Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108544 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Dilma afundando de vez a saúde no Brasil... 

Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6.000 médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram nesta segunda-feira (6) a parceria...

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/06/brasil-trara-6-mil-medicos-cubanos-para-atender-moradores-de-areas-carentes.htm
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2013, 20:17:01 »
Sim, sim. Na cidade de Betim/MG a prefeita também fez essa proeza: trouxe médicos cubanos para o hospital regional. Certamente em Cuba existem bons médicos, mas eles não vieram para esta cidade... Não alterou o péssimo atendimento e ainda temos uma superbactéria em um hospital regional.

E o Brasil enfrenta uma crise graças a escassez de profissionais da saúde, isso é fato. Um dos problemas é que os recém-formados não querem enfrentar o interior do país, principalmente em estados do nordeste e da região norte. Recentemente até criaram uma bolsa incentivo para ver se conseguem ao menos manter um mínimo de médicos em determinadas localidades.

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2013, 20:21:18 »
Por que cubanos? Quanto isso custa em comparação a médicos brasileiros ou de países vizinhos?

São as versões atuais das antigas professorinhas primárias mal comidas, barbudas e suvaquentas fazendo a cabeça do eleitor Cesta-Voto.

Sempre tem algo escondido em tudo que o PT faz.
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 19:19:33 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2013, 20:28:26 »
A ex-prefeita de Betim que trouxe os médicos cubanos é do PT (perdeu feio nas eleições do ano passado) também...

Eu sempre acho interessante essa mania do PT em tentar convalidar certas coisas, dentre elas o tal modelo cubano de medicina preventiva... Não posso questionar a competência dos profissionais cubanos, mas acho mais viável e mais inteligente valorizar profissionais brasileiros, criar incentivos, pagar bons salários. Uma coisa é ter profissionais cubanos que vieram exercer sua profissão aqui por vontade própria, outra bem diferente é incentivar financeiramente, que é o que certamente ocorrerá.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2013, 20:37:41 »
Eu posso falar que essa de "médicos cubanos" é falcatrua.

Já há muito tempo vi notícias afirmando que "médicos cubanos" foram para Venezuela única e exclusivamente para fazer politicagem a favor do Chapolim Colorado no início de seu primeiro governo.

TB eram 6000 deles, coincidência.

Infelizmente não achei para postar aqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2013, 21:15:31 »
Será que o brasil está pagando algo para Cuba fora o salário dos médicos?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
  • "Vamos explodir essa porra toda"
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2013, 21:36:00 »
O sistema de saúde brasileiro é uma lástima, faltam médicos e faltam médicos de qualidade. Como disse o ex-ministro da saúde, deveria ter uma espécie de exame da "OAB" para futuros médicos em nosso país. Eu acho que esta é uma medida pra tratar causa e não efeito e deve ter muita politicagem por trás, afinal, estamos falando do PT.

Uma coisa é certa: O sistema de saúde de Cuba é um dos melhores, dá de 10 a 0 no SUS brasileiro e no sistema de saúde dos EUA. Só querendo deixar claro isto.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2013, 21:40:46 »
Qual o problema de trazer cubanos?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2013, 21:44:32 »

Eu também não vejo.

Depois da Revolução cubana em 1959, a educação e a medicina em Cuba  começou a dar exemplos de sucesso na área social dentro e fora do país. Na área médica, até os dias atuais, Cuba recebe estudantes para a sua faculdade de medicina, e exporta profissionais.
Desde 1959, o desenvolvimento da medicina foi uma das principais prioridades do governo de Cuba, tornando a ilha numa das principais referências na área. Segundo estimativas recentes, Cuba é o país que mais possui médicos por habitante.

No ano de 2012, o país formou 11.000 médicos; a formação, que é reconhecida pela sua alta qualidade, em média, leva seis anos para ser completada pelo aluno. Desde a revolução, os investimentos em medicina e o bem-estar social se tornaram nas principais prioridades cubanas.

Dos 11.000 médicos formados em 2010, 5.315 eram cubanos e 5.694 eram de 59 países, abrangendo nações da América Latina, África, Ásia e dos EUA. Os bolivianos correspondiam a 2.400 médicos.

Antes da revolução, Cuba possuía somente 6.286 médicos, na época pré-revolucionário, quase a metade deixou o país para trabalhar nos EUA. Na tentativa de derrubar o recém instaurado regime comunista, EUA tentou atrair médicos cubanos para gerar crise sanitária em Cuba.

Em resposta, o governo de Fidel abriu investimentos maciços na área da medicina, iniciou o processo de universalização do acesso ao ensino superior e estabeleceu o ensino gratuito para todos os níveis e especialidades.

Em 2010, depois do terremoto no Haiti, Cuba enviou médicos para ajudar o país vizinho, a Brigada Médica Cubana no Haiti se compromissou a manter os trabalhos no Haiti no intuito de instalar um sistema de saúde mais fortalecido. No ano de 2012, o médicos cubanos atenderam 1,446 milhão de haitianos. Porém, considerando o número de atendimento efetuadas desde a chegadas dos primeiros médicos a partir de 1998, o número de atendimento chegou a 19,700 milhões.

No Brasil, algumas cidades do país, como Niterói nos anos 1990, realizou intercâmbio de conhecimentos com médicos cubanos. Muitos profissionais da área  médica cubana já atuaram em nosso país, porém, ainda não há dados atuais sobre a participação de cubanos na medicina brasileira.

Fontes:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=204228
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/23324/cuba+a+ilha+da+saude.shtml

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2013, 22:02:56 »
[...]
Uma coisa é certa: O sistema de saúde de Cuba é um dos melhores, dá de 10 a 0 no SUS brasileiro e no sistema de saúde dos EUA. Só querendo deixar claro isto.

Não, não dá de "10x0" no sistema de saúde estadunidense.

Aliás, nem chega próximo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Foto USGS

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2013, 22:15:01 »
[...]

Entendo. Você poder ler algumas matérias sobre:

"Os Estados Unidos são a única nação do estudo que não assegura o acesso universal à saúde (...). à luz do que se gasta em saúde nesse país, poderia esperar-se o melhor e o mais eficaz dos sistemas", nota a presidente do Commonwealth Fund, Karen Davis.

Fonte:
  http://economico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/economia/pt/desarrollo/993868.html

WASHINGTON - Cerca de 46 milhões de pessoas nos EUA não têm plano de saúde. Como não existe um Sistema Único de Saúde (SUS) no país, significa que, se essas pessoas ficarem doentes, precisarão vender o carro ou hipotecar a casa para pagar as contas do hospital. Despesas médicas são o principal motivo de falências pessoais no país.

Fonte:
 http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,entenda-sistema-de-saude-dos-eua-exclui-46-milhoes,431943,0.htm

E você pode conferir um ranking de sistemas de saúde mundias (OMS):

38 - Estados Unidos
 40 - Cuba

Fonte:
 http://en.wikipedia.org/wiki/World_Health_Organization_ranking_of_health_systems
 http://www.who.int/whr/2000/en/whr00_en.pdf
 http://www.who.int/whr/2000/media_centre/press_release/en/index.html

Embora os Estados Unidos esteja duas posições acima, vale lembrar que são eles os que mais gastam com saúde pública. Ou seja, Cuba faz mais com menos portanto é um sistema de saúde melhor. Só estou dizendo o que eu sempre achei pelo que pude ler, se estiver errado por favor me corrija.

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2013, 22:17:48 »
*Não é da OMS e sim de um estudo englobando vários aspectos do mesmo. Desculpe.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2013, 22:27:03 »
Cuba é referência e melhor que os EUA em saúde  :biglol:

Saúde universal em cuba ou é para elite ou é uma porcaria.
Mesmo para elite, nada mais avançado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2013, 22:32:38 »
Cuba é referência e melhor que os EUA em saúde  :biglol:

Saúde universal em cuba ou é para elite ou é uma porcaria.
Mesmo para elite, nada mais avançado.

Onde eu posso achar alguma evidência disso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2013, 22:47:00 »
../forum/topic=22555.0.html

Isso já foi debatido aqui. Olha esse link.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2013, 22:56:36 »
../forum/topic=22555.0.html

Isso já foi debatido aqui. Olha esse link.

Muito bom o tópico, me fez rever alguns conceitos. Obrigado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2013, 23:00:30 »
[...]

Entendo. Você poder ler algumas matérias sobre:

"Os Estados Unidos são a única nação do estudo que não assegura o acesso universal à saúde (...). à luz do que se gasta em saúde nesse país, poderia esperar-se o melhor e o mais eficaz dos sistemas", nota a presidente do Commonwealth Fund, Karen Davis.

Fonte:
http://economico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/economia/pt/desarrollo/993868.html

WASHINGTON - Cerca de 46 milhões de pessoas nos EUA não têm plano de saúde. Como não existe um Sistema Único de Saúde (SUS) no país, significa que, se essas pessoas ficarem doentes, precisarão vender o carro ou hipotecar a casa para pagar as contas do hospital. Despesas médicas são o principal motivo de falências pessoais no país.

Fonte:
 http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,entenda-sistema-de-saude-dos-eua-exclui-46-milhoes,431943,0.htm

Já li muita coisa, algumas totalmente díspares, sobre a saúde em Cuba. Mas sei que o sistema de saúde estadunidense não é este "desastre" que a esquerda propala.

E você pode conferir um ranking de sistemas de saúde mundias (OMS):

38 - Estados Unidos
40 - Cuba

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_Health_Organization_ranking_of_health_systems
http://www.who.int/whr/2000/en/whr00_en.pdf
http://www.who.int/whr/2000/media_centre/press_release/en/index.html

Embora os Estados Unidos esteja duas posições acima, vale lembrar que são eles os que mais gastam com saúde pública. Ou seja, Cuba faz mais com menos portanto é um sistema de saúde melhor. Só estou dizendo o que eu sempre achei pelo que pude ler, se estiver errado por favor me corrija.

Então vamos destrinchar um pouco mais a questão, contextualizando-a.

Você disse que o sistema de saúde cubano dá de "10 a 0" no seu congênere estadunidense. Se isto fosse verdade, Cuba teria uma quantidade e uma variedade maior de equipamentos avançados de diagnósticos; uma maior quantidade de hospitais e clínicas de excelência e de centros de pesquisas voltados para a área médica, para ficar em apenas alguns exemplos. Em nenhum destes quesitos os caribenhos suplantam os estadunidenses.

Reconheço que não tenho nenhuma fonte realmente confiável para dirimir as minhas dúvidas sobre o sistema de saúde cubano. As únicas informações em que confio provem de três médicos, clientes e amigos, que por lá estiveram à trabalho. E todos os três afirmaram a mesma coisa: A saúde pública em Cuba é amplamente usufruída pela população; em caso de doenças graves, a alta cúpula faz tratamento fora de Cuba; os colegas cubanos são melhores na parte preventiva do que na parte curativa; o segmento instrumental é muito antiquado e numericamente insuficiente e as instalações geralmente são precárias.

O que Cuba tem de "melhor" que o EUA é que a sua população tem um acesso mais 'universal' aos serviços de saúde mais básicos do que os estadunidenses. Mas isto não significa que a aquela medicina seja melhor que esta. E isto diz mais respeito ao modelo de sociedade que cada país construiu. Portanto, a baixa colocação do EUA no ranking provem do atendimento precário para cerca de 15% da sua população.

Por fim, cabe um lembrete. A população do EUA é maior que a de Cuba em um fator de 20, dispersa em um território que é maior que o cubano em um fator de quase 90.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2013, 23:50:50 »

Não vejo problema especificamente no fato de serem cubanos, mas me parece que isso não vem de alguma forma de concorrência. Por que não?

Idealmente os médicos seriam formados aqui, e não me lembro de ter ouvido falar de planos para dar conta desse déficit, durante esses anos todos. A saúde cubana tem boa fama, então acaba criando uma imagem positiva para um paliativo de uma má gerência de longa data, se fala em "6000 médicos cubanos chiquérrimos, daqueles que são procurados por estrangeiros de países ricos", não "estamos dando um jeito de conseguir médicos baratos de países pobres para dar conta do déficit de médicos que deixamos acumular ao longo desses anos todos".

Ao mesmo tempo, a boa fama da saúde cubana é digna de suspeitas mesmo se descartando  a hipótese de ser um completo desastre. E mais importante para nós, os bons resultados não necessariamente dependem tanto de terem bons médicos, mas talvez de toda uma outra série de circunstâncias, desde gerência, até coisas mais elementares e de efeito ainda mais significativo, como população com hábitos mais saudáveis (tem McDonalds em Cuba?)

Não que os médicos sejam provavelmente ruins e que não fossem ajudar em nada, só que parece que a preocupação é no mínimo 50% "marketing".

Espero que não importem homeopatia.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2013, 00:06:47 »
O problema é que o governo brasileiro é que irá pagá-los, aumentando o cabidão de empregos que é a saúde pública.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2013, 00:08:58 »
Então vamos destrinchar um pouco mais a questão, contextualizando-a.

Você disse que o sistema de saúde cubano dá de "10 a 0" no seu congênere estadunidense. Se isto fosse verdade, Cuba teria uma quantidade e uma variedade maior de equipamentos avançados de diagnósticos; uma maior quantidade de hospitais e clínicas de excelência e de centros de pesquisas voltados para a área médica, para ficar em apenas alguns exemplos. Em nenhum destes quesitos os caribenhos suplantam os estadunidenses.

Esses são possíveis critérios, mas não sei se são os melhores. Eu acho que seria melhor de alguma forma mensurar a "saúde da população." Isso pode ser bem ruim ao mesmo tempo que um país dispõe de mais centros de luxo com equipamentos top de linha, e até mais hospitais. São coisas diferentes se ter o potencial para saúde, e o aproveitamento ótimo desse potencial.

Não sei quais são os critérios que as ONU da vida usam para o ranking, acho que se aproximam mais de "saúde da população", com aproximações como expectativa de vida e talvez outras coisas. Eu não acho os dados oficiais vindos de Cuba muito críveis, mas ao mesmo tempo não me surpreenderia se fosse realmente melhor que os EUA, em termos de saúde ganha por dinheiro investido. O que não é necessariamente motivo para os comunistas soltarem rojões, de qualquer forma.

Reconheço que não tenho nenhuma fonte realmente confiável para dirimir as minhas dúvidas sobre o sistema de saúde cubano. As únicas informações em que confio provem de três médicos, clientes e amigos, que por lá estiveram à trabalho. E todos os três afirmaram a mesma coisa: A saúde pública em Cuba é amplamente usufruída pela população; em caso de doenças graves, a alta cúpula faz tratamento fora de Cuba; os colegas cubanos são melhores na parte preventiva do que na parte curativa; o segmento instrumental é muito antiquado e numericamente insuficiente e as instalações geralmente são precárias.

O que Cuba tem de "melhor" que o EUA é que a sua população tem um acesso mais 'universal' aos serviços de saúde mais básicos do que os estadunidenses. Mas isto não significa que a aquela medicina seja melhor que esta. E isto diz mais respeito ao modelo de sociedade que cada país construiu. Portanto, a baixa colocação do EUA no ranking provem do atendimento precário para cerca de 15% da sua população.

Não significa, são coisas diferentes "medicina" e "saúde pública". Os EUA podem estar tremendamente melhor equipados, ao mesmo tempo em que as políticas públicas/econômicas fazem com que a população (ou a maior parte dela) fique numa situação comparativamente pior. Ainda é algo relevante, acho que argumentavelmente "ganha" quem faz mais com menos, não quem tem mais ferramentas

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2013, 06:55:31 »
Por que especificamente médicos de Cuba? Não é claríssimo o viés ideológico em detrimento de critérios técnicos?
"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2013, 08:56:53 »
O problema é que o governo brasileiro é que irá pagá-los, aumentando o cabidão de empregos que é a saúde pública.

Então os médicos não são necessários?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2013, 09:14:04 »
O governo dos dados maquiados trazendo médicos do país mestre nisso... fantástico.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!