Não encontrei tópico mais apropriado, então vai aqui mesmo: alguém tem uma dica de um livro com análise crítica independente (i.e: não-religiosa, mas histórica, arqueológica etc) da Bíblia?
Comprei a Bíblia de Jerusalém, e tô achando interessantes as introduções, mas são redigidas por estudiosos religiosos. Interessante que lá consta que a Torá não deve ter sido escrita por Moisés (o que não é novidade), mas que por muito atribui-se a ele a autoria, inclusive o próprio Cristo parece que admitia isso (a autoria mosaica da Torá). Fico me perguntando como estudiosos podem acreditar que Jesus não sabia quem escreveu seu livro sagrado.
E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?
É isso.
Livros em português sobre este assunto normalmente não são os melhores, mas tem alguns materiais que podem ser utilizados para uma introdução.
Neste site da Universidade de Yale tem uma introdução ao estudo da Bíblia de um ponto de vista histórico/arqueológico/literário/cultural, que é muito bom por sinal.
Além disso, tem alguns livros em português de Karen Armstrong. Um deles, muito famoso, é "Uma história de Deus", onde a autora analisa as muitas percepções de Deus ao longo da história.
Em português tem também o livro "Deus, uma biografia" de Jack Miles, onde o autor se propõe a analisar o antigo testamento como obra literária, onde Deus é o protagonista e a humanidade o antagonista. Neste livro, Jack Miles também fala muito acerca das diferentes representações de Deus na Bíblia. Aqui o enfoque é mais literário que histórico, ou seja, aqui não se discute a existência ou não de Deus ou sua criação, ele simplesmente existe, enquanto personagem literário, nas páginas da Bíblia.
Tem um livro que eu ainda não li e parece que só tem em inglês: The Early History of God, de Mark Smith. A Super Interessante fala um pouco sobre o conteúdo deste livro em
http://super.abril.com.br/religiao/deus-biografia-610975.shtml. O livro parece ser interessante. Eu pretendo adquiri-lo.
Tem também o site
www.sacred-texts.com, que contém textos sagrados ou relacionados sobre uma grande variedade de religiões, crenças e mitologias. Particularmente
nesta página tem textos muito interessantes para o entendimento da construção da Bíblia. Por exemplo, os textos do mito da criação babilônico, de onde provém boa parte dos mitos dos trechos iniciais da Bíblia, e o código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis atualmente conhecido e de onde provavelmente veio a inspiração para muitas leis dos livros de Moisés. Este material está todo em inglês, e boa parte em um inglês um tanto rebuscado (muitas palavras inglesas que não são encontradas nos dicionários de inglês-português mais comuns).
Além disso, estudar a história antiga da civilização humana por si só já ajuda bastante a compreender alguns aspectos da religião Cristã.
Eu não sou cientista da religião, então se houver algum aqui, talvez possa dar uma contribuição melhor em relação a isto.