Fica difícil ver se o cara falará besteira sem nem mesmo ler o livro.
Me pareceu polêmica demais pra motivo de menos essa matéria. Falar que o materialismo neodarwinista provavelmente não se sustenta e citar pensadores do Designe Inteligente não é nem metade da bomba que essa matéria faz pensar. Vai saber o que o cara tem pra dizer dentro do livro...
Pode até ser, mas eu acho sem sentido utilizar de filosofia para refutar o biologia evolutiva. Afirmo isso supondo que é isso que ele fez.
Sem sentido não é. Se não se sustenta nesse âmbito também, há de se pensar o porquê; afinal, essa é outra área do conhecimento importantíssima.
..
Não sei Renato. Filosofia é basicamente alguém que fica fazendo conjecturas sem ter de observar qualquer conhecimento formal do campo em que está sendo "filosofado"? Filosofia muitas vezes é tudo e não é nada.
Concordo com o OGM, não vejo refutar biologia evolutiva com filosofia.
Existem princípios filosóficos importantíssimos pra ciência, sem a qual a mesma talvez nem funcionasse direito.
Ah, tá.
A ideia de causalidade, a ciência baseada em paradigmas, princípio de identidade, etc.
São esses os tais "princípios"?!
Tudo isso é produto de indução empírica. Se não, mostre o processo de surgimento de tais conceitos de outra forma. Mostre! Objetivamente! Nada de lengalenga filosófica nem remetimento a leituras de filósofos, citações de capítulos e versículos bíblicos. Começe pela causalidade, mostre como não é induzida da realidade observada. Dispense os paradigmas pois tais são tão ostensivamente indutivos que não vale perder tempo. Identidade sem comparação indutiva também..., se quiser arriscar, fique à vontade.
As duas coisas não se separam dessa maneira que às vezes parece.
Que "duas coisas"? Uma é produto de defeito cognitivo na interação com realidade e só isso. É só uma mesma máquina com funcionamento ótimo ou não.
Vale lembrar que a ideia moderna de ciência surgiu de um Filósofo, Kant.
Ah, sim. Obrigado por me... "lembrar" disso. Só desculpe que esquecerei logo em seguida.
Ele é o motivo de Deus não ser a prova das coisas materiais, como era em Descartes, por exemplo.
"Kant ser o motivo de deuses* não serem provas de coisas materiais" deveria ficar na seção de papo furado - piadas.
*Só de você colocar esse "Deus", único e com maiúscula, já te delata.
...Tem certeza de que Kant não é (seu) deus?