Autor Tópico: Sudário de Turim:o que se sabe do mesmo ?  (Lida 26803 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Sudário de Turim:o que se sabe do mesmo ?
« Resposta #25 Online: 07 de Junho de 2013, 14:01:02 »
Contudo, a relação com o sagrado independe da origem da relíquia.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Junho de 2013, 21:48:52 »
Curioso que só se descobriu que se tratava de uma figura humana em 1898, quando o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia do sudário...

Ou não?

Não. Só se descobriu a "imagem negativa" em 1898. A figura humana já era conhecida desde que o sudário surgiu na Idade Média.

Ou seja, só se descobriu que era um negativo fotográfico há bem pouco tempo, então não poderia ter sido idealizado como negativo fotográfico pelos artistas plásticos do século XIV...

Teria sido coincidência?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Junho de 2013, 21:58:46 »
Curioso que só se descobriu que se tratava de uma figura humana em 1898, quando o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia do sudário...

Ou não?

Não. Só se descobriu a "imagem negativa" em 1898. A figura humana já era conhecida desde que o sudário surgiu na Idade Média.

Ou seja, só se descobriu que era um negativo fotográfico há bem pouco tempo, então não poderia ter sido idealizado como negativo fotográfico pelos artistas plásticos do século XIV...

Teria sido coincidência?

Não foi idealizado como negativo fotográfico. Foi pintado usando uma técnica comum na Idade Média com o objetivo apenas de produzir uma figura humana. O fato de ser "negativo fotográfico" é só um "efeito colateral" da técnica empregada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2013, 00:29:48 »
"...o relicário (caixa com betume que a Igreja católica usa para guardar o Santo Sudário) está contaminada com Timol, uma espécie de conservante que mata qualquer bactéria. Este Timol afeta a composição do manto deixando-o impossível de ser datado por C14. "
O timol impede o decaimento radioativo? Existe algo nesse universo que pare o decaimento radioativo?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2013, 00:40:53 »
O sudário não foi pintado, Angelo.

Já vi um documentário na TV dizendo que ele foi 'fotografado' por Leonardo da Vinci. Ele usou uma técnica de impressão de imagem através da luz solar num quarto escuro...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Junho de 2013, 01:42:18 »
No entanto, o Sudário é anterior ao nascimento do grande artista!

Um é de 1357, e o outro é de 1452...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Junho de 2013, 02:41:54 »

Já vi um documentário na TV dizendo que ele foi 'fotografado' por Leonardo da Vinci. Ele usou uma técnica de impressão de imagem através da luz solar num quarto escuro...

Isso é viagem da Discovery, sensacionalista como sempre, para variar.

O sudário é uma pintura e pode ser reproduzido usando técnicas e materiais em voga na época em que surgiu. Isso já foi demonstrado. Observe a comparação do original e de uma cópia, feita usando a técnica de transferência de tinta sobre uma superfície em baixo-relevo:

O artigo para ler aqui:

http://www.sillybeliefs.com/shroud.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Junho de 2013, 02:46:15 »
Não é necessário recorrer a nenhuma técnica fantástica de fotografia da Idade Média e a genialidade do Da Vinci. Apenas óxido de ferro, gelatina e uma imagem em baixo relevo.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Junho de 2013, 02:50:05 »

Deixa eu ver se eu entendi: Leonardo pintou o manto antes de nascer. Ele é mesmo um gênio!

Só porque um documentário diz que ele pintou, o que prova?
Tudo que aconteceu na Renascença e não se sabe o que é, tem que ter a  mão de Leonardo da Vinci...

Ceticismo é para poucos!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Junho de 2013, 09:37:51 »

Deixa eu ver se eu entendi: Leonardo pintou o manto antes de nascer. Ele é mesmo um gênio!

Tudo que aconteceu na Renascença e não se sabe o que é, tem que ter a  mão de Leonardo da Vinci...

Isso prova que Leonardo era, na realidade, um ser de uma raça tecnologicamente avançada...  ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #35 Online: 11 de Junho de 2013, 22:03:22 »

Não. Isto quer dizer que a teoria de que foi Da Vinci quem "pintou" o sudário é furada...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Junho de 2013, 22:19:13 »
Isso prova que Leonardo era, na realidade, um ser de uma raça tecnologicamente avançada...  ::)
Mas é mais do que óbvio que Leonardo estava séculos à frente de seu tempo... portanto tecnologicamente avançado para sua época! ;)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Junho de 2013, 01:30:46 »
O sudário é como qualquer objeto milagroso guardado pela ICAR: uma relíquia trancada a sete chaves e que, uma vez na vida, a ICAR, assim sem mais nem menos, resolve, do nada, mandar para estudo. Geralmente, os critérios da decisão de quem vai estudar a relíquia não são bem esclarecidos.
8-)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Junho de 2013, 09:07:22 »
O sudário é como qualquer objeto milagroso guardado pela ICAR: uma relíquia trancada a sete chaves e que, uma vez na vida, a ICAR, assim sem mais nem menos, resolve, do nada, mandar para estudo. Geralmente, os critérios da decisão de quem vai estudar a relíquia não são bem esclarecidos.

Tem também o "milagre" de Lanciano, e tantos outros que sobreviveram a enxurrada de "reliquias" da idade média!

Alguem disse uma vez que a quantidade de lascas de madeira da cruz de Jesus que circulava na Europa era suficiente pra construir a arca de Noé...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Junho de 2013, 10:43:30 »

Tem também o "milagre" de Lanciano, e tantos outros que sobreviveram a enxurrada de "reliquias" da idade média!

Alguem disse uma vez que a quantidade de lascas de madeira da cruz de Jesus que circulava na Europa era suficiente pra construir a arca de Noé...

Para quem multiplicou pães e peixes diante de uma multidão faminta, multiplicar lascas de madeira é fichinha, seu incréu :P

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Junho de 2013, 11:12:03 »

Não. Isto quer dizer que a teoria de que foi Da Vinci quem "pintou" o sudário é furada...

Nop!
Obviamente quer dizer que Da Vinci forjou a própria pintura para parecer que foi feita no passado e, dessa forma, nos alertar sobre a existência de planos de dominação mundial da Opus Dei já naquela época.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2015, 05:32:27 »
Estou em Torino e a Sindone está em exposição, fui lá ver no domingo.

Meu parecer sobre o tema: LOL.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Abril de 2015, 03:04:37 »

Isso é viagem da Discovery, sensacionalista como sempre, para variar.

O sudário é uma pintura e pode ser reproduzido usando técnicas e materiais em voga na época em que surgiu. Isso já foi demonstrado. Observe a comparação do original e de uma cópia, feita usando a técnica de transferência de tinta sobre uma superfície em baixo-relevo:

O artigo para ler aqui:

http://www.sillybeliefs.com/shroud.html

Eu sei várias coisas sobre o Santo Sudário. Mas isso é material fácil de se encontrar, portanto acho que nem vale a pena reproduzir em um texto meu.

Pelo que se pode afirmar com confiança trata-se de uma falsificação. A ICAR durante décadas negou o tecido para o teste C14, que quando finalmente feito apontou para uma peça medieval,

Os argumentos que desacreditam o teste não podem ser levados a sério.

São dois os principais:

- Contaminação por bactérias teriam deslocado o resultado em cerca de 15 séculos.

Como o teste calcula a idade da amostra com base na proporção do isótopo do carbono C14, isótopo este que decai a uma taxa conhecida, e diminui progressivamente a partir da morte de um ser vivo ( porque enquanto vivo, o ser vivo permanece trocando carbono com a atmosfera através de seus processos fisiológicos normais, e portanto a taxa de C14 de um ser vivo, enquanto vivo, é a mesma da encontrada na atmosfera ) pode-se determinar a partir de quanto tempo se deu a morte do ser do qual se originou a amostra em teste.

Bactérias mais recentes que o tecido do sudário teriam uma taxa maior de C14, obviamente. Mas é preciso considerar a proporção, e isto pode ser precisamente calculado sem grandes dificuldades. Qual a proporção de material contaminante teria que haver para deslocar em 1500 anos o resultado do teste? Muita, o bastante para esta hipótese ser insustentável.

- Os cientistas não teriam coletado amostras do tecido real, mas sim de remendos feitos na idade média depois que um incêndio avariou parte do sudário.

Este teria sido o que podemos chamar de um baita azar, porque foram coletadas várias pequenas amostras de lugares diferentes do tecido escolhidos aleatoriamente, e enviadas a diferentes laboratórios, que, sem saber do que se tratava o material, reportaram resultados compatíveis. Se observarmos que o sudário é tão grande como uma toalha de mesa grande ( na verdade maior ) e que estes remendos seriam apenas pequenos enxertos, a chance disso ter acontecido é muito, muito pequena. De qualquer forma, onde estava a providência divina, nesta hora, que fez a tesoura dos cientistas, contra todas as chances,  só cortar exatamente nos pequenos lugares que eram na verdade remendos, promovendo assim o descrédito da Igreja e da fé cristã no mundo?

Esta é a principal evidência contra a autenticidade do sudário e as duas principais contestações dessa mesma evidência.

No entanto existem muitas, muitas outras evidências de fraudes, além de também muitos tipos de alegações sobre supostas propriedades extraordinárias desta peça.

Ao invés de discorrer sobre muitas destas evidências e alegações, o que é desnecessário, porque é um material fácil de se buscar no Google, eu proponho alguns testes que alguém interessado pode fazer agora mesmo, apenas usando esta mesma imagem postada no tópico.

Se você tem cabelos compridos, ou há alguém de cabelos compridos aí do seu lado, peça para esta pessoa deitar-se de barriga pra cima, e observe se os cabelos podem cair lateralmente como os da figura, que aparecem justamente como nas imagens iconográficas medievais de Jesus.

Ou, mais interessante, se você é um homem deite-se de barriga para cima, apóie seus cotovelos  no chão ao lado do seu corpo, segure um dos pulsos com a outra mão, e, nesta posição, sem levantar os cotovelos do chão, tente tampar suas partes púdicas com a mão.

Se alguém for capaz de fazer isso por favor comente.

É exatamente o que a imagem do sudário está fazendo.

EDIT: Eu quando faço isto mal consigo tapar o umbigo.

EDIT2 : Importante. Eu não sou barrigudo. Observe os braços flexionados. Tente tampar seus genitais segurando um dos pulsos com a outra mão e mantendo os braços flexionados.
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 03:15:18 por Pedro Reis »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Abril de 2015, 04:51:50 »
Cara, durante a exposição, todo mundo fica num silêncio absoluto. Permitem que você fique no ambiente, de frente pro sudário, por uns 3 minutos mais ou menos e a quietude do pessoal observando é um tanto pertubadora.

A cidade está cheia por causa dessa exposição que termina nesse domingo agora.

A impressão, vendo de perto, é que a coisa é bem fake mesmo. Há que prestar atenção pra distinguir os traços que tem contraste muito leve contra o pano de fundo, e quando se distingue, fica meio clara a aparência de se tratar de um "desenho", muito pela definição de onde estariam as feridas mais "clássicas" como os pregos nas mãos que parecem ser exageradamente forçadas perto das outras marcas menos relevantes, pelo menos eu tive essa impressão bem forte mesmo tendo indo querer ver algo mais impactante.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #44 Online: 23 de Abril de 2015, 14:09:24 »
Ouvi, ó infiéis!

Aquele que, como Tomé, necessita de provas materiais para afirmação de sua fé, na verdade é apenas um homem-bule.

Um homem de "pô café"... :P

(Tá, foi infame, mas o Rei do Poe é o Buck e o Imperador o Giga... )
GNOSE

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Maio de 2015, 01:39:06 »
Polícia italiana “revela” como Jesus seria quando criança

http://noticias.terra.com.br/ciencia/policia-italiana-revela-como-jesus-seria-quando-crianca,b05cb7d34b5c39decd8ff3284784b5afvig4RCRD.html

Não é possível que esses estudiosos não percebem que o rosto é idêntico ao do Salai. Depois dizem que o Sudário não é uma falsificação.

Agora tá na cara que o Sudário foi criado por Leonardo da Vinci. Não restam mais dúvidas que o modelo usado foi o mesmo que Leonardo usou para as faces do João Batista, do Baco, da Gioconda e do apóstolo Filipe da Última Ceia. 

"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Maio de 2015, 01:39:34 »
Literalmente, tá na cara!

:hihi: :hihi: :hihi:
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Maio de 2015, 01:45:45 »
E tem mais, reparem agora na semelhança entre o pastor escarlate que apoia o seu pé na pedra (Pedro) fundamental e o rosto do Sudário:

É ou não é o mesmo personagem? Pois eu descobri que Poussin também utilizou o rosto do Salai como modelo para este pastor, assim como o pastor barbado de azul é igual ao Judas da Última Ceia, pintura essa que Salai aparece como o apóstolo Filipe. (Poussin estudou a fundo a obra de Leonardo)
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 05:05:23 por Saint Germain »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Maio de 2015, 01:55:49 »
E pra fechar, eis a famosa obra vista por Vasari e que foi nomeada por ele como Monalisa (ou seja, essa que é a verdadeira Monalisa).

Sim, foi essa mesmo que ele viu e que os "especialistas" em arte, ao lerem sua descrição muito tempo depois, erroneamente a associaram com a Gioconda.

Até hoje quase todo mundo acha que a Gioconda é a Monalisa, menos os franceses e os italianos que a chamam pelo nome original.

Esta pintura que Vasari viu é um auto-retrato de Salai. Alías, sabem por que Vasari a chamou de Mona Lisa? É um anagrama: MONA LISA = MON SALAI, e Mon Salai é uma frase francesa que significa, adivinhem só, MEU SALAI (o francês era a língua culta na época). Só que Vasari não sabia da existência do anagrama, só o que ele sabia era que esse quadro era chamado de Monalisa (típica brincadeirinha leonardesca), daí concluiu erroneamente que se tratava da encomenda que Leonardo nunca entregou para a burguesa Lisa Gherardini.

Vasari achou que era uma mulher por causa das características andróginas da obra (reparem como ele está vestido de vermelho e verde, que são as cores para macho/fêmea), assim como também achou que era da autoria de Leonardo porque nessa época umas 90 pinturas eram atribuídas ao mestre de Vinci, mas foi Salai quem a pintou.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 02:18:40 por Saint Germain »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Maio de 2015, 02:06:46 »
Falando nisso, vocês conhecem a "Mão na Lisa" de autoria do Arnaldo Baptista?

:histeria: :histeria: :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!