Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201157 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re:Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #1625 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:48:42 »
TMAG - escreveu:

A Bíblia, como a maioria dos livros religiosos possui amplas passagens metafóricas e linguagem poética em muitas partes, portanto mostrar contradições da mesma para ''provar'' que a Bíblia está errada é uma das críticas mais medíocres que poderiam ser feitas ao cristianismo.

Na minha opinião - a bíblia não está errada - como livro poético, mais ou menos histórico e mitológico, em termos de literatura comparada.

O "erro" - está em autopropôr-se como o único livro - que relata fielmente as palavras d'uma divindade, omnipresente, omnisciente, omnipresente e absolutamente amorosa; generosa e misericordiosa à maxima potência, que não necessita de livros para nada, se de facto está interessada em comunicar-se com a Humanidade. :idea:

artur   
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1626 Online: 17 de Dezembro de 2011, 19:55:22 »
Só li as primeiras páginas, mas é por um tópico como esse que se percebe que ateuzinhos militantes não podem ser levados a sério. Se dizer ateu já está dando vergonha.

Explique, se possível for.

A Bíblia, como a maioria dos livros religiosos possui amplas passagens metafóricas e linguagem poética em muitas partes, portanto mostrar contradições da mesma para ''provar'' que a Bíblia está errada é uma das críticas mais medíocres que poderiam ser feitas ao cristianismo. As religiões não se pautam na lógica para explicar o conteúdo de seus livros sagrados, como disse Joseph Campbell, toda vez que um mito é tomado literalmente seu sentido original é perdido. Deuses, anjos e demônios não são concebidos pelas culturas religiosas à maneira das realidades evidentes, rígidas e fixas, de modo que mostrar ''contradições'' em seus livros sagrados dificilmente vai ''desconverter um crente''. Os únicos que tomam a Bíblia literalmente são os fanáticos fundamentalistas norte-americanos (e seus congêneres pentecostais em outras partes do mundo), mas esses não representam a maioria dos adeptos do cristianismo. Mostrar a crentes no cristianismo que a Bíblia possui contradições e passagens vagas, com o objetivo de argumentar contra o cristianismo* é o mesmo que mostrar contradições na Teogonia ou na Ilíada para argumentar contra a religião grega da antiguidade.

*Ou até mesmo para humilhar os crentes, como parece ser o objetivo implícito desse tópico. ''Viram como nós ateuzinhos somos inteligentes e desbaratamos as contradições da Bíblia? Vejam só como os crentes são burros e iludidos''

Não sei se o objetivo do tópico foi o de humilhar os teístas cristãos. Pelo que eu pude ler, há postagens muito consistentes chamando a atenção para o fato de que muitas passagens são alegóricas e que o erro de alguns teístas estava em crer na literalidade delas e, neste caso, a crítica é pertinente.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1627 Online: 17 de Dezembro de 2011, 20:26:39 »
Só li as primeiras páginas, mas é por um tópico como esse que se percebe que ateuzinhos militantes não podem ser levados a sério. Se dizer ateu já está dando vergonha.

Explique, se possível for.

A Bíblia, como a maioria dos livros religiosos possui amplas passagens metafóricas e linguagem poética em muitas partes, portanto mostrar contradições da mesma para ''provar'' que a Bíblia está errada é uma das críticas mais medíocres que poderiam ser feitas ao cristianismo. As religiões não se pautam na lógica para explicar o conteúdo de seus livros sagrados, como disse Joseph Campbell, toda vez que um mito é tomado literalmente seu sentido original é perdido. Deuses, anjos e demônios não são concebidos pelas culturas religiosas à maneira das realidades evidentes, rígidas e fixas, de modo que mostrar ''contradições'' em seus livros sagrados dificilmente vai ''desconverter um crente''. Os únicos que tomam a Bíblia literalmente são os fanáticos fundamentalistas norte-americanos (e seus congêneres pentecostais em outras partes do mundo), mas esses não representam a maioria dos adeptos do cristianismo. Mostrar a crentes no cristianismo que a Bíblia possui contradições e passagens vagas, com o objetivo de argumentar contra o cristianismo* é o mesmo que mostrar contradições na Teogonia ou na Ilíada para argumentar contra a religião grega da antiguidade.

*Ou até mesmo para humilhar os crentes, como parece ser o objetivo implícito desse tópico. ''Viram como nós ateuzinhos somos inteligentes e desbaratamos as contradições da Bíblia? Vejam só como os crentes são burros e iludidos''

Acho que o seu "preconceito" contra esse tópico reside talvez no fato de que você não esteja a par do tipo de discussão em que esses argumentos de contradição são usados.

Eles não são usados para "desconverter crentes" ou algo parecido, mas em discussões sobre a inerrância e literalidade bíblica, principalmente no que diz respeito do criacionismo da Terra jovem. É justamente contra os fundamentalistas literalistas, que insistem em dizer que tudo que está na bíblia é verdade dita por Deus - principalmente a criação do mundo e dos seres vivos - que esses argumentos são usados.

Contra o cristão "metafórico" esses argumentos perdem toda a força. Mas eles também não ficam tentando empurrar mitos sumérios goela abaixo das aulas de ciências...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1628 Online: 17 de Dezembro de 2011, 20:38:53 »
Nem tanto ao céu nem tanto à terra. TMAG tem razão quando sua crítica aponta para uma certa foclorização do pensamento de alguns que se dizem ateus e/ou agnósticos e que passam a ter o mesmo comportamento refratário a argumentações de certos religiosos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #1629 Online: 19 de Dezembro de 2011, 16:10:41 »
Não sei se o objetivo do tópico foi o de humilhar os teístas cristãos. Pelo que eu pude ler, há postagens muito consistentes chamando a atenção para o fato de que muitas passagens são alegóricas e que o erro de alguns teístas estava em crer na literalidade delas e, neste caso, a crítica é pertinente.

Acho que o seu "preconceito" contra esse tópico reside talvez no fato de que você não esteja a par do tipo de discussão em que esses argumentos de contradição são usados.

Eles não são usados para "desconverter crentes" ou algo parecido, mas em discussões sobre a inerrância e literalidade bíblica, principalmente no que diz respeito do criacionismo da Terra jovem. É justamente contra os fundamentalistas literalistas, que insistem em dizer que tudo que está na bíblia é verdade dita por Deus - principalmente a criação do mundo e dos seres vivos - que esses argumentos são usados.

Contra o cristão "metafórico" esses argumentos perdem toda a força. Mas eles também não ficam tentando empurrar mitos sumérios goela abaixo das aulas de ciências...

Não costumo debater com crentes (leia-se evangélicos fanáticos), daí pode ter decorrido meu desconhecimento sobre esse tipo de debate. Realmente esse tipo de argumento faz sentido contra literalistas ensandecidos, mas mesmo assim ainda acho uma perda de tempo esse tipo de tópico, dessa vez por outro motivo, um crente literalista fanático dificilmente vai aceitar esses argumentos, por mais bem embasados que sejam, geralmente tudo que alguém desse tipo lê que contrarie sua crença ao invés de a abalar apenas a fortalece.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1630 Online: 19 de Dezembro de 2011, 18:19:11 »
Não é uma perda de tempo. De um jeito ou de outro se aprende muita coisa.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1631 Online: 19 de Dezembro de 2011, 19:11:03 »
Não costumo debater com crentes (leia-se evangélicos fanáticos), daí pode ter decorrido meu desconhecimento sobre esse tipo de debate. Realmente esse tipo de argumento faz sentido contra literalistas ensandecidos, mas mesmo assim ainda acho uma perda de tempo esse tipo de tópico, dessa vez por outro motivo, um crente literalista fanático dificilmente vai aceitar esses argumentos, por mais bem embasados que sejam, geralmente tudo que alguém desse tipo lê que contrarie sua crença ao invés de a abalar apenas a fortalece.

Sim, um fanático nunca vai se convencer, por mais sólidos que sejam seus argumentos. Mas o debatedor criacionista não vai ser o único a ler o debate. É importante deixar registrado a refutação dos argumentos criacionistas, seja no campo lógico, seja no campo científico, para aqueles que porventura venham procurando exatamente esse tipo de resposta e não se deparem apenas com a argumentação criacionista - falaciosa e "pomposa" - de um lado e silêncio do outro, fazendo parecer que o criacionismo deixou a ciência sem respostas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #1632 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 16:31:53 »
Deus pode ser visto...... face a face ... ... apenas pelas costas ...... ou jamais pode ser visto?

Deus pode ser visto...

... face a face ...

(Gn 32:30) Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi poupada.

(Êx 33:11) Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.

(Êx 24: 9-11) Subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel. Debaixo dos seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira que se parecia com o céu na sua claridade. Mas Deus não estendeu a sua mão contra os escolhidos dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

(Am 9:1) Vi o Senhor em pé junto ao altar, e ele me disse: Fere os capitéis para que estremeçam os umbrais.

(Gn 26:2) Apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser.

(Jo 14:9-10) Quem me vê, vê o Pai (...) Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?

... apenas pelas costas ...

(Êx 33:23) Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

... ou jamais pode ser visto?

(Jo 1:18) Ninguém nunca viu a Deus...

(Jo 6:46) Ninguém viu ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; só este viu ao Pai.

(1Jo 4:12) Ninguém jamais viu a Deus...

(Êx 33:20) Não poderás ver a minha face, pois homem nenhum pode ver a minha face, e viver.

(1Tm 6:16) Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Resposta Cristã:

A expressão face a face é uma metáfora que, junto com a expressão como qualquer fala a seu amigo, transmite a idéia de comunhão espiritual e de intimidade. Essa imagem não deve ser entendida em sentido literal, sobretudo porque Deus disse que ninguém, nem mesmo Moisés, podia ver sua face. Na verdade Moisés queria ver de Deus em sua plenitude. Isso é mais do que qualquer homem pode conhecer.

O que vocês acham?
Codex, prazer.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1633 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 17:20:30 »
"O hpmem foi feito à imagem e semelhança de "Deus"" então um homem falando face a face com "Deus" só pode ser um homem falando com seu reflexo na água ou diante de um espelho. :biglol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #1634 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 07:58:02 »
E se o homem foi feito à imagem e semelhança de deus, logo, deus tem uma forma corpórea real e que podemos imaginar e não é sem forma como afirma os teólogos de plantão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1635 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 08:53:19 »
"O hpmem foi feito à imagem e semelhança de "Deus"" então um homem falando face a face com "Deus" só pode ser um homem falando com seu reflexo na água ou diante de um espelho. :biglol:

Esquizofrenia?
Foto USGS

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #1636 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 09:03:05 »
E se o homem foi feito à imagem e semelhança de deus, logo, deus tem uma forma corpórea real e que podemos imaginar e não é sem forma como afirma os teólogos de plantão.
Isso se a sua definição de 'imagem' e 'semelhança' foram as mesmas que a dos religiosos.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #1637 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 10:07:49 »
Citação de: Codex
Resposta Cristã:

A expressão face a face é uma metáfora que, junto com a expressão como qualquer fala a seu amigo, transmite a idéia de comunhão espiritual e de intimidade. Essa imagem não deve ser entendida em sentido literal, sobretudo porque Deus disse que ninguém, nem mesmo Moisés, podia ver sua face. Na verdade Moisés queria ver de Deus em sua plenitude. Isso é mais do que qualquer homem pode conhecer.

O que vocês acham?

Caso típico - sempre ao se deparar com passagens contraditórias ou incompatíveis a saída teológica é encontrar explicações  ad hoc arbitrárias já que não existem critérios interpretativos definidos (cada crente inventa a sua explicação). Por isso que os cristãos não conseguem chegar a um consenso nem estre eles mesmos, daí existirem tantas seitas (inclusive o catolicismo romano).
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #1638 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 12:59:09 »
Isso se a sua definição de 'imagem' e 'semelhança' foram as mesmas que a dos religiosos.
E qual é a sua definição?

Cada teólogo/pastor/missionário tem uma interpretação. Será que todos estão certos ou todos estão errados? Ou algum está certo pois diz o mesmo que você pensa?

Uma coisa eu tenho certeza, é claro que essas interpretações são enrolação.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #1639 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 20:57:11 »
A maneira mais simples de ver que a Bíblia não tem como ser realidade e que não deve ser levada a sério assim é simplesmente ver os erros cometidos pelo seu personagem principal: Jesus Cristo.

Jesus deveria ser Deus(ou ter parte com Deus pelo menos), e portanto todas as suas promessas deveriam ser compridas, do contrário, não haveria motivos para acreditar nele, e nós, os infiéis, poderíamos ser "isentados" de qualquer acusação de culpa, pois se nem msm Deus cumpre as suas promessas, porque é que nós é que deveríamos dar crédito a elas?

Uma das formas mais simples de constatar isso é ver que o próprio Jesus se enganou pesadamente com relação as suas previsões. Em uma passagem no evangelho de Mateus, o próprio Jesus diz que não passaria daquela geração antes que todas as coisas que ele disse acontecessem(Mateus 24:34). Depois em outro evangelho, no de João, Jesus dá a entender que João ficaria vivo até a volta dele(João 21:22).
É óbvio perceber que Jesus se enganou pesadamente sobre algumas premissas básicas do seu Ministério, que pelas contas estão aproximadamente uns 1900 anos atrasadas(isso se considerarmos uma geração como, estourando, uns 100 anos).

Tendo Jesus se enganado, qualquer parte da Bíblia se torna inútil e perde todo o seu propósito(o Antigo Testamento é tanta maluquice que nem vale a pena se dar ao trabalho de comentar, com a excessão daqueles que ainda queiram dar algumas risadas).

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2012, 21:06:39 por Palestrante »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1640 Online: 10 de Julho de 2012, 20:11:07 »

Esse tópico de modo algum foi  perda de tempo, muito pelo contrário ele é excelente, é um dos melhores tópicos do CC .

Muitas pessoas que duvidam , mas  tem apenas uma vaga idéia das contradições da bíblia, pode se aprofundar mais no assunto através deste tópico, e assim fundamentar melhor a sua descrença.

.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1641 Online: 16 de Julho de 2012, 10:17:23 »
A maneira mais simples de ver que a Bíblia não tem como ser realidade e que não deve ser levada a sério assim é simplesmente ver os erros cometidos pelo seu personagem principal: Jesus Cristo.

Jesus deveria ser Deus(ou ter parte com Deus pelo menos), e portanto todas as suas promessas deveriam ser compridas, do contrário, não haveria motivos para acreditar nele, e nós, os infiéis, poderíamos ser "isentados" de qualquer acusação de culpa, pois se nem msm Deus cumpre as suas promessas, porque é que nós é que deveríamos dar crédito a elas?

Uma das formas mais simples de constatar isso é ver que o próprio Jesus se enganou pesadamente com relação as suas previsões. Em uma passagem no evangelho de Mateus, o próprio Jesus diz que não passaria daquela geração antes que todas as coisas que ele disse acontecessem(Mateus 24:34). Depois em outro evangelho, no de João, Jesus dá a entender que João ficaria vivo até a volta dele(João 21:22).
É óbvio perceber que Jesus se enganou pesadamente sobre algumas premissas básicas do seu Ministério, que pelas contas estão aproximadamente uns 1900 anos atrasadas(isso se considerarmos uma geração como, estourando, uns 100 anos).

Tendo Jesus se enganado, qualquer parte da Bíblia se torna inútil e perde todo o seu propósito(o Antigo Testamento é tanta maluquice que nem vale a pena se dar ao trabalho de comentar, com a excessão daqueles que ainda queiram dar algumas risadas).

Eu tb já pensei assim, até mesmo escrevi um tópico sobre os possíveis erros de Jesus, mas agora acho que o erro está é na interpretação de que um dia Jesus vai voltar materialmente. Eu hoje acho que todas as previsões eram relativas ao evento de 70. Assim, toda aquela história de que ele voltaria para aquela geração e que alguns não morreriam sem vêr, e tal e coisa, é tudo relativo à invasão de Jerusalém e destruição do templo por Vespasiano. Acho inclusive, que a interpretação católica é essa.
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 11:58:08 por famado »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1642 Online: 16 de Julho de 2012, 10:55:06 »
E segue cada religião/pessoa com a sua própria interpretação porque um ser todo poderoso não conseguiu ser claro o suficiente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1643 Online: 16 de Julho de 2012, 12:00:54 »
No meu caso, não é a minha, mas as minhas. Cada hora acho uma coisa diferente e nada indica que não seguirei mudando de idéias.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1645 Online: 16 de Julho de 2012, 12:20:37 »

Talvez fosse interessante algum tópico específico para lidar com as interpretações metafóricas da bíblia também, ainda que isso seja mais inócuo do que literalismo e sem dúvida preferível.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1646 Online: 26 de Julho de 2012, 17:41:54 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Ðavide

• Nível 01
  • *
« Resposta #1647 Online: 26 de Julho de 2012, 22:10:46 »
Aos cristãos lhes recomendaria que lessem integralmente a Bíblia, coisa que a maioria parece nunca ter feito.  Ao fazê-lo, prestando muita atenção no que se lê, dificilmente se mantém a crença. É um livro absurdamente contraditório! 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1648 Online: 27 de Julho de 2012, 09:14:20 »
Já dizia Azimov...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!