Muito bom o video, Buck.
Acho que um problema que existe na procura das causas da violência é tentar achar uma resposta que seja única e absoluta, como A pobreza, ou A desigualdade, O tráfico, etc; quando na verdade é uma mistura de tudo isso somado a própria cultura do local.
Ele fala no vídeo que um dos problemas é a disputa de território e, realmente, faz todo o sentido. Mas essa disputa por território não pode ser considerada como única causa, porque a disputa de território é efeito de algo. Algo que talvez não exista em São Paulo na mesma dimensão pra gerar tamanha disputa territorial.
É aí que eu digo que a causa da violência é social. Violência é um resultado específico de uma soma de fatores específicos. Isso não significa que seja só pobreza, só desigualdade, só tráfico; pode se juntar a isso a cultura de gangues que prevalece mais nas regiões pobres do que nas áreas nobres.
Sobre as UPPs, acho elas de grande valia, como foram demonstradas no video. O que acho perigoso é remover essas UPPs de lá antes de resolverem a causa social do problema na região -- e quando digo região pode-se chegar inclusive à cidade inteira do rio de janeiro -- assim como palestrante.