Desculpem a intromissão, mas acho esse assunto interessante.
Seria uma mente dependente de um cérebro inorgânico. Não me parece bater com a definição que conheço de "alma".
Que foi separada de um cérebro orgânico, o que leva a pergunta: nossa mente é o que?
Um processo, que "roda" em um computador biológico. Não se trata de um mapeamento perfeito entre o cérebro e um computador, pois aí entra também o sistema endócrino, e algum processamento que ocorre em outros órgãos (como o olho). Mas é por aí. Nada de mágico no cérebro - na minha opinião.
O "propósito existencial" seria aquele que "já temos" (mais provavelmente no plural, já que não temos todos os mesmos objetivos), apenas faríamos isso num ambiente simulado, como em "matrix", mas simulando também a neurofisiologia/psicologia, não só o ambiente. O que quer que desejássemos fazer no "mundo real," faríamos no simulado, com a vantagem de requerer menos recursos, e até de podermos fazer "backups" de nossa existência e colonizar outras partes do universo com eles.
Mas pra que? Só pra viver eternamente? Não vai ficar meio chato?
Ninguém falou viver eternamente. Mas a vantagem desse tipo de situação é que é possível ter mais controle sobre a sua existência. Por exemplo, se (digamos) você pudesse codificar sua personalidade em um arquivo de dados e compartilhar memórias, ficaria possível fazer "fusões" de mentes: se você e outros estão cansados de ser quem são, porque não virar outras pessoas? É só misturar os dados de personalidade, da mesma forma como misturamos genes na reprodução sexuada. Não estou dizendo que isso seria fácil, viável ou mesmo possível tecnicamente, mas não vejo impedimento fundamental para isso.
O único problema é se isso rodar em Windows, porque senão qualquer belo dia de repente estaríamos andando e tudo some, estamos numa enorme BSOD bidimensional, como se fosse tudo projetado em chroma-key e de repente projetassem uma BSOD.
Esse é o menor dos problemas. Com tanta radiação no espaço, basta um ventinho mais forte do Sol e adeus computadores e mentes inorgânicas.
Errado: é muito mais fácil proteger um substrato computacional do que um corpo orgânico. Além disso, um dos problemas dos organismos criados pela evolução natural é que nossos corpos não foram feitos para serem acessados "por fora" - um cirurgião é obrigado a de certa forma danificar o corpo, ao fazer uma incisão, pois não temos painéis de acesso externo - nossos corpos se baseiam em auto-consertos. Um substrato como esse poderia ser mais facilmente consertado por robôs de manutenção. Sem falar que organismos biológicos não vivem em isolamento: qualquer viagem de longo prazo exige que levemos conosco uma versão menor do nosso ecossistema. Computadores não precisam disso, mas apenas de uma fonte de energia. Mas no final das contas isso é tudo especulação em cima de especulação, por isso fico por aqui.