O sudário não foi pintado, Angelo.
Já vi um documentário na TV dizendo que ele foi 'fotografado' por Leonardo da Vinci. Ele usou uma técnica de impressão de imagem através da luz solar num quarto escuro...
Isso é viagem da Discovery, sensacionalista como sempre, para variar.
O sudário é uma pintura e pode ser reproduzido usando técnicas e materiais em voga na época em que surgiu. Isso já foi demonstrado. Observe a comparação do original e de uma cópia, feita usando a técnica de transferência de tinta sobre uma superfície em baixo-relevo:
O artigo para ler aqui:
http://www.sillybeliefs.com/shroud.html
Eu sei várias coisas sobre o Santo Sudário. Mas isso é material fácil de se encontrar, portanto acho que nem vale a pena reproduzir em um texto meu.
Pelo que se pode afirmar com confiança trata-se de uma falsificação. A ICAR durante décadas negou o tecido para o teste C14, que quando finalmente feito apontou para uma peça medieval,
Os argumentos que desacreditam o teste não podem ser levados a sério.
São dois os principais:
- Contaminação por bactérias teriam deslocado o resultado em cerca de 15 séculos.
Como o teste calcula a idade da amostra com base na proporção do isótopo do carbono C14, isótopo este que decai a uma taxa conhecida, e diminui progressivamente a partir da morte de um ser vivo ( porque enquanto vivo, o ser vivo permanece trocando carbono com a atmosfera através de seus processos fisiológicos normais, e portanto a taxa de C14 de um ser vivo, enquanto vivo, é a mesma da encontrada na atmosfera ) pode-se determinar a partir de quanto tempo se deu a morte do ser do qual se originou a amostra em teste.
Bactérias mais recentes que o tecido do sudário teriam uma taxa maior de C14, obviamente. Mas é preciso considerar a proporção, e isto pode ser precisamente calculado sem grandes dificuldades. Qual a proporção de material contaminante teria que haver para deslocar em 1500 anos o resultado do teste? Muita, o bastante para esta hipótese ser insustentável.
- Os cientistas não teriam coletado amostras do tecido real, mas sim de remendos feitos na idade média depois que um incêndio avariou parte do sudário.
Este teria sido o que podemos chamar de um baita azar, porque foram coletadas várias pequenas amostras de lugares diferentes do tecido escolhidos aleatoriamente, e enviadas a diferentes laboratórios, que, sem saber do que se tratava o material, reportaram resultados compatíveis. Se observarmos que o sudário é tão grande como uma toalha de mesa grande ( na verdade maior ) e que estes remendos seriam apenas pequenos enxertos, a chance disso ter acontecido é muito, muito pequena. De qualquer forma, onde estava a providência divina, nesta hora, que fez a tesoura dos cientistas, contra todas as chances, só cortar exatamente nos pequenos lugares que eram na verdade remendos, promovendo assim o descrédito da Igreja e da fé cristã no mundo?
Esta é a principal evidência contra a autenticidade do sudário e as duas principais contestações dessa mesma evidência.
No entanto existem muitas, muitas outras evidências de fraudes, além de também muitos tipos de alegações sobre supostas propriedades extraordinárias desta peça.
Ao invés de discorrer sobre muitas destas evidências e alegações, o que é desnecessário, porque é um material fácil de se buscar no Google, eu proponho alguns testes que alguém interessado pode fazer agora mesmo, apenas usando esta mesma imagem postada no tópico.
Se você tem cabelos compridos, ou há alguém de cabelos compridos aí do seu lado, peça para esta pessoa deitar-se de barriga pra cima, e observe se os cabelos podem cair lateralmente como os da figura, que aparecem justamente como nas imagens iconográficas medievais de Jesus.
Ou, mais interessante, se você é um homem deite-se de barriga para cima, apóie seus cotovelos no chão ao lado do seu corpo, segure um dos pulsos com a outra mão, e, nesta posição, sem levantar os cotovelos do chão, tente tampar suas partes púdicas com a mão.
Se alguém for capaz de fazer isso por favor comente.
É exatamente o que a imagem do sudário está fazendo.
EDIT: Eu quando faço isto mal consigo tapar o umbigo.
EDIT2 : Importante. Eu não sou barrigudo. Observe os braços flexionados. Tente tampar seus genitais segurando um dos pulsos com a outra mão e mantendo os braços flexionados.