Autor Tópico: Agnosticismo é ateísmo?  (Lida 27923 vezes)

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
Agnosticismo é ateísmo?
« Online: 23 de Outubro de 2013, 06:36:54 »
Bom dia, companheiros céticos!
Sou agnóstico, e ouço muitos irmãos ateus dizerem que sou ateu também. Será que não é só a necessidade de fazer estatística que  eles têm? O sentimento do agnóstico é de descrença e dúvida sobre  tudo, enquanto o ateímo é uma crença na inexistência de deus.  Desde já agradeço as respostas!

Vinicius

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re:Agnosticismo é ateísmo?
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2013, 07:24:16 »
Não. E nunca entendi o porque de juntarem os dois, é equidistante do deísmo e ateísmo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2013, 10:11:31 »
Sim e não: estritamente falando, por exemplo, sou agnóstico; isso no sentido em que não vejo argumentos convincentes para a existência de deuses, mas que ainda assim não posso afirmar categoricamente que "algo" superpoderoso não possa existir. Porém, sou ateu no que se refere à imagem de deus que a maioria das pessoas têm. Isto é, tenho bons motivos para afirmar que aqueles deusinhos específicos não existem. Por isso me apresento à maioria das pessoas como ateu.

Gosto de ver a expressão na cara das pessoas, quando digo isso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2013, 10:13:12 »
Eu costumo dizer que sou cientificamente agnóstico e filosoficamente ateu.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2013, 10:44:25 »
Eu gosto de me apresentar como um realista-pessimista.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:19:38 »
Para desconhecidos, eu digo que não dou bola para essas coisas de religião. Conhecidos, ateu. Lei do menor esforço, sempre. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:33:10 »
Para desconhecidos, eu digo que não dou bola para essas coisas de religião. Conhecidos, ateu. Lei do menor esforço, sempre. :P

Eu sigo sua linha meio ao inverso, para desconhecidos eu digo que sou ateu, para conhecidos eu digo que não sou religioso, e para quem é bastante íntimo também não escondo nada. O Detalhe é que sou muito conhecido aqui, então não convém ficar debatendo muito.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:39:04 »

Isto me lembrou um desenho animado no qual um personagem repetia : Ó Céus, ó vida, ó azar!!!! :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:42:25 »

Isto me lembrou um desenho animado no qual um personagem repetia : Ó Céus, ó vida, ó azar!!!! :)

Hardy Haha.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:51:34 »

Hardy Haha.

Clássico!
"Deus prefere os ateus"

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2013, 12:23:17 »
Sou agnóstico, e ouço muitos irmãos ateus dizerem que sou ateu também. Será que não é só a necessidade de fazer estatística que  eles têm? O sentimento do agnóstico é de descrença e dúvida sobre  tudo, enquanto o ateímo é uma crença na inexistência de deus.  Desde já agradeço as respostas!

Vinicius

E vc tem cara de mamao. Eh essa definicao tosca e retardada que vc usa para se afirmar como agnostico ao inves de ateu? Se for isso, vc nem eh agnostico nem ateu, vc eh crente mesmo.

P.S.: Ah, seja bem vindo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2013, 12:40:20 »
E a propósito, muito relevante. Para todos os agnósticos.
<a href="http://www.youtube.com/v/kUWHlyrOSYY?version=3&amp;amp;hl=en_US" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/kUWHlyrOSYY?version=3&amp;amp;hl=en_US</a>
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2013, 12:42:18 »
Sou agnóstico..

Porque não diz antes,... Sou descrente?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2013, 13:03:39 »

Não é desenho animado, mas eu me lembrei desta figura:

Além do bordão "Oh, céus, oh, vida, oh, azar", ainda tinha o "Oh, dor!"

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:16:17 »
Obrigado pelas boas vindas! Gostei do calor humano! rs. O que eu acho qye coloquei errado fio que agnosticismo é dúvida; enquanto ate´simo envolve uma afirmação lógica. Agnosticismo não é descrença; é dúvida. Me perdoem o erro! Muito bom estar por aqui! Abraço!
*

Vinicius

E vc tem cara de mamao. Eh essa definicao tosca e retardada que vc usa para se afirmar como agnostico ao inves de ateu? Se for isso, vc nem eh agnostico nem ateu, vc eh crente mesmo.

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:30:38 »
E desculpem os erros de digitação...rs

Offline vinbbr

• Nível 02
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:35:42 »
É impressão minha, ou os ateus parecem querer provar que deus ou deuses não existem? Acham mesmo isso possível, ou apenas se reservam o direito de não acreditar que o princípio gerador do universo é uma vontade intencional? Eu, por exemplo, não posso descartar
a possibilidade de deus ou deuses terem criado tudo o que existe; uma vez que a ciência só foi até o "Big Bang". No "momento zero", a matéria estava concentrada e em alta energia. E antes deste momento zero? O que ocorria?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:41:10 »
"Agnóstico" é alguém que julga uma determinado assunto ser incogniscível, geralmente Jeová ou algum deus meio jeovaóide.

Se não acredita em deuses, então é o que se chama de "ateu fraco". Se ainda assim acredita, seria agnóstico fideísta.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2013, 19:11:17 »
Caro vinbbr, seja bem vindo!

Passe depois do tópico de apresentações, se assim desejar.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2013, 21:59:39 »
Obrigado pelas boas vindas! Gostei do calor humano! rs. O que eu acho qye coloquei errado fio que agnosticismo é dúvida; enquanto ate´simo envolve uma afirmação lógica. Agnosticismo não é descrença; é dúvida. Me perdoem o erro! Muito bom estar por aqui! Abraço!
*

Vinicius

Desculpe a rispidez ja no 1o comentario, mas uma das coisas que tiram do serio facil eh a tentativa de deturpar a definicao de uma palavra. Por que? Porque palavras carregam uma ideia, um conjunto de caracteristicas que defininem aquilo a que ela se refere. Eh o que estao fazendo quando dizem que ateu "cre na inexistencia". Isso eh estupidez, filosofia barata.

Tomemos inicialmente a definicao simples e direta de dicionarios. Ateu eh um descrente, ausencia de crenca em seres metafisicos, neste caso especifico estamos falando de deuses. PONTO. So isso, ausencia de crenca.

Agora se vc perguntar pra 10 ateus pq ele nao acredita, vai encontrar 10 respostas diferentes. De minha parte eu digo que nao vi nenhuma evidencia ou motivo para crer que exista alguma divindade ou ser superior ou seja la o que for. O que ocorre eh justamente o contrario. Filosoficamente respondo que se existe um deus, ele eh inutil ou nao ta nem ai. Nesse caso tbm nao to nem ai pra saber se ele existe ou nao. Vou tocar minha vida.

É impressão minha, ou os ateus parecem querer provar que deus ou deuses não existem?

Isso se chama ateismo militante. Sim existem alguns ateus assim, nao todos.

Acham mesmo isso possível, ou apenas se reservam o direito de não acreditar que o princípio gerador do universo é uma vontade intencional? Eu, por exemplo, não posso descartar
a possibilidade de deus ou deuses terem criado tudo o que existe; uma vez que a ciência só foi até o "Big Bang". No "momento zero", a matéria estava concentrada e em alta energia. E antes deste momento zero? O que ocorria?

E por que esse tal "principio gerador" deveria ser uma vontade intencional? Por que, como agnostico, vc simplismente nao diz "nao sei"?

Ta vendo como vc nao eh agnostico, vc eh crente. :)

Sobre a questao do Big Bang... tem muita gente aqui que pode responder melhor que eu, mas resumir o que eu sei. Nao faz sentido falar em "antes do Big Bang" porque nao existia o tempo antes disso. Segundo, o que causou o Big Bang foi apenas o acaso, o caos. Eh dificil aceitar que nao temos nenhuma proposito neh? ;)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2013, 01:23:06 »

Vinicius

Boa noite, caro colega!

Não deixa de ser intrigante o uso do jargão crental.

Quanto à pergunta do tópico: Não!
Ceticismo é para poucos!

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2013, 07:37:32 »

Vinicius

A primeira coisa que pensei quando li isso foi: Mais um crente se passando por  agnóstico, para tentar passar a mensagem de que para ser ateu, tem que ter fé.

Todo crente é ateu em relação a outro deus, que não seja o seu. 
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2013, 13:35:34 »
Eu costumo dizer que sou cientificamente agnóstico e filosoficamente ateu.
Boa definição!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2013, 13:41:38 »
É impressão minha, ou os ateus parecem querer provar que deus ou deuses não existem?
Impressão sua, ateus só se veem obrigados a provar que deuses não existem quando querem usar essa crença de algum modo que os afete.

Claro que existem tambem os ateus revoltados que atacam religiões de uma forma bem... religiosa!

Acham mesmo isso possível, ou apenas se reservam o direito de não acreditar que o princípio gerador do universo é uma vontade intencional? Eu, por exemplo, não posso descartar

Apenas consideramos que não há necessidade de uma criatura mistica para se explicar o universo. Os físicos estão se saindo bem sem usar explicações "divinas"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2013, 18:08:10 »
Desculpe a rispidez ja no 1o comentario, mas uma das coisas que tiram do serio facil eh a tentativa de deturpar a definicao de uma palavra. Por que? Porque palavras carregam uma ideia, um conjunto de caracteristicas que defininem aquilo a que ela se refere. Eh o que estao fazendo quando dizem que ateu "cre na inexistencia". Isso eh estupidez, filosofia barata.

É o que se chama nesse assunto de "ateu forte".

Tomemos inicialmente a definicao simples e direta de dicionarios. Ateu eh um descrente, ausencia de crenca em seres metafisicos, neste caso especifico estamos falando de deuses. PONTO. So isso, ausencia de crenca.

Isso seria o "ateu fraco".

Que acho que é praticamente inexistente, ou seriam só os agnósticos.

A maior parte dos ateus deve sim "crer na inexistência" de deuses, apesar da implicância de alguns, que vêem nisso uma espécie de tentatvia de equiparação com uma fé qualquer em algo absurdo e não comprovado, quando é na verdade apenas a crença que a realidade provavelmente não contém tais coisas absurdas, mas que deve ser basicamente tal como descrita pelas teorias científicas. Ou seja, sem deuses.

A coisa se complica na medida em que se vai imaginando deuses cada vez mais infalseáveis e escondidos no meio do vácuo quântico, em dimensões totalmente paralelas sem qualquer contato, ou qualquer coisa do gênero, que no mínimo seriam equiparáveis a uma inexistência "prática", mas provavelmente são melhor vistos só como malabarismos lógicos para tentar criar uma espécie de ficção filosófico-científico-religiosa que alguns gostariam que fosse real.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!