De quanto é esse aumento?
Não da para estimar em percentagem, muita coisa nem sai na mídia, mas mesmo assim é facil ver que aumentou consideravelmente. Basta assistir o telejornal. Não lembro de ver, na minha época de jovem, noticias como aquela do cara que brigou com o motorista de onibus e acabou causando um acidente.
A impressão que passa é que todos estão mais violentos que ha 20 anos atras...
Pois bem, a "impressão que temos" não é suficiente para se ter uma estimativa real das coisas. Elas podem ser inversas a realidade. Isso é até um exemplo clássico de psicologia e distorções da mídia. Acho que no "tiros em Columbine" é abordado isso. Aconteceu algo como que as pessoas tinham um temor muito maior das crianças estarem em perigo nas escolas depois de Columbine, mas calha de na realidade as estatísticas mostrarem uma situação melhor nesse período. Algo simlar também ocorreu com os atentados de 11 de setembro, deixaram as pessoas com medo de usar aviões, e com isso aumentaram os acidentes nas estradas. Sensacionalismo vende, e vende anúncios, e curiosamente, as pessoas parecem ser mais suscetíveis aos anúncios acompanhados de programas chocantes.
Eu não duvido que as pessoas possam estar mais violentas, em alguma medida. Mas dependendo de para onde se olha, pode se imaginar o contrário. Tempos atrás era muito mais comum que as crianças matassem pequenos animais por diversão. "Bullying" nem era conhecido por esse nome e nem visto tanto como um problema/crise, mas só algo que os moleques metidos a valentões fazem com os menores, que eram aconselhados a ou evitá-los, ou a revidar para mostrarem que não são trouxas. A sociedade foi ficando cada vez mais sensibilizada com esse tipo de coisa, e talvez até sensibilizada demais. Hoje tem casos de se proibir brincadeira de "pega-pega" pelo contato físico envolvido, e até punir times de futebol nas escolas por
ganharem de goleada, sem levarem em consideração os sentimentos dos coleguinhas do time "menos vencedor".