Autor Tópico: Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque  (Lida 23233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.305
  • Sexo: Masculino
Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Online: 19 de Outubro de 2013, 10:10:10 »
Citar
Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque


Um grupo de ao menos cem ativistas invadiu e resgatou cães da raça beagle do Instituto Royal, no Jardim Cardoso, em São Roque (a 66 km de São Paulo), por volta das 2h desta sexta-feira. Os ativistas protestam contra o uso de cães da raça em testes feitos pelo instituto que trabalha para farmacêuticas.

O instituto foi procurado, porém até o momento ninguém se manifestou a respeito.No ano passado, o instituto Royal disse que segue todos os protocolos nacionais e internacionais voltados para pesquisas com animais em laboratórios. A empresa também negou que houvesse maus-tratos aos animais (leia mais abaixo).

Os ativistas arrombaram gaiolas e resgataram cerca de 200 cachorros da raça beagle, que foram levados em carros a clínicas veterinárias particulares da região. Segundo a ativista Giuliana Stefanini, seis destes cachorros tinham tumores e estavam mutilados. " O que mais chocou o grupo foi um beagle sem os olhos", disse Giuliana.

No laboratório, os manifestantes também encontraram vários fetos de ratos e um cachorro congelado em nitrogênio líquido.

 O protesto começou por volta das 16h de ontem (17) com cerca de 35 pessoas. Segundo a Guarda Civil Municipal, no período da noite o número de manifestantes começou a aumentar. Por volta das 2h, a GCM contabilizava ao menos 150 pessoas no local, divididas em grupos em frente as duas entradas da clínica.

Os manifestantes alegam que tentaram na tarde de ontem uma reunião com o instituto, que desmarcou em cima da hora. O grupo foi para a frente do laboratório protestar e disse ter ouvido gemidos de animais.

 Antes da invasão do instituto, alguns ativistas foram à delegacia de São Roque para tentar registrar um boletim de ocorrência de maus tratos contra os animais, mas o delegado não estava no local. Segundo Giuliana, outro grupo foi à casa do juiz de São Roque, que atendeu aos ativistas e chamou a polícia.

Os manifestantes reclamaram que também pediram ajuda a Guardas Municipais e policiais militares, que estavam em frente ao instituto, mas eles não fizeram nada.

Segundo a Guarda Civil Municipal de São Roque, nenhum ativista foi preso. A Polícia Civil de Sorocaba deve fazer a perícia no prédio do instituto nesta sexta-feira.

Em agosto do ano passado, manifestantes de diversas ONGs de proteção aos animais foram a São Roque (SP) protestar contra o instituto. O grupo, formado por cerca de 200 pessoas, fez uma passeata e foi até o portão da empresa, onde quatro seguranças estacionaram o carro em frente ao portão de entrada para evitar arrombamentos.

PESQUISAS

Os cães são usados em pesquisas de medicamentos que serão lançados. O objetivo é verificar a existência de possíveis reações adversas, como vômito, diarreia, perda de coordenação e até convulsões.

Em muitas das pesquisas, os cães acabam sacrificados antes mesmo de completarem um ano, para que se possa avaliar os efeitos dos remédios nos órgãos dos bichos.

Quando isso não é necessário, os cães são colocados para adoção, diz a empresa.

O Instituto Royal, alvo da manifestação, passou a ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo, que recebeu denúncias de maus-tratos aos animais.

"Recebemos a denúncia de que esses animais são acondicionados em condições irregulares", afirma Wilson Velasco Jr., promotor do Meio Ambiente em São Roque.

QUESTÃO POLÊMICA

O uso de cães em pesquisas é permitido e regulado por normas internacionais.

Protetores de animais, no entanto, questionam as normas. "As indústrias sequestram a vida dos animais, que nunca mais terão um comportamento normal", diz Vanice Teixeira Orlandi, presidente da União Internacional Protetora dos Animais.

Segundo o vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Francisco Javier Hernandez Blazquez, os cães da raça beagle são os mais utilizados para experimentos no exterior, pois são animais de médio porte e já criados para a pesquisa.

No Brasil, ratos e camundongos são os bichos mais usados em pesquisas feitas em laboratórios.

"Todo e qualquer experimento realizado por docentes e pesquisadores em animais deve passar por uma comissão de ética para analisar se o animal sofrerá e qual a finalidade do projeto", diz.

O protesto, organizado pelo Facebook, já tem cerca de 300 pessoas confirmadas. Um comboio sairá de São Paulo às 9h, do Masp, na avenida Paulista, região central.

OUTRO LADO

Na época, o instituto Royal disse que segue todos os protocolos nacionais e internacionais voltados para pesquisas com animais em laboratórios.

Eles afirmaram que são uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e que recebem verba de instituições públicas de fomento à pesquisa. O protocolo dos testes é aprovado por essas instituições antes de os estudos começarem.

O instituto disse também que os testes só são feitos nos cães depois de serem realizados em roedores. Por isso, os efeitos adversos apresentados nos beagles não são agudos.
Eles afirmaram que sempre que a reação ao medicamento é constatada, um dos nove veterinários do local intervém.

A etapa da pesquisa em cães é a última antes de o medicamento passar a ser testado em voluntários humanos, de acordo com o Royal, que afirmou que os testes realizados nos cães não podem ser substituídos por técnicas in vitro (sem o uso de animais).

A empresa também negou que houvesse maus-tratos aos animais.







http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1358477-ativistas-invadem-laboratorio-em-sao-roque.shtml


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2013, 10:57:08 »
Este laboratório deveria usar as mães, as esposas e as filhas dos diretores e dos acionistas para realizar os testes.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2013, 11:37:40 »
Se a comissão de ética do Instituto funcionar como deveria, a invasão deve ser punida, pelo menos do meu ponto de vista. Existe pesquisas e pesquisas no que se relaciona com o uso de animais vivos.

Animais são insubstituíveis para a evolução da medicina e das Ciências Biológicas. Sem cães não não saberíamos quase nada a respeito da fisiologia humana (e dos próprios animais) e nós estaríamos décadas atrasados em relação a técnicas cirúrgicas.


Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:11:04 »
Este laboratório deveria usar as mães, as esposas e as filhas dos diretores e dos acionistas para realizar os testes.

Menos, Geo. Se você algum dia na vida já tomou uma vacina ou medicamente qualquer, já tirou proveito destes testes.

Eles são necessários, e acho difícil que existam sádicos que sonharam a vida inteira em se tornar cientistas exclusivamente pelo propósito de torturar animaizinhos em pesquisas. É uma questão de necessidade para evolução científica e nenhuma legislação aceita que medicamentos experimentais sejam testados em humanos antes de testes rigorosos em animais, isso foi coisa que nazistas, japoneses e outros grupos fizeram na 2ª Guerra Mundial.

Agora, eu não coloco na mesma cesta aquelas pesquisas com fim farmacêutico das que utilizam os animais para fins cosméticos. Existe a distância que eu imagino entre esses dois campos ou estou enganado?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:15:04 »
Johnson & Johnson, Revlon, Procter & Gamble, 3M, Unilever, Avon, L'Oreal, Pfizer, Clinique, DOLCE & GABBANA, Giorgio Armani, Gucci Fragrances, Head & Shoulders, Lacoste Fragrances, Lancôme, Pampers, Pantene, Ralph Lauren Fragrances, Sensodyne, Shiseido Cosmetics, Tommy Hilfiger, Veet, etc.

Essas são algumas das marcas que fazem testes em animais. Quem usa alguma delas não tem muita propriedade pra falar mal do laboratório sem ser hipócrita.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:47:13 »
Fico preocupado com o que foi liberado e se encontra com essas pessoas.  Que tipo de pesquisas eram feitas?

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2013, 13:39:28 »

Este laboratório deveria usar as mães, as esposas e as filhas dos diretores e dos acionistas para realizar os testes.
Sou mais favorável a que ele contratasse os ativistas para serem usados nos testes (ou que esses ativistas se candidatassem voluntariamente, melhor ainda): os mesmos ativistas que provavelmente usam roupas com tecido colorido, bebem café de grãos selecionados, tomam Doril quando estão com dor de cabeça, usam mousepad com gelzinho pra dar conforto ao punho, comem pão de forma e preferem o da Plus Vita porque fica maciozinho por mais tempo e toda esta sorte de coisas que dependem inequivocamente de testes diretos ou indiretos de seus ingredientes em animais.

Eu acho que há duas opções: voltamos todos a morar em caverna comendo grilo e broto de árvore (um filhotinho de rato ou uma banana quando tivermos sorte) ou aceitamos que testes de substâncias químicas e outros produtos potencialmente danosos a saúde precisam ser feitos em animais antes de serem colocados no comércio.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 13:42:26 por Donatello van Dijck »

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2013, 14:31:27 »
Johnson & Johnson, Revlon, Procter & Gamble, 3M, Unilever, Avon, L'Oreal, Pfizer, Clinique, DOLCE & GABBANA, Giorgio Armani, Gucci Fragrances, Head & Shoulders, Lacoste Fragrances, Lancôme, Pampers, Pantene, Ralph Lauren Fragrances, Sensodyne, Shiseido Cosmetics, Tommy Hilfiger, Veet, etc.

Essas são algumas das marcas que fazem testes em animais. Quem usa alguma delas não tem muita propriedade pra falar mal do laboratório sem ser hipócrita.

Nem tanto. O que as pessoas sabem, incluindo nós mesmos, sobre como são feitos os testes e como são tratadas as cobaias? Ao que me parece tudo é feito de baixo de um grande sigilo, até mesmo amparados por lei. É um tanto radical falar em hipocrisia nesse ca so, tanto quanto sugerir que os parentes dos pesquisadores e ou as pessoas que invadiram o prédio fossem usados como cobaias.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 14:34:25 por _Juca_ »

Offline JohnnyRivers

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.928
  • Sexo: Masculino
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2013, 15:47:39 »
Existe outra maneira de testar medicamento e fazer pesquisas?

Se sim, só o vandalismo não vai resolver.

Se não, só é mais um momento idiota pra nossa história recente do Brasil.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2013, 16:48:37 »
Todo mundo acha que pesquisa em animais são necessárias para garantir a segurança dos remédios, mas... (A pergunta é mais pro Derfel) por que o laboratório Merck encomendou uma pesquisa pra monitorar as pessoas que usaram um certo remédio para colesterol e depois retirou esse remédio do mercado?

Me fale também sobre o celecoxib, os testes em animais não indicaram os perigos desse medicamento?

Também gostaria de saber a necessidade de pingar substâncias usadas em cosméticos nos olhos de coelhos? Aliás a necessidade de qualquer coisa  nos olhos de coelhos...Vi que testam lidocaína em olhos de coelhos , aliás, não foi essa mesma lidocaína que matou duas pessoas esses tempos?

E tenho uma outra pergunta (importante) sobre olhos também, os olhos dos ratinhos e coelhinhos de laboratório são vermelhos (pois não tem melanina) os nossos olhos (e pele) tem essa proteína então não faz diferença ter ou não melanina? Digo, é impossível que essa proteína (e as células que fabricam) sofram qualquer reação com os remédios, sei lá, tipo facilitando a incidência de câncer do tipo melanoma?

Ou seja, nós estamos testando a segurança de remédios em organismos que não tem nem a nossa anatomia, nem o mesmo metabolismo, nem a mesma dieta, e estamos dizendo que depois de testar nesses organismos diferentes do nosso é seguro pra nós humanos?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2013, 17:06:27 »
Nem tanto. O que as pessoas sabem, incluindo nós mesmos, sobre como são feitos os testes e como são tratadas as cobaias? Ao que me parece tudo é feito de baixo de um grande sigilo, até mesmo amparados por lei. É um tanto radical falar em hipocrisia nesse ca so, tanto quanto sugerir que os parentes dos pesquisadores e ou as pessoas que invadiram o prédio fossem usados como cobaias.
A verdade é que como os humanos são diferentes dos outros animais, mesmo esses produtos liberados pra venda depois desses "rigorosos" testes, eles continuam sendo monitorados pelos laboratórios pra descobrir algum efeito indesejável (mesmo depois de ser testado em cobaias humanas).

Por um simples motivo leva anos pra descobrir exatamente o efeito de um remédio e a eficácia. Um diabético não vai usar um remédio por dois anos e nem vai pingar nos olhos, a mesma coisa com hipertensos, e outras doenças crônicas.

Fora a lista de remédios que são tóxicos para animais e não são para humanos, quantos remédios bons não estamos descartando por causa dessas diferenças fisiológicas entre humanos e ratinhos?
O ibuprofeno é tóxico em cachorros, até o chocolate é tóxico para cachorros. E o que seria do mundo sem chocolate?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Sr. Bradley P. Richfield

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 614
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2013, 17:16:30 »
Não havia nenhuma evidência de maus tratos aos animais. Esse instituto é um dos mais importantes em sua área e segue todas as normas nacionais e internacionais:

- http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/instituto-e-um-dos-mais-importantes-nesse-tipo-de-experimentacao-no-pais.html
- http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90027

A ação dos ecoterroristas é que pode levar os animais roubados a sofrimentos desnecessários. Sem falar em toda a pesquisa que foi perdida e precisará ser refeita.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2013, 17:49:48 »
Todo mundo acha que pesquisa em animais são necessárias para garantir a segurança dos remédios, mas... (A pergunta é mais pro Derfel) por que o laboratório Merck encomendou uma pesquisa pra monitorar as pessoas que usaram um certo remédio para colesterol e depois retirou esse remédio do mercado?

Me fale também sobre o celecoxib, os testes em animais não indicaram os perigos desse medicamento?

Também gostaria de saber a necessidade de pingar substâncias usadas em cosméticos nos olhos de coelhos? Aliás a necessidade de qualquer coisa  nos olhos de coelhos...Vi que testam lidocaína em olhos de coelhos , aliás, não foi essa mesma lidocaína que matou duas pessoas esses tempos?

E tenho uma outra pergunta (importante) sobre olhos também, os olhos dos ratinhos e coelhinhos de laboratório são vermelhos (pois não tem melanina) os nossos olhos (e pele) tem essa proteína então não faz diferença ter ou não melanina? Digo, é impossível que essa proteína (e as células que fabricam) sofram qualquer reação com os remédios, sei lá, tipo facilitando a incidência de câncer do tipo melanoma?

Ou seja, nós estamos testando a segurança de remédios em organismos que não tem nem a nossa anatomia, nem o mesmo metabolismo, nem a mesma dieta, e estamos dizendo que depois de testar nesses organismos diferentes do nosso é seguro pra nós humanos?

Se testes com animais não são 100% conclusivos, mesmo assim não são melhores que nenhum teste?

Qual seria sua sugestão? Não fazer teste algum? Testar diretamente em humanos?

"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:02:16 »
Sem falar em toda a pesquisa que foi perdida e precisará ser refeita.

Como assim? Esse povo não faz backup de nada? :hein:

No caso da destruição dos espécimes de eucalipto da Aracruz (acho?), tudo bem, porque eram espécimes de cruzamentos de várias gerações, agora medicamentos, dados, fórmulas, análises, tudo isso é passível de ser guardado.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:04:16 »
Fabi, o seu post se aproxima muito do de um religioso argumentando contra a Teoria da Evolução por coisas como os biólogos ainda não saberem onde colocar a classe Insecta (quem dera fossem só os insetos, mas já taria de bom tamanho: já que este grupo representa somente mais da metade das espécies extantes conhecidas) corretamente na árvore da vida. O importante não é o que a Ciência ainda não sabe, o relevante é o que ela já sabe.

É óbvio que a Ciência tem conhecimento das possibilidades de erro experimental devido a diferenças fisiológicas entre homens e cobaias. É exatamente por isso que em laboratórios do mundo todo os bichos mais encontrados são roedores * (a matéria erra redondamente quando diz que nos outros países a maioria dos testes são feitos em cães. Provavelmente o entrevistado disse que para aquela linha de pesquisa os cães eram mais comumente utilizados): porque a sua proximidade filogenética com seres humanos assegura uma maior proximidade genética (fisiológica, metabólica, anatômica, funcional, comportamental...) e uma menor probabilidade de erros. Exatamente por isso animais diferentes costumam ser usados para linhas de pesquisa diferentes de acordo com a maior proximidade com seres humanos naquele aspecto investigado.

Ainda com todos os cuidados há possibilidade de erros? Sim, e por isso as duas últimas etapas dos estudos costumam ser em primatas e homens voluntários, depois de já se ter atingido uma margem de segurança muito alta.

Agora, para quem acha feio e imoral que as primeiras etapas da pesquisa sejam em camundoguinhos lindos, coelhos fofinhos e cachorrinhos cuti-cuti: as alternativas eu postei mais acima.

Mencionar 2 ou 3 casos onde o testes com ratos e coelhos talvez não tenha sido um filtro é um argumento muito parecido com o "a ciência também erra (então você deve mesmo é confiar no meu deus que nunca erra)" da minha tia carola. Sim, os métodos científicos não são infalíveis e nem são tidos pela Ciência como sendo. Exatamente por isso eles são superiores a qualquer outra forma de investigar a natureza: porque a Ciência está sempre e sempre investigando onde pode estar dando errado e como fazer para minimizar o erro.

*Na verdade são moscas, mas estes animaizinhos nojentos com os quais ninguém se importa só são usados em pesquisas de base em genética e não em testes clínicos propriamente ditos.


« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 18:30:17 por Donatello van Dijck »

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:25:36 »
<a href="http://www.youtube.com/v/OPiNb4C3JBw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/OPiNb4C3JBw</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:26:19 »
Tenho certeza que se não fossem cachorrinhos fofinhos, não haveria toda essa revolta.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:40:57 »
Tenho certeza que se não fossem cachorrinhos fofinhos, não haveria toda essa revolta.

Não sou fã desse discurso do "Ahh, mas você só liga pros fofinhos e..." porque na minha opinião, direito dos animais é algo que vai "evoluindo" à medida em que as pessoas se tornam mais conscientes. Há uns 50 anos, era impensável você dar ao cachorro o tratamento que damos hoje.

Se nós não damos a mínima pros animais que são os mais "chegados" de nós humanos, os feios estão fodidos mesmo, porque neles o direito jamais vai chegar nesse caso, se só podemos ligar pros bonitos se também ligarmos pros feios.

Eu acho que se hoje se dá mais importância pros bonitinhos, é um forte indício que a vez dos feios também vai chegar. Antes eram só os cães de raça, hoje já existe um discurso enorme pra se adotar cães idosos e deficientes.

Da mesma maneira, antes nem se falava em direitos dos burros de carga, e algumas cidades já vetaram esse tipo de trabalho para animais.

Então, sim... pode ser que existam pessoas que só fazem isso porque são "bonitinhos", mas não acho certo afirmar que eles não se movimentam por outras causas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:44:07 »
Sem falar em toda a pesquisa que foi perdida e precisará ser refeita.

Como assim? Esse povo não faz backup de nada? :hein:

No caso da destruição dos espécimes de eucalipto da Aracruz (acho?), tudo bem, porque eram espécimes de cruzamentos de várias gerações, agora medicamentos, dados, fórmulas, análises, tudo isso é passível de ser guardado.
Não se trata de guardar os resultados, é que estas pesquisas geralmente possuem controles muito rígidos das variáveis: alimentação, por exemplo, se um alimento que não estava determinado no controle foi aplicado uma única vez ao animal a pesquisa foi pro saco, e como não dá pra saber o que o animal comeu a pesquisa vai geralmente pro saco.

Imagina só se a pesquisa era sobre toxidade e uma criança fofa deu um chocolatezinho fofo pro beaglezinho fofo enquanto ele estava fora, o animal pode não ter morrido mas ficado com sequelas que podem ser confundidas com toxidade da substância estudada. Então pelo mero risco de isso ter acontecido, o animal tá fora (os efeitos a longo prazo de cachorro comer chocolate são raros, ou o bicho passa mal e morre ou sobrevive e fica perfeito, foi só um exemplo bobo para ilustrar uma situação qualquer parecida).

Ou se uma condição de controle é que os animais permanecessem fisicamente isolados durante todo o estudo... et cetera.

Isso se os animais retornarem (já retornaram?). Se não retornarem tem que começar tudo de novo mesmo, se a pesquisa era pra avaliar as reações de um animal após 2 anos de uma dieta x não dá pra pegar um novo animal e contar mais 1 ano pra completar a pesquisa e nem considerar os resultados encerrados com um ano apenas porque o bicho foi sequestrado. Tem que pegar um bicho novo e submeter o novo animal a mais dois anos
« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 18:48:04 por Donatello van Dijck »

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2013, 18:59:19 »
Sem falar em toda a pesquisa que foi perdida e precisará ser refeita.

Como assim? Esse povo não faz backup de nada? :hein:

No caso da destruição dos espécimes de eucalipto da Aracruz (acho?), tudo bem, porque eram espécimes de cruzamentos de várias gerações, agora medicamentos, dados, fórmulas, análises, tudo isso é passível de ser guardado.
Não se trata de guardar os resultados, é que estas pesquisas geralmente possuem controles muito rígidos das variáveis: alimentação, por exemplo, se um alimento que não estava determinado no controle foi aplicado uma única vez ao animal a pesquisa foi pro saco, e como não dá pra saber o que o animal comeu a pesquisa vai geralmente pro saco.

Imagina só se a pesquisa era sobre toxidade e uma criança fofa deu um chocolatezinho fofo pro beaglezinho fofo enquanto ele estava fora, o animal pode não ter morrido mas ficado com sequelas que podem ser confundidas com toxidade da substância estudada. Então pelo mero risco de isso ter acontecido, o animal tá fora (os efeitos a longo prazo de cachorro comer chocolate são raros, ou o bicho passa mal e morre ou sobrevive e fica perfeito, foi só um exemplo bobo para ilustrar uma situação qualquer parecida).

Ou se uma condição de controle é que os animais permanecessem fisicamente isolados durante todo o estudo... et cetera.

Isso se os animais retornarem (já retornaram?). Se não retornarem tem que começar tudo de novo mesmo, se a pesquisa era pra avaliar as reações de um animal após 2 anos de uma dieta x não dá pra pegar um novo animal e contar mais 1 ano pra completar a pesquisa e nem considerar os resultados encerrados com um ano apenas porque o bicho foi sequestrado. Tem que pegar um bicho novo e submeter o novo animal a mais dois anos

Se a maioria dos animais é sacrificada antes de 01 ano de vida, como diz a reportagem, a maioria dos resgatados devem ser filhotes, então, dos males o menor. Aparentemente, a falta de vontade de diálogo sobre o assunto foi o que provocou confusão. Se os pesquisadores insistirem em tratar todo mundo feito imbecil, vão dar um tiro no próprio pé como os médicos fizeram. Tem que criar uma campanha de esclarecimento sobre o porquê da pesquisa com animais é necessária e dar maior transparência ao procedimento, com a participação de entidades de protetores dos animais.

Vai ser interessante o debate sobre o assunto. Nós somos extremamente relapsos quanto a direitos dos animais. Chamados para a polícia a respeito de maus tratos a animais geralmente vão pro fim da fila depois até dos de "o caixa eletrônico engoliu meu cartão e disse que meu saldo é negativo".
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2013, 19:02:04 »
Se testes com animais não são 100% conclusivos, mesmo assim não são melhores que nenhum teste?
Não estou dizendo pra fazer nenhum teste, mas que teste em animais não são o ideal. 

Qual seria sua sugestão? Não fazer teste algum? Testar diretamente em humanos?
Eles já fazem isso, a segurança de medicamentos baseado em teste em animais são um conto de fadas que as pessoas querem ouvir. Eu não disse que os laboratórios ficam monitorando os remédios no mercado?

Veja, nem eles sabem direito o que estão vendendo, pegue uma bula qualquer e veja se acha algo assim "o mecanismo ainda é desconhecido", ou melhor ainda, veja se acha "os efeitos colaterais a longo prazo são desconhecidos". 

Em alguns remédios eles só dizem qual foi a máxima dose cavalar que o ratinho aguentou e é comum remédios serem retirados do mercado porque se mostraram tóxicos em humanos posteriormente. Mesmo as cobaias humanas, que ingerem o medicamento em um curto período de tempo, não podem garantir a segurança do remédio, principalmente esses aí de uso comum: aspirinas, analgésicos...

Você esqueceu que só depois de muita gente morrer quando usou AAs quando estava com dengue é que a indústria farmacêutica alertou para os riscos de usar esse medicamento se tiver com dengue. E a talidomida? Só depois de muitos abortos e bebês deformados que descobriram os efeitos nocivos em fetos. Todos foram testados em animais, mas como as cobaias não vivem no mesmo ambiente que o nosso, não levam a nossa vida, esses efeitos colaterais não apareceram. Ou os ratinhos, vão trabalhar, casam, frequentam o shopping e comem em restaurante chique?

O ideal seria eles conhecerem bem a química e a biologia, as universidades americanas dominam isso, sabem que proteína humana reage com qual remédio, qual remédio consegue passar por certos tecidos humanos...Sabem todo esse mecanismo, sem cobaias, só com conhecimento sobre bioquímica.

Os defensores de direitos de animais nos EUA são contra esses testes em animais, não porque eles querem colocar a saúde de toda a humanidade em risco, mas porque as pessoas comuns acham que teste em animais garante a segurança de remédios, e muitos institutos recebem dinheiro pra realizar esses testes, e fazem mesmo sem precisar. 
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2013, 19:26:35 »
É óbvio que a Ciência tem conhecimento das possibilidades de erro experimental devido a diferenças fisiológicas entre homens e cobaias.

Procure pesquisas feitas por Harvard, Cambridge, Caltech sobre remédios e veja se eles não sabem exatamente como funciona as reações orgânicas de remédios em humanos, sem cobaias, mas recebem dinheiro pra testes em animais porque as pessoas acreditam na infalibilidade desses testes.

É exatamente por isso que em laboratórios do mundo todo os bichos mais encontrados são roedores * (a matéria erra redondamente quando diz que nos outros países a maioria dos testes são feitos em cães. Provavelmente o entrevistado disse que para aquela linha de pesquisa os cães eram mais comumente utilizados): porque a sua proximidade filogenética com seres humanos assegura uma maior proximidade genética (fisiológica, metabólica, anatômica, funcional, comportamental...) e uma menor probabilidade de erros. Exatamente por isso animais diferentes costumam ser usados para linhas de pesquisa diferentes de acordo com a maior proximidade com seres humanos naquele aspecto investigado.

Isso dá tão certo que frequentemente retiram remédios do mercado por não ter eficácia comprovada em humanos. Não somos somente um rim, ou um coração, ou um fígado, somos um organismo conectado, aí você testa um remédio num ratinho que nem melanina tem e de repente o remédio começa a dar problemas em humanos.

Ainda com todos os cuidados há possibilidade de erros? Sim, e por isso as duas últimas etapas dos estudos costumam ser em primatas e homens voluntários, depois de já se ter atingido uma margem de segurança muito alta.

Igual fizeram com o Merthiolate? aposto que passou por todas as etapas com margem de segurança alta.
Agora, para quem acha feio e imoral que as primeiras etapas da pesquisa sejam em camundoguinhos lindos, coelhos fofinhos e cachorrinhos cuti-cuti: as alternativas eu postei mais acima.
Não é questão de ser feio, não é nem lógico. Você testa o remédio numa espécie diferente, em órgãos diferentes e depois dizem que é seguro para outra espécie e órgão? :confuso:

Mencionar 2 ou 3 casos onde o testes com ratos e coelhos talvez não tenha sido um filtro é um argumento muito parecido com o "a ciência também erra (então você deve mesmo é confiar no meu deus que nunca erra)" da minha tia carola.

Está falando dos remédios retirados do mercado? Acha que são 2 ou 3? Eu falei dos mais conhecidos, você pode não prestar atenção mas muitos medicamentos já foram retirados do mercado sem nenhum alarde, muitos eram remédio pra uma coisa (Viagra) e depois foram indicados para outra. Ou seja, cade a alta margem de segurança?

Mas se você acha que testes em animais garantem a segurança dos remédios, porque tem pessoas de branco com pose de cientista, ratinhos bonitinhos num laboratório limpinho, ainda bem que a indústria farmacêutica não acha, pois quanto mais tarde descobrirem a ineficácia e alta toxicidade pior é. É melhor monitorar e retirar o remédio do mercado antes que o estrago seja maior.

E sim, nós somos cobaias involuntárias.   
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2013, 19:40:23 »
Imagina só se a pesquisa era sobre toxidade e uma criança fofa deu um chocolatezinho fofo pro beaglezinho fofo enquanto ele estava fora, o animal pode não ter morrido mas ficado com sequelas que podem ser confundidas com toxidade da substância estudada.
Eu realmente espero que a pesquisa seja sobre substâncias de uso veterinário, pois o dia que alguém morrer por ter comido chocolate e tomado ibuprofeno, nós vamos ter que rever toda a medicina. (cachorros podem morrer se comer chocolate e tomar ibuprofeno).

Mas é assim que funciona, testam em animais e vira seguro pra humanos. E nós nem escutamos em alta frequência e nosso olfato nem é tão aguçado, e enxergamos bem cores, mas nossa visão noturna é péssima. Sem falar da frequência cardíaca que é alta em cães e gatos e em ratos então é 5x maior que a nossa, e testam remédios de hipertensão e arritmia... não é atoa que o viagra foi aprovado como anti hipertensivo e depois virou remédio pra disfunção erétil.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2013, 20:00:31 »
Fabi, os pesquisadores sabem o que estão fazendo e o porquê de estarem fazendo a maioria das coisas. Acredite.  :)


Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Ativistas resgatam cães de laboratório de testes em São Roque
« Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2013, 20:05:05 »
Se testes com animais não são 100% conclusivos, mesmo assim não são melhores que nenhum teste?
Não estou dizendo pra fazer nenhum teste, mas que teste em animais não são o ideal. 

Qual seria sua sugestão? Não fazer teste algum? Testar diretamente em humanos?
Eles já fazem isso, a segurança de medicamentos baseado em teste em animais são um conto de fadas que as pessoas querem ouvir.
Isso é, simplesmente, falacioso. Geralmente, a resposta para tal tipo de falácia varia de sim a não de acordo com a perspectiva da realidade ou da fantasia. Quer a segurança absoluta da fantasia? A resposta é sim, tal segurança é conto de fadas. Quer a resposta sóbria da realidade? Não, não é.


Eu não disse que os laboratórios ficam monitorando os remédios no mercado?
É claro que ficam! O mundo real é real. Alguma novidade nisto?



Veja, nem eles sabem direito o que estão vendendo, pegue uma bula qualquer e veja se acha algo assim "o mecanismo ainda é desconhecido", ou melhor ainda, veja se acha "os efeitos colaterais a longo prazo são desconhecidos". 
Mas o mecanismo da ação sob a recomendação normalmente é conhecido. O que não é conhecido é o desconhecido nosso de todo dia. Quanto a efeitos de longo prazo, eu já vi advertências em bulas quanto a isso. Francamente, da indústria farmacêutica mundial vejo menos para reclamar que da média das instituições humanas.


Em alguns remédios eles só dizem qual foi a máxima dose cavalar que o ratinho aguentou e é comum remédios serem retirados do mercado porque se mostraram tóxicos em humanos posteriormente.
Que bom, não é mesmo? Seria melhor se os "institutos supercientíficos americanos" pudessem fazer essas análises teóricas para todos, mas, talvez, eles cobrem muito caro... Então, nos resta a nós, pobres mortais, fazermos nossos testinhos tupinikins de etapas 'cobaiais', sendo a última a própria máquina humana.


Mesmo as cobaias humanas, que ingerem o medicamento em um curto período de tempo, não podem garantir a segurança do remédio, principalmente esses aí de uso comum: aspirinas, analgésicos...
Nem a curto nem a longo, porque as máquinas humanas não são todas iguais e pode-se descobrir bem tardiamente que alguma substância produz efeitos indesejáveis só em alguns grupos bem restritos ou mesmo num só humano sobre a face da Terra. E o problema aqui é o de sempre, aquele mesmo que induz religiosidade: o ser humano exige perfeição absoluta, ou, melhor, atendimento absoluto de todos os seus desejos, mas não funciona assim a coisa.


Você esqueceu que só depois de muita gente morrer quando usou AAs quando estava com dengue é que a indústria farmacêutica alertou para os riscos de usar esse medicamento se tiver com dengue. E a talidomida? Só depois de muitos abortos e bebês deformados que descobriram os efeitos nocivos em fetos. Todos foram testados em animais, mas como as cobaias não vivem no mesmo ambiente que o nosso, não levam a nossa vida, esses efeitos colaterais não apareceram. Ou os ratinhos, vão trabalhar, casam, frequentam o shopping e comem em restaurante chique?
Bom, deixando a leveza divertida de lado, isso é simplismo demais. Não é porque "os bichinhos não vivem no mesmo ambiente e demais condições que humanos" (isso, certamente, tenta-se implementar reproduzir o máximo possível; talvez, como no exemplo da talidomida, não se tenha realizado testes sobre efeitos na prole em outros animais e talvez haja algum em que ocorra o mesmo ou similar efeito...; nunca é possível testar tudo, todas as possibilidades, mesmo antevê-las todas, indo-se aprendendo mais e mais) mas porque são diferentes mesmo. A próposito, eu ia escrever isso para os posts do Donatelo, que são tão completos que pouco se retoca, mas que peca num detalhe importante: a divisão classificatória abrupta 'claro-implícita' que ele faz na "fronteira humano/outros animais". Nem mesmo humanos são iguais a humanos e nem mesmo testes nestes são *jamais* conclusivos, definitivos; jamais, possivelmente, servem igualmente para todos, os mesmos medicamentos.


O ideal seria eles conhecerem bem a química e a biologia,
Sim, seria, ideal, inclusive, que é alcançado (sempre incompletamente) pela pesquisa experimental.


as universidades americanas dominam isso, sabem que proteína humana reage com qual remédio, qual remédio consegue passar por certos tecidos humanos...Sabem todo esse mecanismo, sem cobaias, só com conhecimento sobre bioquímica.
Juro por todo o profano do universo, fico surpresíssimo em ser informado de que a bioquímica (americana) está com tal tremendo grau de avanço...  Mas incrível ainda é constatar como isso se integra bem com o fato de que "as indústrias monitoram constantemente os tratados" (claro, à exceção dessas indústrias americanas, que não precisam disso).


Os defensores de direitos de animais nos EUA são contra esses testes em animais,
E no Brasil ou em qualquer outro lugar tais respectivos "defensores" são a favor???...


não porque eles querem colocar a saúde de toda a humanidade em risco,
Ah, sim, uma condição especial...mente furada:


mas porque as pessoas comuns acham que teste em animais garante a segurança de remédios,
"Pessoas comuns"? As "pessoas comuns" nem pensam nisso, pelo menos não até uma palhaçada dessas.


e muitos institutos recebem dinheiro pra realizar esses testes, e fazem mesmo sem precisar.
Caramba... isso aqui...  seria para "agradar" as "pessoas comuns" e fazê-las comprar   ...aqueles medicamentos de que precisam e que são prescritos por profissionais de medicina?







Pérola que ouvi de um ativista num jornal televisivo (mais ou menos isso): "ninguém merece/aguenta ver um animal sendo tratado assim..."

Conclusão única que tiro: pelo menos para esse (embora eu já esteja exaurido de ver menções que expressam esse mesmo egoísmo), o que o perturba não é o suposto/possível sofrimento do animal em si mas o próprio de ver/saber o que se passa com ele. Não é diferente do que seria alguém alegar que, como não gosta de "ver sangue ou vísceras expostas", tem que invadir salas cirúrgicas para retirar os "carniceiros" de cima dos pacientes e carregá-los abertos para longe dos "carniceiros".

Podem se intitular e sentir como os paladinos maravilhosos que quiserem, de fato são frescos criminosos e nada mais, esses, para dizer o mínimo. Deveriam ser severissimamente apenados.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, 20:14:04 por Cientista »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!