundo tinham uma distribuição como a observada. Por isto, em 1977, Alan Guth propôs uma teoria complementar, o 'Universo Inflacionário'. Mais recentemente foi proposta a chamada 'matéria escura' para equacionar a aparente falta de matéria.

E ainda há questões pendentes de compreensão do porque a expansão ainda está acelerando, pelo menos na parte do Universo visível, e outras que mostram uma limitação do modelo, como a questão da supersimetria, que somente pode ser equacionada com outras hipóteses cosmológicas.

Ou seja, a compreensão positiva plena da Natureza está longe de ocorrer.


Citar
Se, mesmo com o estágio embrionário que temos ainda do estudo dos momentos iniciais do Big Bang eixstem tantas alternativas de modelos físicos que originariam o cenário atual, sem necessidade de recorrer a uma causa atemporal, inteligente e sobrenatural, então não há a menor necessidade de postular essa causa, que não encontra respaldo em nada já observado e experimentado.
A coisa é simples: Com o que temos hoje não é possível que o universo tenha sempre existido. Mesmo que tenha ocorrido algo antes do Big Bang(não dá nem pra considerar) a situação permanece.

Bela armadilha semântica. Há algum tempo não estamos mais discorrendo sobre o Universo e sim sobre a possibilidade da singularidade-mor ser não-causada e, em essência, sobre a possibilidade do que é material ser sempiterno e não-causado.

E sim, é possível especular cientificamente sobre o "antes" do Big Bang.


Citação de: Geotecton
Se ela sempre existiu, ela tem (tinha?) propriedades físicas que simplesmente desconhecemos.
O resumo do seu texto é esse: PREFIRO CRER, MESMO SEM EVIDÊNCIA, QUE DEVE EXISTIR ALGUMA PROPRIEDADE FÍSICA QUE EXPLIQUE ISSO. ISSO SIM É FÉ.

Eu não creio em nada, caro aluno de filosofia. Não seja arrogante.

Se você ao menos tivesse lido as minhas postagen sobre os assuntos correlatos, saberia que eu nunca fechei a questão sobre a existência de deus. Eu apenas opto, hoje, pela explicação materialista em função da minha natureza intelectual.


Citação de: Geotecton
A nossa contagem de tempo começa na expansão do espaço-tempo mas o fato é que sabemos que havia algo material mesmo que um infinitésimo antes do início da formação do (deste?) Universo, o que invalida a afirmação que o Universo foi "criado" a partir do Big Bang.
Repito, por mas estranho que seja, não tem como o que você diz que existia antes do universo "ser material". Completo com o que já disse antes também, não tem como sempre ter estado lá.

Não tem mesmo?

Você tem conhecimento positivo pleno do Universo ou é apenas uma dedução metafísica eivada com a sua crença pessoal?


Citação de: Geotecton
A 'origem' desta singularidade é o escopo de várias hipóteses e teorias científicas e que incluem a das Supercordas, M e Corda Cósmica em diversos modelos que podem ser de um Universo (sim, soa estranho a expressão "um universo") oscilante ou cíclico ou até mesmo de multiversos. Nenhum deles viola parâmetros teóricos bem estabelecidos e nem os seus efeitos observados e ou medidos, como a expansão métrica do espaço.
Nem importa se existem outros universos. E para que essas teorias possam abalar esse argumento elas teriam que apontar evidências (nesse caso empíricas) do nosso universo eterno incausado. Tem isso aí?

As teorias científicas no atual estágio de conhecimento científico não permitem, ainda, abalar este argumento metafísico. Mas isto não lhe permite afirmar que o argumento cosmológico é verdadeiro porque não há um conhecimento positivo do Universo.

Sério.

Você realmente não entendeu que para refutar a hipótese científica de Universo eterno incausado é necessário um pleno conhecimento do Universo?


Citação de: Geotecton
Resumindo. O conhecimento cosmológico é incipiente mesmo para a fração observável e verificável do (deste?) Universo. E é ainda menor para possíveis eventos no contexto da singularidade-mor.
Resumindo: O conhecimento que precisamos para para chegar a causa incausada, empíricas e filosóficas nós já temos. Mas se quer ficar nessa de "Ainda não dá pra saber" fique a vontade. Só repito, não é racional.

Resumindo: Eu (M4dM4x) escrevi que sou agnóstico mas sou, na realidade um deísta (ou um teísta) que insiste ignorar que você (Geotecton) já reconheceu que a Ciência não tem, hoje, uma resposta plena para explicar tudo e por isto quero (gosto) de te aporrinhar.


Citação de: Geotecton
Pois deveria saber, visto que VOCÊ, meu jovem, é o especialista em filosofia por aqui. Ainda mais porque fica claro o porquê que houve a mudança de premissa (de "tudo que existe tem uma causa" para "tudo que veio a existir tem uma causa"), pois se fosse mantida a proposição original, não haveria como manter lógica e metafisicamente uma "causa incausada" e o argumento estaria arruinado.
E? Ora o argumento que defendo aqui é lógico e racional, não me importo com outro. Não tenho que falar nada de outro argumento.

Tem que falar sim, porque o argumento cosmológico original (o aristotélico) foi refutado. Ele reapareceu no argumento Kalam, já com a modificação (de "tudo que existe" para "tudo que passa a existir").


Citação de: Geotecton
Não, não precisa se você considerar que o que é 'material' é eterno, ou seja, sempre existiu, seja neste referencial temporal, seja em qualquer outro.
Lógica estranha.
 
Mesmo que matéria seja eterna a questão não muda nada,...

Muda tudo. Se aquilo que é material é sempiterno, ele sempre existiu e com isto fica dispensado um ente imaterial-criador e o argumento cosmológico fica inválido.


sem falar que ela pode ser eterno hoje, após Big Bang, mas não antes dele.

Não existia matéria bariônica antes do Big Bang. Mas havia algo material, a singularidade-mor.
 

Mesmo que houvesse outro tempo, a questão permanece.

Não, não permanece.


Engraçado ver os que se dizem céticos tentando demonstrar que é possível algo vir do nada, só para não acompanhar o argumento.

Eu reconheço que o conhecimento científico falseável pleno estaciona no Tempo de Planck. O tempo antes dele (Big Bang e singularidade-mor) está sob elaboração teórica (teoria quântica da gravidade).

Você pode demonstrar que a singularidade-mor "provem" de algo imaterial, sem usar as premissas metafísicas, incluindo a da categorização?

Eu duvido que você possa.


Citação de: Geotecton
Você (e os demais metafísicos) está "deduzindo" que existe um ente imaterial mas não pode demonstrar isto além da esfera racional-lógica.
Pedir que eu demonstre um ser que por definição é imaterial e atemporal no nosso tempo e espaço pode né?! Se não não vale...

Por definição? Você quer dizer por petição de princípio, não?

E só "um ser"? Porque "um ser" apenas? Qual é o impeditivo metafísico para que não possam ser dois ous mais entes imateriais?


Citação de: Geotecton
Ou seja, você não pode afirmar que isto seja parte da realidade objetiva.
Posso, pois o argumento usa do nosso conhecimento da realidade para chegar até as conclusões metafísicas.

As lacunas no Modelo Padrão, que podem indicar uma complexidade física sem precedentes, são ignoradas por você de modo sistemático. Porquê?


Realidade objetiva não é o que vejo e toco, é o que é indiferente minha percepção.

Perfeito, perfeito.

Então como é que você pode afirmar que a sua conclusão é válida, se ela se baseia inteiramente em um processo que não pode ser verificado sem uma base de percepção material (raciocínio)? 


Citação de: Geotecton
Por outro lado, os materialistas e os cientificistas não podem descartar a hipótese da 'causa incausada' enquanto não tiverem um conhecimento positivo e pleno da realidade.
Como cientista ele não diz nada. Não faz parte do escopo dele.

Somente se for aceita a premissa de que existe algo além do material.
« Última modificação: 31 de Março de 2013, 19:35:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #60 Online: 30 de Março de 2013, 14:48:53 »
Eu acho que qualquer um que chame o Geo de "jovem" precisa urgentemente mudar seus conceitos.

Por favor, não incite-o a mudar de opinião. Fiquei com a minha auto-estima inflada.  :P


Max, o Geo esteve na hora do Bigbang, ele é testemunha ocular  :histeria:

Na realidade, o evento só ocorreu por causa de minha vontade.  :hihi:


É uma expressão, não precisa ser alguém de pouca idade.'

Não precisa ficar na defensiva.

Foi apenas uma piada.  :)


Haha isso explica ele falar tanto do "antes do Big Bang". Ele viu^^

Exatamente.

E não sou imaterial.  :biglol:


O Geo é a causa incausada???  :susto:

A partir deste instante chamame-de GG ou God Geotecton.

E podem contar com a minha total benevolência... mediante uma comissão de 20,00% de suas receitas, tributáveis ou não.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #61 Online: 30 de Março de 2013, 14:58:48 »
Muito interessante esse tópico. Eu também tenho dificuldade de conceber algo sendo criado do nada ou matéria que sempre existiu não tendo sido criada nunca.

Umas perguntas que podem soar um pouco como vinda de um "ateísta juvenil" mas é porque eu tô meio perdido no tópico:

No caso de um criador da matéria contida na singularidade (é isso que é o cerne da questão aqui né?), por qual razão seria um só criador? E não dois? Ou um colegiado de Deuses?

Para que o criador (ou os criadores) tivesse(m) criado o nosso universo, eles não deveriam estar presentes em um universo próprio deles? O nosso universo não seria um subverso do universo dos criadores? Se tal criador (ou criadores) forem imateriais de fato eles não estariam ainda criando matéria do nada?

Por que necessariamente deveria haver um criador imaterial e com vontade para se criar um universo e não que haja um fenômeno desconhecido da natureza que cria (ou criou) matéria do nada sendo essa a causa primária?

Ufa! Não sei nem se fazem muito sentido essas perguntas.

O Cientista ia fazer um estrago por estas bandas...

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #62 Online: 30 de Março de 2013, 15:23:16 »
Afora o que o Geo e outros já postaram aqui, existem outras explicações para a "origem" deste universo. Na teoria de gravidade quântica em loop há a proposta da criação de "átomos" de espaço-tempo quando se encontra no vazio. É estranho, mas possível dentro das equações. Um outro ser estranho é o buraco-branco que possui a propriedade de expelir matéria (uma espécie de inverso de um buraco-negro), que é previsto pela relatividade, mas nunca foi observado. Há a sugestão que um buraco-branco estaria na origem do nosso universo e outros buracos-brancos estariam formando uma infinidade de universos. Outra coisa interessante são os campos quânticos, flutuações no campo fazem surgir partículas virtuais em pares matéria e antimatéria que se anulam. Interessante é que já foram capturadas algumas dessas partículas (acho que um elétron ou um pósitron). Na hipótese de um criador pessoal que fosse eterno, existe uma questão filosófica: se ele existiu em um tempo infinito, por que esperou um tempo infinito para criar o universo? Particularmente acho a hipótese de um universo oscilante elegante (ainda que pareça que as observações vão contra ela). Já indo mais para o lado da sci-fi, qual o impedimento de uma civilização extremamente avançada (não necessariamente humana) não ter criado o universo através de uma viagem temporal que inicia a expansão do Big Bang, vindo a.criar a si mesma?

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #63 Online: 30 de Março de 2013, 15:24:17 »
Cuidado: lembrem-se do BeetleJuice.

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #64 Online: 30 de Março de 2013, 15:25:20 »
O Cientista ia fazer um estrago por estas bandas...

Oh God....
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline M4dM4x

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #65 Online: 30 de Março de 2013, 15:36:59 »

Citar
O mesmo pode ser dito para a singularidade-mor.
Tenho nada a dizer sobre essa afirmação. Pra afirmar isso ou você não entendeu, ou entendeu e finge que não.
Citar
O efeito será o mesmo se a 'causa incausada' for material respondendo a leis físicas desconhecidas.
No seu mundo imaginário que torna isso possível apenas pelo se querer, o efeito é o mesmo sim.
Citar
Aqui há uma petição de princípio, pois não há como afirmar que "não existe além dela", porque poderiam existir duas ou mais "causas eternas". Do contrário, me apresente uma objeção que não seja metafísica.
Há, pode supor até 10 causas, só não tem base alguma pra isso...
Citar
Meu caro aluno de filosofia, você sabe tão bem quanto eu que para refutar plenamente a hipótese supra, seria necessário um conhecimento positivo e pleno de toda a Natureza.
Meu caro colega, na verdade para refutar tal "argumento" plenamente basta que eu mostre a impossibilidade lógica de algo que ainda não existi conseguir causar a si mesmo. Porque o que ele diz é que algo natural (que não poderia existir, não tem como supor isso por qualquer evidência que temos) gerou o mundo natural. Algo que em algum momento não existia cria a si mesmo para só aí existir. Preciso dizer mais?

Citar
Então devemos descartar todas as possibilidades teóricas, que são interpretações dos modelos matemáticos de teorias já bem consolidadas, somente porque ainda não apresentam nenhum elemento conclusivo?
Elas tem seu lugar, mas a limitação de qualquer modelo matemático nesse ponto é clara:
Imagine que neste instante utilizando os recursos que temos em nosso universo fosse produzida uma teoria perfeita que mostra a possibilidade do nosso universo gerar outro universo, para isso foram usados modelos matemáticos e evidências empíricas(to sendo bonzinho). Imaginou?!
Ok, eu posso supor algo assim para antes do tempo t=0 do Big Bang? NÃO
Pois todo substrato físico que temos para formular tais teorias, vem do NOSSO UNIVERSO, COMO NÓS SABEMOS QUE ELE É. Não é possível supor que antes do Big Bang há semelhança.
Citar
Ou seja, a compreensão positiva plena da Natureza está longe de ocorrer.
Adianta repetir isso não, já mostrei que não precisamos de "compreensão positiva plena da Natureza" para o argumento estar correto.
Citar
Bela armadilha semântica. Há algum tempo não estamos mais discorrendo sobre o Universo e sim sobre a possibilidade da singularidade-mor ser não-causada e, em essência, sobre a possibilidade do que é material ser sempiterno e não-causado.
Discorrendo?! Onde estão os argumentos pra isso, para essa possibilidade?
Vocês é que brincam de semântica, tentado diz que o assunto agora é a "singularidade", sendo que a singularidade é o universo comprimido...
Citar
E sim, é possível especular cientificamente sobre o "antes" do Big Bang.
Pode especular, só não pode especular fora das limitações físicas possíveis.
Citar
Eu não creio em nada, caro arrogante aluno de filosofia.
Se você ao menos tivesse lido as minhas postagens sobre os assuntos correlatos, saberia que eu nunca fechei a questão sobre a existência de deus. Eu apenas opto, hoje, pela explicação materialista em função da minha natureza intelectual.
Você mesmo disse que espera ter uma lei física desconhecida...
Citar
Não tem mesmo?
Você tem conhecimento positivo pleno do Universo ou é apenas uma dedução metafísica eivada com a sua crença pessoal?
Não precisa ser pleno para afirmar isso, temos bases na teoria do big bang para afirmar isso. Se algo mudar agente vê.
Engraçado esse seu ponto. Quer dizer imagine só alguém só poder fazer afirmações, mesmo já tendo evidências pra isso, só quando souber de TUDO POSSÍVEL sobre o assunto...
Citar
Você realmente não entendeu que para refutar a hipótese científica de Universo eterno incausado é necessário um pleno conhecimento do Universo?
Nossa. Essa hipótese não é cientifica. É sua de mais alguns outros. Não tenho como refutar algo que sequer pode ser levado a sério. 
Citar
Muda tudo. Se aquilo que é material é sempiterno, ele sempre existiu e com isto fica dispensado um ente imaterial-criador e o argumento cosmológico fica inválido.
Muda tudo né?! Quer dizer, isso já foi dito e rebatido, mas mesmo assim repetem.
NÃO TEM COMO A MATÉRIA SEMPRE TER EXISTIDO. Caso o universo/singularidade/matéria/energia/tudo mais, sempre tivesse existido não seria possível estarmos aqui, pois você teria que afirmar que houve um passado eterno antes deste momento, o que não pode existir.
Citar
Você pode demonstrar que a singularidade-mor "provem" de algo imaterial, sem usar as premissas metafísicas, incluindo a da categorização?
Mas como eu posso raciocinar do "antes da matéria" até o surgimento dela estipulando de antemão a "matéria" 
Citar
Eu duvido que você possa.
Também duvido, é irracional.
Citar
Por definição? Você quer dizer por petição de princípio, não?
Nossa. Seria petição se eu PEDISSE que considerasse isso de antemão. Mas essa conclusão é extraída das características obrigatoriamente necessárias da causa primeira. Deduzimos isso!
Citar
As lacunas no Modelo Padrão, que podem indicar uma complexidade física sem precedentes, são ignoradas por você de modo sistemático. Porquê?
Indicam aonde? Temos complexidade aqui, antes do universo surgir já não sei se era complexo ou não.

Citar
Perfeito, perfeito.Então como é que você pode afirmar que a sua conclusão é válida, se ela se baseia inteiramente em um processo que não pode ser verificado sem uma base de percepção material (raciocínio)?

Ela é válida pois parte de premissas válidas!
Para não ser valida alguma premissa teria que estar errada. Simples.

Citar
Somente se for aceita a premissa de que existe algo além do material.
Não entendi o que quis dizer.
Citar
Umas perguntas que podem soar um pouco como vinda de um "ateísta juvenil" mas é porque eu tô meio perdido no tópico:
Já foram respondidas, e repetidas. É só ler mesmo.

Citar
Na hipótese de um criador pessoal que fosse eterno, existe uma questão filosófica: se ele existiu em um tempo infinito, por que esperou um tempo infinito para criar o universo?
Não há como falar de tempo nesses termos. Pois não condiz com qualquer experiencia sensível nossa. O ponto é que o argumento leva a necessidade da causa primeira ter causado o universo. Como ou porque isso foi feito seria outra história...

Citar
Particularmente acho a hipótese de um universo oscilante elegante (ainda que pareça que as observações vão contra ela). Já indo mais para o lado da sci-fi, qual o impedimento de uma civilização extremamente avançada (não necessariamente humana) não ter criado o universo através de uma viagem temporal que inicia a expansão do Big Bang, vindo a.criar a si mesma?
Nossa...Nenhum problema. Realmente, depois dessa...
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #66 Online: 30 de Março de 2013, 15:43:28 »
Tal causa, não pode ter sido causada, LOGO SEMPRE EXISTIU!
Tal causa de existência eterna não pode ter sido "influenciada" por nada externo, afinal não existe além dela, LOGO VEIO DELA A VONTADE DE CAUSAR O UNIVERSO, ENTÃO TEM VONTADE.

Mesmo que assim fosse não se pode concluir LOGO VEIO DELA A VONTADE DE CAUSAR O UNIVERSO, ENTÃO TEM VONTADE, porque é preciso lembrar a hipótese do panteísmo emanista... o Universo como emanação de Deus, como necessidade  e não como ato de vontade, uma "natural" extensão do divino sem mais... e não um ato de vontade. Isto só para dizer que o ato de vontade não decorre necessariamente da eventual existência de uma causa incausada...

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #67 Online: 30 de Março de 2013, 15:46:45 »
Você, M4dM4x, não usa os quotes corretamente por desconhecimento ou por preguiça?
Foto USGS

Offline M4dM4x

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #68 Online: 30 de Março de 2013, 15:53:27 »
Citar
o Universo como emanação de Deus, como necessidade  e não como ato de vontade, uma "natural" extensão do divino sem mais... e não um ato de vontade.
Sei, e o que corrobora essa hipótese como provável?
Citar
Isto só para dizer que o ato de vontade não decorre necessariamente da eventual existência de uma causa incausada...
Você viu que a dedução é seguinte: A causa sendo tudo que existe faz em alguma coisa, que ó universo por exemplo, veja que não posso através das informações que temos supor que a causa possa ser influenciada por algo externo, que tenha necessidades, ou que tenha "companheiros causa primaria", só posso afirmar que ela fez algo, até porque estamos aqui. Se fez, foi porque quis. Se não foi, não tem como supor nada.
Você, M4dM4x, não usa os quotes corretamente por desconhecimento ou por preguiça?
Desconhecimento. Achava que estava usando certo...Errei em quê afinal?
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #69 Online: 30 de Março de 2013, 16:02:28 »
Você, M4dM4x, não usa os quotes corretamente por desconhecimento ou por preguiça?
Desconhecimento. Achava que estava usando certo...Errei em quê afinal?

Vou lhe dar um exemplo, usando a sua última postagem.

Se for do seu agrado, siga-o. Basta teclar no botão "citar" para ver como estruturei a resposta.


O mesmo pode ser dito para a singularidade-mor.
Tenho nada a dizer sobre essa afirmação. Pra afirmar isso ou você não entendeu, ou entendeu e finge que não.

O efeito será o mesmo se a 'causa incausada' for material respondendo a leis físicas desconhecidas.
No seu mundo imaginário que torna isso possível apenas pelo se querer, o efeito é o mesmo sim.

Aqui há uma petição de princípio, pois não há como afirmar que "não existe além dela", porque poderiam existir duas ou mais "causas eternas". Do contrário, me apresente uma objeção que não seja metafísica.
Há, pode supor até 10 causas, só não tem base alguma pra isso...

Meu caro aluno de filosofia, você sabe tão bem quanto eu que para refutar plenamente a hipótese supra, seria necessário um conhecimento positivo e pleno de toda a Natureza.
Meu caro colega, na verdade para refutar tal "argumento" plenamente basta que eu mostre a impossibilidade lógica de algo que ainda não existi conseguir causar a si mesmo. Porque o que ele diz é que algo natural (que não poderia existir, não tem como supor isso por qualquer evidência que temos) gerou o mundo natural. Algo que em algum momento não existia cria a si mesmo para só aí existir. Preciso dizer mais?

Então devemos descartar todas as possibilidades teóricas, que são interpretações dos modelos matemáticos de teorias já bem consolidadas, somente porque ainda não apresentam nenhum elemento conclusivo?
Elas tem seu lugar, mas a limitação de qualquer modelo matemático nesse ponto é clara:
Imagine que neste instante utilizando os recursos que temos em nosso universo fosse produzida uma teoria perfeita que mostra a possibilidade do nosso universo gerar outro universo, para isso foram usados modelos matemáticos e evidências empíricas(to sendo bonzinho). Imaginou?!
Ok, eu posso supor algo assim para antes do tempo t=0 do Big Bang? NÃO
Pois todo substrato físico que temos para formular tais teorias, vem do NOSSO UNIVERSO, COMO NÓS SABEMOS QUE ELE É. Não é possível supor que antes do Big Bang há semelhança.

Ou seja, a compreensão positiva plena da Natureza está longe de ocorrer.
Adianta repetir isso não, já mostrei que não precisamos de "compreensão positiva plena da Natureza" para o argumento estar correto.

Bela armadilha semântica. Há algum tempo não estamos mais discorrendo sobre o Universo e sim sobre a possibilidade da singularidade-mor ser não-causada e, em essência, sobre a possibilidade do que é material ser sempiterno e não-causado.
Discorrendo?! Onde estão os argumentos pra isso, para essa possibilidade?
Vocês é que brincam de semântica, tentado diz que o assunto agora é a "singularidade", sendo que a singularidade é o universo comprimido...

E sim, é possível especular cientificamente sobre o "antes" do Big Bang.
Pode especular, só não pode especular fora das limitações físicas possíveis.

Eu não creio em nada, caro arrogante aluno de filosofia.
Se você ao menos tivesse lido as minhas postagens sobre os assuntos correlatos, saberia que eu nunca fechei a questão sobre a existência de deus. Eu apenas opto, hoje, pela explicação materialista em função da minha natureza intelectual.
Você mesmo disse que espera ter uma lei física desconhecida...

Não tem mesmo?

Você tem conhecimento positivo pleno do Universo ou é apenas uma dedução metafísica eivada com a sua crença pessoal?
Não precisa ser pleno para afirmar isso, temos bases na teoria do big bang para afirmar isso. Se algo mudar agente vê.
Engraçado esse seu ponto. Quer dizer imagine só alguém só poder fazer afirmações, mesmo já tendo evidências pra isso, só quando souber de TUDO POSSÍVEL sobre o assunto...

Você realmente não entendeu que para refutar a hipótese científica de Universo eterno incausado é necessário um pleno conhecimento do Universo?
Nossa. Essa hipótese não é cientifica. É sua de mais alguns outros. Não tenho como refutar algo que sequer pode ser levado a sério. 

Muda tudo. Se aquilo que é material é sempiterno, ele sempre existiu e com isto fica dispensado um ente imaterial-criador e o argumento cosmológico fica inválido.
Muda tudo né?! Quer dizer, isso já foi dito e rebatido, mas mesmo assim repetem.
NÃO TEM COMO A MATÉRIA SEMPRE TER EXISTIDO. Caso o universo/singularidade/matéria/energia/tudo mais, sempre tivesse existido não seria possível estarmos aqui, pois você teria que afirmar que houve um passado eterno antes deste momento, o que não pode existir.

Você pode demonstrar que a singularidade-mor "provem" de algo imaterial, sem usar as premissas metafísicas, incluindo a da categorização?
Mas como eu posso raciocinar do "antes da matéria" até o surgimento dela estipulando de antemão a "matéria" 

Eu duvido que você possa.
Também duvido, é irracional.

Por definição? Você quer dizer por petição de princípio, não?
Nossa. Seria petição se eu PEDISSE que considerasse isso de antemão. Mas essa conclusão é extraída das características obrigatoriamente necessárias da causa primeira. Deduzimos isso!

As lacunas no Modelo Padrão, que podem indicar uma complexidade física sem precedentes, são ignoradas por você de modo sistemático. Porquê?
Indicam aonde? Temos complexidade aqui, antes do universo surgir já não sei se era complexo ou não.

Perfeito, perfeito.Então como é que você pode afirmar que a sua conclusão é válida, se ela se baseia inteiramente em um processo que não pode ser verificado sem uma base de percepção material (raciocínio)?

Ela é válida pois parte de premissas válidas!
Para não ser valida alguma premissa teria que estar errada. Simples.

Somente se for aceita a premissa de que existe algo além do material.
Não entendi o que quis dizer.
Foto USGS

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #70 Online: 30 de Março de 2013, 16:11:54 »
Mas a filosofia é a religião. Seu argumento de causa primeiro e a estratégia de usar "tudo que vem a existir" é apenas um disfarce para colocar seu deus no meio.
Não tenho como discutir com alguém que nega a primeira premissa. Você está sendo intelectualmente desonesto, só para não acompanhar o raciocínio. Mesmo eu já tendo defendido a premissa...

Não defendeu a premissa. Sua premissa é uma petição de princípio. Tudo o que vem a existir tem uma causa.. Isso quer dizer que há o grupo "que veio a existir" QVE e o grupo que "não veio a existir". NVE.
Como o grupo NVE só pode ser preenchido por um ente, ele é uma petição de princípio.

Outra coisa, como disse a crítica de Hume e a Falseabilidade de Popper te levam a obrigação de colocar uma evidência refutável para o debate.


Você pode até tentar encaixar uma causa necessária. O que não pode fazer é extrapolar isso para algo imaterial/espacial e que tem vontade própria. Ou seja, que age por meios sobrenaturais. Isso é petição de princípio. Você simplesmente pulou de um raciocínio de uma seqüência de causa e efeito, para atribuir propriedades a uma entidade que de nenhuma forma advém desse raciocínio.
É só ler o que já digitei antes...
Tal causa, não pode ter sido causada, LOGO SEMPRE EXISTIU!
Tal causa está fora do mundo material/espacial/temporal, afinal ela que causou esse mundo, LOGO É IMATERIAL/NÃO ESPACIAL/ATEMPORAL.
Tal causa de existência eterna não pode ter sido "influenciada" por nada externo, afinal não existe além dela, LOGO VEIO DELA A VONTADE DE CAUSAR O UNIVERSO, ENTÃO TEM VONTADE.

Quanta besteira. Para dizer o mínimo. Prove a existência desse ente ou dessa causa incausada. Voce insiste em usar o raciocínio dos preguiçosos. Se a ciência tivesse seguido por esse caminho, não existiria ciência.


Pode ser, mas também posso argumentar dizendo que da mesma forma, que a existência de uma interferência sobrenatural não se encaixa em qualquer evidência que temos hoje, nem forçando a barra.
Não preciso de evidência HOJE, a questão é outra.
Ou utilizando uma adaptação do argumento central, "Tudo o que vem a existir tem causas naturais". Logo, se o Universo tem uma causa, essa deve ser natural e não sobrenatural. Isso é suportado por todas as evidências e observações do comportamento da natureza que se fez até agora, por que deveria ser diferente em t=0?
Ângelo não fui irônico. Achei sua tirada genial.  É uma maneira de bater o argumento cosmológico com outro cosmológico, só que ateu.  Achei fabuloso.
Nossa, depois dessa parece que pensaram: "Pronto venci o debate!!!"
Mas sua adaptação é irracional. Tão simples perceber.
Para a causa da existência do universo ser natural você teria que mostrar como é possível uma causa natural existir ANTES DO PRÓPRIO MUNDO NATURAL EXISTIR. É fabuloso mesmo!!!

E você tem que mostrar que existe uma causa sobrenatural.
Mas a cosmologia de Ângelo é bem melhor, é mais específica (continua sendo um argumento ruim, mas o Ângelo o criou como o melhor argumento possível para uma cosmologia, que é tosca por definição). Tudo o que nós vemos hoje tem uma causa natural. Não há porque o universo não a tê-la.
No teu caso, você pode mostrar que ao menos alguma coisa não teve causa natural? Uma apenas?

Outro ponto, no caso da causa natural, existem teorias, equações, previsões feitas acertadamente. O que a causa não causada pode prever.

Deixa eu te dizer: AD HOC.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #71 Online: 30 de Março de 2013, 16:20:22 »
...
Ainda mais quando existem dezenas de modelos matemáticos para uma origem natural do Universo (por exemplo, universos oscilantes, multiversos, universo ekpyrótico, entre outros).
Esse tipo de proposição precisa de evidências naturais/físicas para poder ser levado a sério. Fique a vontade...
Citar

...

 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Um fantasmão barbado em cima da nuvem não precisa  :histeria: :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #72 Online: 30 de Março de 2013, 16:29:22 »
...
Ainda mais quando existem dezenas de modelos matemáticos para uma origem natural do Universo (por exemplo, universos oscilantes, multiversos, universo ekpyrótico, entre outros).
Esse tipo de proposição precisa de evidências naturais/físicas para poder ser levado a sério. Fique a vontade...
Citar

...

 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Um fantasmão barbado em cima da nuvem não precisa  :histeria: :histeria:

Sei que você falou na brincadeira, mas isso faz lembrar que quanto a forma, também seria algo discutível.
Se é um homem barbado, um peixe, um bode, um touro, um carneiro, um pombo branco, um feixe de luz, um ponto brilhante são tudo imagens frutos da imaginação humana com certeza. Quanto a isso, não tem o que discutir mesmo.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #73 Online: 30 de Março de 2013, 16:33:30 »
Sim. Mas mesmo que você diga que essa forma incausada é "pura beleza" ou "pura energia e sabedoria", isso é logicamente análogo ao barbudo na nuvem.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #74 Online: 30 de Março de 2013, 16:34:48 »
M4dM4x,

Se achar mais simples, coloque sóo nome dos quotes, assim:

Citação de: God Geotecton


Para isso, você faz assim

[quote+"sinal de igual"+nome do forista alvo]

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!