Não vi em nenhum momento o CFM (ou alguma outra entidade médica) ser contra que médicos estrangeiros atuem no Brasil, apenas se pede que cumpram obrigações: conhecimento da lingua portuguesa e conhecimento médico equivalente ao solicitado aos cursos médicos brasileiros.
Não me parece injusto isso, todos os países citados pelo nosso ministro utilizam sistema de revalidação para o exercício da medicina baseado nas características nativas
O Revalida (pelo menos a prova que postei aqui) me pareceu muito bem feito, não há "pegadinhas" apenas perguntas bem básicas sobre os temas propostos.
O que tem de se posicionar é qual a crítica a ele:
1) É muito difícil
Não achei, mas não me tiro como medida das coisas. Quem pode decidir se uma prova é difícil ou não? A avaliação da dificuldade pode ser dada somente porquê o índice de aprovação foi baixo? É esse o critério?
2) Solicita conhecimentos que são desnecessários a boa prática médica
Se isso é verdadeiro então aceitamos que o conhecimento sobre a estrutura da saúde no Brasil (o SUS e a medicina preventiva) não server para nada na prática e pode ser retirada do currículo das faculdades de medicina. E essa a proposta do MS?
3) Se aplicado aos médicos brasileiros os índices de aprovação também seriam baixos
Duvido que sejam tão baixo quanto o índice para os estrangeiros (10%), provavelmente vai ser bem alto nas melhores faculdades, e ruim nas piores (e realmente temos muita faculdades muito ruins)
Particularmente acho que todo o médico formado deveria passar por uma prova dessas para poder praticar a medicina, como é na Inglaterra por exemplo. Usei de exemplo pois é sempre apontado como um sistema socializado de medicina que funciona.
Só por curiosidade, a espectativa é que quase todos os médicos ingleses tenham se submetido a um exame de revalidação (para ver se todos estão exercendo a boa pratica medica inglesa) até Março de 2016
fonte:
http://www.gmc-uk.org/doctors/revalidation.aspAlias existe umas questões praticas para a "Godd medical practice" no site da GMC sore forma de estorinhas que é muito legal, mesmo para quem não é medico, só tem de saber inglês:
http://www.gmc-uk.org/gmpinaction/characters/