Não Fabi, estou ofendida porque você acha que as pesquisas estão no ponto de serem usadas, e que dá para cobrar dos cientistas abandonar as metodologias em voga, porque segundo você, as usamos por comodidade...
Eu não disse isso, eu falei que elas estão mais avançadas do que acham. E pra falar a verdade, o Brasil e os Estados Unidos estão em contextos diferentes.
Nos EUA eles tem programas que cruzam dados, simulam certos sistemas biológicos, e já fizeram todo tipo de teste em animal imaginável, mas as universidades americanas recebem dinheiro pra fazer testem em animais e fazem (mesmo que não precisem) essa é a crítica por lá, o que motiva as invasões
por lá. Mas o Brasil não tem essas coisas, nós não somos o país que pousa robôs em marte, que tem universidades bem competitivas onde pelo menos uma tem um cientista que ganhou o Nobel, então talvez aqui os testes em animais ainda são necessários. Mas tem que olhar as condições, não dá pra tolerar maltrato, e a polícia não investiga, não dá respostas, demora, nossa legislação é fraca, o que (ultimamente) anda motivando a ira das pessoas, fazendo elas agirem por conta própria, e não só no caso da invasão do laboratório, mas nas manifestações também.
Veja, não to dizendo que todos maltratam animais, mas que denúncias devem ser investigadas e a sociedade tem que ter uma resposta. Senão olha o que acontece.
Será que não passa pela cabeça dos ativistas que nós queremos que esses modelos deem certo? Há áreas em que talvez em 5 anos tenhamos alternativas, há outras sem horizonte ainda.
Mas o caso de São Roque é bem específico, foram denúncias de maus tratos a animais que não foram investigadas e que acabou culminando na invasão.
E pra te falar a verdade, os próprios estudantes de farmácia que falam que muitos desses testes são desnecessários, relatam verdadeiros filmes de terror, com a industria cosmética/farmacêutica pingando substâncias nos olhos dos animais pra fazer shampoo pra criança...e falam pra todo mundo, e está em revistas* (istoé, veja, superinteressante, galileu galilei). Você acha que a população lê publicações científicas?
Se não há diálogo nenhum, se não mostram como acontecem esses testes, e a legislação "rigorosa"**, aí as pessoas acham que acontece como a veja diz... Não que eu ache isso, já falei que a minha crítica é o quanto o teste em animais é eficaz pra garantir a segurança de novos medicamentos, e que talvez no futuro simuladores possam substituir o teste em animais e ser até mais seguro.
*Mas eu ouvi de estudantes de farmácia essas coisas.
**Nada no Brasil é rigoroso, só o leilão do pré-sal e a divisão dos roylaties.