Autor Tópico: Violência gera mais violência? Ou depende do contexto?  (Lida 9450 vezes)

Offline Santista

• Nível 11
  • *
Re:Violencia gera mais violencia
« Resposta #125 Online: 07 de Maio de 2013, 18:28:57 »
Quando a sessão acaba antes de postar uma réplica, e você loga, geralmente é jogado para um "postar novo tópico".
Desculpe, foi sem querer...,

Desculpe nada, banimento sumário!!! :hmph:
Malvado!
Uma parte de mim pesa, pondera...
Outra parte delira.

Se é proibido espinafrar, nenhum elogio é válido.

O baguio é luoco!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Violência gera mais violência? Ou depende do contexto?
« Resposta #126 Online: 07 de Maio de 2013, 19:40:21 »
quer saber, não me surpreenderia se esses animais já usassem essa cantilena criada pelos nossos geniais sociólogos para se auto-justificar.

"Pô mano, to matando mano, mas é porque minha vida foi dura, a sociedade me oprimiu"

Bingo. Assassino que matou a mulher e a colocou em uma mala

Reporter: O que você merece?
Assassino: Preciso de um psicólogo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 07 de Maio de 2013, 20:31:39 »
De quanto é esse aumento?
Não da para estimar em percentagem, muita coisa nem sai na mídia, mas mesmo assim é facil ver que aumentou consideravelmente. Basta assistir o telejornal. Não lembro de ver, na minha época de jovem, noticias como aquela do cara que brigou com o motorista de onibus e acabou causando um acidente.
A impressão que passa é que todos estão mais violentos que ha 20 anos atras...

Pois bem, a "impressão que temos" não é suficiente para se ter uma estimativa real das coisas. Elas podem ser inversas a realidade. Isso é até um exemplo clássico de psicologia e distorções da mídia. Acho que no "tiros em Columbine" é abordado isso. Aconteceu algo como que as pessoas tinham um temor muito maior das crianças estarem em perigo nas escolas depois de Columbine, mas calha de na realidade as estatísticas mostrarem uma situação melhor nesse período. Algo simlar também ocorreu com os atentados de 11 de setembro, deixaram as pessoas com medo de usar aviões, e com isso aumentaram os acidentes nas estradas. Sensacionalismo vende, e vende anúncios, e curiosamente, as pessoas parecem ser mais suscetíveis aos anúncios acompanhados de programas chocantes.

Eu não duvido que as pessoas possam estar mais violentas, em alguma medida. Mas dependendo de para onde se olha, pode se imaginar o contrário. Tempos atrás era muito mais comum que as crianças matassem pequenos animais por diversão. "Bullying" nem era conhecido por esse nome e nem visto tanto como um problema/crise, mas só algo que os moleques metidos a valentões fazem com os menores, que eram aconselhados a ou evitá-los, ou a revidar para mostrarem que não são trouxas. A sociedade foi ficando cada vez mais sensibilizada com esse tipo de coisa, e talvez até sensibilizada demais. Hoje tem casos de se proibir brincadeira de "pega-pega" pelo contato físico envolvido, e até punir times de futebol nas escolas por ganharem de goleada, sem levarem em consideração os sentimentos dos coleguinhas do time "menos vencedor".

Offline Santista

• Nível 11
  • *
« Resposta #128 Online: 08 de Maio de 2013, 07:42:15 »
Tomara que voce esteja certo, Banzai..., mas eu acho que a coisa ta feia mesmo. Alunos brigando em porta de escola, como voce mesmo afirmou é comum desde sempre. Eu fico preocupado é quando os pais dos alunos, que deveriam coibir tal atitude, entram no embalo dos filhos. Aqui onde moro, aconteceu, por incrivel que pareça.
Outra parte delira.

O baguio é luoco!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 08 de Maio de 2013, 13:43:07 »
Eu estou "certo" simplesmente em que eu não estou dizendo que a violência aumentou ou diminuiu sem saber. Pode ter aumentado, pode ter diminuído. Provavelmente aumentou numas coisas e diminuiu em outras (e variando regionalmente), não necessariamente em igual "proporção".

Offline Santista

• Nível 11
  • *
« Resposta #130 Online: 08 de Maio de 2013, 18:22:19 »
Aqui onde moro aumentou em todos os sentidos...
Outra parte delira.

O baguio é luoco!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 08 de Maio de 2013, 23:41:18 »

Praticamente em todas as cidades brasileiras que conheço, as pessoas tem a mesma sensação.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #132 Online: 08 de Maio de 2013, 23:44:25 »

Praticamente em todas as cidades brasileiras que conheço, as pessoas tem a mesma sensação.

Como disse o Buckaroo, pode ter aumentado em alguns lugares, diminuido em outros, enquanto um tipo de violencia aumenta, outros diminuem.... e sensação nunca é um indicador preciso....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 08 de Maio de 2013, 23:45:40 »

Como disse o Buckaroo, pode ter aumentado em alguns lugares, diminuido em outros, enquanto um tipo de violencia aumenta, outros diminuem.... e sensação nunca é um indicador preciso....

Por isto que escrevi 'sensação'.

Em momento algum afirmei que era um fato devidamente aferido e quantificado.
Foto USGS

Offline Santista

• Nível 11
  • *
« Resposta #134 Online: 09 de Maio de 2013, 12:45:10 »

Por isto que escrevi 'sensação'.

Em momento algum afirmei que era um fato devidamente aferido e quantificado.

De fato..., deve ser uma paranoia coletiva. 
Outra parte delira.

O baguio é luoco!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!