Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201159 vezes)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Re:Re.: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1675 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 12:32:44 »

Pra mim, a frase do stéfano, logo na primeira página desse tópico, é irreprochável:
O segredo de interpretação da Bíblia está em considerá-la como verdade literal nos trechos que te interessam, como fábula nos que te atrapalham e ignorar completamente os que te contradizem.

A importância de demonstrar que há contradições na Bíblia é exatamente essa que o Geotecton e o Fabrício apontaram. A Bíblia é tida como guia moral e espiritual, inspirada diretamente por Deus. Então concordo que só ficam as duas opções listadas pelo Fabrício. E eu fico com a primeira.

Apesar do que algumas pessoas podem achar, Paulo Coelho não escreve sob inspiração divina.
:histeria:
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1676 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 14:05:56 »

Com todo respeito aos que julgam que contradições provam alguma coisa, discordo de vocês neste quesito... Não acho relevante o fato de um livro que começou a ser escrito no século 10 A.C, e que passou por tantas mãos, compilado por tantas pessoas. Afinal, naquele tempo não existia copiadora, era tudo copiado a mão, imagine copiar uma bilbia inteira a mão? Imagine quantos erros se devem apenas a este motivo em si... fora Constantino e toda a historia que todos já sabem.

Essas contradições não servem como argumentação, pois são muito poucas comparadas ao numero de paginas, tempo em que levou para ser escrita (1.000 anos), tantas pessoas que participaram da escrita, compilação e copia da mesma.

Os livros do Paulo Coelho com 100pg tem mais erros e contradições do que a Biblia inteira, então, repetindo o que eu já disse: Não acho esse um argumento válido para julgar a crença cristã.

Atenciosamente;

Apesar do que algumas pessoas podem achar, Paulo Coelho não escreve sob inspiração divina.

Ao contrário do Stephen King.  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1677 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 18:55:14 »

Com todo respeito aos que julgam que contradições provam alguma coisa, discordo de vocês neste quesito... Não acho relevante o fato de um livro que começou a ser escrito no século 10 A.C, e que passou por tantas mãos, compilado por tantas pessoas. Afinal, naquele tempo não existia copiadora, era tudo copiado a mão, imagine copiar uma bilbia inteira a mão? Imagine quantos erros se devem apenas a este motivo em si... fora Constantino e toda a historia que todos já sabem.

Essas contradições não servem como argumentação, pois são muito poucas comparadas ao numero de paginas, tempo em que levou para ser escrita (1.000 anos), tantas pessoas que participaram da escrita, compilação e copia da mesma.

Os livros do Paulo Coelho com 100pg tem mais erros e contradições do que a Biblia inteira, então, repetindo o que eu já disse: Não acho esse um argumento válido para julgar a crença cristã.

Atenciosamente;
e começou a ser escrito por volta de 800 AC, ainda possuindo el elohim como Deus politeísta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rafael Cardoso

• Nível 00
  • *
« Resposta #1678 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 15:51:23 »
Continuo rindo das supostas contradições que vocês encontraram.
Creio que ninguém aqui fez Teologia, e se tivessem o MÍNIMO de conhecimento teológico veriam que metade das "contradições" estão furadas de cara e a outra metade merece um pouco mais de atenção para se ver o erro escancarado.

Dica: se é para estudar a Bíblia, que seja para aprender, e não para tentar encontrar chifre em cabeça de cavalo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1679 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:08:00 »
Creio que ninguém aqui fez Teologia, e se tivessem o MÍNIMO de conhecimento teológico veriam que metade das "contradições" estão furadas de cara e a outra metade merece um pouco mais de atenção para se ver o erro escancarado.

Dica: se é para estudar a Bíblia, que seja para aprender, e não para tentar encontrar chifre em cabeça de cavalo.

Olá, Rafael. Seja bem vindo. Você poderia ser mais específico e listar algumas das contradições que seriam "furadas"? Eu realmente gostaria de saber.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1680 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 16:11:14 »

Mostre os equívocos.

Você está sugerindo usar a teologia como instrumento para invalidar os argumentos que mostram as contradições bíblicas? Isto seria o mesmo que usar os livros 'Manifesto Comunista' e 'O Capital' para invalidar os argumentos contrários ao Marxismo.

Ou seja, é uma espécie de argumento circular.

De qualquer modo você poderia elencar algumas (dez, ao menos) destas "contradições furadas" e outras tantas das que merecem "um pouco mais de atenção".

Aprender o quê exatamente?
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1681 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 07:15:54 »
Citação de: Geo
Aprender o quê exatamente?

Genocídios, apologia à escravidão, fábulas sem sentido, conceitos absurdos, etc. Muito útil!
"Deus prefere os ateus"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1682 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 09:13:14 »

Quem faz Teologia ganha o direito de rir das "supostas contradições" sem ao menos elencá-las detalhadamente?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1683 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 09:19:27 »

Quem faz Teologia ganha o direito de rir das "supostas contradições" sem ao menos elencá-las detalhadamente?

"Conhecimento teológico" = Lavagem cerebral.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1684 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 09:36:46 »

"Conhecimento teológico" = Lavagem cerebral.

Acho que o Rafael Cardoso ainda não compreendeu a sandice do argumento dele,

Imaginem crianças na escola primária e que questionem os professores: na lógica dele, todos os professores passariam o dia tendo síncopes de tanto rir.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1685 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 09:49:33 »
Pois é. O fato é que por estas bandas argumentos de autoridade ou de tradição ou de revelação não costumam ser bem aceitos.

Para um católico, por exemplo, a afirmação a seguir faz todo sentido: "O espírito santo iluminou a mente do Papa e lhe fez reconhecer que Maria foi concebida de forma imaculada." Para um cético, isso é motivo para crises de riso. Daí que, por exemplo, para um religioso, se alguma autoridade diz que Jesus não teve irmãos, então essa opinião deve ser aceita como verdade, mesmo que isso contradiga o texto bíblico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #1686 Online: 02 de Junho de 2014, 14:21:53 »
Não encontrei tópico mais apropriado, então vai aqui mesmo: alguém tem uma dica de um livro com análise crítica independente (i.e: não-religiosa, mas histórica, arqueológica etc) da Bíblia?

Comprei a Bíblia de Jerusalém, e tô achando interessantes as introduções, mas são redigidas por estudiosos religiosos. Interessante que lá consta que a Torá não deve ter sido escrita por Moisés (o que não é novidade), mas que por muito atribui-se a ele a autoria, inclusive o próprio Cristo parece que admitia isso (a autoria mosaica da Torá). Fico me perguntando como estudiosos podem acreditar que Jesus não sabia quem escreveu seu livro sagrado.

E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?
É isso.  :ok:
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #1687 Online: 02 de Junho de 2014, 15:00:53 »
Lembro de um livro intitulado 'A bíblia não tinha razão'. O título original é algo como "a bíblia desenterrada" e o livro trata de descobertas arqueológicas que contradizem parte do Velho Testamento.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=143954&ID=C89F9A317D90A1409122F0111

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1688 Online: 02 de Junho de 2014, 20:51:03 »
Tem também esse documentário no youtube

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #1689 Online: 02 de Junho de 2014, 21:04:17 »

Aqui não apareceu o link do documentário, Derfel.

Offline zzz_pt

• Nível 03
  • *
« Resposta #1690 Online: 05 de Setembro de 2014, 12:57:55 »
Já vi dezenas e dezenas de contradições.

Mas tão engraçado como as contradições, são os erros descarados.

Como este:

1 Coríntios 15:5 "E que foi visto por Cefas, e depois pelos DOZE."

Pelos vistos, Paulo, que escreveu a carta (supostamente), não sabia que Judas já estava morto há muito tempo quando Jesus (alegadamente) voltou dos mortos. E se ele não sabe isto, que é básico, o que mais não terá ele inventado. Ele ou quem escreveu as "cartas de paulo".
“The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, and wiser people so full of doubts.”
Bertrand Russel

“In our reasonings concerning matter of fact, there are all imaginable degrees of assurance, from the highest certainty to the lowest species of moral evidence. A wise man, therefore, proportions his belief to the evidence.”
David Hume

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1691 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:40:26 »
Hoje em dia a ortodoxia é que Jesus nasceu de parto natural, ou que ele "atravessou" fantasmagoricamente a mãe, como viria a fazer anos mais tarde, para sair da tumba? (mas curiosamente não para sair da cruz ou não ser pego)

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #1692 Online: 11 de Setembro de 2014, 17:58:04 »
"E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?"

Ótimo argumento...

"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1693 Online: 11 de Setembro de 2014, 18:02:18 »
Mas aí não teria graça; é como um jogo RPG de mistério, tem que ir desvendando as pistas egnimáticas para encontrar a solução.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #1694 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:37:07 »
    Deuteronômio 23-13 – Terás contigo, em tuas bagagens, uma pá de que te servirás para abrir um buraco quando fores à parte e, partindo, cobrirás com terra os teus excrementos.

Deuteronômio 23-14 – Porque o Senhor, teu Deus, anda pelo meio do acampamento para proteger-te e livrar-te dos teus inimigos; o teu acampamento deverá ser santo; não aconteça que, à vista de alguma coisa chocante o Senhor se desvie de ti.

"Quando eu penso que a bíblia não pode ter mais absurdos e já atingiu o nível máximo de estupidez galopante, eis que me surpreendo! Deus (o Omnimegapowerhiperfucker) preocupado em não pisar em cocô? Pombas, aí já é demais! Será que o Senhor dos Anéis Bíblico não tem nada melhor pra se preocupar não?Imaginem a cena: Deus, caminhando entre a galera e, de repente…

– Caraca, que raios que eu… Irc! Que cheiro… ah não! –Javé olha a sandália e fica puto da vida – Cacete! Quem foi o maldito hebreu que cagou aqui? Puta que o pariu, pra quê que eu fui inventar de botar um cu naquele boneco de barro? Moisés! Moisés! (Chega Moisés.) – Porra, Moisés! Onde você tava? Não me venha com história sobre minha onisciência, olhaí que merda! Eu não mandei cada hebreu carregar uma pá? Agora, dá uma olhada aqui no meio dos meus dedos. Foi por isso que mandei, cacete! Será que nem apedrejando um cabra, vocês aprendem a me obedecer? Até o maldito gato do Faraó sabia enterrar a bosta depois de cagar!

– Ah, quer saber de uma coisa? Eu vou espalhar esta merda na cara de todos vocês, bando de retardados. Pior que isso! Eu vou mandar vocês comerem pão com merda também. E depois vou encher o rabo de todos vocês com hemorróidas, para vocês lembrarem como se usa ele! –Javé, vira as costas e sai pisando duro e resmungando – Bando de quadrúpedes! Energúmenos! Eu devia ter escolhido os Sumérios como meu povo. Eles sim, sabem cagar numa privada e não no caminho do deus deles! Incompetentes! E ainda se dizem meus escolhidos… Humpf!!"

Texto do André, do Ceticismo.net http://ceticismo.net/religiao/maluquices-da-biblia/
GNOSE

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1695 Online: 13 de Setembro de 2014, 13:08:58 »

Aqui não apareceu o link do documentário, Derfel.

Não coloquei o link porque acho que ele está lá de forma pirata. É sô fazer a busca por bible unearthed ou bíblia desenterrada que você acha no youtube.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1696 Online: 14 de Setembro de 2014, 09:02:56 »

Como este:

Pelos vistos, Paulo, que escreveu a carta (supostamente), não sabia que Judas já estava morto há muito tempo quando Jesus (alegadamente) voltou dos mortos. E se ele não sabe isto, que é básico, o que mais não terá ele inventado. Ele ou quem escreveu as "cartas de paulo".
Além disto, Cefas é Pedro, portanto Pedro e mais 12?

Offline zzz_pt

• Nível 03
  • *
« Resposta #1697 Online: 14 de Setembro de 2014, 10:22:52 »

Como este:

Além disto, Cefas é Pedro, portanto Pedro e mais 12?

Sim. Mas a ideia é que Pedro esteve com Jesus antes e depois de novo com os outros apóstolos (incluindo Pedro).

O problema é mesmo serem 12... Mas nas igrejas não se fala nisto. ^^ Nem se repara.
“The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, and wiser people so full of doubts.”
Bertrand Russel

“In our reasonings concerning matter of fact, there are all imaginable degrees of assurance, from the highest certainty to the lowest species of moral evidence. A wise man, therefore, proportions his belief to the evidence.”
David Hume

Offline JVitorNP

• Nível 01
  • *
« Resposta #1698 Online: 07 de Outubro de 2014, 22:34:11 »
Não encontrei tópico mais apropriado, então vai aqui mesmo: alguém tem uma dica de um livro com análise crítica independente (i.e: não-religiosa, mas histórica, arqueológica etc) da Bíblia?

Comprei a Bíblia de Jerusalém, e tô achando interessantes as introduções, mas são redigidas por estudiosos religiosos. Interessante que lá consta que a Torá não deve ter sido escrita por Moisés (o que não é novidade), mas que por muito atribui-se a ele a autoria, inclusive o próprio Cristo parece que admitia isso (a autoria mosaica da Torá). Fico me perguntando como estudiosos podem acreditar que Jesus não sabia quem escreveu seu livro sagrado.

E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?
É isso.  :ok:

Livros em português sobre este assunto normalmente não são os melhores, mas tem alguns materiais que podem ser utilizados para uma introdução.

Neste site da Universidade de Yale tem uma introdução ao estudo da Bíblia de um ponto de vista histórico/arqueológico/literário/cultural, que é muito bom por sinal.

Além disso, tem alguns livros em português de Karen Armstrong. Um deles, muito famoso, é "Uma história de Deus", onde a autora analisa as muitas percepções de Deus ao longo da história.

Em português tem também o livro "Deus, uma biografia" de Jack Miles, onde o autor se propõe a analisar o antigo testamento como obra literária, onde Deus é o protagonista e a humanidade o antagonista. Neste livro, Jack Miles também fala muito acerca das diferentes representações de Deus na Bíblia. Aqui o enfoque é mais literário que histórico, ou seja, aqui não se discute a existência ou não de Deus ou sua criação, ele simplesmente existe, enquanto personagem literário, nas páginas da Bíblia.

Tem um livro que eu ainda não li e parece que só tem em inglês: The Early History of God, de Mark Smith. A Super Interessante fala um pouco sobre o conteúdo deste livro em http://super.abril.com.br/religiao/deus-biografia-610975.shtml. O livro parece ser interessante. Eu pretendo adquiri-lo.

Tem também o site www.sacred-texts.com, que contém textos sagrados ou relacionados sobre uma grande variedade de religiões, crenças e mitologias. Particularmente nesta página tem textos muito interessantes para o entendimento da construção da Bíblia. Por exemplo, os textos do mito da criação babilônico, de onde provém boa parte dos mitos dos trechos iniciais da Bíblia, e o código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis atualmente conhecido e de onde provavelmente veio a inspiração para muitas leis dos livros de Moisés. Este material está todo em inglês, e boa parte em um inglês um tanto rebuscado (muitas palavras inglesas que não são encontradas nos dicionários de inglês-português mais comuns).

Além disso, estudar a história antiga da civilização humana por si só já ajuda bastante a compreender alguns aspectos da religião Cristã.

Eu não sou cientista da religião, então se houver algum aqui, talvez possa dar uma contribuição melhor em relação a isto.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
Re:Re.: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1699 Online: 30 de Novembro de 2014, 21:33:13 »
O segredo de interpretação da Bíblia está em considerá-la como verdade literal nos trechos que te interessam, como fábula nos que te atrapalham e ignorar completamente os que te contradizem.

Exato.

Tem passagens da Biblia q nao vejo lerem pra crianças, na parte em q Jeremias compara Jerusalem com prostituta q gostava de ver genitalias de cavalos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!