Bem, tudo tem uma primeira vez na vida (ou quase), e essa é a primeira vez que inicio um tópico por aqui. Muito provavelmente esse assunto já foi debatido por aqui em outros tópicos, mas acho que dentro do atual momento de "bagurança" pública em que nos encontramos é bom discutir um pouco mais sobre essa sentença, isto é, de que violência gera mais violência. Acho que não é bem assim, ou melhor, que depende muito de contexto. Certamente tem pessoas aqui que sabem muito melhor que eu, por exemplo, quantas armas de fogo são comercializadas legalmente nos EUA e, comparando Brasil com EUA, quantas mortes por armas de fogo acontecem lá e aqui. Pelo que sei, aqui, com todas as restrições legais, população consideravelmente menor etc, etc, morre mais gente por esse motivo do que lá. Me parece evidente que um dos principais (talvez o principal) fatores de toda essa "zona" que se transformou a segurança pública no Brasil é justamente a impunidade, a criminosa omissão do Estado brasileiro (que só funciona mesmo na hora de cobrar impostos). Precisamos de uma grande e urgente reforma nos sistemas judiciário e penitenciário, entre outras, é claro. E então, o que pensam os caros amigos do CC?