Geralmente quem tem parentes ou amigos dependentes de drogas pesadas ou trabalha tendo contato rotineiro com viciados (policiais, médicos, funcionários de centros de recuperação, etc) não vê as drogas pesadas com tamanho otimismo e "boa vontade" como os apolegetas de internet.
Não tem como ser mais leviano e simplista, atingiu o nível máximo, parabéns.
Mostre o que está errado. Se não puder, melhor ficar quieto como lhe é costumeiro em outros tópicos.
DDV, você conhece cada um daqueles que chamou de apologeta, sabe da história de vida dessas pessoas? A primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi seu post foi de mandar você ir para aquele lugar desconfortavelmente imoral, pois justamente uma das coisas que me ter a posição que tenho hoje em relação às drogas foi que já perdi parentes de overdose, de suicídio, de tiro do tráfico, pessoas próximas foram presas com um punhado de maconha e perderam anos de suas vidas etc, justamente na época em que a sociedade reprime como jamais foi feito na história ,o consumo e o comércio delas. Se houvesse mais aceitação, tratamentos, tolerância entre outras coisas, a única coisa que estaria lamentado era o vício dessas pessoas e suas consequências sociais, como é hoje com o álcool e o tabaco talvez.
Os familiares de viciados que chegam constantemente a emergências, ambulatórios psiquiátricos, centros de recuperação e delegacias pensam diferente. Talvez o problema esteja na sua forma de interpretar os acontecimentos. Para uma pessoa que costuma duplipensar e confundir nariz de porco com tomada nos debates, não é tão difícil assim de imaginar que seja o caso.
Os familiares de alcoólatras e pessoas que morrem de cancer de pulmão também são contra alcool e cigarros, até ai nada de novo. Mas pensando morrem mais pessoas pelo tráfico (56% dos homicídios estão ligados ao trafico) e pela guerra a ele (pessoas inocentes muitas vezes, que não escolheram usar drogas) do que do uso da droga em si (overdose nem entra nas estatísticas de causa de mortes no Brasil), manter as drogas ilegais é dar murro em ponta de faca.
Você esquece 2 pontos, não sei se propositalmente:
- As mortes diretas causadas pelo uso da droga não são o único mal causado por elas. Os prejuízos indiretos, sejam sociais, materiais, sanitários ou mesmo mortes são o principal problema. Se fossem só as mortes diretamente causadas o problema, essas drogas já seriam legais a séculos.
- A proibição e a repressão (inclusive a social) mantêm o uso em níveis menores do que a liberação. Você não saberia me dizer se o aumento que haveria no consumo, e consequentemente, nos danos diretos e indiretos causados pelas drogas pesadas com a liberação, seriam compensados pela redução da violência do tráfico. No meu entender, um combate SÉRIO ao tráfico e ao uso reduziria tanto os danos do tráfico quanto os do uso. Há muitos países onde isso funciona maravilhosamente e muitos outros onde funciona satisfatoriamente.