Camaradas, eu tô longe de conhecer a situação paulista, como já deixei claro porraqui outras vezes. Mas gosto da iniciativa das ciclovias e gostaria muito que fosse possível fazer o mesmo aqui em BH, mas quem conhece como é a coisa por aqui sabe pq não é viável.
Embora o tema ainda tenha algo de controverso, eu gosto bastante de experiências positivas ao redor do mundo com ciclovias e que, invariavelmente, precisaram ser primeiro construídas para que se mostrassem benéficas.
As grandes questões de SP, a meu ver a serem respondidas são:
1) O custo de construção por (quilo)metro é razoável ou segue o rate de superfaturamento padrão fifa?
2) Quanto está sendo o aumento de ciclistas provocado pelas ciclovias?
3) Quantos carros tem ficado estacionados por causa das ciclovias?
4) Existem iniciativas sendo tomadas em conjunto às ciclovias pra potencializar e garantir o resultado positivo? (ex.: é seguro trafegar nelas? Por exemplo, vão te esfaquear quando parar e tomar sua bike?)
5) Qual é o objetivo e quais são os prazos? (ex.: Ciclistas a mais por ano? Substituição de kms rodados de bike por kms rodados de carro?)
6) Em média o km construído de ciclovia tem reduzido quanto tempo para o trânsito comum?
7) Tem tido melhoras na saúde do povo provocadas pela troca de meio de transporte?
Óbvio que as perguntas colocadas supra partiram de um exercício da minha cabeça e de algo que já li em artigos diferentes, no passado recente, sobre a experiência com ciclovia em cidades diferentes. Não sei se existe algo assim pra SP.
edit: vi que parte dessas perguntas foramr espondidas aqui no tópico. Mas ter uma espécie de "ultimate fact sheet" com os números e fontes seria legal.