E eu nao disse que era favor ou contra medicos cubanos (com diplomas validos ou nao), eu ate dexei claro que se fosse provado que ele nao tem competencia adequada de acordo com leis, criterios, etc. aí seria um problema.
Pela legislação era necessário ter um registro no conselho regional de medicina para exerce-la regularmente em qualquer unidade da federação, aos médico estrangeiros era exigida a revalidação do diploma, processo normalmente ligado as Universidades Públicas.
Em anos recentes se resolver unificar esse processo de revalidação do diploma médico, surgindo o Revalida, apesar de algumas universidades ainda terem processos próprios.
O Revalida consiste de 3 etapas distintas: Proficiência na lingua portuguesa, prova teórica e prova prática. O gargalo sempre foi a prova teórica, e reclamação mais comum dos que não passaram é que pela grade curricular existente no MEC existe um peso muito grande da parte de saúde pública/organização do SUS (20%). COm isso foi se diminuindo a nota de corte, que agora é de 50% (se não me engano).
Quem faz a prova é um instituto do governo, orientado pelos Ministérios de Saúde e Educação e com apoio dos CRMs/CFM. As notas, provas e gabaritos são publicados e temos as estatísticas de quem é aprovado ou não por nacionalidade e por local onde fez medicina.
Os cubanos praticamente não faziam a prova, então o índice de 50% de aprovação é de difícil interpretação, já os brasileiros que fizeram medicina (sic) em Cuba tem um índice de aprovação muito baixa, em torno de 5%, pois a formação médica lá é muito inferior ao currículo do MEC.
NO MM o governo não permitiu que os estrangeiros fizessem a revalidação do diploma, e como os CRms se recusaram a dar o registro sem o REvalida, o governo bypassou os Conselhos criando os intercambistas, profissionais que fazem um curso de adaptação a medician brasileira (cujo currículo e aulas nãõ são divulgadas) e fazem um prova (que também não é divulgada) com índice de aprovação de quase 100%.
PS- o Revalida é uma prova bem feita e muuuuuito básica, coisa para meus ex-internos do quinto ano resolverem (no indice de uns 50%) com pe´nas costas
Eu disse que a população nao quer nem saber de onde vem o medico quer ser curada e quando medicos brasileiros fazem greve ou boicote pessoas ficam em hospitais morrendo.
Mas na hora da agonia, eu ou outros aqui nem queria saber se o medico é cristao/ateu/esquerda/direita/cubano/chines/etc. quer ser curado.
Você acha que as pessoas morrendo nos hospitais brasileiros decorrem dos médicos fazerem greve e boicote? Sério?
E você sabe que os Cubanos atendem apenas na Saúde Básica, não atendendo em hospitais e com isso os paciente mortos pelo médicos brasileiros (sic) continuam na mesma?
E se os medicos fossem dos EUA pra vir aqui? Será que os anti-PT iam defender o medicos brasileiros contra os americanos?
Obviamente os médicos do mundo todo preferem trabalhar sempre nos melhores locais, o índice de médicos de países do primeiro mundo que se dispõem a trabalhar num lugar como o interior do Brasil tende a zero, retirando as ações humanitárias.
Além disso a formação médica americana tem uma média de formação teórica melhor que a brasileira
Por último se os médicos americanos passassem no Revalida e falassem portugue, why not?
O Brasil tinha médicos suficientes (segundo as exigências da ONU). O Brasil tem mais faculdades de medicina hoje do que EUA e China!
Serio? Entao porque o sistema de saude aqui é pior que o dos EUA? SErá que nao seria problema de quantidade mas de qualidade?
Os problemas de sistema de sáude passam oviamente pela qualidade e distribuição dos médicos, mas isso é apenas um dos pedaços a ser analisado.
Nem vem dizer que na epoca de direita como Collor, FHC o sistema de saude era melhor porque nao era - a nao ser que voce fosse rico.
O sistema de sáude vem melhorando progressivamente desde o fim do regime militar, bem lentamente.
________
As pessoas aqui deveriam ser mais honesta e dizer "Odeio esquerda" em vez de usar tudo como desculpa pra atacar PT.
Eu sou de esquerda
Eu, por exemplo, nao gosto de comunismo mas se quer fazer critica que seja racional e nao simplesmente por antipatia pelo PT, etc. Até porque ainda hoje lixos de direita como Collor, Sarney (e familia), Maluf, etc. atuam ou influem na politica brasileira.

[/quote]