Para começar vocês não prestaram atenção no texto, o autor falou do sistema bancário americano, onde o sistema de garantias permite(iu) a especulação extrema. Segundo, não defendo o artigo, ele foi colocado somente para demonstrar a "conta".
Que sistema americano? Ele fica discorrendo sobre JP Morgan e outros caras pra falar de oligopólio, mas nada de que isto de criar dinheiro do nada é algo que existiu somente em um único lugar especifico, muito pelo contrario, ele da a entender que isto é uma pratica comum. E nos EUA é a mesma coisa, não se cria dinheiro do nada.
Voltando ao tópico, se o banco recebe 10 e empresta 5, o que antes era 10 agora é 15. Se ele tem 3873289057318047013840312 em conta para cobertura de seja lá o que for não muda em nada o efeito de elevação na oferta de moeda.
"Atendimento de demanda por crédito eleva a curva LM", "políticas restritivas de crédito visam diminuir a quantidade de moeda na economia", "estímulo a financiamentos eleva a inflação porque o nível dos preços é determinado pela quantidade de e pela velocidade da moeda em circulação", lembram-se dessas afirmações? O efeito multiplicador é um grande objeto de estudo da política monetária justamente pela sua capacidade de variar a quantidade de moeda na economia, o tamanho dos fundos basicamente só variará os riscos e a confiança do mercado.
Agora você esta confundindo as coisas. A base monetária, ou seja, a quantidade de dinheiro, M0, não muda. Já o dinheiro na economia, M2, muda sim, pelo efeito das reservas do Banco Central. Veja que o segundo é muito mais um efeito de oferta e demanda do que de impressão pura de dinheiro, já que é impossível um banco "criar" dinheiro do nada se ninguém quiser emprestar.
Uma analogia parecida, imagine o banco como uma fabrica de empréstimos, ele pega dinheiro a um determinado custo no mercado e vende a um determinado preço como empréstimos. Por mais que ele queira "produzir" mais, ele é limitado pela demanda do mercado e pelo custo incorrido essa "produção", não é algo que vem "do nada". Dizer que um banco "cria" dinheiro é a mesma coisa que dizer que uma fabrica "cria" dinheiro na firma de lucros. Você pode chamar isso de lucro, mais-valia, ou o que quiser, mas não é algo que vem do nada.