Quando disse que essa importação de médicos é o meio mais barato de resolver a questão, quis complementar que a solução correta pra mim deveria ser a de ampliar a oferta de cursos no país,
Na verdade o Brasil já ó país com maior número de faculdades de medicina do mundo, e a nossa relação médico/população já é bem maior que o recomendado pela OMS.
assim como tornar mais atrativos os salários dos concursos no interior. Embora essa ultima solução me parece ser também uma solução difícil, já que o custo de convencê-los a ir para o interiorzão é alto, e é quase impossível que o estado consiga competir com a renda ofertada pelo mercado nos grandes centros, sobretudo com o crescimento da medicina estética(acho que dá pra dizer que todo o mercado da medicina está crescendo, simplesmente porque a renda aumentou e as pessoas estão podendo se preocupar mais com a saúde sem esperar que adoeçam)
Salários mais altos não resolvem o problema, que é bem mais complexo, envolvendo estrutura local, falta de atrativo de morar em interiorzão, falta de um plano de carreira, saber que realmente vai receber (1), etc..
Osler, Sobre as provas, tenho até medo de clicar nisso, lol.
Não tenha não, as questões estão bem formuladas (fiz a prova quase toda) e achei que tem um apanhado geral muito bom.
Mas minhas dúvidas a respeito do Revalida é porque ele é recente mesmo. Parece que antigamente essa revalidação de diplomas do exterior era feita de maneira independente por cada universidade. Seria interessante uma comparação entre o índice de aprovação no sistema antigo e no novo.
Um dos objetivos da criação do Revalida foi justamente uniformizar os padrões de exigência, antes cada um fazia de uma maneira. Também não tenho a estatistica antiga para lhe falar (nem sei onde procurar)
Mas parece que ainda há diferenças entre o modelo adotado na formação de médicos daqui e de Cuba(no brasil mais específica, e lá com ênfase numa formação mais geral).
Na verdade a formação aqui
na teoria também tem ênfase geral, apesar de na prática (atualmente) estar mais voltada para passar na prova de Residência (2)
E também não descarto que os números de saúde sobre Cuba são melhores que os nossos, segundo a própria ONU, e assim o que é feito lá não me parece assim tão inadequado por princípio.
Os números pela OMS são amplamente favoráveis a Cuba, a atenção primária que é universalizada lá é uma das responsáveis. Isso não significa que nas outras competências inerentes a profissão médica a coisa funcione bem.
Parece que tudo que envolve a Medicina em Cuba é meio místico e a avaliação varia conforme o espectro político, com a esquerda considerando que médicos cubanos teriam forças mediúnicas ou quase um poder de cura através do toque, enquanto a direita considera que seriam todos carniceiros a serviço de um projeto globalista para disseminar o comunismo. Eu acredito que isso não seja apenas uma questão de opinião.
Tudo que envolve Cuba tem esse apelo aqui no Brasil
Sobre a imprensa(PIG! PIG!PIG!!) em geral
Entre os pontos que eu não vi nenhum dos articulistas da imprensa que estão metendo o pau no projeto falarem, é de que no passado já houve programas semelhantes por iniciativas de prefeituras e governos estaduais. Deu certo? Gente morreu? Não foi pra frente?
Se naõ me engano foi um governo de estado que usou médicos cubanos em maior escala, já teve reportagens na imprensa a esse respieto, só não me lembro de ter visto estatísticas disso
E projetos com médicos cubanos de outros países? Funcionam?
Deve funcionar, a única questão é saber qual o comparativo utilizao. Se eu pego uma região que não tem nenhum médico e coloco um, os indicadores de saúde devem melhorar mesmo se ele for muito ruim.
Ou, pra usar um tema atual, só recorrem a comparação com outros países na hora defender a mudança da maioridade penal? (às vezes com confusão entre maioridade penal a idade de responsabilidade criminal). Nada. Tudo é ineditismo do PT pra tomar o poder.
Naõ sei se isso faz parte de um plano para o PT tomar o poder, minha critica nem passa por aí.
20% da prova subjetiva já é um insulto a formação médica devido à questão 4, olha o gabarito disso:
As unidades são georeferenciadas, o que facilita o diagnóstico comunitário, o reconhecimento do potencial da comunidade (aparelhos sociais já existentes) e a implementação das ações.
Acesso universal da população, que permite que os usuários busquem as unidades independentemente de situações específicas de adoecimento.
Contato longitudinal com os usuários, o que amplia a adesão individual e coletiva às propostas de cuidado integral.
Integralidade do cuidado como norteador da atenção à saúde, valorizando, em todas as oportunidades de contato com os profissionais de saúde, a promoção da saúde.
Participação de equipe multiprofissional, que permite a construção de propostas que identificam necessidades diversas e oferecem alternativas diversas aos usuários.
Regurgitar groselha comunista agora vale por 20% da formação médica esperada dos estrangeiros. Conhecimento técnico que é bom...
Parcus, acho que ce tá exagerando.
Primeiro que a 20% da porva não é subjetiva, as perguntas dissertativas na sua mairoria versam sobre assutnos técnicos.
Segundo que organização de saúde, sanitarismo, estatística, etc.. fazem parte do currículo médico, que justamente visa uma formação ampla do profissional
Terceiro que a pergunta é:
a) apresente três ações de trabalho, em saúde da família, que facilitem a adesão da comunidade a uma proposta de promoção da saúde. Justifique cada uma das ações propostas
que não me parece com na comunista, apenas uma pergunta técnica sobre organização de sáude atual. A pergunta não faz juízo de valor sobre se isso é certo, errado, apenas pede conhecimentos adiquiridos (teoricamente) durante um curso médico regular no Brasil.
(1) - essas propostas que volta e meia aparecem de médicos ganhando 40.000 para trabalhar no interior, e que sempre chamam a atenção da população, são de alto risco. Normalmente quando muda o governo esses contratos não são renovados, então o cara que mudou a vida dele inteira para se meter nos cafundos do Judas tem de refazer a vida dele e da família tudo de novo. Fora que é muito comum de pois de uns dois meses o salário atrasar, vir a menos, etc...
(2) - Já na minah época de formando, há mais de 20 anos, o último ano que deveria ser de internato, onde os alunos teriam contato mais intimo com a pratica médica, era dedicado ao estudo para as provas de residência. Algumas matérias se escolhia pois os propriso staffs liberavam pro sujetio ir para casa estudar. Atualmente temos cursinhos, como os pré vestibulares, que custam uma fortuna e que adestram os estudantes a passar no concurso.