Deus pode ser visto...... face a face ... ... apenas pelas costas ...... ou jamais pode ser visto?
Deus pode ser visto...
... face a face ...
(Gn 32:30) Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi poupada.
(Êx 33:11) Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.
(Êx 24: 9-11) Subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel. Debaixo dos seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira que se parecia com o céu na sua claridade. Mas Deus não estendeu a sua mão contra os escolhidos dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.
(Am 9:1) Vi o Senhor em pé junto ao altar, e ele me disse: Fere os capitéis para que estremeçam os umbrais.
(Gn 26:2) Apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser.
(Jo 14:9-10) Quem me vê, vê o Pai (...) Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?
... apenas pelas costas ...
(Êx 33:23) Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
... ou jamais pode ser visto?
(Jo 1:18) Ninguém nunca viu a Deus...
(Jo 6:46) Ninguém viu ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; só este viu ao Pai.
(1Jo 4:12) Ninguém jamais viu a Deus...
(Êx 33:20) Não poderás ver a minha face, pois homem nenhum pode ver a minha face, e viver.
(1Tm 6:16) Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
Resposta Cristã:
A expressão face a face é uma metáfora que, junto com a expressão como qualquer fala a seu amigo, transmite a idéia de comunhão espiritual e de intimidade. Essa imagem não deve ser entendida em sentido literal, sobretudo porque Deus disse que ninguém, nem mesmo Moisés, podia ver sua face. Na verdade Moisés queria ver de Deus em sua plenitude. Isso é mais do que qualquer homem pode conhecer.
O que vocês acham?