Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201158 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1651 Online: 16 de Abril de 2013, 11:33:14 »
Eita...

Pode ter um monte de "contradições" em detalhes menores, mas o principal se mantém: JESUS É AMOR E ELE MORREU PARA TE SALVAR.

Entendo o que você quer dizer, mas mesmo essa resposta padrão é falha: Jesus não morreu: ele ressuscitou três dias depois. Além disso, ele, como filho de deus, sabia que sua morte seria... ahm... um incômodo temporário. Mais: salvar de quê? Do pecado original? Do sofrimento terreno? E salvar como? Exigindo que você siga fielmente a lei mosaica? Exigindo que você venda tudo o que tem e doe aos pobres (aparentemente, as duas coisas). Tomada isoladamente, a resposta padrão acima é simplesmente um conjunto de palavras sem sentido.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mercedez

• Nível 00
  • *
« Resposta #1652 Online: 23 de Abril de 2013, 15:19:06 »
Não seria mais fácil ignorar a Bíblia ou vê-la como uma narrativa ,com um código de valores,como temos em outros tantos livros? Muito paciente quem teve tanto trabalho,mas além da Bíblia ,a vida é uma incoerência. Acho

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1653 Online: 23 de Abril de 2013, 15:39:31 »
Não seria mais fácil ignorar a Bíblia ou vê-la como uma narrativa ,com um código de valores,como temos em outros tantos livros? Muito paciente quem teve tanto trabalho,mas além da Bíblia ,a vida é uma incoerência. Acho

Na maioria do tempo a gente ignora  :hihi:... mas é que o tópico é sobre o assunto.

Como narrativa a bíblia é muito fraca e como código de valores, imprestável.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mercedez

• Nível 00
  • *
« Resposta #1654 Online: 23 de Abril de 2013, 15:43:04 »
Faz sentido...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1656 Online: 22 de Agosto de 2013, 03:01:53 »
[...] Main article: Marcionism
Study of the Jewish Scriptures, along with received writings circulating in the nascent Church, led Marcion to conclude that many of the teachings of Jesus were incompatible with the actions of the god of the Old Testament, Yahweh. Marcion responded by developing a dualist system of belief around the year 144.[6] This dual-god notion allowed Marcion to reconcile supposed contradictions between Old Covenant theology and the Gospel message proclaimed by Jesus.
Marcion affirmed Jesus to be the saviour sent by the Heavenly Father, and Paul as his chief apostle. In contrast to the nascent Christian church, Marcion declared that Christianity was in complete discontinuity with Judaism and entirely opposed to the Old Testament message. Marcion did not claim that the Jewish Scriptures were false. Instead, Marcion asserted that they were to be read in an absolutely literal manner, thereby developing an understanding that YHWH was not the same god spoken of by Jesus. For example, Marcion argued that the Genesis account of YHWH walking through the Garden of Eden asking where Adam was proved YHWH inhabited a physical body and was without universal knowledge (omniscience), attributes wholly incompatible with the Heavenly Father professed by Jesus.
According to Marcion, the god of the Old Testament, whom he called the Demiurge, the creator of the material universe, is a jealous tribal deity of the Jews, whose law represents legalistic reciprocal justice and who punishes mankind for its sins through suffering and death. Contrastingly, the god that Jesus professed is an altogether different being, a universal god of compassion and love who looks upon humanity with benevolence and mercy. Marcion also produced his Antitheses contrasting the Demiurge of the Old Testament with the Heavenly Father of the New Testament. [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Marcion_of_Sinope

É curioso como muitos cristãos hoje em dia praticamente tem uma posição mais ou menos igual, de rejeição ao VT, ao mesmo tempo que usam um "duplipensamento" ou malabarismos que preferem evitar ter que fazer, para manter uma postura "ortodoxa", em vez de adotar essa perspectiva, que seria até mais razoável.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1657 Online: 26 de Agosto de 2013, 16:05:02 »
Como os deuses não aparecem para falar nada, então há livros sagrados que alguém escreveu quando algum deus falou alguma coisa.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #1658 Online: 30 de Agosto de 2013, 07:18:50 »
Como os deuses não aparecem para falar nada, então há livros sagrados que alguém escreveu quando algum deus falou alguma coisa.

A questão é:como vamos saber se é Deus que está falando? Pode ser apenas um delírio da pessoa que se diz mensageiro de deus ou pior,uma pessoa com más intenções usando  o nome de uma suposta divindade para impor seu modo de ver as coisas.

Eu como fui criado em igreja pentecostal,vi diversas vezes pessoas dizendo coisas a mando de "Deus". Já recebi até sentença de Morte(Membro da Igreja:deus me disse que se você não voltar a igreja dentro de uma semana,ele irá te matar),e mais de 3 anos depois estou aqui vivo. :hihi:
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1659 Online: 30 de Agosto de 2013, 09:10:03 »
Deus que late não morde.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1660 Online: 11 de Novembro de 2013, 22:38:24 »
A questão é:como vamos saber se é Deus que está falando?
[...]

E o que é pior: Saber qual é o deus que está mandando mensagens pelos escribas.
Foto USGS

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1661 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:01:19 »
[...]

E pior ainda mais: Se for um alienígena super inteligente e com poderes ilusórios, fazendo com que acreditemos que um único ou vários deuses mandaram-nos regras e mensagens!!!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1662 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:07:19 »
Para os ateus de Ghàidhealtachd, deus não existe e ponto final.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1663 Online: 15 de Novembro de 2013, 11:35:17 »
Os deuses só aparecerm em petit comité. Daí, eles ditam as regras e o petit comité divulga. São as regras. Não haverá teofanias e ponto final.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1664 Online: 16 de Novembro de 2013, 18:52:27 »
[...]

Se houvesse um cartório instituído para seres divinos, poderíamos solicitar firma reconhecida...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1665 Online: 21 de Novembro de 2013, 12:52:34 »
De um livro para orientação de pastores, com respostas para 75 perguntas difíceis:

"Por que Javé odiou Esaú e amou a Jacob antes mesmo de terem nascido? (Romanos 9:11-13) se nenhum deles tinha feito nada de certo ou errado?"

Resposta: Deus odeia toda a humanidade por causa do pecado de Adão e Eva, mas abriu uma exceção para Jacob e o amou.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1666 Online: 21 de Novembro de 2013, 16:15:52 »
De um livro para orientação de pastores, com respostas para 75 perguntas difíceis:

"Por que Javé odiou Esaú e amou a Jacob antes mesmo de terem nascido? (Romanos 9:11-13) se nenhum deles tinha feito nada de certo ou errado?"

Resposta: Deus odeia toda a humanidade por causa do pecado de Adão e Eva, mas abriu uma exceção para Jacob e o amou.

O deus J ama e odeia a humanidade.  É um deus bem humano.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1667 Online: 01 de Dezembro de 2013, 08:54:40 »

Como esses deuses são apenas invenções do Homo sapiens sapiens da antiguidade, é impossível que eles apareçam para falar qualquer coisa. E os livros ditos sagrados são apenas invenções de pessoas ignorantes que acreditavam  num mundo mítico e encantado, e/ou espertalhões do passado que viram na credulidade das pessoas uma grande e inesgotável fonte de LUCROS $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2013, 08:58:09 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1668 Online: 01 de Dezembro de 2013, 19:50:34 »

Amor e ódio simultâneos são possíveis, como veio a comprovar a física quântica e o princípio da incerteza.

Deus, sendo onipresente, está também onipresente em todos os estados quânticos possíveis.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1669 Online: 01 de Dezembro de 2013, 20:05:33 »
Deus é um estado quântico super, mas super inteligente. Por isso ele é fiel, legal e lindo.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #1670 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 22:25:42 »
Sagan também comentou sobre o cristianismo, afirmando que "Minha visão de longa data sobre o cristianismo é que ele representa um amálgama de duas partes aparentemente imiscíveis: a religião de Jesus e a religião de Paulo. Thomas Jefferson tentou extirpar as partes paulinas do Novo Testamento. Não sobrou muita coisa quando ele concluiu, mas era um documento inspirador.
wiki

1. Para os conhecedores da Bíblia: quais são os principais contradições entre a "religião de Jesus" e a "religião paulina"?
2. aproveitando: Li um texto em que R. Ingersoll afirma que o inferno é invenção do NT, que não há ameaça de castigo eterno no VT. Perguntei a um amigo católico e que estuda a bíblia, e ele ficou de pesquisar, mas até agora, nada. Alguém sabe se há mais essa "contradição" na bíblia?

Edit: agora fiquei em dúvida se eu já teria questionado o item 2 por aqui. Se sim, desconsiderem.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline xcription

• Nível 00
  • *
« Resposta #1671 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 05:14:22 »

Com todo respeito aos que julgam que contradições provam alguma coisa, discordo de vocês neste quesito... Não acho relevante o fato de um livro que começou a ser escrito no século 10 A.C, e que passou por tantas mãos, compilado por tantas pessoas. Afinal, naquele tempo não existia copiadora, era tudo copiado a mão, imagine copiar uma bilbia inteira a mão? Imagine quantos erros se devem apenas a este motivo em si... fora Constantino e toda a historia que todos já sabem.

Essas contradições não servem como argumentação, pois são muito poucas comparadas ao numero de paginas, tempo em que levou para ser escrita (1.000 anos), tantas pessoas que participaram da escrita, compilação e copia da mesma.

Os livros do Paulo Coelho com 100pg tem mais erros e contradições do que a Biblia inteira, então, repetindo o que eu já disse: Não acho esse um argumento válido para julgar a crença cristã.

Atenciosamente;
"Os Homens são sempre contra a razão, quando a razão é contra eles"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1672 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 09:08:53 »
Com todo respeito aos que julgam que contradições provam alguma coisa, discordo de vocês neste quesito... Não acho relevante o fato de um livro que começou a ser escrito no século 10 A.C, e que passou por tantas mãos, compilado por tantas pessoas. Afinal, naquele tempo não existia copiadora, era tudo copiado a mão, imagine copiar uma bilbia inteira a mão? Imagine quantos erros se devem apenas a este motivo em si... fora Constantino e toda a historia que todos já sabem.

Essas contradições não servem como argumentação, pois são muito poucas comparadas ao numero de paginas, tempo em que levou para ser escrita (1.000 anos), tantas pessoas que participaram da escrita, compilação e copia da mesma.

Os livros do Paulo Coelho com 100pg tem mais erros e contradições do que a Biblia inteira, então, repetindo o que eu já disse: Não acho esse um argumento válido para julgar a crença cristã.

Atenciosamente;

E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1673 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 09:25:27 »

Atenciosamente;

E você não acha estranho que o mesmo deus que fez o Universo e retirou o 'tudo do nada' não tenha sido capaz de influenciar duas centenas de pessoas para que transcrevessem corretamente o "pensamento divino original", sem qualquer margem de dúvida?

Xcripition, como ressaltou o Geo, seu argumento é válido dentro do contexto de se considerar a bíblia um livro como qualquer outro. Mas não é assim que os cristãos a consideram, para eles a bíblia é a "palavra de deus", e não um simples livro copiado por centenas ou milhares de anos.

Sendo assim, ficamos com duas opções: ou a bíblia é um livro comum, como qualquer outro (derrubando um dos pilares do cristianismo) e portanto pode ter contradições, ou a bíblia é um livro sagrado, guiado por Deus, e portanto não poderia ter contradição alguma.

Ou será que Deus não consegue fazer melhor do que meros escritores humanos?

Engraçado nos defensores da bílbia (não estou dizendo que seja seu caso) é que, para defender os pontos de vista que lhes são caros, a bíblia é "infalível". Mas quando confrontados com as contradições, aí a bíblia "foi escrita há milhares de anos", "foi muito copiada", "perdeu-se muito com a tradução", é "sentido figurado", e assim por diante.

"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1674 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 12:09:14 »

Atenciosamente;

Apesar do que algumas pessoas podem achar, Paulo Coelho não escreve sob inspiração divina.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!