Não fecho. Dois motivos
1- Os escândalos do SUS saem do meu bolso e são roubo além de ineficiência, sem contar que o estado das filas e desespero é muito maior. Eu estou sustentando vagabundos, portanto me irrita mais.
2- A nova lei proposta pelo governo limita em 7* dias (ou algo assim) o tempo de atendimento para consultas na iniciativa privada. porque ela não faz o mesmo com o SUS?
* Anunciaram ontem
Mas há um viés privatista no seu discurso, onde tudo que provém do Estado é ineficaz contrastando com uma superioridade homérica do setor privado.
Assim, na notícia que eu postei, a pessoa precisou recorrer ao serviço público por ineficiência do privado, e não é um fato isolado. Só estou apontando sua falha de argumentação, onde você é totalmente generalista em relação ao serviço público x privado ou estatal x privado.
Juca, me parece um fato isolado. Tive uma gripe agora fui atendido com 30 min de espera, pedi uma série de exames e nem precisei marcar data..
Clínica geral com atendimento praticamente imediato.
Ainda que saiba que meu plano possa ser superior à média, nunca ouvi nada parecido a seu link, de modo que penso ser uma aberração mais do que algo normal.
Escândalos no SUS é o que mais têm, e fila e desespero fazem parte do dia a dia.
Mais uma vez, porque você acha que o governo pôde dar um deadline tão curto para a iniciativa privada e ela nem sonha em fazer isso para o SUS??
1 - Você está certíssimo em cobrar eficiência do serviço público, que historicamente é ineficiente, mas está errado em generalizar, pois há muitos casos de atendimento correto e eficiente no SUS, além de que os índices de saúde do qual o SUS é um dos grandes responsáveis, melhoraram muito nas duas últimas décadas.
Os índices de saúde, como já conversamos, mede muito mais a questão de rotinas de prevenção do que atendimento e não são uma medida apenas do SUS, há melhor alimentação, remédios, medicina privada, tudo.
Se o SUS tivesse indicadores em atendimentos, você sabe o que iria aparecer, Juca.
2 - Você ignora que o SUS é um serviço universal, descentralizado e muito mais complexo que um plano de saúde, e que atende qualquer pessoa de uma população de quase 200 milhões de pessoas e não há recursos para que todos os serviços sejam de primeira linha, embora existam muitos que o sejam.
Por ser complexo é que necessita ter diversos players e competição, para sobreviver apenas os mais aptos.
Ser complexo ou não não é uma medida absoluta, é uma medida relativa à estrutura que temos para o desafio, que no caso, você deve admitir, não é suficiente para a demanda.