Autor Tópico: Sudário de Turim:o que se sabe do mesmo ?  (Lida 26805 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Sudário de Turim:o que se sabe do mesmo ?
« Resposta #75 Online: 09 de Maio de 2015, 01:26:31 »
No seu livro ( o que você escreveu ) há o episódio da partida de xadrez com o diabo. Foi você quem criou aqueles movimentos?

Você conseguiu visualizar este trecho pelo books.google?

Cara, eu nem sei. Eu vi um link por aí, nem lembro onde, e acessei o livro. O que eu li achei bom, no sentido de bem escrito. Me pareceu um estilo meio Dan Brown, mas isso não é uma crítica porque eu nunca li Dan Brown.

Achei engenhosa a historinha do xadrez porque não havia como evitar que o mate fosse dado em exatamente 7 lances e no final formou a configuração que fez o diabo fugir esbaforido.

Agora, sobre o negócio aqui, eu ainda não consegui enxergar o rosto do Salai no sudário. E tenho algumas dúvidas.

Já li que há registros de pessoas que viram o sudário na Idade Média e relataram que a figura era de um vermelho vivo. ( Hoje é esmaecido ). È uma evidência de fraude, porque se fosse autêntico na Idade Média o sudário já seria antigo, e portanto já deveria estar desbotado. Mas o vermelho vivo também sugere que seja uma pintura, mas se existiram dois sudários eu não sei se estes relatos se referem ao primeiro ou ao segundo.

Também, o primeiro estudo em 1973, determinou que a imagem era composta de pigmentos ocre, que podem ter na sua composição óxido de ferro, que de fato foi encontrado no sudário. Isto parece ser uma evidência de que o sudário é na verdade uma pintura.

Depois, em 78, foi feita nova pesquisa. Esta muito suspeita. Dos 40 pesquisadores apenas um não era cristão e justamente este foi afastado da equipe  logo no início. É algo bastante improvável selecionar 40 cientistas ao acaso e 39 serem religiosos.

Por isso eu desconfio de muitas dessas alegações sobre características estranhas, porque várias destas alegações surgiram de "estudos" sem a necessária transparência.

Ainda, se foi feito com técnicas em algo semelhante a uma fotografia, o que foi fotografado?

Parece que não um homem, porque existem inconsistências anatômicas na figura.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 09 de Maio de 2015, 02:13:55 »
O sudário é xarope textil. Uma fonte inesgotável de bullshit.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Maio de 2015, 02:18:29 »
Eu acho incrível que tudo que há de misterioso, não solucionado e enigmático vindo da Renascença, foi Leonardo quem fez ou estava metido no meio...

deixem um pouco pra Michelangelo e Rafael.

Já deixaram. A criatividade desses "bad historians" é incrível.

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag12.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Maio de 2015, 03:37:32 »
Tudo bem, então. Vocês venceram. Vou contar toda a verdade. Já não me importo mais.

No meu livro eu não faço nenhum estudo sobre o sudário, mas eu cito ele numa situação lá. Para falar a verdade, o que eu escrevi nele é que Leonardo é que foi o modelo e não Salai. Então por que eu falei aqui que tinha sido o Salai? É que fiquei com medo de falar antes, que, na minha opinião, Leonardo da Vinci foi o pai biológico de Salai. Sim, é isso mesmo. Eu confesso. Por isso eles são tão parecidos fisicamente. Foi por causa disso que citei o sudário no livro, para demonstrar que Leonardo era pai do "pequeno diabo" e ambos eram parecidos fisionomicamente. Já se sabe hoje que a Gioconda sem dúvida representa Salai vestido como um andrógino. É por isso que alguns pesquisadores pensaram que viram o rosto de Leonardo nela, e eles tem um pouco de razão, já que ele foi o pai oculto de Salai. Por que ambos tinham mania de se representarem como Jesus? Eu ainda fui mais longe e argumentei que a explicação disso é que eles eram descendentes de Jesus. Ambos eram portadores da linhagem do "sangue real". Entendam que eu não mudei meus argumentos, é que fiquei com muito receio de dizer num fórum cético que Leonardo da Vinci já foi pai. Quanto ao sudário, eu argumentei que ele foi feito com um processo primitivo de fotografia, ou seja, ele conseguiu fazer a imagem ser imprimida quimicamente no pano dentro de uma câmara escura e isso explica as anomalias anatômicas da sindone. Os resquícios de pintura que já foram encontrados no pano se deve ao fato dele ter sido criado no ateliê de um pintor, ou seja, o objeto pode ter sido facilmente contaminado com algum pigmento. Leonardo fez o sudário a sua própria imagem e semelhança e os Savóia sabiam disso. É por esse motivo que o sudário está guardado no mesmo local do único auto-retrato conhecido de Leonardo. No entanto, não se assustem com tais declarações, caros foristas.

O Johnny abriu meus olhos aqui. Agora estou tentando abrir minha mente. Sabem o que isso tudo significa?

Eu não quero acreditar nisso porque é muito triste e preocupante, mas algumas pessoas muito próximas já falaram isso para mim. Acho que na verdade eu posso ser esquizofrênico. É a primeira vez que falo publicamente sobre isso, mas parece que está ficando cada vez mais claro. Nunca tive alucinações visuais e/ou auditivas, mas certas coisas só existem na minha mente, só fazem sentido na minha imaginação, como é o caso aqui, por exemplo, em que o forista Pedro Reis afirmou que não consegue enxergar de jeito nenhum o rosto de Salai na sindone.

Eu sei que se for verdade, é muito perigoso uma pessoa assim participar de fóruns ou de qualquer outro grupo social, e realmente eu nunca me dou bem em tais situações. Sempre causo embaraço e confusão. Foi o caso aqui. Eu só trouxe discórdia e bagunça.

Sinto muito, meus caros. Eu realmente peço desculpas. Eu ofendi o Pedro, o Giga, o Cientista e perturbei outros também. Não quis fazer isso, mas foi incontrolável. Acho a galera daqui pessoas inteligentes, mas sou uma pessoa muito doente.

Quero que compreendam que é muito difícil e doloroso ter que assumir essa situação, não só publicamente mas para mim também, mas devido as circunstâncias, é inevitável tal conclusão.

Novamente peço desculpas por ter trazido tantos dissabores em algumas discussões, o que gerou o trancamento de dois tópicos interessantes.

Não pretendo perturbar mais ninguém aqui com a minha esquizofrenia. O Johnny me libertou. Já não me importo com mais nada, pois os meus dias estão contados.   
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #79 Online: 09 de Maio de 2015, 04:24:34 »
Se eu não perdi a conta esta é só a 57ª vez esta semana que você se desmente, pede desculpas e inventa uma nova história.

Mas tudo bem, você brinca, nós brincamos. Nenhum dano é causado. Mas para a próxima mentira você vai ter que voltar com uma nova identidade.

Nessa ai ninguém acredita mais.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 09 de Maio de 2015, 04:28:41 »
Agora trollagem se chama esquizofrenia.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #81 Online: 09 de Maio de 2015, 05:14:52 »
Sou um esquizofrênico de carteirinha, Pedro, mas você tem toda razão, preciso mesmo mudar a minha identidade. Já me cansei do São Germano. Então decidi dar uma folga para ele e o mandei de volta para a Grande Fraternidade Branca.

A partir de agora sou o Terry Silver. Daqui em diante serei conhecido apenas como Terry Silver.

Aqui vai o meu currículo:

Eu, Terry Silver, sou o presidente das indústrias Dynatox. 
Sou o criador de frases como: "situações extremas requerem medidas extremas."
Criei também um método chamado "Silver Rápido" onde uma das regras é: "se o homem não fica de pé, ele não pode lutar."
Sou um bilionário e tenho tanto dinheiro que posso abrir academias Cobra Kai por toda a região. Eu posso até ensinar de graça!
Meu melhor amigo se chama John Kreese e nós lutamos juntos na guerra. Ele perdeu a conta de quantas vezes já me salvou.

Bom, por enquanto é isso. Espero que gostem do meu novo perfil.
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 05:30:07 por Terry Silver »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 09 de Maio de 2015, 07:17:08 »
Cara, você tá mais pra psicopata.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 09 de Maio de 2015, 11:17:16 »
Ah, camarada, é por isso que há evasão dos foristas ou a coisa descamba pra escárnio geral. Se vocês acreditam que o sudário é uma foto que o Da Vinci tirou de um aluno pq Da Vinci teria conhecimento de câmaras escuras e teve aluno cabeludo, bom, isso é só crença mesmo e tudo bem, mas não responde as minhas solicitações que não foram feitas com intuito de trollar.

Eu não "acredito" em nada, apenas já vi em algum lugar sobre essa hipótese, não fui atrás de detalhes, porque não me interessa tanto. Apenas mencionei porque não me pareceu imediatamente absurda como foi apresentada.

Na WP, como geralmente tem de tudo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Shroud_of_Turin#Medieval_photography

Medieval photography

According to the art historian Nicholas Allen the image on the shroud was formed by a photographic technique in the 13th century.[184] Allen maintains that techniques already available before the 14th century—e.g., as described in the Book of Optics, which was at just that time translated from Arabic to Latin—were sufficient to produce primitive photographs, and that people familiar with these techniques would have been able to produce an image as found on the shroud. To demonstrate this, he successfully produced photographic images similar to the shroud using only techniques and materials available at the time the shroud was made. He described his results in his PhD thesis,[185] in papers published in several science journals,[186][187] and in a book.[188] Silver bromide is believed by some to have been used for making the Shroud of Turin as it is widely used in photographic films.[189]

Lynn Picknett has written a book proposing that Leonardo da Vinci had faked the Shroud.[190][191] Picknett and Larissa Tracy appeared on a Channel 5 (UK) TV program that announced that the Shroud was the oldest known surviving photograph.[191] The program theorized that da Vinci used a real corpse, obtained an old-looking piece of linen, treated it with photo-sensitive chemicals and then exposed it in an early form of camera obscura to create the image.[191] However John Jackson, director of the Turin Shroud Centre of Colorado dismissed these hypotheses.[191] Jackson et al. have argued that a double photographic exposure, needed in that case, should have considered the distances and in this case there would be areas of photographic superimposition with different lights and shades. The distances on Shroud instead correspond to the body position.[192]

E já é mais do que eu sei a respeito da coisa.

Se os Mythbusters fizerem episódios sobre isso, ou algo parecido, façam algum escândalo em torno disso ou me avisem, por favor.

Relacionado, mas outra técnica:

www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1218457/Shroud-Turin-replica-proves-medieval-techniques-make-relic-say-scientists.htmlpho

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Maio de 2015, 15:55:47 »
[...]

Já não me importo com mais nada, pois os meus dias estão contados.   

Camarada, sai dessa. Procure ajuda e se cuide.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #85 Online: 09 de Maio de 2015, 17:01:41 »
Oi, Johnny.

Cara, a barra é pesada. Não sei o que pode ser, se é esquizofrenia mesmo, psicopatia igual ao que o Pedro falou, ou se é megalomania, eu não sei, mas é muito sério mesmo. Eu não estou fazendo piada com a cara de ninguém aqui.

Estou tentando procurar ajuda, Johnny. Estou fazendo o máximo possível. Obrigado pela preocupação.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 09 de Maio de 2015, 18:12:26 »
Saint Germain/Terry Silver, na possibilidade de você estar sendo sincero, ofereço minha singela opinião.

Logo na sua entrada ao clube, percebi uma grande necessidade de espetáculo.
Você escreveu muito de suas experiências, exaltando quase tudo.
Havia também uma forte inclinação para atrair admiração à sua pessoa.

Pouco depois, você entrou em conflitos com diversos colegas num debate sobre a validade de pertencer à Mensa.
Nesses debates, de fato, você agiu quase como criança.
Mas não o censuro, pois, não só eu, mas para muita gente aquilo tudo foi uma sessão de muito bom humor que há muito não víamos por aqui.
Impossível esquecer os apelidos que você deu a alguns colegas. :)
Obrigado pela diversão.

A sequência seguinte foi a sua exposição de trabalhos. Demonstrou um certo requinte na escolha de sons e imagens, mas tudo muito monocórdio e repetido; um tema único. Com a devida orientação, você poderia alcançar maiores voos.

E depois, você voltou ao sensacionalismo e o realismo fantástico dos códigos de Da Vinci e outras "descobertas" fenomenais.

E, por fim, veio a conversa da esquizofrenia.

Não sei, mas está parecendo que você carece de atenção ou, já tendo-a, indica que ela ainda não é suficiente.
Talvez tenha uma alma de artista com sofreguidão pela ribalta, ou vício pelo aplauso eterno, ou a necessidade de viver permanentemente sob os holofotes do teatro.
A temática dos fenômenos paranormais, do códigos secretos, da superinteligência, dos alienígenas (do passado ou do presente), das abduções e, enfim, dos roteiros de filmes dessa dimensão alegórica parece ser aquilo que mais lhe interessa e do que você mais se alimenta.

Como eu já disse, não sei até que ponto você está realmente mergulhado numa psicopatologia, ou tudo não passa de mais uma de suas inúmeras formas de chamar a atenção.
Como existem coisas sérias e uma frase/comentário mal encaminhados podem gerar consequências indesejadas, como já aconteceu em outros fóruns e situações, é prudente prestar apoio no que você necessitar externar e puder receber alguma ajuda, mesmo que via teclado somente.

Caso seja somente mais uma de suas traquinagens, eu assumo o mico de ter caído nela. Mas não deixo passar a oportunidade de oferecer uma mão a quem possa estar precisando.
Se quiser, pode usar de PM.

Espero que melhore.

« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 18:20:22 por Gabarito »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 09 de Maio de 2015, 18:35:20 »
Como eu já disse, não sei até que ponto você está realmente mergulhado numa psicopatologia, ou tudo não passa de mais uma de suas inúmeras formas de chamar a atenção.

Falácia de falsa dicotomia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Histrionic_personality_disorder

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Maio de 2015, 19:26:01 »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 10 de Maio de 2015, 00:46:44 »
Que isso, gente?! Tá parecendo que a galera deu uma brochada por aqui.

Cadê o Bahadur, o Lorentz, o Django e o Giga, que sempre batia de frente comigo nos debates, o Happy Hippie Hemp Jesus, e outros mais?

Vamos lá, colegas, vamos discutir sobre o que escrevi aqui! Avante!

Bicho não da mais para ficar debatendo groselhas. Tenho 8 anos de forum e já dei minha contribuição nesse quesito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #90 Online: 10 de Maio de 2015, 01:08:45 »
A sequência seguinte foi a sua exposição de trabalhos. Demonstrou um certo requinte na escolha de sons e imagens, mas tudo muito monocórdio e repetido; um tema único.

Quem teve a oportunidade de ouvir também acha a mesma coisa? Gostaria de saber a opinião sincera de quem escutou. Obrigado.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #91 Online: 10 de Maio de 2015, 01:17:42 »
hahahahahahahahaha...

Ô, garoto...  Tu não ofendeu o Cientista não. Como poderia?! Só o fez desistir de ti, que não mostrou o valor suficiente. Fica tranquilinho que o Cientista nem chegou a ficar chateado contigo. Seria covardia, fio.

Essa bobagem desse paninho encardido aí, só crentes da modalidade cristã têm qualquer interesse nisso. Mas vou te revelar umas coisinhas sobre o superphodasticuniversal Leonardão, que era muito menos SUPERPHUDERUNIVERAL que o Cientistão, mas que dava para estar muito acima do comum dos mortais. Ele chegou a desenvolver até a fotografia digital hiperolográfica, porém não fornecendo aos mortais pois ele era misantropo de imbecis e queria que nem chegasse perto dos escritos e registros dele quem não estivesse à altura. Na verdade, a maior parte dos desenvolvimentos tecnológicos que ele alcançou obteve quando contactou civilizações alienígenas ultra-avançadas em suas viagens intergalácticas realizadas a bordo de sua nave que ele construiu e na qual instalou seu 'motor origami' (cheio de dobra). Embora os alienígenas continuem insistinto até hoje que aprenderam muito mais com ele que ele com eles, o fato é que muitas coisas interessantes ele trouxe de lá. Uma parte delas foi até revelada no filme de Bruce Willis "O Falcão Está A Solta". É só assistir e conferir. Mas tem muito mais, que só os membros da AAAT têm acesso. O resto, só o Cientista sabe.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #92 Online: 10 de Maio de 2015, 05:01:22 »
Saint Germain/Terry Silver, na possibilidade de você estar sendo sincero, ofereço minha singela opinião.

Logo na sua entrada ao clube, percebi uma grande necessidade de espetáculo.
Você escreveu muito de suas experiências, exaltando quase tudo.
Havia também uma forte inclinação para atrair admiração à sua pessoa.

Nisso eu já me desculpei e expliquei os motivos. São águas passadas.

Pouco depois, você entrou em conflitos com diversos colegas num debate sobre a validade de pertencer à Mensa.
Nesses debates, de fato, você agiu quase como criança.
Mas não o censuro, pois, não só eu, mas para muita gente aquilo tudo foi uma sessão de muito bom humor que há muito não víamos por aqui.
Impossível esquecer os apelidos que você deu a alguns colegas. :)
Obrigado pela diversão.

Não sei por que cargas d'água minha afiliação à Mensa incomodou tanto alguns foristas aqui, mas se querem entrar para a Mensa, eu criei um método chamado "Silver rápido" onde a regra número 1 é: "se o homem é um mané, ele não pode entrar."

Brincadeiras à parte, sempre que pude eu tentei manter um tom de humor para melhor me comunicar com os companheiros desse fórum.
Ainda bem que você percebeu. Pena que não obtive sucesso em causar empatia com os colegas. 

A sequência seguinte foi a sua exposição de trabalhos. Demonstrou um certo requinte na escolha de sons e imagens, mas tudo muito monocórdio e repetido; um tema único. Com a devida orientação, você poderia alcançar maiores voos.

Eu gosto muito do que é chamada no meio erudito de música antiga, que engloba toda música erudita anterior a Beethoven.
Eu tentei compor peças baseadas na literatura do barroco francês para cravo e órgão. São peças inspiradas em Rameau, Couperin, Forqueray e Pancrace Royer.
Não sei se a impressão de monotonia que você teve foi porque eu utilizei muito o timbre do cravo e não optei por instrumentos modernos como guitarra elétrica, bateria ou saxofone, ou se você achou meu trabalho chato e mal feito mesmo.

Gostaria de saber dos colegas que ouviram minhas composições o que acharam também. Se suas impressões destoam ou não das do Gabarito.

E depois, você voltou ao sensacionalismo e o realismo fantástico dos códigos de Da Vinci e outras "descobertas" fenomenais.

O problema é que depois do "Código da Vinci" e das cagadas pseudo-históricas de Dan Brown, está impossível fazer qualquer estudo sobre Leonardo da Vinci sem que alguém cite ceticamente o Dan Brown. O próprio ato de falar a palavra "da Vinci" já desperta hostilidade entre os acadêmicos. Obrigado, Dan Brown e Hollywood!

Outra coisa, você não leu o meu livro, portanto não conheceu o meu trabalho. Não se pode julgar um livro pela capa.

E, por fim, veio a conversa da esquizofrenia.

Eu suspeito que sofra disso, mas não tenho certeza.
Um psiquiatra e três psicólogos chegaram todos ao mesmo diagnóstico de que eu tenho a Síndrome de Asperger, mas eu sempre duvidei disso.
Não discordo da opinião do Pedro Reis e o Gigaview deu uma sugestão muito interessante. A hipótese dos dois foristas já foi aventada por mim. Não sei sé é comum, mas ao 10 anos de idade um dos meus filmes prediletos, além de O nome da Rosa, era do Jack, o estripador com Michael Caine. Eu simplesmente era fascinado pelos crimes do Jack. Ia nas locadoras e alugava todos os filmes do Jack que achava. Isso me rendeu o apelido de Jaquinho pelos funcionários dessa locadora.

Não sei, mas está parecendo que você carece de atenção ou, já tendo-a, indica que ela ainda não é suficiente.
Talvez tenha uma alma de artista com sofreguidão pela ribalta, ou vício pelo aplauso eterno, ou a necessidade de viver permanentemente sob os holofotes do teatro.

Eu acho que isso todo mundo tem um pouco, mas o que define o maior ou menor grau dessas necessidades tem a ver, entre outros fatores,  com o lugar que a pessoa vive.
Se sou um cara diferente que tem gostos muitos incomuns da maioria e que vive numa cidade sem atrações culturais, turísticas e com população muito ignorante, claro que vou sofrer os sintomas que você descreveu. Tem muita relação com a geografia, ao meu ver.

No meu caso, posso te adiantar que é um problema sócio-cultural do meio onde vivo, que é muito precário e carente de cultura.

A temática dos fenômenos paranormais, do códigos secretos, da superinteligência, dos alienígenas (do passado ou do presente), das abduções e, enfim, dos roteiros de filmes dessa dimensão alegórica parece ser aquilo que mais lhe interessa e do que você mais se alimenta.

Não sei se foi sua intenção, mas agora você me pintou como um nerd otário e alienado. Obviamente você conhece muito pouco sobre mim.

Tenho uma coleção top dos melhores filmes já feitos. Uma verdadeira preciosidade cinematográfica para nenhum cinéfilo de carteirinha botar defeito.
Os meus filmes prediletos são aqueles de temática histórica e biográfica. Nos de ficção poderia citar alguns que marcaram a minha vida, como o já citado "O nome da Rosa", "O jardim secreto", "O segredo de Mary Reilly", "A Via-Láctea" de Luis Buñuel, "Todas as manhãs do mundo" e "O Conde de Monte Cristo" que, aliás, tenho todas as versões.

Entretanto, assisto muito mais documentários de cunho arqueológico, histórico e científico do que filmes.

Não acompanho blockbusters sobre códigos-secretos ao estilo "A lenda do tesouro perdido". Isso não faz o meu gênero.

De "superinteligência", como você citou, gosto demais de filmes biográficos sobre os cientistas. Já viu o filme sobre a Hipácia que se chama "Alexandria"? É um dos meus prediletos. "Uma mente brilhante" também me agrada muito, mas o livro é incomparavelmente melhor. Na ficção, um que me agradou muito foi "O gênio indomável". Outros foram "Um sonho de liberdade", todos da franquia 007 incluindo também os que não são da franquia como o "Nunca mais outra vez" e o "Cassino Royale" (o de 1954, claro), "Minha amada imortal" e, principalmente, o grande "Amadeus".
Ainda sobre os super-seres, qualquer um do Sherlock Holmes dos mais antigos também está na minha lista, de preferência as da série com o Jeremy Brett.
Já os filminhos sobre super-heróis não fazem o meu gênero, só uma vez ou outra assisto algum como entretenimento básico para passar o tempo e dar aquela relaxada.

Sobre estorinhas de alienígenas e abduções, eu realmente odeio tudo isso. Não sei de onde tirou essa ideia. Naturalmente você conhece muito pouco sobre a minha pessoa. Não gostei da sua análise preconceituosa a respeito dos meus gostos pessoais, mas não estou com raiva.

Como existem coisas sérias e uma frase/comentário mal encaminhados podem gerar consequências indesejadas, como já aconteceu em outros fóruns e situações, é prudente prestar apoio no que você necessitar externar e puder receber alguma ajuda, mesmo que via teclado somente.

Caso seja somente mais uma de suas traquinagens, eu assumo o mico de ter caído nela. Mas não deixo passar a oportunidade de oferecer uma mão a quem possa estar precisando.
Se quiser, pode usar de PM.

Espero que melhore.

Muito nobre a sua atitude. Que os outros possam seguir o seu exemplo.

Quanto a esperar que eu melhore, sou muito pessimista quanto a isso. Num impulso de acesso de raiva eu acabei com todo o meu trabalho literário e musical após ler a sua crítica. De todo modo, eu gostaria de saber a opinião dos outros foristas que também chegaram a conhecer um pouco do meu trabalho.
« Última modificação: 10 de Maio de 2015, 06:27:50 por Terry Silver »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #93 Online: 10 de Maio de 2015, 05:33:29 »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #94 Online: 10 de Maio de 2015, 05:38:23 »
Pedro, essa discussão toda começou depois que alguns associaram minhas conclusões com Dan Brown.

Hoje em dia não se pode falar mais nada sobre Leonardo sem que apareça um mané falando "é o Dan Brown, olha o Dan Brown". Pô!

Tá na cara que vocês não sabiam dos detalhes históricos que narrei sobre a família De Charney, da troca do pano pelo castelo, que o sudário francês foi tido como uma pintura, etc. Vocês não sabiam nada disso. Eu que lhes trouxe essa informação.

E realmente tudo leva a crer que houve sim uma substituição por outro sudário mais convincente.

Aposto também que ninguém aqui, além do Banzai, sabia da teoria fotográfica. A sindone não é uma simples pintura, isso está provado. As experiências de Secondo Pia provaram com todas as letras que a sindone está muito mais para uma espécie de imagem fotográfica do que uma pintura. Isso é incontestável.

Muitos aqui toda hora ficaram chamando o Leonardo de "da Vinci". Isso demonstra que os citados aí sabem muito pouco de Leonardo, já que qualquer expert do assunto abomina chamar ele por essa palavra que nem sobrenome é, senão o lugar de origem. É a mesma coisa que se referir ao Vivaldi de o "da Veneza". O "da Veneza" compôs a série de concertos "Estro armonico". hahahahahaha

Outra coisa, se houve uma substituição de sudários por volta do ano 1500, e tudo leva a crer que houve mesmo, Leonardo é sim o melhor suspeito. Um certo cidadão aí, um tal de gray, falou que tudo tem que ser o Leonardo e por que não sobra nada para o Michelangelo e o Rafael.
Rafael era pintor, Michelangelo era escultor, arquiteto e pintor, mas Leonardo da Vinci era o cara que fazia de tudo e se interessava por tudo. Ele que dissecava cadáveres para estudar anatomia, ele que fez experimentos óticos e inventou um método para dissecar o olho humano, ele que escreveu sobre o nitrato de prata e a câmara escura.
Então, como céticos, eu lhes pergunto: quem melhor senão Leonardo poderia ter criado o sudário em meados de 1490 em diante? Se fosse num tribunal, não seria muito mais razoável apresenta-lo como um ótimo suspeito? Ele era o cara certo, na hora certa e no lugar certo. Ele que tinha relações estreitas com os Savóia e vale lembrar que o seu único auto-retrato está guardado na mesma catedral em que está o Sudário de Turim.

Querem mais evidências do que essas? E o rosto que a polícia forense italiana gerou baseada na sindone? Não parece demais com o Salai?

Então querem mais o quê? Me apresentem uma teoria melhor do que a que propus. Eu desafio, mas citem nomes e dados históricos igual ao que fiz.

Mas, não, eu sou copiador de Dan Brown. "Olha lá o Dan Brown", todo mundo fica falando aí.

Depois desse "Código da Vinci" ficou impossível fazer pesquisa séria sobre Leonardo da Vinci. Pior para a ciência. Pior para mim também, que acabei surtando e deletei todo o meu trabalho virtual que vinha fazendo.

Pô!
« Última modificação: 10 de Maio de 2015, 08:46:16 por Terry Silver »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #95 Online: 10 de Maio de 2015, 09:14:57 »
Aí, galera, agora quero ver o que irão falar:

<a href="https://www.youtube.com/v/s-jENDPF8UE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/s-jENDPF8UE</a>

Assistam o vídeo a seguir a partir de 28:30, mas se tiverem tempo recomendo que assistam tudo.

<a href="https://www.youtube.com/v/lfshI1foeQM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/lfshI1foeQM</a>

Agora quero ver com o quê irão argumentar!
« Última modificação: 10 de Maio de 2015, 10:35:18 por Terry Silver »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #96 Online: 10 de Maio de 2015, 12:31:46 »
Pedro, essa discussão toda começou depois que alguns associaram minhas conclusões com Dan Brown.

Hoje em dia não se pode falar mais nada sobre Leonardo sem que apareça um mané falando "é o Dan Brown, olha o Dan Brown". Pô!

Tá na cara que vocês não sabiam dos detalhes históricos que narrei sobre a família De Charney, da troca do pano pelo castelo, que o sudário francês foi tido como uma pintura, etc. Vocês não sabiam nada disso. Eu que lhes trouxe essa informação.

E realmente tudo leva a crer que houve sim uma substituição por outro sudário mais convincente.

Aposto também que ninguém aqui, além do Banzai, sabia da teoria fotográfica. A sindone não é uma simples pintura, isso está provado. As experiências de Secondo Pia provaram com todas as letras que a sindone está muito mais para uma espécie de imagem fotográfica do que uma pintura. Isso é incontestável.

Muitos aqui toda hora ficaram chamando o Leonardo de "da Vinci". Isso demonstra que os citados aí sabem muito pouco de Leonardo, já que qualquer expert do assunto abomina chamar ele por essa palavra que nem sobrenome é, senão o lugar de origem. É a mesma coisa que se referir ao Vivaldi de o "da Veneza". O "da Veneza" compôs a série de concertos "Estro armonico". hahahahahaha

Outra coisa, se houve uma substituição de sudários por volta do ano 1500, e tudo leva a crer que houve mesmo, Leonardo é sim o melhor suspeito. Um certo cidadão aí, um tal de gray, falou que tudo tem que ser o Leonardo e por que não sobra nada para o Michelangelo e o Rafael.
Rafael era pintor, Michelangelo era escultor, arquiteto e pintor, mas Leonardo da Vinci era o cara que fazia de tudo e se interessava por tudo. Ele que dissecava cadáveres para estudar anatomia, ele que fez experimentos óticos e inventou um método para dissecar o olho humano, ele que escreveu sobre o nitrato de prata e a câmara escura.
Então, como céticos, eu lhes pergunto: quem melhor senão Leonardo poderia ter criado o sudário em meados de 1490 em diante? Se fosse num tribunal, não seria muito mais razoável apresenta-lo como um ótimo suspeito? Ele era o cara certo, na hora certa e no lugar certo. Ele que tinha relações estreitas com os Savóia e vale lembrar que o seu único auto-retrato está guardado na mesma catedral em que está o Sudário de Turim.

Querem mais evidências do que essas? E o rosto que a polícia forense italiana gerou baseada na sindone? Não parece demais com o Salai?

Então querem mais o quê? Me apresentem uma teoria melhor do que a que propus. Eu desafio, mas citem nomes e dados históricos igual ao que fiz.

Mas, não, eu sou copiador de Dan Brown. "Olha lá o Dan Brown", todo mundo fica falando aí.

Depois desse "Código da Vinci" ficou impossível fazer pesquisa séria sobre Leonardo da Vinci. Pior para a ciência. Pior para mim também, que acabei surtando e deletei todo o meu trabalho virtual que vinha fazendo.

Pô!

Cara o problema não é que ficou impossivel fazer pesquisa séria sobre Da Vinci. Pesquisa séria da pra respeitar. O problema é que você quer que a todo custo seja Leonardo o cara que fez o sudário. Wishful Thinking. Você tem uma resposta e agora quer achar elementos que corroborem ela nem que pra isso seja preencher lacunas na história que você desconhece. Quando na verdade você deveria partir de perguntas para encontrar respostas e provas mais contundentes da fabricação do manto por Leonardo. Historiadores mandam "um olá"

O mesmo vale para a figura de Salai. Posso te dar milhares de imagens que vão "parecer" com Salai pintadas nessa época até por outros pintores. Você já quer que seja Salai e agora tenta achar argumentos que não existem para provar isso. Como você pode se basear numa imagem feita pela polícia a partir daquela imagem do manto toda distorcida? É muito wishful thinking. Isso sem mencionar que agora Salai é filho de Leonardo.

Quando tiver provas elas serão bem-vindas.

Lembre-se parecer não é ser. E nossos sentidos nos enganam o tempo todo.
« Última modificação: 10 de Maio de 2015, 12:34:39 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #97 Online: 10 de Maio de 2015, 12:41:09 »
Eu acho incrível que tudo que há de misterioso, não solucionado e enigmático vindo da Renascença, foi Leonardo quem fez ou estava metido no meio...

deixem um pouco pra Michelangelo e Rafael.

Já deixaram. A criatividade desses "bad historians" é incrível.

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag12.html

Bem lembrado! A imagem mais famosa é a deus e Adão onde deus tem o formato de um cerebro dividido e netse caso Michelangelo queria dizer que é a razão que dá o sopro da vida ao homem, algo nesse sentido.

O problema nisso é que qualquer imagem, quadro pode formar este tipo de coisa. Pareidolia. Neste caso ele associou ao acaso primeiro uma imagem com algo do universo da anatomia que ele conhecia, mas depois ele já saiu procurando outras possiveis imagens iguais com isso em mente. É claro que ele iria  encontrar mais imagens, mesmo que pra isso invertesse, virasse de ponta cabeça as imagens para dar certo.

Eu acreditaria nisso se houvesse documentos que dissessem que essa foi a  intenção do autor da obra. Se eu me lembro bem Michelangelo não deixou isso especificado.
Ceticismo é para poucos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 10 de Maio de 2015, 13:43:19 »
Isso. Pareidolia + Wishful thinking = bullshit

O cara aparece com um monte de "pesquisas" e fica torcendo para a galera acreditar. Só que aqui a galera não engole qualquer coisa.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #99 Online: 10 de Maio de 2015, 13:53:44 »
Eu desisto. Chega.

O pior cego é aquele que não quer ver.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!