Obrigado pelas boas vindas! Gostei do calor humano! rs. O que eu acho qye coloquei errado fio que agnosticismo é dúvida; enquanto ate´simo envolve uma afirmação lógica. Agnosticismo não é descrença; é dúvida. Me perdoem o erro! Muito bom estar por aqui! Abraço!
*Bom dia, companheiros céticos!
Sou agnóstico, e ouço muitos irmãos ateus dizerem que sou ateu também. Será que não é só a necessidade de fazer estatística que eles têm? O sentimento do agnóstico é de descrença e dúvida sobre tudo, enquanto o ateímo é uma crença na inexistência de deus. Desde já agradeço as respostas!
Vinicius
E vc tem cara de mamao. Eh essa definicao tosca e retardada que vc usa para se afirmar como agnostico ao inves de ateu? Se for isso, vc nem eh agnostico nem ateu, vc eh crente mesmo.
P.S.: Ah, seja bem vindo.
Desculpe a rispidez ja no 1o comentario, mas uma das coisas que tiram do serio facil eh a tentativa de deturpar a definicao de uma palavra. Por que? Porque palavras carregam uma ideia, um conjunto de caracteristicas que defininem aquilo a que ela se refere. Eh o que estao fazendo quando dizem que ateu "cre na inexistencia". Isso eh estupidez, filosofia barata.
Tomemos inicialmente a definicao simples e direta de dicionarios. Ateu eh um descrente, ausencia de crenca em seres metafisicos, neste caso especifico estamos falando de deuses. PONTO. So isso, ausencia de crenca.
Agora se vc perguntar pra 10 ateus pq ele nao acredita, vai encontrar 10 respostas diferentes. De minha parte eu digo que nao vi nenhuma evidencia ou motivo para crer que exista alguma divindade ou ser superior ou seja la o que for. O que ocorre eh justamente o contrario. Filosoficamente respondo que se existe um deus, ele eh inutil ou nao ta nem ai. Nesse caso tbm nao to nem ai pra saber se ele existe ou nao. Vou tocar minha vida.
É impressão minha, ou os ateus parecem querer provar que deus ou deuses não existem?
Isso se chama ateismo militante. Sim existem alguns ateus assim, nao todos.
Acham mesmo isso possível, ou apenas se reservam o direito de não acreditar que o princípio gerador do universo é uma vontade intencional? Eu, por exemplo, não posso descartar
a possibilidade de deus ou deuses terem criado tudo o que existe; uma vez que a ciência só foi até o "Big Bang". No "momento zero", a matéria estava concentrada e em alta energia. E antes deste momento zero? O que ocorria?
E por que esse tal "principio gerador" deveria ser uma vontade intencional? Por que, como agnostico, vc simplismente nao diz "nao sei"?
Ta vendo como vc nao eh agnostico, vc eh crente.
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
Sobre a questao do Big Bang... tem muita gente aqui que pode responder melhor que eu, mas resumir o que eu sei. Nao faz sentido falar em "antes do Big Bang" porque nao existia o tempo antes disso. Segundo, o que causou o Big Bang foi apenas o acaso, o caos. Eh dificil aceitar que nao temos nenhuma proposito neh?
![Wink ;)](../forum/Smileys/default/icon_wink.gif)